As Areias do Tempo Sidney Sheldon

Resenhas - As Areias do Tempo

Emily422 14/10/2019

As pegadas nas areias do tempo.
De forma bastante simples o autor te leva a diversas vidas e suas diferentes perspectivas. Lendo, despertou em mim a lembrança de como o tempo é volátil e também como as pequenas decisões da vida podem ser deverasmente impactantes. Deu-me um sentimento de nostalgia profundo exatamente por isso, lembrar como há bilhões de vidas nesse planeta e como cada uma guarda sua subjetividade por eras e mais eras, deixando suas eternas pegadas nas areias do tempo.
E além de todo romance, suspense e aventura, o livro traz como pano de fundo a questão política da guerra civil na Espanha, um combate sangrento e doloroso para os dois lados da moeda. Uma frase muito emblemática proferida por um dos personagens no livro – talvez possa ser considerado o personagem principal? Não sei, mas foi meu favorito, Jaime Miró: “A diferença entre um patriota e um rebelde depende de quem está no poder no momento”. Portanto, mesmo não concordando completamente com seus atos terroristas, acredito que o personagem não estava em sua totalidade errado, como dito no próprio livro, ele percebeu que uma única pessoa podia fazer completa diferença lutando por suas causas – a independência do país Basco, uma luta contra a tirania. Situações extremas exigem medidas extremas. “Essa é uma obra de ficção. E, no entanto...”.

“As vidas de todos os grandes homens lembram que podemos tornar nossas vidas sublimes, e, ao partirmos, deixar para trás pegadas nas Areias do Tempo”.
-Henry Woodsworth Longfellow
Enfim, enquanto se está lendo as páginas se vão muito rápido, pois o jeito do Sheldon escrever é incrivelmente leve e gostoso. Fui ler esse livro sem nenhuma pretensão e o mesmo acabou me surpreendendo infinitamente. Muito bom!

Livia 03/04/2020

Sidney Sheldon apresenta um livro facilmente "devorável" em dois dias. É incrível como seu modo de escrita, seu enredo, seus personagens te prendem e encantam. Além de ser uma leitura fácil, ainda te traz um extra: a história dos bascos, um povo do norte da Espanha. É um livro rico em detalhes e conhecimento.

Sheila Bento 28/08/2016

Quero a continuação!
Simplesmente maravilhoso! Li mais de uma vez porque a saudade dos personagens não permitia abandona-los

Iago 19/12/2015

A melhor coisa desse livro em minha opinião são as reviravoltas e os motivos individuais de cada personagem, foge bastante dos padrões do Sheldon o que me surpreendeu muito, leria de novo e de novo.

Magasoares 29/07/2023

As Areias do Tempo
Muito bom????????Sidney Sheldon não decepciona e tece uma trama de perigo, paixões e incertezas, tendo como cenário um país fragmentado e abalado por separatistas.

Lisandra Sousa 06/06/2015minha estante
Confesso que fiquei mais confusa com o final da Megan, penso até hoje, acho que Sidney poderia ter dado mais detalhes. Mas sua resenha me clareou um pouco. Achei o final muito justo para as três irmãs.

Ruth 26/04/2018minha estante
Já que você já deu o aviso de spoiler,vou dar a minha opinião. Achei que era só eu que não gostei da escolha da Graciela de abandonar o cara no altar para voltar ao convento. Fiquei com pena dele. Mas fiquei mais comovida ainda com a história de Teresa. Que trágico! ):

Ida 24/07/2014

As areias do Tempo
A primeira vez que li as areias do tempo eu tinha 15 anos e nunca me esqueci da história. Recentemente reli o livro em uma nova edição e a emoção foi a mesma. Me senti envolvida no enredo da história, na trama entrelaçada que só Sidney Sheldon sabe fazer.

Tendo como pano de fundo a guerra civil na Espanha, o país Basco, o envolvimento do ETA e o convento cisterciense, todos os personagens em particular tem uma história fascinante que, conforme o desenrolar da trama convergem todos para um mesmo foco, mudando para sempre a vida de muitos dos envolvidos e que fará do final algo surpreendente. Todos esses elementos compõe mais esta bem construída narrativa de Sheldon. Vale a pena conferir.

