Anotações Sobre um Escândalo

Anotações Sobre um Escândalo Zoe Heller

Resenhas - Anotações Sobre um Escândalo

Ogaiht 28/04/2023

Atração Fatal
Este Anotações sobre um Escândalo pode ser descrito como um Atração Fatal lésbico, o que não é demérito de forma alguma. A estória, barrada em primeira pessoa por Barbara em seus diários, mostra como ela, uma professa de história da rede pública conhece a professora Sheba Heart na escola. Num primeiro momento Bárbara parece ter desprezo por Sheba, por ser de uma família de classe social mais elevada e por não ser capaz de impor respeito aos alunos, mas aos poucos uma amizade vai crescendo entre as duas, e Bárbara se torna confidente de Sheba. Mas ao descobrir que Sheba está tendo um relacionamento com um aluno, Bárbara usa desse fato para manipular e controlar Sheba, até o dia que as coisas fogem do controle.
A narrativa de Bárbara, na forma de diária, é muito interessante, e apesar de um narrador em primeira pessoa nunca ser confiável, podemos ver de maneira sútil através de suas palavras como a narradora realmente é, o que ela realmente pensa por trás dos eufemismos que usa em seu diário e sua obsessão por Sheba.
O livro tem uma narrativa muito boa e é uma leitura incrivelmente fluida, podendo ler o livro em 2 ou 3 dias. Esta obra também ganhou uma adaptação cinematográfica excelente, estrelada por duas lendas do cinema: Judi Dench e Cate Blanchett e com música do igualmente lendário Phillip Glass. Vale muito a pena ver o filme depois e analizar o excelente trabalho de adaptação da obra.
William372 26/12/2023minha estante
Assisti ao filme e realmente é uma obra incrível. Vou comprar o livro em breve.

acidrock 19/11/2009

O lado negro
Logo na orelha do livro "Anotações sobre um escândalo", de Zoë Heller, a escritora Livia Garcia-Roza afirma que provavelmente, em algum momento de suas vidas, as mulheres já se sentiram como a protagonista deste romance. Eu não excluiria os exemplares do sexo masculino desta afirmação. Ao ler essa pequena obra-prima senti que todos nós, independente de gênero, podemos nos identificar com Barbara Covett, a professora solitária que se torna confidente de Sheba Hart, mulher de meia-idade que começa um affair com um de seus alunos adolescentes. O livro, de 2003, ganhou sua versão cinematográfica em 2006, sob o título "Notas sobre um escândalo". Na fita, Barbara ganha forma com a interpretação libertadora da dama Judi Dench, auxiliada por uma igualmente talentosa Cate Blanchett.

Relatada em primeira pessoa como num diário (uma das coisas que mais gosto na literatura), a obra, a princípio, pode parecer pesada por tratar de um tema verídico e bastante controverso. O que surpreende mesmo é a leveza, até certo ponto, claro, da escrita de Zoë Heller. Podemos julgar Barbara como apenas uma velhota mal amada com aguçado senso de sarcasmo e ironia. Porém, conforme devoram-se as páginas, é possível criar uma afeição quase pessoal.

Neste relato do tempo que passou com Sheba Hart, Barbara destila emoções que muitos de nós não ousamos admitir para nossos próprios analistas medo do abandono, desilusão com a cretinice constante do ser humano e a inveja da felicidade alheia em todos os seus nefastos tons. "Anotações sobre um escândalo" é o relato sincero e vil de uma mulher amargurada. Mas, afinal, quem disse que podemos ser bons todos os dias?

gabriel.possign 18/01/2023

Bora se edificar com uma boa fofoca
Para mim o livro foi uma experiência prazerosa, fazia tempos que eu não devorava dessa forma. O ritmo é nao linear, oscilas por momentos acelerados e outros que fica longa paginas de descrição, mas equilibra bem. Como pode as confidências de uma senhora obcecada ser tão interessante de ler. Você fica o tempo todo dividido, mas é visível não existe antagonista nem mocinhas declaradas, todas são vítimas e algozes de suas decisões e de uma sociedade que cobra e trata mulheres com certo desdém, principalmente quando atinge uma certa idade. Para aqueles que ficarem frustrados com rumo do final aconselho a ver o filme que apesar de alterar algumas coisas, faz uma adaptação digna e corrige certos furos e dá um tom mais fechado e de punitivo ao final.

