A Batalha de Mogadíscio

A Batalha de Mogadíscio Matt Eversmann...

Resenhas - A Batalha de Mogadíscio

Amanda 05/05/2022

Um pouco de História
Mais um livro bem fora do que estou acostumada a ler. Já li vários livros sobre o tema guerra, mas nenhum narrado por militares americanos. E acho que essa é a principal caraterística desse livro.
A narração conta com 6 autores militares de diferentes posições e funções na Batalha de Mogadício. Cada um narra um capítulo diferente. O que eu ais gostei pela forma de narração, não dos fatos, foi o autor do último capítulo.
Cada um teve a sua experiência, mas as narrações se aproximam muito falando de detalhes de brutalidade, os mais pesados são com pessoas inocentes. Tem muitas cenas pesadas e difíceis de ler. O mais difícil é que parece natural para aquele narrador, o que é de certa forma compreensível já que é um militar. Mas isso não impede do leitor achar muito estranha a forma de narrar certas cenas.
Ao mesmo tempo é interessante pensar na visão de mundo dos militares americanos. Eles sabem, pelo menos os que escreveram esse livro, que entraram no inferno e querem ir embora. Mas ao mesmo tempo se sentem pressionados em continuar a lutar para se defender, defender sua pátria e seus amigos e colegas militares.
Foi bem difícil de ler pela forma como são narradas as mortes brutais, como se fossem naturais. ''Ah mas é um livro de guerra, você esperava o que, flores?'' Eu sei que teriam mortes, mas não descritas do modo como foram.
Além disso é um livro muito técnico, com jargões militares, mas é possível acompanhar porque tem um glossário no final do livro com esses termos.
Eu não amei o livro, não leria de novo, mas é bem interessante conhecer outra realidade, outra visão de mundo e um pouco de história.

Rodrigo 14/12/2020

Ninguém fica para trás !!!
O título resume esse livro, que história, já conhecia o filme "Falcão Negro em Perigo" e quis me aprofundar na história de Batalha de Mogadíscio.
Relatos verdadeiros dos próprios soldados sobreviventes da Força Tarefa Ranger, são relatos de soldados de diferentes lugares da batalha, o livro mostra de maneira resumida que os americanos subestimaram a Somália e alguns integrantes leais liderados por Aidid mas que mesmo no meio do inferno de tiros o espírito e a força da amizade desses soldados vai além da Política e suas patentes e foram cruciais pra os levarem para casa vivos ou mesmo em condições de morte.
A capa desse livro é muito bonita, o livro contém fotos de soldados e do mapa do plano de combate só não dei 5 estrelas pois as folhas são brancas, mas não atrapalha a leitura pois a diagramação é boa.

Vivi 06/03/2019

Muitos detalhes
Este é um ótimo livro para quem curte temas relacionados à guerra e está interessado em saber um pouco mais detalhadamente das técnicas usadas e das rotinas dos soldados durante a guerra de Mogadíscio.
Por ser um livro com bastante detalhe, a leitura é um pouco cansativa, porém é interessante observar os relatos de diversos soldados e como eles encaravam as piores situações. Entretanto, observa-se muito patriotismo pelos soldados americanos e pelo autor, não surpreendendo tanto.