Anotações Sobre um Escândalo

Anotações Sobre um Escândalo Zoe Heller




Resenhas - Anotações Sobre um Escândalo


20 encontrados | exibindo 16 a 20
1 | 2


spoiler visualizar
comentários(0)comente



RonaldLuis 18/01/2012

Anotações Sobre um Escândalo
Vi em 2007 no cinema o filme 'Notas Sobre um Escândalo', com Judi Dench e Cate Blanchet. Achei o filme interessante, tanto que comprei o livro há algum tempo, e deixei ele enconstado na estante. Agora o li e recomendo.

O livro, foi finalista do Booker Prize de 2003 - mais importante prêmio literário da Grã-Bretanha - É um romance inteligente, de conteúdo social e perigosa obsessão. Zoë Heller disseca uma fraqueza humana básica: é mais fácil criticar os outros do que olhar honestamente para si mesmo. Neste strip-tease muito bem orquestrado, o que começa como um relato objetivo expõe aos poucos um sombrio drama psicológico. Desde o primeiro dia de Sheba Hart na St. George's, a professora de história Barbara Covett ficou convencida de ter encontrado uma alma gêmea.

A lealdade de Barbara para com sua nova amiga é apaixonada e insistente. A bela e atraente Sheba, aos 42 anos, filha de um famoso economista e casada com um acadêmico bem-sucedido, parece levar uma vida estável e tranqüila. Até que se apaixona por um aluno de 15 anos. E sua vida desmorona. Quando o caso se torna público, Barbara elege a si mesma como a grande defensora de Sheba. Mas nem tudo é o que parece ser à primeira vista nesta história sombria e, como Sheba logo irá descobrir, uma amiga pode ser tão traiçoeira quanto qualquer amante.

Heller transforma uma história de obsessão típica dos tablóides em uma peça literária intensa e inteligente. Ela extrai brilhantemente os detalhes de um escândalo e dá vida à cada vez mais sinistra Bárbara. Uma história sobre amizades obsessivas e embriaguês sexual, contada por uma narradora gloriosamente não confiável. É engraçado, comovente, fantasticamente sutil e permeado de uma melancolia nada deprimente. O livro consegue um elegante equilíbrio entre humor negro e tragédia, com um tom satisfatoriamente sinistro.

O filme contou com a participação de duas das maiores atrizes do cenário mundial, ganhadoras do Oscar, para um embate de interpretações e dar vida e força a suas personagens no filme, que foi dirigido por Richard Eyre. A adaptação do livro de Zoë Heller é assinado por Patrick Marber (roteirista do excelente "Closer - Perto Demais") e a produção de Scott Rudin e Robert Fox (produtores de "Iris" e "As Horas"). Uma equipe técnica de peso que ainda conta com o compositor Philip Glass, indicado ao Oscar por seu trabalho em "As Horas", além do duas vezes ganhador do Oscar em direção de fotografia Chris Menges.
comentários(0)comente



San... 17/12/2009

O livro fala sobre o romance de uma professora, Sheba, adulta, casada e mãe de dois filhos, com um aluno de 15 anos. É narrado por outra professora, uma solteirona, que afirma ser a única amiga da protagonista. Entretanto, a narradora acaba revelando o segredo de sua "amiga", causando-lhe a ruptura do casamento, a perda do emprego, além da avacalhação pública e os problemas legais que esse tipo de envolvimento trazem. A história poderia ser bem melhor, porém, como a autora não traz nenhum desfecho satisfatório à trama, no que diz respeito às atitudes de Sheba, não apenas sobre o escândalo, como também sobre a traição da narradora, entre outras coisas, o leitor termina o livro com a sensação de que faltou alguma coisa, de obra incompleta.
comentários(0)comente



acidrock 19/11/2009

O lado negro
Logo na orelha do livro "Anotações sobre um escândalo", de Zoë Heller, a escritora Livia Garcia-Roza afirma que provavelmente, em algum momento de suas vidas, as mulheres já se sentiram como a protagonista deste romance. Eu não excluiria os exemplares do sexo masculino desta afirmação. Ao ler essa pequena obra-prima senti que todos nós, independente de gênero, podemos nos identificar com Barbara Covett, a professora solitária que se torna confidente de Sheba Hart, mulher de meia-idade que começa um affair com um de seus alunos adolescentes. O livro, de 2003, ganhou sua versão cinematográfica em 2006, sob o título "Notas sobre um escândalo". Na fita, Barbara ganha forma com a interpretação libertadora da dama Judi Dench, auxiliada por uma igualmente talentosa Cate Blanchett.

Relatada em primeira pessoa como num diário (uma das coisas que mais gosto na literatura), a obra, a princípio, pode parecer pesada por tratar de um tema verídico e bastante controverso. O que surpreende mesmo é a leveza, até certo ponto, claro, da escrita de Zoë Heller. Podemos julgar Barbara como apenas uma velhota mal amada com aguçado senso de sarcasmo e ironia. Porém, conforme devoram-se as páginas, é possível criar uma afeição quase pessoal.

Neste relato do tempo que passou com Sheba Hart, Barbara destila emoções que muitos de nós não ousamos admitir para nossos próprios analistas medo do abandono, desilusão com a cretinice constante do ser humano e a inveja da felicidade alheia em todos os seus nefastos tons. "Anotações sobre um escândalo" é o relato sincero e vil de uma mulher amargurada. Mas, afinal, quem disse que podemos ser bons todos os dias?
comentários(0)comente



Van Baldacim 12/07/2009

Nada de interessante.
Esperava mais. Enredo batido e nada de surpresas. Por mim...nem percam tempo de lê-lo.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 16 a 20
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR