Sonho Febril

Sonho Febril George R. R. Martin
George R. R. Martin

Resenhas - Sonho Febril

Jon 08/06/2023

Uma releitura do clássico !
Martin faz uma adaptação da clássica história de vampiro e remodela as regras do jogo para fugir do comum e para criar um ambiente de terror e medo onde as armas que conhecemos contra os vampiros não mais surtem efeito. É agoniante, intrigante e poético (bebendo muito na poesia, principalmente de Byron).

pato 20/09/2011

Bom livro, mas mt diferente do estilo fantástico a que o George Martin nos habituou.

O que mais me prendeu ao livro foi a boa relação de amizade e de negócios que prendeu um comum mortal a um homem da noite, bem como a corrida do barco pelo rio Mississipi abaixo.

A escrita do Martin seja em que género for é sempre muito boa.

Gostei muito, mas nd de extraordinário...

Terminado em Setembro de 2011.

L.A.Gonçalves 26/02/2018

Tio George sabe contar histórias de vampiro
Em Sonho Febril temos a história de Abner Marsh, um captação apaixonado por barcos a vapor que constrói sociedade com o misterioso Joshua York.
É uma história densa e interessante que te leva a situações perigosas ao mesmo tempo que pode propor uma discussão filosófica sobre a escravidão.
Cheio de reviravoltas, essa obra tem tudo que se espera de um livro de George R. R. Martin.

E como de costume, aquela mesma dica dada quando falamos de GOT...

Não se apegue.

biah 07/09/2015

Nada de extraordinario
Confesso que quando vi o nome de um dos meus autores favoritos na capa de um livro de vampiros fiquei muito entusiasmada.Fui com muita sede ao pote e ao termino do livro tenho de confessar que me decepcionei.
E um livro pequeno com uma leitura infinitamente mais fácil que as cronicas,mas com personagens fracos e sem graças...Do pessoal da noite o único mais interessante e Damon Julian,que tinha tudo pra ser um vilão amado mas o autor o transforma em um garoto mimado e sem juízo...
Abner tem seus momentos mas nada muito excepcional.
A sensação que fica ao final, pelo menos pra mim,e que se o nome do autor fosse diferente talvez eu nunca teria ouvido falar deste livro.

Felippe.Paiiva 13/01/2016

Peguei Sonho Febril pra ler com um receio ENORME de ñ gostar, pois tinha acabado de vir de uma leitura massante e com um final muito bosta, q foi o livro A Morte Da Luz (sei q os gêneros são diferentes, mas como são do mesmo autor, fiquei assim).
Mas felizmente Deus Martin ñ me decepcionou e me apresentou, além de um bom livro de vampiro (arrisco a falar q foi um dos meus preferidos até), mas tbm um bom livro q fala sobre muitos assuntos "nossos", entre eles: A maldade humana, q escraviza até a própria especiei.
Tbm curti muito os personagem do livro (menos um em particular q com o tempo final chato demais) - uma coisa q ñ cheguei a me "importar" com os de AMDL.
Mas a melhor coisa do livro foi, por ele ser um livro de época, foi interessante navegar pelos rios dos EUA, na época dos barcos a vapor, aborto do Fevre Dream. Foi bom demais torcer pra Marsh e Joshua, mesmo sabendo q a vida deles não ia ser nada fácil e chorei litros de triste pelo final, foi lindo demais ver esses dois juntos.
Aconselho a leitura de Sonho Febril pra todos, mesmo q ñ é fão nem de vampiros e nem de George R R Martin.

Dan 25/05/2016

Vampiros Sulistas - Versão George R. R. Martin
Sonho Febril foi publicado originalmente em 1982, quase 10 anos antes do primeiro livro da consagrada série "A Canção de Gelo&Fogo". Nos fala sobre Abner Marsh, um capitão falido do Mississipi, que recebe uma proposta irrecusável do aristocrata Joshua York; mas logo Marsh começa a estranhar os hábitos noturnos de York e seus misteriosos convidados pálidos, e desconfia estar no meio de algo maior e muito mais sinistro. Através dessa história, George R. R. Martin nos mostra a sua visão sobre vampiros e tenta inová-los ao mesmo tempo que se mantém fiel ao estereótipo.

Neste trabalho anterior ao seu grande sucesso, já é possível perceber diversas características que se tornaram o estilo de Martin - o primeiro capítulo já abre com uma descrição de um jantar e as minúcias de seus pratos, algo que ficou famoso nos livros d'A Canção de Gelo&Fogo. A história também segue o ponto de vista de personagens alternados - o capitão Abner Marsh, que interage com Joshua York e tenta descobrir sua natureza e planos; e Sour Billy Tipton, um negro ex-escravo que agora contribui com escravagistas e um vampiro antigo e sanguinário. Esta alternância é marcada através de datas e locações que abrem os capítulos; porém, temos um capítulo seguindo York que consiste na revelação de seu passado, objetivos e ideais. Os barcos à vapor, um fator central na história, são ricamente descritos; assim como os trajes e maneirismos dos personagens centrais.

Em sua tentativa de reinventar os vampiros, Martin nos surpreende já evidenciando que são capazes de comer e que podem não ser os típicos mortos-vivos que estamos acostumados a ver. A fraqueza diante do sol e a necessidade de sangue estão presentes, e sua longa existência pontuada. São apresentados como seres que precisam lutar contra seus instintos e escolher entre uma natureza predatória ou uma coexistência com a humanidade. Apesar das interessantes inovações, nem mesmo George Martin escapou de certos clichés de histórias vampirescas contemporâneas, como o contraste "vampiro bom/vampiro mau".

Embora o clima de suspense seja mantido até o fim e a trama ser capaz de nos prender à leitura, não está livre de problemas. É conhecido que Martin não possui planejamentos rígidos com o roteiro de seus livros e escreve mais de acordo com sua inspiração - e isso aparentou ter prejudicado a trama conforme se aproxima da conclusão. Apesar do conflito principal ser terminado e bem amarrado, o livro deixa algumas coisas em aberto e poderia possuir um fechamento melhor.

Sonho Febril é um livro que pode ser indicado mesmo para quem não é fã de vampiros ou d'A Canção de Gelo&Fogo. Aqueles que se assustam ao ver o tamanho dos livros mais famosos do autor acharão as pouco mais de 350 páginas de Sonho Febril mais confortáveis. Mostra a versatilidade de George R. R. Martin ao abordar um período marcante da história americana e inserir seus personagens debatendo questões relevantes da época, como a abolição da escravidão e o comércio através do Rio Mississipi. Com um suspense intenso e inovações no arquétipo dos vampiros, Sonho Febril é uma obra que motiva os leitores e nos dá vontade de seguir até o final.

Cíntia 06/07/2020

No começo estava devagar e maçante demais. Até demorei mais nos detalhes. Na metade começou a ficar interessante pq não era aquela velha história clichê de vampiros que não podem com um monte de coisas: água benta, crucifixo, sol, espelho, alho e blá blá blá.
São vampiros diferentes e não saem por aí transformando o mundo em outros como eles.
Ficou bem mais atrativo quando começou a caminhar para o fim.
No final, eu gostei do desfecho.

Leonardo1436 01/04/2022

Bom, mas não é incrível
Hidetaka Miyazaki, um dos criadores de Elden Ring, me animou muito quando disse que considerava esse o melhor romance de George R. R. Martin. O livro é bom mas em alguns momentos há algumas repetições que poderiam ser evitadas, fazendo com que a leitura se arraste um pouco.

Uma nota também sobre a tradução é a localização do sistema de medidas: ao invés de usar milhas e pés, poderia usar kilômetros e metros.

De resto, é um bom livro, gostei do ritmo que as coisas foram apresentadas e que a história se desenvolveu. Mas, é importante dizer que tem um estilo BEM diferente das crônicas de gelo e fogo.

Lit.em Pauta 05/10/2015

Literatura em Pauta: seu primeiro portal de críticas e notícias literárias!

"Sonho Febril é um livro sobre vampiros escrito por George R. R. Martin que utiliza as criaturas para discutir a função que a classe dominante exerce na sociedade. Trata-se de um romance de terror capaz propor discussões inteligentes, prejudicadas apenas por uma estrutura narrativa deficiente marcada pela falta de sutileza e pela repetição."

Saiba mais em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/sonho-febril-critica/

Ric 17/01/2017

Intenso e fascinante
No começo foi meio difícil entender a temática dá história achei a narrativa meio longa, e até cansativa. Dei uma pausa no livro, logo que voltei cheguei na parte do clímax em que os personagens chegam a momentos tensos que as histórias se cruzam e começam a ficar entendíveis. Aí vem o drama e a história se intensifica te prende até o final.

Maike 07/06/2021

Sonho febril
Faaaaaaaala filhotes. Eu por aqui mais uma vez, e hoje vamos falar de uma história clichê de vampiros...
Escrita por ele?! Clichê?! Claro que não!Hoje vamos ver como o rei da fantasia escreve sobre os seres mais sombrios que existem.
Como sempre, primeiro nós vamos falar dessa capa fora do sério!
Dá só uma olhada nesse jogo de cores e nos detalhes do personagem, o capista deu uma senhora aula aqui...
A diagramação é bem simples e sem muita frescura. Mas ainda assim é atraente para quem gostar de sair lendo numa levada só.
O livro vai contar a história de Abner Mash, dono de uma frota de barcos à vapor. De cara, nosso protagonista recebe uma série de infortúnios e acaba ficando falido. Sua escapatória para voltar ao mundo dos barcos, é se juntar a Joshua York, um empresário rico que decide
investir no maior barco de todos e dar a Mash a chance de se reerguer.
O detalhe é que Joshua só trabalha à noite, tem uma pele muito pálida e costuma obter tudo o que quer com sua persuasão. Clássico? Somente no desenvolvimento da história.
Confesso que só não dei uma estrela nesse ponto porque é uma narrativa um pouco lenta. O autor faz questão de detalhar a estrutura dos barcos à vapor e a parte histórica das corridas dos barcos no rio Mississipi.
Apesar do ritmo lento, somos jogados de uma só vez numa trama surpreendente.
Pelo motivo que o autor deu um significado aos vampiros diferente de tudo que eu já vi antes.
Essa é mais uma história com personagens bem construídos, afinal, estamos falando de George R. R. Martin.
Exemplo simples dessa composição absurda é o nosso antagonista, Damon Julian. Um daqueles sujeitos que quando aparece, você já sabe que o caos acompanha.
Sonho febril me fez ter um gosto por barcos de uma maneira muito fácil, me
deu uma versão de vampiros que fez minha mente girar por dias, e ainda me deixou satisfeito com seu excelente final. Indico muito essa obra de arte sombria para qualquer pessoa que goste desse tema.

Ellen469 20/07/2023

Vampiresco na medida certa
Meu Deus. Que livro perfeito. Os personagens, o clima que se instala dentro do livro todos, e claro imagino o vampiro exatamente como na capa, lindo demais MDS, quem me dera casar com um lindo desse. Eu super recomendo, juro, chorei horrores, o final é muito lindo. Cadê filme disso Brasil?