Onze minutos

Onze minutos Paulo Coelho

Resenhas - Onze minutos

Patricia Peres 12/01/2009

Simplesmente adorei o livro! Muito bem escrito, com vários trechos que dá vontade de imprimir e colar na parede para refletir todos os dias! Recomendo a leitura mas antes disso se liberte de qualquer tabu, pois este livro narra a história de uma prostituta e consequentemente suas experiências sexuais.
@julianapena.books 09/04/2009minha estante
E eu simplesmente adorei a sua resenha. Concordo plenamente... "dá vontade de imprimir e colar na parede para refletir todos os dias!" rs... amo esse livro. Fico feliz em saber que não estou só nessa. Parabéns pela resenha Patrícia.

Gileane 20/02/2012minha estante
cara esse livro é muito bom...a historia a forma como são descritas as cenas...é tipico livro q vc n consegur para d ler..interessante..

florcerqueira 10/10/2012minha estante
este é um livro que leio e releio sempre
meu exemplar, por conta disso, está bem mal tratado no sentido que muito lido.
Realmente tem passagem lindas que dá vontade de voce fazer um mural. =)

Laysse.Pessoa 06/06/2020minha estante
Eu me viciei nele e pesquiso tudo relacionado a ele desde então.

Anita.Sanches 30/11/2020minha estante
Uma leitura envolvente, que nos prende do início ao fim!
Confesso que esse livro tornou-se um dos meus favoritos!
Eu super recomendo!

Marcos 21/12/2020minha estante
Nossa, sim! Você escreveu tudinho o que eu acho.
Tem um texto na página 92 que me encanta de uma maneira que não sei dizer, ele é perfeito. Infelizmente esse seu comentario ja tem 10 anos. Em anos, o meu pensamento coincide com o seu, incrivel!

Sandra.Rodrigues 05/09/2021minha estante
Também amei ??

Monica.Hakime 26/01/2022

Um pouco cansativo
A narrativa é muito interessante, mas se torna lenta muitas vezes. O que o torna uma leitura um pouco lenta.

Craotchky 10/04/2024

Uma simples resenha
Publicado em 2003, o livro Onze minutos me parece um até seu meio, e quase que outro depois ele. Enquanto narrativa, o texto de Paulo Coelho (ou Paul Rabbit hehe) é simples, direto e econômico. De início o livro se mostra bastante comum, de fácil leitura e assimilação. No entanto, a partir de mais ou menos a metade e sobretudo após a protagonista Maria conhecer o pintor, a obra ganha outras nuances e aprofunda as questões até então apresentadas apenas ligeiramente. Praticamente tudo que vou abordar no resto deste texto vale principalmente para a referida segunda parte da história.

A obra acompanha sua protagonista: Maria. O livro aborda coisas como a busca de significado, o lugar de pertencimento e o processo de autoconhecimento. Entre outros tópicos, o amor e o sexo estão bastante presentes aqui; Maria tenta entender em que medida eles se relacionam, se diferenciam e se confundem. De um lado o sentimento romântico, de outro o ato físico. Qual é o papel de cada um na conjunção que resulta em um relacionamento saudável e pleno, não só entre os amantes, como também na esfera individual de cada um deles?

É interessante observar o trabalho do autor na medida em que retrata uma protagonista feminina, muitas vezes se colocando no lugar dela, e fazendo o exercício de tentar pensar como uma mulher veria determinadas situações e ideias. Nesse sentido, intercalados na narrativa, há muitos trechos de diários da própria Maria, ocasiões nas quais Paulo Coelho assume uma voz feminina bastante pessoal em primeira pessoa. É impossível deixar de considerar isso: trata-se de uma autor ousando se aprofundar em uma visão bastante feminina do mundo.

O livro gera reflexão. A longo de toda a extensão da obra Maria parece estar em busca de si mesma, tentando organizar e entender a melhor forma de se viver. Percebe-se um processo de maturação da personagem ao longo de sua trajetória, e o autor é razoavelmente hábil em conduzir esse desenvolvimento. Além disso tudo, outra dimensão trabalhada é a dissonância entre o que às vezes esperamos da vida, e o que a vida em sua cruel realidade nos oferece.

