Quatro estações

Stephen King

Resenhas - Quatro Estações

Rodrigo.Macedo 28/03/2022

Mágica verdadeira
Não tem nada melhor que ler um livro e esquecer que está lendo. Esse poder de fazer o leitor mergulhar na estória poucos autores fazem com tanto primor como o King faz. Quatro contos excelentes e pelo menos três tem uma pitada de terror. Com exceção do último que é uma colher cheia. O legal do King é q ele não é metido a ser sofisticado, não é de ficar enfeitando o que não precisa. Por isso que ele fala no posfácio que escreve pro povão.

Dayara 31/03/2023

Stephen King escreve livros perfeitos, mas onde ele realmente brilha é nos contos. Eu leria até a lista de compras desse homem.
Alê | @alexandrejjr 07/05/2023minha estante
Qual outro livro de contos dele tu indicas, Day?

Gustavo Kamenach 16/05/2020

Um King diferente, porém igualmente excelente
Quatro estações é um livro diferente de tudo que King já havia publicado até então a época de seu lançamento. O rótulo de escritor de terror foi violado e ele provou ser um excelente escritor de histórias dramáticas ainda que algumas tenham toques leves de horror.
• Em Primavera Eterna, descobri que valeu a pena ter resistido todos esses anos assistir a Um Sonho de Liberdade. Li a novela que originou o filme e é incrível. A história te prende de uma maneira magnética!
• Em Verão da Corrupção, o foco é o duelo psicológico de dois personagens incrivelmente bem construídos. Uma relação inicialmente inócua, mas que vai tomando um rumo inesperado! Surpreendente e instigante!
• "O Corpo" é uma história coming of age excelente! Um turbilhão de emoções que faz você chorar, rir, sentir medo e raiva. E acima de tudo é um retrato fiel da falta de oportunidades de uns e a pseudo felicidade e bem estar familiar de outros. Mesmo tendo assistido inúmeras vezes ao filme Conta Comigo, ao ler a novela fui fisgado e me senti parte da turma... uma espécie de embrião do losers club de It.
• Inverno no Clube traz uma homenagem ao escritor e amigo de King, Peter Straub, mesmo se não houvesse uma dedicatória, saberíamos que foi uma referência a Ghost Story, a obra mais famosa de Straub. Ainda não a li, mas se for tão bem escrita e construída como a novela O Método Respiratório de antemão já gostei. A história em si que nos é contada no clube é tocante e por vezes emotiva, passando uma mensagem de perseverança e força de vontade que a protagonista mostra no decorrer da trama.

Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank ☆☆☆☆☆
Aluno Inteligente ☆☆☆☆
O Corpo ☆☆☆☆☆♡
O Método Respiratório ☆☆☆☆☆

dudinka 11/05/2022

4 boas historias
eu real AMEI esse livro, amei todos os 4 contos de maneiras diferentes.
-Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank: INCRIVEL, sobre prisoneiros e a vida deles na prisao (e muito mais), quero muito ver o filme agora, te prende demais e um final muito bom também.
-Aluno Inteligente: meio sombrio , mas ao mesmo tempo muito real , uma conexão muito profunda nos 2 personagens principais. bem detalhado e grotesco as vezes, e me prendeu demais, queria saber oq ia acontecer
-O Corpo: PERFEITO, uma simples história de 4 amigos q se aventuram pra achar um corpo, mas muito mais que isso. gostei do filme também mas não tanto. no livro eh bem mais profundo e detalhado, me deixou reflexiva sobre a vida.
-Método Respiratório: único de terror aqui. sobre um "clube" onde pessoas contam histórias, e uma das histórias é a do título do conto. um final bom e com uma pitadinha de terror que me deixou meio com frio na barriga.

acho que minha ordem de favoritos seria O Corpo, Redencao de Shawshank, Aluno Inteligente (esses 3 muito empatados na verdade) e Metodo Respiratorio.

Lilo Dias 15/06/2020

Já faz muito tempo que queria ler King, e ainda bem que o fiz!
King é um gênio, nunca utiliza os caminhos que entendemos lógicos para o desenrolar dos contos, e isso é fantástico.
Li por aqui, alguns resumos que na maioria concordei, mas sempre tratando o último conto como ruim, não foi o meu favorito, mas com certeza é FANTÁSTICO!
O livro vale muito a pena e com certeza, o universo King fará parte de minha vida!

Elias 23/05/2022

"Vem chupar meu pau grosso, seu marginalziho de merda"
Quatro Estações é composto por quatro novelas, cada uma representa uma estação do ano, as histórias não tem seu foco no terror, sendo mais puxadas para o drama.

