O Zahir

O Zahir Paulo Coelho

Resenhas - O Zahir

Ocelo.Moreira 23/05/2020

Releitura, 13 anos depois
13 anos depois desde a primeira leitura, resolvi reler esse livro do Paulo Coelho. Muito bom, o autor mistura realidade e ficção.

Só achei que o autor prolongou um pouquinho o final do livro, tornando a leitura um pouco enfadonha antes do fim. Coisa que na época não havia percebido isso!

O livro é cheio de suas frases de efeito ou impactante como os demais livros dele, algo que toca ou às vezes chama a atenção do leitor.

O ponto forte do livro são as passagens em que o autor conta parte de sua vida, às vezes artística e outras vezes pessoal (Íntima). Mostrando ao leitor como realmente funciona o mundo dos famosos e dos bem sucedidos. E como realmente é a vida e a rotina de um escritor famoso, rico e realizado (No caso a sua própria vida).

Enfim, o livro é sobre o amor e sua busca pela sua mulher que desapareceu há mais de dois anos e a mesma não sai dos seus pensamentos.

Isabella624 11/12/2022

Reflexões como sempre
Primeiro que fiquei indignada pelo nome do protagonista NÃO TER APARECIDO. Me tirou do sério, mas reforça a ideia de que pode ser o próprio autor escrevendo sua história.
A história é muito boa, rica na curiosidade e expectativa, mas acho que o livro se arrastou demais e se enrolando em partes desnecessárias. Seria muito melhor se o objetivo do livro não fosse tão desviado.
Uma coisa que gostei foi a cultura árabe sendo explorada, coisa que nunca vi em nenhum livro que li. O protagonista é cheio de defeitos e muito chato, mas aprende a reconhecer seus erros e parte numa jornada de autoconhecimento que faz parte do evolução dele.
No geral, o livro fala de autoaceitação, sobre amor pela vida e por quem ama.

Sté 26/07/2021

Este homem tem dom pra nos tirar da zona de conforto...
Sim, é isso mesmo que você leu: "sair da zona de conforto". Um livro com muita filosofia, reflexão, questionamentos sobre a vida, o amor, o destino...
O Zahir trata da história de um escritor (traços autobiográficos do próprio autor) que percebe um belo dia que foi deixado por sua esposa, sem saber ao certo se ela havia sido sequestrada ou o trocado por outro homem. A partir de então, ele começa uma busca por si mesmo mas principalmente pra se libertar do seu Zahir.
Na tradição islâmica, Zahir é alguém que domina completamente os pensamentos do outro, dia e noite.
Os questionamentos que Esther faz são tão profundos e ao mesmo tempo tão necessários pra reflexão... Vale a pena ler essa obra.

Rafael Kerr 13/02/2022minha estante

Caroline457 12/12/2022

Quantas mensagens lindas!
Sem dúvidas, um dos livros mais bonitos que li nos últimos tempos. Por mais que haja um grande discurso acerca da espiritualidade, acho que o livro quer nos ensinar, principalmente, sobre o amor. É incrível e até mesmo assustador perceber como estamos acostumados a confundir algo tão puro como o amor com a obsessão e com a dependência emocional que passamos a desenvolver conforme nos acostumamos com a convivência de alguém.

Quando Esther some sem se despedir, o narrador entra numa espécie de transe que o impede de seguir em frente com sua vida, o levando cada vez mais em busca de respostas sobre essa partida inesperada.

"Zahir, em árabe, quer dizer visível, presente, incapaz de passar despercebido. Algo ou alguém que, uma vez que entramos em contato, termina por ir ocupando pouco a pouco nosso pensamento, até não conseguirmos nos concentrar em nada mais. Isso pode ser considerado santidade, ou loucura."

Luiza Machado 01/01/2010

Escondendo a auto-ajuda, este livro não faz o meu estilo. Completamente desinteressante, o assunto é idiota e tudo no livro dá vontade de jogá-lo no fogo. Eu não entendo, sinceramente não consigo entender, como as pessoas gostam dos livros dele.
Disse que o livro esconde a auto-ajuda, o que não é bem verdade, pois é totalmente de auto-ajuda, mas não me ajudou em nada, a não ser a ter dor de cabeça e perder meu tempo.
Ele ainda dá uma de autobiográfico, criticando a crítica. Diz ele que a crítica o odeia por fazer sucesso e que antes de atingir a fama o elogiava como a um gênio incompreendido, que teria inveja dele e que é aclamado por todo o público. Horrível, péssimo.
Leonardo Zanon 17/08/2012minha estante
É um dos piores livros que li na minha vida!! paguei R$ 2,00 (dois reais) e ele não vale mais que isso. A escrita do autor é de uma pobreza linguística impressionante, a história é fraca e o final ridículo.

kassya 24/07/2009

O casamento, esse estranho tratado!