Lidiane 07/01/2020

O livro tem uma leitura bem fluida.
A história é narrada do ponto de vista de uma das personagens, o que compromete bastante
a veracidade dos fatos relatados, em relação a relação da professora com o adolescente.
Em muitos momentos me pareceu que Barbara tinha uma obsessão muito grande por sua amiga, e quanto mais perto do final a historia chegava, mais esses momentos foram se tornando recorrentes.

Para mim o caso da professora com o aluno foi um pano de fundo para a obsessão de Barbara por sua amiga, a qual aproveitou da situação desastrosa da amiga para tornar a mesma sua dependente.
Tanto é que bem no fim Barbara sutilmente se delata para nós leitores, quando diz não saber se conseguiria viver sozinha novamente.

No geral eu gostei do livro, me envolvi bastante com as personagens femininas e consegui a certo ponto me colocar em suas peles.
Recomendo a leitura

Tata 04/03/2022

Um amor fora dos padrões
Uma professora de 42 anos se envolve com um aluno de 15 anos , um romance que na sociedade é estranho e causa preconceito por conta de idade diferente. O romance que que eles viveram era muita loucura para duas pessoas .
Esse escândalo foi divulgado pelo sua melhor amiga ?Bárbara ? , depois que sua amiga soltou o caso nas mídias ,tudo desandou na carreira de ?Sheba hart ?.

Simone de Cássia 18/06/2018

Esse livro é estranho... apesar de ter um ritmo meio lento e arrastado, eu gostei muito! Achei incrível a capacidade que a autora teve de "enredar" os fatos e mostrar pouco a pouco a construção da tragédia familiar. Sentimentos tão perigosos habilmente descritos: paixão, ilusão, solidão, amor doentio, raiva...tudo isso junto só podia dar no que deu. Muito bem escrito, muito bem pensado... só pecou no final... Ou na falta dele, pra ser mais exata. Achei que pela força da trama o livro merecia um final mais bem construído. Mas no geral é muito bom!

Felipe.Oliveira 16/10/2018

Pontos de vista distorcidos de um escândalo.
Batsheba Hart uma professora de Artes de 42 anos com um lar disfuncional, e que não sabe lidar com a situação do mesmo, entra em um relacionado com um aluno de 15 anos. Todo esse escândalo narrado pela obsessiva, tóxica e abusiva melhor amiga também professora Barbara Covett é uma mistura, que dará força a essa obra, que vai de encontro a hipocrisia humana fortemente criticada pela língua felina de Barbara, ao mesmo tempo que faz discutir os dois lados de uma situação ruim para todos, mesmo que isso pareça controverso. Com escrita direta e muitas vezes crua da narradora, que não poupa ninguém, mas mesmo assim tem sua própria subjetividade.

Nara.Ribeiro 08/05/2020

Um dos meus preferidos
Sheba é uma professora casada que tem filhos, uma mulher de 40 anos muito linda e atraente, ela se apaixona por um de seus alunos e começa ter um romance com ele, o garoto tem apenas 15 anos, o que acontece com os dois é uma loucura, um livro incrível que você se admira com o final. Recomendo 100%!

carol 07/05/2022

Anotações sobre um escândalo
Este é um livro que você começa achando que será sobre um assunto mas acaba sendo
outro totalmente diferente.

Barbara Covett, uma professora rígida, um tanto quanto conservadora, possui uma vida solitária, tem sua vida alterada com a chegada de uma nova professora. Sheba Hart, uma professora de 42 anos, se envolve com um aluno de apenas 15 anos. Esse caso se transforma em um grande escândalo da mídia.

A história de Sheba é contada pela sua amiga Bárbara. Durante o livro, com os fatos sendo relatados, percebe-se a obsessão crescente que Bárbara desenvolve pela Sheba. Ela escreve coisas das quais nunca esteve presente e faz premissas sobre tudo e todos.

É um livro com uma leitura um pouco lenta (na minha percepção) mas incrível. Deixa uma sensação que temos que ter realmente cuidado com as pessoas a nossa volta.
Recomendo 100%.

Van Baldacim 12/07/2009

Nada de interessante.
Esperava mais. Enredo batido e nada de surpresas. Por mim...nem percam tempo de lê-lo.

San... 17/12/2009

O livro fala sobre o romance de uma professora, Sheba, adulta, casada e mãe de dois filhos, com um aluno de 15 anos. É narrado por outra professora, uma solteirona, que afirma ser a única amiga da protagonista. Entretanto, a narradora acaba revelando o segredo de sua "amiga", causando-lhe a ruptura do casamento, a perda do emprego, além da avacalhação pública e os problemas legais que esse tipo de envolvimento trazem. A história poderia ser bem melhor, porém, como a autora não traz nenhum desfecho satisfatório à trama, no que diz respeito às atitudes de Sheba, não apenas sobre o escândalo, como também sobre a traição da narradora, entre outras coisas, o leitor termina o livro com a sensação de que faltou alguma coisa, de obra incompleta.

RonaldLuis 18/01/2012

Anotações Sobre um Escândalo
Vi em 2007 no cinema o filme 'Notas Sobre um Escândalo', com Judi Dench e Cate Blanchet. Achei o filme interessante, tanto que comprei o livro há algum tempo, e deixei ele enconstado na estante. Agora o li e recomendo.

O livro, foi finalista do Booker Prize de 2003 - mais importante prêmio literário da Grã-Bretanha - É um romance inteligente, de conteúdo social e perigosa obsessão. Zoë Heller disseca uma fraqueza humana básica: é mais fácil criticar os outros do que olhar honestamente para si mesmo. Neste strip-tease muito bem orquestrado, o que começa como um relato objetivo expõe aos poucos um sombrio drama psicológico. Desde o primeiro dia de Sheba Hart na St. George's, a professora de história Barbara Covett ficou convencida de ter encontrado uma alma gêmea.

A lealdade de Barbara para com sua nova amiga é apaixonada e insistente. A bela e atraente Sheba, aos 42 anos, filha de um famoso economista e casada com um acadêmico bem-sucedido, parece levar uma vida estável e tranqüila. Até que se apaixona por um aluno de 15 anos. E sua vida desmorona. Quando o caso se torna público, Barbara elege a si mesma como a grande defensora de Sheba. Mas nem tudo é o que parece ser à primeira vista nesta história sombria e, como Sheba logo irá descobrir, uma amiga pode ser tão traiçoeira quanto qualquer amante.

Heller transforma uma história de obsessão típica dos tablóides em uma peça literária intensa e inteligente. Ela extrai brilhantemente os detalhes de um escândalo e dá vida à cada vez mais sinistra Bárbara. Uma história sobre amizades obsessivas e embriaguês sexual, contada por uma narradora gloriosamente não confiável. É engraçado, comovente, fantasticamente sutil e permeado de uma melancolia nada deprimente. O livro consegue um elegante equilíbrio entre humor negro e tragédia, com um tom satisfatoriamente sinistro.

O filme contou com a participação de duas das maiores atrizes do cenário mundial, ganhadoras do Oscar, para um embate de interpretações e dar vida e força a suas personagens no filme, que foi dirigido por Richard Eyre. A adaptação do livro de Zoë Heller é assinado por Patrick Marber (roteirista do excelente "Closer - Perto Demais") e a produção de Scott Rudin e Robert Fox (produtores de "Iris" e "As Horas"). Uma equipe técnica de peso que ainda conta com o compositor Philip Glass, indicado ao Oscar por seu trabalho em "As Horas", além do duas vezes ganhador do Oscar em direção de fotografia Chris Menges.

Gleidson 18/05/2014

Uma obra-prima da literatura moderna
O livro tem duas protagonistas a primeira é a veterana professora Barbara Covett e a segunda a nova professora de cerâmica Sheba Hart, em pouco tempo as duas desenvolvem forte laços de amizade porém desde o início sabemos que essa relação de amabilidade entre ambas pode durar pouco devido ao temperamento amargo de Barbara - que alias é a narradora do livro - e o jeito doce de Sheba.
Desde o inicio sabemos que Barbara é daquelas professoras severas, intolerantes e que desprezam as demais pessoas que estão ao seu redor e sendo professora de uma escola pública não acredita no futuro de seus alunos

''A St. George é o cercadinho para as proles de Archway na puberdade - os filhos dos conjuntos habitacionais que têm de se atormentar e lutar aqui, por um mínimo de cinco anos, até que possam abraçar seus destinos como encanadores e vendedores de loja''

Sheba é uma mulher jovem, casada com um homem bem mais velho, mãe de dois filhos, uma filha problemática e um filho autista e que depois de anos sendo dono de casa agora se sente livre pra finalmente fazer algo que realmente gosta infelizmente os seus alunos não estão preocupados com isso e Sheba tem dificuldade em manter a disciplina na sala de aula mas surge uma exceção Connoly, ao contrário dos outros parece realmente querer aprender algo novo o que estimula Sheba mais aos poucos o aluno mostra desejo por sua professora, a principio Sheba resiste aos assédios mas aos poucos se entrega totalmente.

