Quatro Estações

Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Mi 30/12/2021

4 estações- 4 contos
Primeiro livro de contos do King que eu leio.
Gostei muito dos dois primeiros e do último.
Curtos e reflexivas.

Anninha 26/12/2021

Eu sou fã do King, gosto de praticamente tudo q ele escreve incluindo os prefácio e posfácio kkkkkk
O outro único livro de contos q já li do King a parte q mais gostei foi a introdução kkkkkk
Os contos desse livro foram todos muito muito bons mesmo. N teve nenhum q n gostei.

Savio 24/12/2021

King sendo incrível, de novo!
MARAVILHOSO! PERFEITO! INCRÍVEL!... e mais outros adjetivos de boa qualidade, que não cito aqui, descrevem esse livro! Mais uma vez, o último livro que leio do ano é do King e, como de costume, não me decepciona. Simplesmente ótimo o livro, conseguiu me prendeu em todos os contos, mesmo, em O Método Respiratório, que é o "pior", digamos assim, mas que também é um bom conto, de verdade. Aluno Inteligente foi o melhor, na minha visão, mas O Corpo e Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank são dramas perfeitos, principalmente O Corpo que é mais que perfeito. Que no próximo ano eu leia bons contos e livros do King como esse:)
E para terminar minha opinião, vamos de uma citação do King que representou minha leitura: "Mas me apaixonei também por cada uma dessas histórias, e acho que alguma parte de mim sempre estará apaixonada. Espero que tenha gostado, leitor; que tenham lhe feito o que uma boa história deve fazer - fazê-lo esquecer de suas preocupações e levá-lo a um lugar aonde nunca foi. É a mágica mais gostosa que conheço."

Flávia Menezes 22/12/2021

KING E SUAS MÚLTIPLAS PERSONALIDADES!
As ?Quatro Estações?, de Stephen King, publicado em 1982 é um passeio por quatro diferentes estados criativos daquele que os escreveu. Conforme as estações vão se modificando, a escrita do King também vai se transformando, e você vai sentindo essa mudança como se estivesse vendo uma nova personalidade surgindo e dominando por completo cada narrativa. São 4 diferentes contos, com 4 Kings totalmente diferentes um do outro, e por isso, acho que será mais prudente falar sobre eles separadamente.

PRIMAVERA ETERNA: ?Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank?.

O primeiro King, é um homem sagaz tanto quanto ele é cheio de esperança. Esse conto certamente o inspirou a mais tarde escrever ?À Espera de um Milagre?, porque a forma como o autor fala sobre o regime prisional e todo o ambiente carcerário, te faz questionar como ele sabe tanto sobre um assunto como esse, se nunca precisou cumprir uma pena na vida! A história em si te conquista logo de cara, afinal, um homem inocente é preso e condenado tão somente porque todas as provas levavam a ele. Um personagem com uma personalidade incrível, e sua proximidade com o personagem narrador é tão tocante, que quando você vê, já está completamente envolvido(a) com a trama, aguardando com ansiedade para ver o que o King reserva para o final. E quer saber? Essa parte é simplesmente impressionante! Jamais imaginaria um final como esse, e meu coração saiu quentinho no final (acredite ou não!).

VERÃO DA CORRUPÇÃO: ?Aluno Inteligente?.

Um King completamente cruel. Não há outra forma possível de descrever esse momento do livro. Esse é um conto em que sentimos o King na sua face do terror mais macabro, mais cruel e violento. A história é impressionantemente bem escrita, e até eu que nem gosto tanto desse tipo de história, fiquei fascinada com cada novo momento do que ia acontecendo entre um garoto de apenas 13 anos e um alemão que matara sem piedade judeus sob o comando de Adolf Hitler. O conto é pavoroso, e se você gosta desse tipo de terror, bem ao estilo do que vemos em ?Misery?, do King, você vai amar, porque ela é muito bem desenvolvida, e o final... é o final mais justo que poderia se esperar depois de tanto sangue e crueldade sendo derramados por uma mente psicopata.

OUTONO DA INOCÊNCIA: ?O Corpo?.

A face mais real e passional do King. Esse é um conto cujo personagem narrador traz muitas semelhanças com a vida do King, e ele não é apenas brilhante na sua versão escrita, mas é um clássico dos anos 1980, na sua adaptação cinematográfica que contava com a participação de jovens atores que eram os maiores talentos da época. ?O Corpo? é um conto emocionante, tocante, cheio de vida e de realismo. Afinal, como eu disse, ele traz muitas coisas reais da vida do King. E quer saber? Esse cheirinho de ?Sessão da Tarde?, de amizade e de como a pré-adolescência do passado era mais dura e bem mais exigente, vai te deixar arrebatado(a) no final. O coração é tocado de forma que esse conto nunca mais vai te abandonar, e você vai pensar em como você era quando tinha essa idade, e de todos os(as) amigos(as) que tinha na época, e todas as aventuras que viveram juntos. E no final, é bem provável que algumas lágrimas escorram pelo seu rosto.

INVERNO NO CLUBE: ?O Método Respiratório?.

A face britânica do King. Eu tenho que dizer que estou completamente impressionada com esse conto. Pelo título, eu não fazia ideia do que esperar, e quer saber? Que surpresa extraordinária!! Nunca li nada do King desse jeito. De verdade, mas esse conto parece mais ter sido escrito por um britânico nos tempos de Jane Austen. Você não acredita nisso? Eu jamais teria acreditado se não tivesse visto com os meus próprios olhos! E tenho que dizer, parecia um daqueles clássicos românticos, com um final totalmente inesperado e muito tocante (a ponto de chorar, viu? A menos que você tenha uma pedra no lugar do coração!). Eu nunca vi essa face do King em nenhuma outra história dele, e tenho que dizer, que personagens mais incríveis e que trama maravilhosa. E olha que, no começo da história, você vai se sentir totalmente confuso(a), se perguntando onde essa história toda vai parar. Mas é uma face madura e apaixonante dele, que simplesmente encerrou esse livro com chave de ouro. Que trunfo esse homem ( o King) me tira da cartola!! Eu estou positivamente chocada, e irremediavelmente, apaixonada!

Se você se pergunta se vale a pena ou não ler esse livro: acredite em mim que vale muito a pena! Além de ter todo o brilhantismo da escrita do King, os personagens vão te prender, e esses diferentes tons de King (que certamente não são nada cinza) te deixarão ainda mais viciado(a) em Stephen King! E não há nenhum tratamento no mundo que será capaz de reverter esse quadro. Posso dizer uma coisa? Melhor aceitarmos, que dói menos!

graci 21/12/2021

Ainda não errou comigo
Até o momento eu não posso me considerar uma pessoa capaz de falar mal de livro do King. Esse livro de conto foi o primeiro que eu li dele. Não sei qual seria o meu preferido, todos me marcaram em alguma coisa. O primeiro conto me deixou com o coração quentinho de uma forma inexplicável; o segundo me deixou com um amargo na boca, toda a construção do conto levou pra um final foda demais; o terceiro me deixou triste na melhor das intenções, é um conto sobre amizade mas tbm sobre fim de ciclos, sobre determinação, sobre coisas que a gente não gosta de encarar (teus amigos te arrastam pra baixo); e o último, apesar de trágico, me falou sobre fé, maternidade e propósito.

Não poderia escolher entre um dos 4. Tem um lugar pra cada conto.

Caio_Rafael 19/12/2021

O inverno passou e Quatro Estações acabou.
Último livro do mestre Stephen King do ano enfim foi finalizado!

Com quatro contos incríveis, Stephen King mostra um lado mais "pé no chão", que mostram como o autor consegue escrever em diferentes gêneros sem perder a qualidade. Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank é com certeza um dos melhores contos que já li do autor. Recomendo bastante!

Yago.Fonseca 14/12/2021

Esse livro é pra quem acha que o King só escreve horror
As quatro novelas presentes nesse livros, mostram um tipo diferente de escrita do Stephen King, não histórias de horror como estamos acostumados, mas dramas seculares, vale muito pena ler

Ceci 06/12/2021

Verão da corrupção (Aluno inteligente)
Os dois primeiros contos, "Rita Hayworth e a redenção de Shawshank" e " Aluno Inteligente" foram incríveis de formas completamente diferentes, sobre o primeiro eu já havia assistido o filme e fiquei feliz pela fidelidade com a história do livro, um dos meus filmes (e agora contos) favoritos do King, quando comecei o segundo eu realmente não esperava me surpreender tanto, sabendo que esse livro tinha histórias diferentes do que o king costuma escrever não achei que teria o de sempre (agonia por exemplo) mas ele me surpreendeu como sempre, acabei lendo e ficando arrepiada com essa história duas vezes. Que livro pqp!

Robertinho au auu 28/11/2021

As quatro loucuras
No livro as quatro estações temos 4 contos,
1. Primavera eterna
2. Versão da corrupção
3. Outono da inocência
4 inverno no clube
Todos os contos são bons mas o melhor com certeza é o verão da corrupção.

Larissa.Cifarelli 28/11/2021

Nesse livro encontramos quatro contos.
1.Primavera Eterna: Rita Hayworth e a redenção de shawshank.
2. Verão da corrupção: Aluno inteligente.
3. Outono da inocência: O corpo.
4. Inverno no clube: O método respiratório.

O conto 2, senhores é muito espetacular, no geral todos são bons, uns melhores que outros , mas em uma avaliação geral é um livro ótimo para ser lido.