1° Primavera Eterna - Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank.
Um conto emocionante, bem puxado pro drama, conta a história de um homem preso injustamente que cumpre sua pena perpétua em uma prisão de segurança máxima, apesar disso, ele não perde em nenhum momento a esperança de receber justiça e ser novamente um homem livre. A novela que inspirou o filme "Um sonho de liberdade" possui personagens excelentes e um final que me fez encher os olhos de lágrimas.

2° Verão da Corrupção - Aluno Inteligente.
Um conto sufocante, um tanto nojento, indigesto, conta a história de um aluno exemplar fascinado pelo holocausto que descobre um antigo comandante nazista escondido em sua vizinhança com uma identidade falsa. Essa relação de parasitismo acaba por destruir ambos, mental e fisicamente, o final ficou entalado na garganta.

3° Outono da Inocência - O Corpo.
Um dos melhores contos/novelas que já li do King, a melhor história do livro conta a jornada de quatro amigos para ver o corpo de um menino que foi atropelado por um trem. Cada personagem tem um desenvolvimento perfeito e o desenrolar da história é ótimo, tem um final que é um bom soco no estômago.

4° Inverno no Clube - Método Respiratório.
Um conto que combina perfeitamente com o inverno, conta a história de um clube no qual idosos reunem-se para contar histórias. Achei o conto mais fraco dos quatro, mas amei a atmosfera e a ambientação, gostaria que fosse mais explorado, ficaram algumas pontas soltas que poderiam ter sido mais desenvolvidas.

Maju 01/07/2020

Histórias bem contadas mas não empolga
Achei os contos bem escritos e com histórias bonitas, mas não me empolgaram a ponto de devorá-las... O único conto que fiquei apaixonada foi "O aluno inteligente". Amei demais esse! Os dois últimos foram os que menos gostei

Modesto 02/09/2020

Diferente dos livros que já li, esse conta quatro histórias, no começo achei estranho, mas depois as histórias foram me envolvendo e acabou com um gosto de quero mais. Gostei muito do livro!

akasaori 10/08/2022

Feliz de ter lido esse livro, esperava um pouquinho mais, mas foi muito bom de todo modo. As quatro histórias são bem diferentes entre si, algumas mais legais do que outras, mas estou animada pra ler as próximas antologias do king

Fernanda2477 30/06/2023

Neste livro estão reunidos quatro contos de Stephen King, sendo que três deles deram origem a filmes bastante conhecidos, como "Um sonho de liberdade" e "Conta comigo".

No primeiro conto (Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank), conhecemos a história de Andy Dufresne, um banqueiro condenado pelo assassinato de sua esposa e seu amante, e que cumpre pena na prisão de Shawshank. A história é narrada por Red, amigo de Dufresne, que relata, em meio à rotina muitas vezes violenta da prisão, o desejo pela liberdade, mesmo quando se sabe que o sonho de ser livre é praticamente inalcançável. É uma história muito boa, bem escrita, e que se tornou minha favorita do livro todo.
No segundo conto (Aluno Inteligente) acompanhamos a amizade improvável entre um menino de treze anos obcecado por histórias da segunda guerra e um senhor com passado nazista. Os acontecimentos que decorrem após o início dos encontros entre os dois causam grande mal estar e certa agonia em continuar lendo, ao mesmo tempo em que é difícil deixar de lado a curiosidade para saber como tudo irá acabar. Sinceramente, não gostei da leitura, mas aqui é impossível negar como King escreve realmente muito bem, prendendo o leitor a cada página.
"O Corpo" é o terceiro conto, e fala sobre a aventura de quatro amigos que partem em busca do corpo de um menino de uma cidade vizinha que foi dado como desaparecido. O conto fala principalmente sobre amizade, mas também sobre o processo de crescimento e a vida em si. Gostei bastante, apesar de esperar um final um pouquinho diferente.
"Método Respiratório" é o último conto e certamente o mais diferente dos anteriores. É uma história curtinha, mas foi a que me deixou mais curiosa para saber para onde ela conduzia. O final é bem diferente, e certamente não era o que eu esperava, mas ainda assim gostei.

Foi uma boa leitura de modo geral, tendo esse sido meu terceiro livro do autor. Não sei se tenho vontade de ler os livros de terror que ele escreveu, por não ser meu estilo de leitura, mas tenho curiosidade em ler aqueles que fogem dessa temática.