Barbara descobre e exige que Sheba interrompa essa relação imediatamente, nesse momento da história entendemos melhor a natureza de Sheba e Barbara, percebermos que Sheba é uma mulher frustrada com o rumo que sua vida tomou e Barbara, uma senhora extremamente solitária, possivelmente virgem que tem como única companhia sua gata. Barbara com toda sua amargura e solidão não parece um personagem mas sim uma pessoa real, de carne, sangue e coração a ponto de sentimos pena dela apesar do seu temperamento

''Pessoas como Sheba pensam que sabem como é estar sozinha mas sobre o gotejar da solidão a longo prazo, sem fim a vista, elas não tem nem idéia''.

''È um grande desafio para mim não dar uma ênfase excessiva a certas ocasiões. Qualquer mudança na minha rotina - qualquer pequena variação na sequência de trabalho e compras na mercearia e TV e assim por diante - costuma ganhar uma proporção desproporcional.
Sou como uma criança nesse aspecto: capaz de viver, psicologicamente, com uma migalha de antecipação por semanas, mas sempre correndo o risco de destruir o evento aguardado com o peso de minha perpesctiva excessiva''.

O livro foi baseado num caso real de uma professora que se envolveu com seu aluno e causou escândalo na sociedade e é partir desse ponto que a história começa, com Barbara escrevendo um livro para defender sua amiga Sheba da acusação de seduzir menores

''Não tenho a tola pretensão de considerar minha versão da história infalível. Mas acredito que minha narrativa seguirá um caminho bem fundamentado, podendo ajudar o público a entender quem Sheba Hart realmente é'',

O livro também não poupa críticas a educação ''moderna''nas palavras ácidas de Barbara

''Essas fantasias de fazer o bem são comuns nas escola públicas atualmente. Muito dos professores jovens nutrem esperanças secretas de ''fazer a diferença''. Quando eu estava estudando para me tornar professora, não havia nada disso. Nossas expectativas não iam além de conduzir os nossos futuros alunos pelos caminhos da Leitura, Escrita e Aritmética e fornecer a eles algumas orientações de higiene pessoal. Talvez nos faltasse idealismo. Mas, por outro lado, não me parece uma simples coincidência o fato de que, no mesmo período em que as ambições pedagógicas se tornaram tão inflamadas, os padrões de alfabetização e Aritmética básicas decaíram radicalmente''.

Barbara também critica as noções comuns de ''menor de idade''

''Não discuto a necessidade de existir uma lei que proíba que os professores façam o que Shebba fez. Mas certamente não concordo com ideia ingenua acerca da inocência de todo mundo abaixo da barreira arbitrariamente imposta de dezesseis anos. Eu não penso nem por um momento que ele sofreu um dano permanente por causa desta experiência com uma mulher mais velha. Pelo contrário, acredito que ele teve uma aventura bem excitante. Heresia, eu sei. Mas é isso que eu penso''.

Também a questionamentos sobre a diferença da opinião popular dos casos de homens mais velhos se envolverem com menores e mulheres fazendo a mesma coisa.

''Os cientistas não chegam até a sugerir que a atracão de homens mais velhos por mulheres mais jovens é um instinto evolutivo - um reflexo presente na biologia do macho? Uma mulher que molesta um menor não apresenta um sintoma de uma tendência inata. Ela é uma aberração''.

Enfim Anotações sobre um escândalo é uma obra complexa e poderosa, com analise magistral da personalidade dos seus personagens, uma obra de arte, e um dos livros que eu guardo com mais carinho na minha estante. Mas se você está acostumado a ler livros modernos, leves, de aventura prepare-se! Anotações sobre um escândalo é um livro a moda antiga que segue a tradição de Machado de Assis, Dostoievski, Charles Dickens e Jane Austen em que a intenção é tão importante quanto a ação. Se você sente fascínio por dramas psicológicos não perca tempo! Leia o livro e prepare-se para contemplar uma obra viciante e complexa.

site: http://meuuniversopeculiar.blogspot.com.br/2012/06/anotacoes-sobre-um-escandalo-obra-prima.html