KK 06/09/2017minha estante
Comigo foi diferente, eu li também quanto tinha uns 14 ou 15 anos e amei, li sem conseguir parar. Agora fui reler e achei a narrativa superficial demais.

Ida 29/06/2019minha estante
Acho que esse livro marcou uma fase maravilhosa da minha vida e da minha adolescência. Sempre que eu reler a sensação vai ser a mesma...

Michela.Cantarini 03/04/2023

Um cenário pouco comentado...
Peguei esse livro para ler de forma bem aleatória, e me surpreendi positivamente. Sempre gostei de romances que trazem panos de fundo históricos e esse, dos conflitos Bascos X Espanhóis era um dos quais nunca tinha visto, ainda, nas minhas leituras.

Assim que embalei a leitura não consegui deixar! Fazia tempo que um livro não me prendia tanto, gerando aquela ansiedade gostosa que nos faz querer ler até a última página!

Elaine Cristina 25/02/2022

Emoção e passado!!!
Não me canso de dizer que as obras de Sidney Sheldon são verdadeiras obras primas, e cada vez que leio um livro dele, vai para minha lista dos top 10. Assim fica difícil escolher....rsrs

Neste livro As Areias do Tempo, temos vários personagens fortes e protagonistas, que estão vivendo um tempo de guerra política, perseguição e crueldade.

A narrativa acontece na Espanha. Quatro freiras escapam de um convento cirterciense que acaba de ser invadido, em plena perseguição ao charmoso líder do movimento separatista basco Jaime Miró, pelo corrupto e violento coronel Acoca.

As freiras então saem de sua zona de conforto, e vão para um desconhecido mundo repleto de novidades boas e ruins, cores e cheiros diferentes e muita emoção. Cada uma carrega dentro de si uma história diferente e vai aproveitar esta travessia da melhor forma, descobrindo inclusive no amor, um atrativo sentimento ou reafirmando seus sentimentos já definidos.

E assim as irmãs Lucia, Teresa, Graciela e Megan, protagonizam a mais empolgante escalada de suspense e descobertas, em meio a rivalidade de grupos antagonistas, que somente um autor como Sidney Sheldon poderia traduzir

É abrir e devorar cada página deste Thriller surpreendente!!!

Geraldo 10/02/2022

o Rei do Cliffhanger
Quem já viu em vídeos aquelas corridas de touros pelas ruas de algumas cidades espanholas que terminam sempre em uma arena de touros, típico deles. O livro inicia com uma cena dessa onde terroristas aproveitam o furdunço de tudo para causar um ato terrorista.
Em 1976, um líder do movimento separatista basco, Jaime Miró, aproveita os touros e toda a algazarra e consegue libertar de uma cadeia dois companheiros condenados a morte e foge, eles estão sendo perseguidos pela policia e pelo exercito.
O super vingativo e cruel Ramon Acoca, que é um coronel, assume o comando dessa perseguição e desconfia que os fugitivos estão escondidos num convento cistercience nos arredores da cidade de Ávila, e resolve invadi-lo.
Lá estão 4 freiras que vivem em absoluto silencio e clausura, não podendo se quer olhar uma para as outras, apenas se dedicando em oração a Deus.
O convento é invadido e dai por diante começa uma perseguição de Ramon aos fugitivos bascos que se juntam a essas freiras.
Gente!!! o livro é uma delicia, perseguição, alegrias, burrices, ingenuidades tudo num romance eletrizante com um final gostoso de ler.
Acompanhe Lucia, Megan, Graciela e Teresa; pra contar o passado delas o autor nos mostra em forma de conto inserido dentro da trama.
Vale a leitura!!!.

Cliffhanger( em português, literalmente, "à beira do precipício" ou "à beira do abismo") é um recurso de roteiro utilizado em ficção, que se caracteriza pela exposição do personagem a uma situação limite, precária, tal como um dilema ou o confronto com uma revelação surpreendente.
Referencia: Google

ANE 24/01/2022

A busca pela liberdade
A história começa um pouco arrastada no início, mas depois flui muito a leitura.
É um livro que narrativa história de um bando que busca por uma liberdade de um povo , e a história de 94 freiras envolvida com Jaime Miro.