Outras questões desenvolvidas são: a reivindicação do prazer sexual da mulher e o sexo para além da epiderme dos corpos, o que quase escorrega para uma esfera levemente mística: uma noção de relação sexual que o autor chama "o sentido sagrado do sexo", isto é, uma conexão mais profunda entre as duas pessoas envolvidas. Enfim, penso que Paulo Coelho conseguiu trazer boas reflexões sobre tópicos sociais e culturais relativos à mulher, diante de uma sociedade que almeja transformação. Diria que vale a pena a leitura, sobretudo pela metade final.

DUAS CURIOSIDADES:
• A história contada pelo romance é baseada em uma mulher brasileira que Paulo Coelho conheceu em Genebra, Suíça.
• Durante o livro algumas referências, como o mito dos andróginos de Platão e o livro A vênus das peles, de Sacher-Masoch, são trazidas à tona. Entre elas há uma menção a Renaldus Columbus (1516 - 1559), anatomista que no século XVI descobriu o clitóris. Existe um bom romance histórico que narra essa descoberta: O anatomista do autor argentino Federico Andahazi. Li este livro em 2015 e até fiz uma breve resenha.
Karen.V 10/04/2024minha estante
A simplicidade, muitas vezes, é alma da genialidade, e a forma como você apresentou sua resenha é um testemunho disso ??????

Craotchky 10/04/2024minha estante
Ah, muita gentileza sua, K. Muito obrigado!!

I Danielle I 10/04/2024minha estante
Adorei a resenha e as curiosidades Filipe, deu vontade de reler Paulo Coelho.

Craotchky 10/04/2024minha estante
Muito obrigado, Dani! Aproveite a releitura quando acontecer.

J. Silva 11/04/2024minha estante
Não tive a oportunidade de ler Paulo Coelho. Essa obra seria uma boa entrada?

Craotchky 11/04/2024minha estante
J, não li tantos assim. Até acho que este livro pode ser uma porta de entrada, mas, não tenho certeza, talvez não seja uma obra tão Paulo Coelho. Penso que aqui ele foge das características que mais identificam ele, sobretudo aquelas que orbitam o lado místico, Acho que é um livro diferentão do autor.
Ao mesmo tempo, considerando os quatro que li dele, todos possuem textos bem simples e tranquilos. Nesse sentido, creio qualquer que seja a escolha, nenhum livro dele será exigente ou difícil. Uma outra opção seria Veronika decide morrer quem sabe.

Regis 11/04/2024minha estante
Nunca tive vontade de ler Paulo Coelho, mas gostei muito de sua resenha, Filipe.??

Craotchky 12/04/2024minha estante
Muito obrigado pelo carinho, Gizz!

Mano Beto 13/04/2024minha estante
Nunca li Paulo Coelho. Pra variar, arrasando na resenha novamente.

Craotchky 13/04/2024minha estante
Muito obrigado pelas palavras, Mano.

Isabella624 14/12/2022

Sensível
A protagonista é cativante e fácil de se gostar. Maria queria conhecer o mundo como qualquer menina de cidade pequena e acaba descobrindo um mundo que pode ser cruel e a obrigar a fazer escolhas difíceis, mas que a ensina sobre a vida e perdão a si mesma.
O livro traz a sexualidade de uma forma leve e bonita, questões sobre o prazer feminino e destrói o tabu que é discutir sexo sem ser pejorativo ou vulgar. É mostrado um outro lado da prostituição, mais sensível e profundo. O ponto alto da história é quando ela finalmente se apaixona, quando não estava aberta a isso, e encontra um homem sem medo de gostar dela, que não a julgar nem tem pena. Só ama o que ela é e ela a ele.
É fácil de ler, como outros livros do autor, e traz um conceito de amar sem possuir ninguém, sabendo que o amor é livre.
Jaú 15/12/2022minha estante
Esse livro realmente é muito bom, eu amei essa história.
O livro prende a gente de uma forma tão gostosos !!!
Parabéns pela resenha ficou muito boa !!!

Regina 11/02/2010

Sexualidade
Alguns livros nos fazem sonhar, outros trazem a realidade, mas nenhum pode fugir daquilo que é mais importante para um autor: a honestidade com o que escreve.
Maycon Silva Aguiar 17/06/2011minha estante
Nisto, Paulo não peca. Esfola, por vezes, a língua materna, vaga pelo misticismo, trata dos mais variados e improváveis assuntos: mas nunca, jamais, pisa fora das margens de sua honestidade como autor.

