Onze Minutos

Onze Minutos Paulo Coelho

Resenhas - Onze minutos

Marcos Ogre 20/05/2023

Onze Minutos de sensações insossas
Em Onze Minutos, Paulo Coelho promove reflexões sobre o amor, o sexo e a fé. Todas muito chatas.

Essa foi minha terceira leitura do autor (há uns anos, ganhei 5 livrinhos, e de vez em quando pego um pra ler) e, com certeza, foi a que menos gostei. As obras que li previamente, Brida e O demônio e a Srta Prym, não eram lá grandes primores, mas, pelo menos, traziam enredos minimamente interessantes. A prosa de Coelho é bem simples, sem enfeites, e as histórias, pelo que estou percebendo, são sempre voltadas a uma discussão maior, que está acima das experiências triviais do dia a dia, ainda que enraizadas nelas. É uma tentativa de encontrar uma coisa especial dentro das coisas pouco pensadas e explorá-la em suas dimensões íntimas e espirituais. E eu aprecio esse intento.

Mas a escrita de Coelho é muito fraca. Nesta obra, em que o elemento místico é bem menos presente, a prosa do autor parece ainda mais frágil. Narrando a vida de uma jovem brasileira pobre, que encontra na prostituição em outro país uma possibilidade de crescimento financeiro (após seu sonho ir por água abaixo), o livro de Paulo Coelho não poderia parecer mais clichê. Tudo se desenrola de maneira muito fácil, os personagens não parecem ter substância e os diálogos principais, buscando o filosófico, se acumulam numa espécie de terapia barata de livros de auto ajuda. É como ver uma telenovela ruim, sem o gancho necessário para prender o espectador.

Eu poderia destacar como um ponto positivo a descrição das cenas de sexo, que são bem bonitas, mas a forma como o autor lida com esse tema é muito puritana. Quando ele fala da dor, por exemplo, é de uma maneira tão maniqueísta... Já estou acostumado com as reflexões em torno do masculino e do feminino abordadas pelo autor, pois, embora me incomodem um pouco, são compreensíveis na construção do enredo que Coelho propõe, mas a limitação dos papéis de gênero nessas obras é um pouco cansativa. E os finais, destacando o de Onze Minutos, são um tanto decepcionantes.

Talvez eu leia os outros livros dele aqui na minha bibliotequinha, talvez eu leia O Alquimista (que dizem ser um dos pontos altos da carreira dele), mas com certeza não vai ser tão cedo.

??½
júlia 05/02/2024minha estante
Juro, se vc acha q Onze Minutos parece uma terapia barata de livros de auto ajuda, nem perca seu tempo lendo O Alquimista... o livro é EXATAMENTE isso ??

Marcos Ogre 06/02/2024minha estante
Que tristeza, mas não me surpreende, viu.

skuser02844 14/05/2023

Julgamento é sempre dispensável
O livro me fez questionar o porque julgamos tanto as outras pessoas, e não simplesmente aceitamos cada uma como é, e pronto.

Emy 22/04/2023

Eu gosto dos livros do Paulo Coelho, mas esse....
Bom, eu já li quase todos do Paulo Coelho e ele sempre consegue me prender, entreter, ensinar em seus livros. Já esse, de alguma forma, não deu certo para mim. Achei bem monótono a escrita em alguns momentos e o final foi tão clichê aksskaakaka eu n esperava aquela cena estilo sessão da tarde, mas enfim, era o dele que eu mais queria ler, tinha uma proposta muito interessante, mas não sei pq, não funcionou nem para mim.

Wevellyn.Henrique 11/04/2023

Intenso&Apaixonante
Perfeito e intenso, posso dizer que cada página valeu a pena .! Pra mim uma experiência única de uma riqueza de detalhes, fazendo com que realmente você se sinta dentro das experiências ali relatadas.
Paulo coelho se tornou com este livro um autor que por mim jamais será esquecido.

GlauciaK 06/04/2023

Muito bom !!
Essa leitura foi uma das minhas preferidas da vida. Um livro que me abriu muito a mente para novas experiências.Super recomendo esta leitura.

Ellen 04/04/2023

Incrível
Muito bom, ele expressa mais do que se pode imaginar, vai além de sentimentos. Amei a leitura, está na lista dos meus preferidos.

Carol Fernandes 29/03/2023

Nada mais do que onze minutos...
Minha primeira vez lendo Paulo Coelho. Relutei por um tempo, até encontrar um título realmente interessante aos meus olhos.
A princípio, parece um livro que vai falar unicamente sobre sexo e todas as experiências sexuais da protagonista. Mas o que encontramos é um livro sobre o amor. Ou, como o próprio autor diz, "um livro sobre o sublime".
Tudo começa como um verdadeiro conto de fadas. E por que não dizer que é, de fato, um conto de fadas?
A história de uma menina muito jovem, bonita e inteligente, que logo cedo passa a conhecer não só o corpo, mas a alma de vários homens que passam por sua cama em um prostíbulo da Suiça. Ela conhece o melhor e o pior das pessoas. Até que alguém diferente cruza seu caminho de uma forma completamente inusitada...
Uma leitura maravilhosa e envolvente. Recomendo muito!

Paulinha.Cardoso 24/03/2023

Amar sem possuir
Acho que essa é uma boa frase para resumir esse livro.
É uma leitura rápida e prazerosa; nos tornamos aquela amiga invisível que torce pela felicidade da Maria, que entende a dualidade da vida.

ðð 20/03/2023

Quase entrei em ressaca , porém não foi culpa do livro
Gostei do livro , aborda temas considerados por muita gente como sensíveis ou tabus de maneira simples. Porém eu quase tive uma ressaca com ele pois tive no começo de sua leitura uma semana muito corrida , e isso fez com que eu não conseguisse ler nada nesta. Quando voltei tive que voltar ao ritmo. Então demorei 17 dias para mais ou menos 230 páginas. O livro não é muito profundo porém tbm não é muito raso.

marcela :)) 16/03/2023

Paulo Coelho!
Li esse livro sem querer, queria ler outro do autor mas não o achava pra vender no shopping e estava com muita preguiça de pedi-lo na internet.
esse livro tava jogado aqui em casa e eu decidi ler enquanto meu outro livro não chegava. que decisão sensacional!
comecei o livro com certo preconceito, aonde eu queria chegar lendo um livro sobre uma prostituta? mas, sinceramente, é muito mais que isso. é envolvente, é poético e esclarecedor. realmente, não era o que eu imaginava.

Lila28 09/03/2023

É um livro excelente, a protagonista é muito interessante.
Antes de ler esse livro, temos que retirar qualquer tabu, tem que ler ele com a mente aberta.

Nyllaine 27/02/2023

Insuportável de chato
Incrível como o Paulo Coelho escreve de uma forma tão massante e repetitiva. A impressão que dar é que ele tá escrevendo pra uma criança de 2 anos entender.