Para Ler como um Escritor

Para Ler como um Escritor Francise Prose

Resenhas - Para ler como um escritor

1 | 2 | 3 | 4

Tarcísio 20/07/2010

Tenho o costume de visitar uma livraria sempre que vou ao shopping. Gosto de ver os livros expostos, folheá-los, analisar as capas ... Numa destas visitas encontrei Para Ler Como um Escritor - Um Guia para Quem Gosta de Livros e para Quem Quer Escrevê-los. Por gostar muito de ler e quem sabe um dia consiga escrever um livro, resolvi comprá-lo mesmo sem nunca ter ouvido falar dele.

O público-alvo do livro é de escritores em início de carreira e pessoas que gostam muito de ler. Pode ser, e possivelmente é, usado como material em oficinas literárias e cursos de literatura. O método usado por Francine para abordar o tema é o de fazê-lo através de exemplos. Quando quer falar sobre as formas de se trabalhar um parágrafo, por exemplo, cita trechos de obras mundialmente conhecidas e faz suas explanações baseadas neles.

Importante também destacar que a autora nos incita a fazer o que ela chama de "close reading", que nada mais é do que uma leitura mais atenta, com mais calma, analisando palavra a palavra, frase a frase ... Para quem é da área literária, que vive disso, tenho certeza que essa forma de ler é altamente recomendável. Por outro lado, aos "meros mortais" creio ser impossível destinar tempo suficiente para ficar dias em apenas uma página de um livro.

A leitura é agradável, apesar de meio cansativa em alguns pontos. De qualquer forma, não indicaria a obra para aqueles que lêem pouco e não têm curiosidade mais específica sobre a arte de escrever. Outro ponto a ser destacado é que todo o livro é baseado principalmente em romances e contos. Se você deseja escrever um livro técnico, por exemplo, não vai conseguir extrair muita coisa que possa lhe ajudar.

Francys.Emellin 16/12/2023

Leitura obrigatória para uma visão crítica
Sendo sincera, essa obra é chata no início, as descrições me deixaram bem confusa e tive vontade de encerrar a leitura por diversas vezes. Mas, quando finalmente peguei o ritmo e entendi a proposta da autora, tudo fluiu como um rio.

Para ler como um escritor é formar um senso crítico a cada palavra que se lê em um parágrafo, é entender exatamente a lacuna que os autores deixam durante a escrita, o qual apenas um leitor atento mata a charada. E para quem é escritor, ter uma visão maior de como brincar com as palavras e enganar seus leitores.

A verdadeira obra não é aquela que tem um final marcante do tipo: tudo da certo no final ou os protagonistas são carismáticos e perfeitos. Não, esse não é o verdadeiro enredo, e sim copias diversificadas de uma mesma história. Nós, não somos perfeitos, por que então nossos personagens devem ser? Somos cheios de erros e nossas escolhas nem sempre nos leva aos felizes para sempre. Humanos tem sua liberdade e seus deveres e assim uma história também deve ser. Talvez seja esse meu pensamento que me fez adorar essa obra, o mesmo pensamento que me faz passar bem longe de livros de romance e me atrai para os mistérios, o suspense, o terror, a fantasia, a aventura. Fato é que: gosto não se discute!

Bem-vindo a uma leitura que vai lhe dar um novo olhar sobre as obras e, ao mesmo tempo, sobre o que está escrevendo.
Fabio 17/12/2023minha estante
Me convenceu, Francys. Vou ler!?

Francys.Emellin 17/12/2023minha estante
Leia, eu acho que vai gostar.

Ocelo.Moreira 21/07/2011

"Os melhores são sempre os meus preferidos".
Pra quem realmente gosta ler ou escrever, esse é um dos livros que todos devem ter. Ele nos dá várias dicas como: a maneira que devemos ler, a atenção e a observação que precisamos ter na leitura, e o que devemos ler como fonte primordial.

Ele é um ótimo guia para qualquer amador de livros. Seja ele amante da leitura ou candidato a escritor.

Aprendi com esse livro que, é preciso ter uma leitura mais atenciosa e analista, para que possamos enriquecer ainda mais nosso conhecimento e nosso senso crítico.

E que devemos ler de tudo, principalmene pra quem um dia pretende ser escritor. Ler tanto os clássicos da nossa literatura como também, de uma outra literatura estrangeira. Ler tanto os imprescindíveis quanto àquilo que mais gostamos.