Polly 29/01/2021

Onze Minutos: mesmas ideias, mas uma abordagem diferente (#156)
Onze Minutos começou bem, mas teve um desenvolvimento que deixou um pouco a desejar. A ideia do livro é contar os percalços da vida de Maria, uma jovem brasileira que acredita nas promessas de um “caça-talentos” estrangeiro, que a conhece durante uma viagem ao Rio de Janeiro. O gringo não fala uma palavra de português, mas consegue convencê-la a ir para a Europa para se tornar uma dançarina de boate. O desejo da moça, além de obter dinheiro para ter uma vida melhor, é se aventurar. Maria acredita que vai ficar famosa e ganhar o mundo. É, a sede de vencer na vida pode deixar qualquer um sem discernimento.

E é justamente o pior que acontece. Quando chega à Europa, Maria se vê em uma situação de trabalho escravo. Ela tem que dançar todas as noites para pagar as dívidas que ela nem sabia que tinha feito ao assinar o contrato com o europeu. Nessa vida, não lhe sobra nem para o que precisa, imagina para poupar e voltar ao Brasil como uma pessoa de sucesso? Maria aparentemente está num beco sem saída.

Só que a história dessa jovem toma um outro rumo. Um tanto mais dramático, aliás. De uma maneira muito inocente, toda essa situação de trabalho escravo é resolvida. A garota, assim, quase como mágica, se vê livre do agenciador. No entanto, é aí que começa seu calvário: Maria está sozinha em um lugar completamente desconhecido, que fala uma língua que não a sua e é uma pessoa de um orgulho maior do que o mundo. Maria quer voltar para o Brasil como uma vencedora e não vai entregar os pontos. Ela vai lutar para vencer, não importa os meios que ela precise usar para chegar lá.

Assim, Maria acaba se prostituindo. Primeiramente, essa escolha acaba com o seu moral, mas logo ela se resolve com a própria caixola. Promete a si mesma que aquilo vai durar um ano apenas. Nunca ninguém vai saber pelo o que ela precisou passar. Quando estiver de volta ao Brasil, ela terá dinheiro suficiente para comprar uma fazenda e melhorar a vida de seus pais, e aquela parte de sua vida jamais terá existido. Pelo menos é dessa maneira que Maria planeja. Mas, planos foram feitos para não darem certo, não é?

E, por um caminho meio torto, é que Maria começa o seu "caminho de Santiago". Incrível como todo livro do Paulo Coelho parece ser uma peregrinação em busca do autoconhecimento. Afinal, escrever é falar do que tem dentro da gente e a geração dele respirava esoterismo e “descubra a si mesmo” como nenhuma outra. Enfim, voltando pro livro, é a partir de uma situação subumana e degradante, que Maria vai se encontrar. Todas as descobertas sobre si mesma e sobre o mundo virão de seu novo trabalho.

Maria descobrirá que amor verdadeiro não dói, e que tampouco o sofrimento rima com esse sentimento tão nobre. O amor não exige sacrifícios ou dor, essa é a maior lição que Maria aprenderá em seu caminho. A garota também descobrirá sua sexualidade, verá que não fazia “sexo errado” como sempre pensou fazer, já que jamais tinha conseguido sentir prazer. Ela vai descobrir que o prazer feminino está longe de ser satisfeito com o “senso comum”. Sexo com prazer passa longe das perfomances dos filmes pornôs. Onze Minutos trata a sexualidade como algo transcendente, espiritual, esotérico. Maria descobre que o sexo pode ser o último e mais elevado estágio do amor.

Enfim, dos livros que li do Coelho até agora, acho que o que me chamou mais a atenção foi este, Onze Minutos. A empreitada de Maria pela Europa é envolvente até certo ponto. Enquanto Maria vive e se sente quase que anestesiada diante daquela situação, a história permanece muito envolvente. Só que quando começa todo aquele esoterismo típico de Paulo Coelho, como “caminho de Santiago”, “desejar para o Universo conspirar a favor” e blá-blá-blá outra vez, inclusive com direito a referência a O Alquimista, a história simplesmente se torna desinteressante. Pelo menos para mim.