"Ana Paula" 28/03/2012

Mais um livro fascinante!!!!

Acho muito dificil falar de um livro quando gosto muito dele sem mencionar spoiler, vou tentar não escrever muito!

A estória acontece na maior parte do tempo na Espanha. Uma guerra foi decretada entre os bascos e a OPUS MUNDO, uma organização que não aceita que os bascos tenham sua liberdade tão desejada. Não muito longe dali em um convento, 4 mulheres que resolveram dedicar sua vida a Deus, estão enclausuradas dentro dele e veem suas vidas mudarem quando o convento é invadido pela polícia atras de um terrorista basco: Jaime Miró.

As 4 mulheres fogem, primeiramente para salvar uma cruz de ouro que ficava no convento, depois passam a fugir pela vida. Mas como estavam enclausuradas desde muito cedo, elas não sabem o que fazer, e quem toma as redias da fuga é irmã Lucia, que não está a li por escolher dedicar sua vida a Deus, ela esconde segredos que suas companheiras nem desconfiam. Ao se juntarem com Jaime e seus companheiros, elas não sabem o que fazer: ir para outro convento ou continuar no mundo que elas se privaram a tanto tempo de viver?

Adorei o livro, virei fã da Megan e da Lucia, Graciela me decepcionou com sua escolha, mas ela escolheu o que seu coração mandava. Tereza mereceu o seu destino. Cada uma tem uma estória de vida que ninguem imaginava.

Enfim, um ótimo livro de um autor maravilhoso!!!!

Pabline 05/11/2011

Livro: As Areias do Tempo
Autor: Sidney Sheldon
Páginas: 373
Editora: Record

Sinopse: Quarenta anos após a Guerra Civil, a Espanha ainda é um pais fragmentado, sacudido pelo ressurgimento de movimentos separatistas. É nesse cenário, na segunda metade dos anos 70, que Sidney Sheldon desenvolve sua história: o confronto entre o terrorista basco Jaime Miró, que livra da cadeia dois companheiros condenados à morte, e seu perseguidor, o coronel Ramón Acoca, que invade o esconderijo dos fugitivos, um convento na região rural de Ávila. Paralelamente, dosando suspense e emoção, Sidney narra o drama de quatro freiras, arrancadas da paz da clausura para a agitação de Madri, onde conheciam o perigo e a paixão.