E mais,

Você acha que é possível ensinar alguém a ser escritor?
Pois essa é a questão polêmica central deste livro, que a autora Francine Prose com mais de 20 anos de experiência como professora de criação literária, admite com todas as letras que talento não se ensina, mas acredita que é possível aprender bastante com os mestres da literatura. Aqui a autora nos propõe o método close reading: uma leitura atenta, preocupada com os detalhes, aquela onde se demora em cada palavra. Para ler como um escritor ela ainda diz, não devemos nos preocupar com o que está por trás do texto, como pistas sobre o contexto histórico ou mensagens ocultas ou o que o autor quis dizer, mas realmente aquilo que está no texto, que faz dele o que ele é. Prose nos ensina como chegar à palavra mais adequada e à frase perfeita na observação das soluções encontradas por Ernest Hemigway. Como construir diálogos convincentes, explorar os detalhes, caracterizar uma personagem, ao examinar cenas criadas por Krafka, por exemplo. E no final do livro além de uma breve entrevista com a autora há uma lista de livros a serem lidos imediatamente. Uma grande seleção que ajudará a compor a bagagem que todo bom escrito ou bom leitor, precisa ter.

Andre24 13/12/2020

Ok
#desafioskoob 2020
9 de 12
Título correto: para ler como um escritor de língua inglesa.

Américo 18/06/2023

O livro traz ótimas reflexões, seja para quem quer ser escritor, ou apenas para leitores que querem melhorar a qualidade de suas leituras, através da chamada "leitura atenta" (close reading). No entanto, achei a metodologia um pouco repetitiva, pois boa parte do livro é composta por excertos de outros livros, seguidos de comentários sobre estes, o que na minha opinião vai tornando a leitura um tanto cansativa ao longo dos capítulos. No mais, é um bom livro.

aafantis 28/03/2021

Um dos melhores sobre escrita criativa!
É a segunda vez que leio esse livro (dessa vez não me esqueci de colocar os marcadores rs). Sou apaixonada por ele, muito esclarecedor e inspirador em diversos sentidos.

René 13/02/2012

Uma aula para quem deseja começar a escrever
O livro é uma aula. A autora cita muitos trechos de obras clássicas e contemporâneas de autores de sucesso. Por que eles fizeram sucesso? A autora faz uma autópsia nesses textos, dissecando as palavras, as frases, os parágrafos, analisando o personagem e o estilo de narração. Este livro é indicado para quem deseja estudar e não para quem deseja ler uma história. Abre muito nossa mente para uma leitura mais atenta a todos os tópicos acima, ajudando o aspirante a escritor.

Martony.Demes 22/08/2023

Que livro legal! O livro tem uma pegada diferente: apresenta alguns assuntos sobre escrita como personagens, diálogo etc só que no âmbito de grandes livros e grandes escritores. Apresenta exemplos que locupletam seu argumento. Bem diferente dos que eu já tive contato!

Gostei muito! E dá vários exemplos de leituras para enriquecer a escrita!
Nota 10!

jota 22/07/2011

Lendo e escrevendo
Como o próprio livro diz na capa, este é um guia para quem gosta de livros e também para quem quer escrevê-los. Há uma apresentação de Italo Moriconi e depois vêm os capítulos sobre Leitura Atenta, Palavras e Frases, os três primeiros que li de uma só vez. Mesmo que não se vá escrever um livro, ler Francine Prose é interessante, pois ela está constantemente chamando nossa atenção para as "muitas entrelinhas" que uma simples frase escrita por um autor pode conter.

Nos capítulos 5 e 6 a autora trata respectivamente de Parágrafos e Narração. Parágrafos curtos e parágrafos longos (menção a José Saramago, claro), quando mudar de parágrafo e assuntos afins. Quanto a narração, ela discorre acerca da importância de decidir sobre a identidade do narrador e sua personalidade (narrar na primeira pessoa, na terceira...).

O capítulo sétimo, longuíssimo, trata dos Diálogos e o oitavo dos Detalhes. Estes, digamos, aparecem como na canção Roberto e Erasmo Carlos: podem ser pequenos detalhes, mas são sempre marcantes e falam muita coisa acerca do personagem ou da história. O que seria de um romance policial sem detalhes ou pistas, para confundir ou ajudar o leitor, e que somente são esclarecidos no final? Os diálogos fazem a história avançar. O diálogo é, como diz a autora, não apenas aquilo que sai da boca do personagem mas principalmente da mente do escritor. Daí que é necessário ler um livro atentamente, palavra por palavra. E também ler nas entrelinhas.