Elis 24/06/2009

Nos mostra uma oportunidade de encontrarmos a verdadeira felicidade, o que queremos, o que desejamos, esta tudo dentro de nós. Diz que não devemos nos acomodar e sim nos renovarmos todos os dias, nos tira uma venda para vermos realmente o que é importante. Teve passagens em que lagrimejei por notar minha realidade nelas e não ter enxergado as simples coisas da vida antes. Principalmente quando ele conta sobre os bombeiros e o incêndio, se todos casais lessem isso o mundo mudaria e muito. Esse livro teve muitas criticas,mas eu só tenho elogios pra ele e com ele só reafirmei muito do que ja aprendi nessa minha curta vida, pra mim foi um dos melhores livros do Paulo Coelho, ele foi maestral. E desejo que o mundo entenda sua mensagem.
Recomendo a cada ser humano que queira ser feliz em seu relacionamento.
Nota 10.

Karen 30/10/2022

Não sei direito o que dizer
Sei apenas o que sentir, entendo que é uma história pessoal e que eu, assim como todos, não pode julgar as decisões e a forma com que eles agem durante todo o livro, afinal quem é que sabe o que esta fazendo na vida realmente? Senti muito pela Marie, ela merecia um amor maior e propío mas não acredito que estava pronta, seu tipo de amor parece ser aquele que pertence a outra e isso com certeza deve doer profundamente

Marlon Teske 27/04/2011

Em busca de um livro melhor.
Sabe aquela sensação de ja ter lido tudo aquilo que está escrito num livro em outro lugar, seja na internet ou em outras obras do próprio autor? Pois é, O Zahir é isso.

Embasado em uma crença islâmica, o zahir seria uma idéia que nos corrompe, que se torna compulsiva a tal ponto de nos tomar toda a nossa vida, estando o tempo todo com o pensamento completamente voltado para isto. No livro, alguém que subentende-se ser o próprio Paulo Coelho (ele não cita o próprio nome nem uma vez, mas conta coisas públicas de sua vida como escritor) foi pénabundeado pela esposa que se vai sem dizer nada.

E com isso, ela se torna um zahir para o próprio. A idéia é boa, mas...

Sempre ouvi criticas sobre o Don Paulete (como Raul Seixas se refere a ele em uma de suas músicas) escrever mal, mas nunca achei nada tãao visível quanto neste último livro. Algumas vezes eu precisei retornar uma ou duas páginas para saber quem estava falando, além de alguns assuntos serem tratados meio que de sopetão na minha opinião.

Não que o livro seja realmente ruim ( li ele quase que sem parar ) mas fica aquela sensação de "pesquisei no google e colei aqui pra vocês" em boa parte da trama. O final é meio que chocante acho, e eu não sei como iria reagir se fosse comigo (bem, o tipo de relacionamento que ele descreve no livro é totalmente antagonico ao que eu vejo como sendo um casal, mas vamos lá, eu sou um caipira)

Aos que já leram, estou errado?

Lido em Dezembro de 2005
Narcízio 18/01/2009minha estante
Cara, gostei de seu comentario, na minha visão é um dos melhores livro dele, por opinião pessoal, pois vivia fase semelhante, resumindo vivi um zahir na minha vida...

camila_sdb 02/03/2009minha estante
Também tive a sensação de "pesquisei no google e colei aqui pra vocês". Não é o melhor livro

Elis 07/07/2009minha estante
Oi eu li e me apaixonei pelo livro, achei ele sensacional e não me perdi nenhuma vez, torci e vibrei com ele. E viva a democracia, afinal cada um tem direito de ter sua própria opinião. Gostei tanto da sua resenha que vou ler todas as que vc fez....abraços Elis!!!!!

Fernanda :) 01/12/2009minha estante
Concordo contigo, apesar de ter gostado de outras coisas do PC esse livro é bem fraquinho. Ótima resenha.

Leticia Muniz 09/12/2009minha estante
Eu soh li pouco mais de 50 paginas e concordo... sera que eu deveria continuar? :) Obrigada por compartilhar a tua opinião.

Leticia Muniz 11/12/2009minha estante
terminado ontem. Tive até que escrever uma resenha pra essa pérola. Não acho que lerei outra coisa do tio Coelho.

Milly 22/03/2011minha estante
Sem dúvida, o pior livro do Paulo Coelho

Leonardo Zanon 17/08/2012minha estante
Pessimamente escrito, muito ruim mesmo.