Se eu indico? Vale pela tentativa de fazer o diferente que o autor abraçou. No mais, continua sendo agradável para quem gosta dessas coisas mais espirituais.

P.S.: Apesar de tema abordado, sexualidade, o enredo, de maneira nenhuma, é erótico. Se você gosta de leituras apimentadas, Onze Minutos não é um livro para você.

huntero 17/02/2022

Muito bom!
As descobertas sexuais de uma jovem em busca de amor e liberdade. Um conto de fadas moderno, melancólico e sensual.
Marcos Gabriel 17/02/2022minha estante
Se for o Paulo Coelho q conheço, ele ajudou a criar algumas músicas junto com Raul Seixas.

Marília 26/10/2021

Quem diria que seriam só onze minutos
O título desse livro te desperta uma curiosidade e pelo menos eu fiquei surpresa quanto ao tema que é tratado. Eu estava tentando evitar livros hot e vem esse e pah!

Realizei algumas marcações de frases de efeito, mas sinto que ainda faltou algo nele, apesar de ser uma história real. Senti que faltou uma parte da história, envolvendo o Terence e até o mesmo o Ralf Hart, é como se houvesse uma lacuna nesse trecho, como se faltassem pelo menos 50 páginas pra dar sentido a estória.

Não é o meu preferido do autor?

Led 26/01/2010

Livro com cara de novela das 8. Tenho preconceito com as obras de Paulo Coelho, estou lendo-as para tirar essa má impressão, mas esse não ajudou muito.
Val Sotão 11/08/2011minha estante
E desde quando novela das 8 explora o íntimo e o conflito interior dos personagens com tanta profundidade? Por favor, né. Além de que existem cenas fortíssimas de sadomasoquismo que nunca iriam parar na Globo.

Led 17/08/2011minha estante
Val, gosto é muito particular, admito que quando se trata de Paulo Coelho faço parte da minoria, e o mesmo com relação à novelas. Não recomendo!!

Mariane 09/03/2012minha estante
Respeito a opinião, mas não concordo.
É completamente diferente de uma novela das 8. Pelo que penso,vejo uma novela dessas como repleta de situações clichês.
Esse livro do Paulo não. A história pode parecer comum, mas pelo que ele explora (como passagens do diário de Maria), é algo completamente novo.
Mas como você leu com esse preconceito, dificilmente veria algo diferente. Você moldou a partir do seu olhar; não procurou ler de mente aberta. :-/

Led 09/03/2012minha estante
Mariane, com certeza é previsível como toda novela, CLICHÊ sim como toda novela. De uns tempos pra cá as novelas tem abordado tantos assuntos tabu, pq não o sadô? Parece um "Bruna Surfistinha" encorpado, mas tão ruim quanto.

Bruno Oliveira 13/05/2013minha estante
hahaha, o livro é bem ruim mesmo. Lembro que o que mais me irritava era que ele repetia uma ou duas frases de efeito o tempo todo como se fossem a suprema sabedoria.

Carla 23/01/2015minha estante
eu to achando uó tbm. estou detestando a protagonista e a forma como desenrola alguns fatos me lembrou até aquela novela sem noção Salve Jorge. umas coisas tão sem pé nem cabeça.

Juzinha 09/10/2009

Esse foi o Primeiro e Último livro que eu li do Paulo Coelho !!!

Daniel.Freitas 15/01/2023

"os encontros mais importantes já foram combinados pelas almas antes mesmo que os corpos se vejam" excelente livro!!!

Willy_Rodrigues 27/01/2022

Um livro inspirador
A cada página que viramos, Onze Minutos nos traz uma lição de vida, principalmente para aqueles que estão dando seus primeiros passos na descoberta sexual. De forma madura, aborda temas sensíveis como a prostituição e os problemas do patriarcado e sem sombra de dúvidas, entrega uma obra coerente em história, proposta e escrita.

Sira Borges 05/01/2022

Onze minutos
Comecei a ler esse livro sem saber nada sobre ele. E ele simplesmente superou minhas expectativas. Li muito rápido, a história é muito boa, a personagem idem. Muito bom.