O capítulo 9 trata do Gesto, do modo como os personagens se expressam através das mãos, braços ou outras partes do corpo em substituição ou complemento da fala. E depois, se há um escritor que a autora venera ele é Anton Tchekhov e a ele é dedicado todo o capítulo 10, Aprender com Tchekhov. O capítulo 11 é intitulado Ler em busca de coragem, significando que quem ser escritor, antes de mais nada tem de ser também um grande leitor: de tanto ler um dia você se mete a escrever um livro; acontece. Aconteceu com a autora.

Por fim, Prose lista mais de cem obras clássicas e modernas sob a rubrica Livros para ler imediatamente. Há também alguns acréscimos à edição brasileira feitos por Italo Moriconi, como os Livros brasileiros para ler imediatamente, etc. E para concluir: a autora acredita que a escrita criativa pode ser ensinada e aprendida, sim. Mas e talento, pode ser ensinado também? Isso ela acha que não. Óbvio, não?

Dave 06/09/2020

Quantas ideias...
Serviu não só pra encorajar o escritor modesto que tá lá no fundo, escondido.

Mas também, e principalmente, enxergar a literatura de forma ainda mais profunda.

Grandes lições.

Dila 30/11/2022

Gostoso de ler
Gostei muito do livro. Tem questões, sem dúvidas, mas é didático, de leitura fluida e muito esclarecedor pra quem pretende escrever um dia. Prose nos convida a "deixar de lado" as questões culturais e sociais da literatura, o que é problemático em muitos sentidos e muitas frentes, mas faz uma análise literária muito precisa e certeira de várias obras. Gostei muito da leitura!

Flávia Menezes 15/02/2021

Um livro fantástico sobre a técnica do close reading.
Para quem espera um livro sobre técnica de escrita criativa, a obra de Francine Prose não lhe será a mais indicada. Porém, se você olhar mais de perto, e se deixar levar pelo que a autora tem para lhe mostrar, você é surpreendido com uma forma de leitura em que você suspende seus pré-conceitos, para poder observar e reconhecer o brilhantismo da técnica utilizada pelos autores de grandes clássicos.

Se propor a ler de forma a acompanhar cada detalhe do brilhantismo da escrita, já lhe proporciona um exercício árduo sobre a técnica da escrita criativa. É na aventura da leitura que os grandes clássicos foram concebidos. E isso se deu não porque os grandes autores precisavam seguir modelos, mas porque para ser aprendiz, precisamos definir os nossos mestres.

A única parte do livro que realmente achei um tanto desnecessária, foi o acréscimo de uma visão brasileira da técnica do close reading de Prose. Essa parte deixou a obra muito cansativa, e seria muito mais interessante se a técnica fosse trabalhada exclusivamente em uma obra voltada para a literatura brasileira, onde o autor pudesse se aprofundar mais. Porém, como acréscimo, confesso que não fez muito sentido para mim, pois se tornou apenas uma parte muito cansativa e muito repetitiva. Além do autor se deter muito na comparação entre países, o que, ao meu ver, não tem nada a ver com o intuito do livro.

Pefico 06/04/2010

Decepcionante
Quando comprei este livro pensei que ele seria um guia para escritores, mostrando o que funciona e o que não funciona. Além disso, esperava também que a autora mostrasse os motivos que levam algo a funcionar ou não, enquanto escritor. Infelizmente nada disso acontece.

O começo do livro é a única coisa dele que vale a pena. Depois dos primeiros três capítulos, os exemplos se tornam cada vez mais obscuros e menos aplicáveis. Fiquei me sentindo em um café conversando com uma pessoa ultra letrada e cheia de coisas interessantes pra falar sobre escritores russos e romances ultra clássicos, mas que eu não tinha o menor interesse de ouvir por que meu problema era "como diabos transformo meu manuscrito em algo que não conduza a náuseas?".

Para ler como um escritor passa, depois de um certo ponto a sensação de que ele é como um daqueles professores que sofrem de amores por um determinado tema e insistem em fazer com que você goste do tema também. Tem um capítulo inteiro dedicado à análise de um escritor, mas sinceramente não vi aplicação no que ela analisa.

