Cativos e Libertos

Cativos e Libertos Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Resenhas - Cativos e Libertos

Oriane.Hansen 20/01/2017

Cativos e libertos
Finalizada a leitura deste lindo romance “Cativos e Libertos” psicografia da amiga Vera Lucia Marinzeck de Carvalho, pelo espirito Antônio Carlos.

Uma história repleta de ação, emoção, ódio, vingança, romantismo e aspectos históricos do período da escravidão em nosso pais.
Ambientada no período do Brasil Colonial, tudo começa quando Jorge, um jovem engenheiro formado em Paris retorna ao Brasil, após passar cinco anos na Europa, saudoso e com mil sonhos de trabalhar pela libertação dos negros. Ansiava por reencontrar o pai, a mãe, o irmão mais novo e as duas irmãs. Principalmente, deseja reencontrar-se com Laurinda, jovem que lhe estava prometida para casamento.
Entretanto, foram muitas e desagradáveis as novidades que o esperavam em seu retorno, que o impede de seguir com os seus sonhos, que fatos serão esses? Jorge é um jovem engenheiro à frente do seu tempo, criado numa família católica, mas sua temporada na Europa o faz conhecer outra religião, que o ajudou muito, tanto no seu crescimento pessoal como espiritual. Pode-se dizer que é um homem de bom coração e cauteloso. Ele mostrará que para se resolver determinada situação, não precisamos usar a força e sim o amor. Que precisamos conviver com os nossos irmãos de igual para igual.

Um livro empolgante..., repleto de fortes emoções.... Uma leitura de fácil
Compreensão.
Esse romance nos fornece com uma riqueza de detalhes sobre a História do nosso pais: O Brasil Colonial.
Naquela época o que predominava eram os senhores donos de terras, mais conhecidos como Coronéis e eles faziam as suas próprias leis.
O período de escravidão no Brasil é considerado o momento de maior crueldade histórica. Cenas de punições e torturas eram muito frequentes no cotidiano do Brasil colônia, época em que os negros eram considerados mercadorias rentáveis e de raça inferior.
Dor e sofrimentos eram seus companheiros.
===========================================================
Frases destacadas:
- Era inocente, não pensou que pudesse alguém, ser tão mau! Repito, foi ele bom administrador das coisas de Deus.
- A Terra, tudo o que existe nela, o Universo e seus astros, tudo é obra do Pai, tudo pertence ao Criador, até nós. Muitos se julgam donos. Donos de que? De terras, casas, engenhos, de outras pessoas? Moramos aqui por pouco tempo e o que levamos? Nada disto, voltamos só com o que nascemos, com o aprendizados que fizemos. Não somos donos de nada, na verdade, somos administradores das coisas, das obras do Pai.
- Não podemos julgar os conhecimentos de uma pessoa só pela vida atual.
- Deus da todas as oportunidades de aprender conforme necessitamos.
- Muitos nada tem para administrar, são até escravos, mas não são livres como pensa. São cativos pelo desejo de ter, são possuídos pelo desejo de possuir. São os invejosos, o desejo é tanto de possuir, de ter, que são duas vezes cativos. Poucos são os libertos, nem tem o desejo de ter, e se tem, sabem sabiamente administrar e entendem que tem o poder transitório, que um dia deixarão tem que deixar, nada é deles, sim de Deus.
- E o bom administrador é aquele que tudo faz para que o maior número de pessoas usufruam do que administra.
- Devemos servir só o Pai Santíssimo, os bens materiais são para nos servir, devemos administra-los e usa-los para o bem-estar do maior número de pessoas.
- Só administrar e não ficar cativo pelo poder, pela riqueza material!
- Renascer no corpo, crescer em Espirito, aprender com as oportunidades que nos são oferecidas e libertar-nos, tornando-os livres do mundo material para estarmos aptos ao mundo espiritual.
- Este dever objetivo do homem na terra!
O que aprendi:
- Devemos ser bons administradores das coisas, das obras do Pai.
- Deus nos dá todas as oportunidades de aprender conforme necessitamos.
- Sermos humildes.
===========================================================
Bom essas são minhas conclusões.
Romance excepcional de forte emoções...
Gratidão a (Vera Lucia Marinzeck de Carvalho, pelo espirito Antônio Carlos) por nos proporcionar mais um livro tão edificante ( Cativos e Libertos)

Luciana.Lanzani 27/06/2018

Cativante e Esclarecedor
Livro encantador, não consegui parar de ler. Esclarecedor, evidencia a Bondade, o Amor e a Justiça do Criador.

Aline Andrade 29/04/2022

Jorge retorna a fazenda de sua família em busca de seus sonhos após anos estudando na França, mas por obra do destino encontra uma situação bem diferente do que esperava... Um livro espírita repleto de ensinamentos, história muito bonita, vale a pena a leitura.