Eduardo.Silva 16/12/2020

Contos Incríveis
Com certeza a melhor coletânea de contos do King que li até agora, com quatro historias simplesmente fantásticos
O primeiro conto Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank é no estilo do livro A Espera de um milagre. Um conto super interessante e com uma grande pegada emocional, mas com descrições tensas e fortes.
O segundo conto Aluno Inteligente é um tanto bizarro com caminho que historia toma, com reviravoltas e impressiona ver o rumo que o personagem principal toma
O terceiro conto O Corpo é com certeza o melhor, uma história de amizade que me lembrou e muito o meu livro da vida It: A coisa. Um conto com passagens engraçadas, tensas, fortes e muitas extremamente emocionantes
O Quarto conto Método Respiratório é simplesmente inesperado, marcante e até mesmo assustador, com certeza me surpreendeu e me marcou

Vale muito a pena conhecer essas historias, King nesse livro nos mostra o grande autor que ele é e que consegue trabalhar com diversos temas, personagens diferentes e nos surpreender

Mayara Belém 16/12/2020

Gostei muuuito do livro. Os contos são ótimos e me surpreendi com as histórias, principalmente o segundo. Sensacional!!

Leonardo.Heffer 21/02/2021

O limbo do além conto mas dom pré-romance
Uma coisa que preciso sempre tirar o chapéu, King sempre foi honesto. E em As Quatros Estações não foi para menos. Não falo de suas histórias, mas sim sobre a receptividade. Sabia que, além de está taxado como escrito de terror (fato do qual discordo) sabia que que há um público para consumir tudo que escreve, numa fé cega e inquestionável.

Mas sabia que com As Quatro Estações, esta edição da qual acabo de ler, encontraria uma forma de escoar produções literárias das quais não haviam uma categoria a serem encaixadas e que ele havia escrito após dar luz a outros romances.

Segundo o próprio autor, existe um consenso de que contos chegam a 20 mil palavras e romances de 40 mil pra cima. Mas, assim como em seu conto final desse livro "método respiratório", discordo da frase tanto escrita "o que importa é a história, e não o narrador".

Em sua eterna prolixia, em que às vezes são extremamente recompensadas, neste livro acaba prejudicando mais do que ajudando -pelo menos em minha opinião e vc pode discordar dela - aliás até prefiro que discorde. O que seria do mundo se todos tivessem a mesma opinião?

O único conto em que sua capacidade em aprofundar nós personagens para dar mais profundidade não afeta a qualidade e desenvoltura do texto é Rir Hayworth e a redenção de Shawshank. Dentro da medida, se alonga no limite certo.

Já não posso dizer o mesmo de Aluno Inteligente, que apesar de sagaz, chega a ser inverossímil ao colocar um pré adolescente em algumas situações e pensamento que não consegue te fazer criar mentalmente o personagem. O famoso, o que ele faz não parece nenhum pouco com o comportamento de um menino de 12 anos.

O corpo, conto tão aguardado por mim, por ser um dos contos que produziram um dos melhores filmes dos anos 80 (pelo menos eu o considerava qnd mais novo) realmente acabou sendo bem abaixo do que eu esperava. Tendo em seu clímax apenas o motivo de eu poder tirar o chapéu para o autor, mas apenas naquele momento.

Já em o método respiratório, o menor deles, foi, para mim o mais interessante, embora provavelmente prejudicado pela estava da leitura dos outros três, tendo, mto provavelmente menor impacto sobre mim do que realmente deveria ter tido.

As quatro estações se torna para mim então um dos livros do qual não indicaria a leitura de pronto. Entenda. Não estou dizendo que não deva ser lido, mas da vasta e extensa produção de livros do King, talvez esse fosse um dos últimos dos quais indicaria a alguém... E ainda assim o faria com ressalvas.

Amy 26/01/2022

Primavera eterna 4,5

Amei. Fluido, interessante, bom final. Muitas passagens marcantes e destaques. As vezes prolixo e por isso tirei meia estrela.

Verão 4

Algumas partes foram meio paradas mas foi interessante. Do meio pro final não conseguia parar de ler

Outono 3,5

A novela poderia ter facilmente metade do tamanho. A história principal em si é ótima, com personagens bem críveis, aquele laço de amizade que o king sabe fazer. Só que me irritei muito com a quantidade de coisa que não tinha nada a ver e super desinteressantes

Inverno 4,5

Conto excelente, o meu favorito do livro. Apesar de não gostar de histórias abertas essa eu amei e fiquei com um gostinho de quero mais. O King poderia facilmente fazer uma continuação ou uma novela à parte só com as perguntas que ficaram no ar

brenda 02/03/2021

MELHOR LIVRO DE CONTOS
mais uma vez king faz tudooooo