Particularmente, achei este livro de pouquíssima utilidade a menos que você queira fazer análise literária. Existem muitos outros livros, muito mais hands-on no mercado, mas nenhum (que eu conheça) em português. Abaixo segue uma lista dos que li e recomendo

Plot & Structure (James Scot Bell)
Write Great Fiction - Dialogue (Gloria Kempton)
How to write a damn good novel (James N. Frey)
Characters, Emotion & Viewpoint (Nancy Kress)

Camila 10/09/2011minha estante
Mas não diz que é um guia para escritores, mas que auxilia como aproveitar o que você lê na sua própria escrita.
Ainda não li, mas não acho que esse seja realmente o propósito, entende?
Poxa, gostaria desses livros em português. Vou procurar. Valeu pelas dicas.

Sharon 28/11/2016minha estante
Pefico, não é um guia para escritores, mostrando o que funciona e o que não funciona!!!

Você abriu o livro errado, só isso.

Ismael 13/09/2017minha estante
Desculpa, mas o nome do livro é "PARA LER como um escritor", não "Como transformar seu manuscrito em algo que não conduza a náuseas". Ele deve ser analisado pelo que se propõe a fazer, não pela expectativa de algum leitor. É um guia para escritores que desejam ler como tais, o próprio título deixa isso claro.
Tem mais duas coisas que me incomodaram na sua resenha:

1) "Fiquei me sentindo em um café conversando com uma pessoa ultra letrada e cheia de coisas interessantes pra falar sobre escritores russos e romances ultra clássicos, mas que eu não tinha o menor interesse de ouvir por que meu problema era 'como diabos transformo meu manuscrito em algo que não conduza a náuseas?'." O que a autora diz o tempo todo é que devemos aprender com os grandes mestres, ou seja, quer escrever bem? Leia quem sabe fazer isso. Depois de tantos exemplos é difícil acreditar que não havia nada a ser aprendido ali.

2) "Para ler como um escritor passa, depois de um certo ponto a sensação de que ele é como um daqueles professores que sofrem de amores por um determinado tema e insistem em fazer com que você goste do tema também". O tema é leitura. O público-alvo está dividido entre quem gosta muito de ler e quem escreve. Espera-se que as pessoas desse segundo grupo gostem ainda mais de ler. Ela não deveria ter que convencer seu leitor a gostar desse tema.

RodrigoLimaReis 14/09/2018minha estante
Concordo. Livro arrastadissímo. Os primeiros capítulos até que são interessantes, mas o nível cai capítulo após capítulo.

Jean Bernard 18/05/2020

Você ama livros?
Novos escritores , ou apenas leitores vorazes, esse livro é para vocês.
Não apenas explica processos criativos, mas faz uma leitura minuciosa de grandes obras literárias. Um deleite para os olhos e a mente.

Andreas Chamorro 04/03/2020

Quando brasileiro salva o americano
Até agora me questiono o que foi que não gostei nesta obra. Talvez numa releitura descubra. Mas para não ser desanimador com quem possivelmente leia esta resenha, falarei das coisas boas que aqui encontrei.
Primeiro que a escrita de Francine é deslizante, reta e direta. O modo com que é delicada ao se comunicar com o autor iniciante ou o leitor sem diploma é admirável, confortante até. As dicas, conselhos e técnicas que Francine nos passa não são novas, todavia a forma com que nos são apresentados suaviza sim, o nervosismo e a ânsia pela perfeição que nós, autores iniciantes, sentimos. Por este fato, a agradeço.
O que gostaria de destacar com neon se possível é o posfácio escrito por Ítalo Moriconi. O que alude ao título desta "resenha". Gostei imensamente do texto incluído na edição brasileira; o modo com que Ítalo enaltece, sem clichês, a importância de nossa literatura me arrepiou. Os close-ups que este faz com três de nossos grandes autores (Drummond, Machado e Graciliano) mostra a qualquer um a potência e qualidade que podemos encontrar na literatura de língua portuguesa-brasileira, como o mesmo definiu.
A única coisa que decepcionou ao ponto de destacar aqui é por conta a diagramação desta edição da Zahar. A fonte e o espaçamento não deu muito certo para mim... infelizmente. Tomara que venha outra!
Indy 04/03/2020minha estante
To doida pra ler esse!