Não sei por onde começar.
Sinceramente não sei... Pois o livro de Sidney Sheldon é tão repleto de detalhes, que tenho medo de acaba dando spoiler demais.
Bom... Vou tentar fazer o meu melhor, porque quando é para falar de Sidney Sheldon, eu não me caibo de elogios.
Gostaria de começar falando como conseguir esse livro. Bom... Ele não estava na minha lista, eu nem sabia que o autor tinha feito essa obra, mas um dia eu falando para o meu amigo que gosto muito do Sidney, eis que ele chega na biblioteca (Eu vivo mais tempo na biblioteca que em cada :P) com esse livro. Ele ganhou quando tinha onze anos e nunca o leu (Vá entender :/). Fiquei maravilhada. Concluir logo o livro que estava lendo no momento e fui direto para o “As Areias do Tempo”. Como não sabia da existência do livro, consequentemente não sabia do que se tratava a história. Então comecei a ler sem ter base alguma além do titulo e do conhecimento de que foi criada por um escritor magnífico. Então imagina... Característica marcante na escrita de Sidney é a quantidade de elementos que ele consegue construir para a história e o seu grande poder de nos surpreender, já ia começar a me surpreender ao entender o que era a historia, pois o livro não possui uma sinopse atrás e nem possui abas com o seu resumo. Foi uma ótima experiência, pois já fazia um tempo que não lia um livro assim, digo, sem saber de nada da história.
Só tenho uma palavra para esse livro:
\M/ \A/ \R/ \A/ \V/ \I/ \L/ \H/ \O/ \S/ \O/ \O/ \O/ \O/ \O/ \O/ \O \O/
A história possui uma carrega histórica muito grande, então pode imaginar o quanto eu, uma futura Historiadora, fiquei entusiasmada com isso.
A obra está ambientada em um tempo muito conturbado. Guerra Civil Espanhola.
Então a historia nos mostra muito como é o lado das autoridades espanholas e dos revoltosos que querem um governo menos opressor e uma vida melhor.
E no meio disso, Sidney também trás à história quatro freiras.
Há um convento extremamente rigoroso, cujas freiras vivem em um pacto de silencio, tanto que só podem se comunicar por sinais e nem se olhar nos olhos é permitido. Mas eis que percorrendo a leitura, chega uma parte que uma freira fala: “Droga! Está rotina vai acabar me matando”
Pensei: Que freira é essa? Ela é mutô loka!!!
Então descobrimos que uma das freiras em que a história se centra, não é freira coisa nenhuma, mas sim uma criminosa fugitiva da policia que viu no convento um esconderijo perfeito.
Com o que eu já falei vocês podem perceber a quantidade de elementos que há nas histórias de Sidney (E acreditem isso não é nem a metade). E ainda há o beneficio de Sidney sempre nos surpreende, e seus personagens serem muito bem construídos.
O livro é escrito em terceira pessoa. Sidney nos conta fragmentos das histórias dos personagens principais. Esses fragmentos consistem dos porque das freiras terem entrado no convento e dos porque dos revolucionários terem entrando na causa.
As historias são sofridas e surpreendentes, sério, tinha horas que as pessoas me olhavam (pois eu fico fazendo estardalhaço, tipo, interrompendo meus amigos que sentam do meu lado para ficar contando alguma parte surpreendente) e ficavam me encarando como se eu fosse uma doida. Meu amigo até falou “É incrível como uma pessoa conseguir sentir tanto prazer lendo um livro. Só a Pabline mesmo!”
Havia horas que eu realmente parava para ler de novo, para ver se não entendi errado de tão surpreendente que me foi a passagem.
O personagem que mais gostei foi a Graciela, pois essa personagem me surpreendeu do começo ao fim, ela fez coisas que nunca me passaram pela cabeça. Houve uma hora que eu parei, olhei para o livro com uma cara de “WTF?” e falei: Mermã... Não acredito que você fez isso, eu simplesmente não acredito. Nunca imaginei que você faria isso mulher. Você é louca?
Há tantos pontos brilhantes no livro, o final realmente me surpreendeu em alguns pontos.
Para alguns desfechos pensei: Eu nunca imaginaria que isso poderia acontecer. Estou de boca abrida (Eitá português bem dizido XD)
Sidney Sheldon é caracterizado por sempre fazer seus livros com uma protagonista feminina. Sempre. Mas não pense que com isso irá ver lindos romances. Sim, há romance, mas em meio ao pior lado do ser humano, em meio a cenas chocantes, assassinados, estupros, intolerância, sexo, amor, descobertas sobre si mesmo. Sidney choca em alguns pontos. Suas reviravoltas são extasiantes.
Esse livro me fez refletir em alguns pontos, me fez refletir sobre os revoltosos. Eles eram heróis, lutavam, morriam por sua causa.
Mas a que preso?... Eles tinham seus motivos, claro, e ótimos motivos, mas revidavam lutando contra o que eles julgam se defender. Dá morte, do medo, da guerra.
Além de ser um livro que mostra seus personagens se auto-descobrimento, ele nos faz refletir para o nosso próprio auto-descobrimento.
Espero que eu tenha conseguido passar o quanto gostei desse livro. E tenham certeza, ainda vou ler muitas obras de Sidney Sheldon, estou apaixonada por ele *.*

Bruna 08/06/2023

Gostei?
?mas não amei haha De fato é uma história que prende e dá vontade de terminar logo. Assim como todas de Sidney Sheldon, essa narrativa é muito envolvente, com flashbacks importantes e aquele suspense bom.

O que me incomodou foi a frequente forçação de barra sobre o abuso do corpo feminino. Acho até que é algo frequente nas obras dele, mas nessa fiquei mais alerta. Mesmo que ele reforce o empoderamento da mulher e os próprios desejos dela, achei Sheldon exagerado aqui.