Quem Faz Gemer a Terra

Quem Faz Gemer a Terra Charles Kiefer

Resenhas - Quem Faz Gemer a Terra

Jeff C. F. 01/12/2009

Leitura comum
Com uma linguagem extremamente simples, Charles Kiefer tem neste livro um contexto cultural interessante e uma visão politicamente emocionada de algumas histórias.

Já o li duas vezes e acho um livro bom.

Morgana Brunner 31/01/2019

Quem faz gemer a terra - Charles Kiefer
Oii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha de um livro que comprei em um sebo na cidade vizinha, fiquei apaixonada e encantada de cara quando encontrei na estante e fora que é um clássico. Impossível não ficar tentada a ler.

Quem faz gemer a terra é uma obra que se situa no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, onde abrange a realidade naquela época de muitas pessoas que sofriam e viviam a vida de forma triste e deplorável, era visto que os patrões não tinham a mínima dó e exigiam que cada vez trabalhassem mais.

A miséria estava exposta e trazendo a vontade de não viver mais à tona, levando todos a cada vez mais cansarem. Diante disso, conhecemos a história de uma família que aprendera desde cedo que era preciso suar para conseguir o que queriam, precisam decidir e enfrentar todos os danos causados por anos de trabalho.

Foram uma família sempre trabalhadora e como as gerações iam andando, as pessoas iam morrendo e a miséria continuava ali exposta para quem quisesse conhecê-la e sofrer junto com ela, eram décadas e a cada ano a família era aumentada, novos filhos nasciam e paixões eram esquecidas, simplesmente pela necessidade.

A história em si se passa na época da reforma agrária, onde queriam os direitos, mas o medo de lutar era tão grande e forte que os colocava no mesmo patamar em que antes se encontravam, vendo que não teria como continuar e apenas receber o que lhe era imposto. Era hora de ir contra, tentar na verdade, e buscar uma melhoria para todos, quem sabe assim a miséria os deixasse um pouco de lado.

Foi uma leitura extremamente triste e envolvente em todos os momentos durante as páginas que iam passando aos meus olhos, senti pena, tristeza e um rombo em meu peito ao ver que tudo estava acontecendo de uma forma drástica, como podiam tratar as pessoas como animais, a cada lida isso me corria e fazia com a dificuldade de seguir em frente era difícil, pois eu sabia que uma tragédia pior viria para me abater.

Por outro lado, a gente tem a história de um passado cruel e que podemos conhecer com afinco todos os momentos e andanças da família, a vontade de luta e o poder que a união pode ter em querer agir da melhor forma e pensar no próximo.

site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com/2019/01/quem-faz-gemer-terra-charles-kiefer.html

Isadora 05/07/2020

O outro lado
Muito bom para quem é gaúcho entender ambos os lados do movimento e poder ter sua própria opinião sobre.

Derik 28/09/2020

Primeiro livro que li nesse ano de 2020, não lembro muita coisa desse livro pq eu terminei ele no comecinho de janeiro. Se vc quer uma história magnífica esse livro não é pra vc, pq ele é bem fraquinho, más é bem rápido de ler