No País de Obama

No País de Obama Rodrigo N. Alvarez

Resenhas - No País de Obama

Carla Martins 03/01/2013

Não gostei
A proposta do livro é super interessante. Ele surgiu da experiência adquirida pelo repórter da Rede Globo, Rodrigo Alvarez, ao viajar por 17 dias pelos EUA para a elaboração de uma série de reportagens para o Jornal da Globo sobre as eleições presidenciais de 2008.

Depois de diversas entrevistas e de mais de meio mês viajando de um lado a outro do País, o jornalista resolveu transformar tudo o que aprendeu, viveu e absorveu em um livro. Sabendo disso, imaginei que o livro ia trazer detalhes ricos da vida de cada entrevistado, contextualizando isso com a realidade do país e com o momento enfrentado por todos os cidadãos americanos.

Aí comecei a ler o livro, que no fim pareceu superficial, sem emoção e completamente frio para mim. O autor aprofundou-se demais em temas que leitores brasileiros pouco se interessariam e deixou de contar casos que fariam nossos olhos grudarem nas páginas do livro.

Entendo que ele quis relatar as entrevistas que realizou, mas, para mim, livro merece uma outra abordagem, um outro formato e mais aprofundamento. Por exemplo, ao invés de contar que ficou horas perdido tentando achar a casa de Obama, era melhor ocupar as mesmas linhas descrevendo como era a casa e contando um pouco do que ele pesquisou sobre a vida do candidato, os pontos fortes do seu plano de governo e toda a estratégia de marketing utilizada em sua campanha.

Essas sim são informações interessantes para os leitores. Resumindo, acho que ele se preocupou mais em fazer um guia fiel de sua viagem e esqueceu de pensar no que os leitores esperavam ler ao comprar o livro. Ficou parecendo que a estrela principal era o autor e, na verdade, queríamos mais era ler sobre Obama.

Pablo Ribeiro 25/02/2009

Simples mas dramático com um leve tedencionismo
Bom, em primeira instância, o livro se descreve como uma "longa" reportagem, nada além disso, e como era de se esperar, como um material da Rede Globo, tem-se a impressão que certas coisas foram omitidas ou tenderam a um certo favoritismo; pois bem, se você estiver a viajar de ônibus ou algo tipo, querendo algo para passar o tempo, tai uma ótima pedida - apesar de demonstrar uma triste realidade norte-americana, não que eles não a mereçam.

Lime 26/02/2009

Decepcionante
O livro me decepcionou. Esperava um panorama maior sobre as eleições e achei que uma pesquisa que durou apenas 17 dias serviu para entreter e, jamais, dar base para concluir que os EUA é, de fato, o país de Obama. Divertidinho, trouxe alguns dados novos, mas não que não se ache procurando pela internet.

tray 06/09/2016

Sonho Américano
É um livro que fala sobre esperança e o sonho americano com personagens controversos mas sinceros , o jornalista nos faz um convite pra conhecer essas pessoas e não pra julgar mas pra ter empatia por todo o turbilhão que elas estavam passando naquele momento

Um texto cativante que convida o leitor a refletir cada história e cada oportunidade e cada sonho que o solo americano proporcionou

Uma leitora que cria conflito mas que nos dá oportunidade de conhecer outras vozes , vale a pena