Maia 20/11/2021

Bem ok. Mas só.
Finalizado depois de muita luta, "Quatro estações" é um livro ok. Bom. É só kkk
Não me entendam mal, é muito bem escrito, King conta histórias como ninguém! Mas eu tinha muuuita expectativa sob esse livro, acho que queria ler ele há mais de um ano, desde que li "Escuridão total sem estrelas" (outro livro de contos do autor). Mas o fato é que eles são muito diferentes... Quatro estações dá voz a situações "cotidianas" (normais só na cabeça de King) então não tem muito terror, sabe? São só histórias. O livro como um todo fez muito sentido no posfácio, quando ele explica que seriam histórias sem terror como foco etc. Enfim, muito massa saber que cada conto foi escrito após um grande romance dele! O primeiro foi escrito após A zona morta, o segundo após O iluminado, o terceiro após Salem e o último após Firestarter.

Wander.Santos 16/11/2021

Muito muito muito bom!
São três histórias que dariam um livro solo ótimo, é um conto que é bom também!
Fora os filmes maravilhosos que partiram daqui! Livrão demais!

Anny 03/11/2021

? ?Quatro Estações? é uma coletânea de quatro contos:

?? ?Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank? - a história é narrada pelo personagem Red. Ele conta a trajetória de Andy Dufresne desde que entrou na prisão de Shawshank. Dufresne foi condenado a prisão perpétua, acusado de matar a sua esposa e o amante, mas se dizia inocente. ?? Contém cenas de estupro e são bem desconfortáveis. ? Esse conto é incrível, o melhor do livro na minha opinião! É uma história muito mais voltada para o drama. ? Foi adaptado para o cinema como ?Um Sonho de Liberdade?. O filme conta com a atuação de Morgan Freeman como o personagem Red e a história é muito fiel ao conto. Tem disponível para assistir na Netflix.

???? ?Aluno Inteligente? - Todd Bowden é um garoto de 13 anos, muito inteligente, que encontrou um nazista foragido. Ao fazer perguntas sobre a guerra, ele fica obcecado por saber cada vez mais detalhes das atrocidades que os nazistas faziam na época. ??? Gente, que conto mais pesado e perturbador! Ver a forma como o menino começa a se transformar é assombroso demais. A história é até bem construída pelo autor, mas tem cenas que me incomodaram muito. ? Foi adaptado para o cinema como ?O Aprendiz? em 1998.

? ?O Corpo? - um grupo de pré-adolescentes se aventuram em busca de um corpo que foi avistado numa floresta. Porém essa aventura se transforma num show de horrores com tudo o que passaram durante esse percurso. ? Enquanto lia o conto me sentia um pouco dentro do universo de It (do filme, já que ainda não li o livro) e de Stranger Things, mas sem monstros ou algo do tipo. E posso afirmar que dentro desse conto tem a cena mais nojenta que já li na minha vida! ? ? Também tem adaptação de 1986 chamada ?Conta Comigo?, que está disponível no Prime Vídeo.

? ?O Método Respiratório? - Um clube com homens beirando os setenta anos se reuniam a fim de contar histórias. E as contadas às vésperas do Natal eram as mais horripilantes. Como é o caso da história de uma mulher grávida e o seu parto praticamente sobrenatural. ? Esse entra para a lista de histórias mais bizarras do autor. Entretanto acabei achando uma boa história.

Os quatro contos do livro são bem longos, cada um com mais de cem páginas. No posfácio, o autor até comenta sobre o tamanho dos contos: ?pequenos para um romance e grandes para um conto?. Como ele achava que contos não chamavam muito a atenção dos leitores, resolveu colocar os quatro num mesmo livro. E achei que deu super certo! Ele foi considerado um dos livros mais renomados do King.

? Gostei muito dessa leitura. Apesar de o segundo conto ter os seus problemas, de forma geral, achei o livro muito bom e recomendo!

Mima 03/11/2021

As coisas mais importantes..
As coisas mais importantes são as mais difíceis de expressar. São coisas das quais você se envergonha, pois as palavras as diminuem-as palavras reduzem as coisas que pareciam ilimitáveis quando estavam dentro de você à mera dimensão normal quando são reveladas. Mas é mais que isso, não? As coisas mais importantes estão muito perto de onde seu segredo está enterrado, como pontos de referência para um tesouro que seus inimigos adorariam roubar. E você pode fazer revelações que lhe são muito difíceis e as pessoas o olharem de maneira esquisita, sem entender nada do que você disse nem por que eram tão importantes que você quase chorou quando estava falando. Isso é pior, eu acho. Quando o segredo fica trancado lá dentro não por falta de um narrador, mas de alguém que compreenda.

Stephen King