Adolfo 04/07/2014minha estante
Cara, desde que conheci os livros do Paulo Coelho me identifiquei, e sempre que tenho oportunidade leio o que me aparece dele.Realmente, o livro da a impressão de ser um copiar e colar, mas talvez por isso me identifico tanto.Minha mulher vive dizendo sobre tudo o que eu falo: onde você leu isso?
Eu penso que se uma idéia é boa ela pode, deve ser repetida.Mas quanto a pobreza do texto, com certeza é notável...Assim como me chama a atenção o fato de o autor beber em diversas fontes, de diversas culturas....Resumindo, livro ruim, mas li sem parar; sinto como se ele não tivesse mais nada de novo a dizer, o que não significa que não deva ser repetido

alinemazucanti 21/11/2021

Minha chefe me emprestou, e lembro dela perguntar: "tem certeza?" kkkkk eu fui entender só no final. Mas ficou a lição de que nem tudo acontece como a gente quer. Porém, QUE ÓDIO!

Kyane Peres 02/05/2023

Como explicar Paulo Coelho ?
Eu tenho tanta coisa pra falar sobre a minha experiência com essa leitura que eu não consigo encontrar palavras pra descrever o tamanho da minha decepção com esse autor. Escrita e leitura enfadonha, o autor escreve mal, tem partes que a história é confusa ( tive que reler pra entender quem estava falando ) o personagem principal de um egocentrismo gigante, arrogante e tantas outras coisas ruins que prefiro me calar. O autor quer mostrar pro leitor que o personagem evoluiu, mas as atitudes continuam as mesmas. É aquela máxima " fala bonito mas não vive oque fala " Diálogos ruins, personagens sem desenvolvimento nenhum, praticamente impossível se conectar com algum personagem desse livro. Tem partes que o autor escreve nada com nada. Aiiii, sinceramente ? uma confusão, uma perturbação pra cabeça do leitor. Minha primeira experiência com esse autor, infelizmente não rolou. Respeito quem curtiu, mas eu achei uma BOMBA.

Day 13/03/2021

O Zahir
O livro é bem escrito(como todos os livros do Paulo Coelho que já li), com diálogos que fazem refletir, frases que fazem a gebte parar para pensar e etc. Porém é um livro morno, sem altos e baixos, sem muita reviravolta, então acaba deixando a leitura um pouco arrastada.

Marijane.Silva 13/01/2021

Eu sempre fui uma ávida leitora dos livros de Paulo Coelho. Livros como O Alquimista, Diários de um Mago, Brida, as Valkírias e tantos outros que li, sempre me encantaram e sempre que os releio o encantamento é o mesmo. Amo esses livros e recomendo todos!

Suas histórias envolventes nos leva para um mundo de magia e beleza que chegam até o nosso coração, talvez por que ele nos faz acreditar que nós “pessoas comuns” somos merecedores e podemos alcançar esse mundo de fantasia.

Por isso fiquei tão decepcionada ao ler o Zahir (que é algo ou alguém que acaba por dominar completamente o pensamento, sem que se possa esquecê-lo em momento algum). O livro é muito chato, até a metade do livro temos uma história enfadonha, sem brilhos e diria até mesmo sem uma trama que te prenda e te convide a continuar a leitura, mas, caso você seja resistente e conseguia ultrapassar essa marca, você chega finalmente ao enredo propriamente dito do livro, que conta a história de um escritor famoso, rico e narcisista que é abandonado pela esposa.

No primeiro momento ele pensa que a esposa pode ter sido sequestrada, já que ela é uma jornalista de guerra, só pode ser isso, afinal, que motivos sua mulher teria para abandoná-lo? (já que ele é o Rei da cocada preta). Depois ele começa a considerar que talvez, só talvez, ela tenha ido embora por que quis, a partir daí, ele vai em busca de respostas, nem tanto por que a ama, mas, muito mais para saber o motivo pelo qual ela o deixou (orgulho ferido), já que ela tinha tudo ao seu lado: uma vida confortável, bom emprego, grana e um marido famoso, ela simplesmente ir embora espontaneamente não faz nenhum sentido, ele precisa descobrir o porquê.

A história também aborda temas como misticismo, rituais, tradições e coisas do gênero tão presentes em suas obras, mas para mim, ele não achou o tom certo. Chato demais!!!

VâniaAkira 29/06/2022

intenso
Esse é o primeiro livro que leio dele e puxa como veio no momento certo, como precisei que ele me ajudasse ... diria que todos nos temos um Zahir e que devemos vê se ele será algo bom ou não !!
foi uma verdadeira peregrinação junto com o escritor pensar, refletir e ter paciencia para o momento certo... deixar que as coisas fluem ser se perder no processo .... ainda tentando ter palavras pra descerver o quanto esse livro teve um significado grande pra mim...tudo que posso dizer que foi a melhor leitura que tive .