As Areias do Tempo

As Areias do Tempo Sidney Sheldon

Resenhas - As Areias do Tempo

Felipe Duco 18/03/2017

Leitura recomendada, entretenimento gostoso!
O livro acontece em sua grande parte em movimento. As quatro freiras fugindo, sempre na estrada, sempre em agitação. Romancezinho simpático, rápido de ser lido, com elementos históricos que enriquecem demais a leitura, porém não pode ser colocado ao lado dos grandes títulos do autor, pois não tem força suficiente para tanto. O mérito maior, que salva o livro como um todo, são duas partes em especial: onde acompanhamos o passado das freiras, os motivos e acontecimentos que levaram-nas ao convento; e o final incrível e inesperado da Irmã Teresa.
Mas é uma leitura recomendada, entretenimento gostoso!
KK 06/09/2017minha estante
Pra mim o ponto alto do livro realmente é o final de Irmã Teresa.

Lidia 28/09/2017minha estante
Apoiado.....

Alcione13 28/06/2017

Fascinante
Um livro maravilhoso!!Empolgante e envolvente.Personagens nota dez e enredo incrível!!Terroristas,freiras,polícia e Sidney Sheldon=livro nota mil e UM FINAL DE TIRAR O FOLEGO!!Voltei e li duas vezes.Não acreditei!!!Maravilhoso!!
Hallef 28/06/2017minha estante
Uau! bem empolgante....

Alcione13 28/06/2017minha estante
Do início ao fim.Um dos melhores de Sheldon.Os mais antigos são os que valem a pena.

Sandra99 28/06/2017minha estante
Sidney sheldon é um talento só , lembro da minha juventude lendo a ponto de esquecer que existia vida , de tao bom que era . A ira dos Anjos é um dos favoritos

Alcione13 28/06/2017minha estante
Mas os antigos sem dúvida,são os melhores.Já esses em parceria...uma droga.Se houver amanhã e Nada dura para sempre são ótimos.Além de As areias,claro.

Sandra99 28/06/2017minha estante
Tambem acehi muito fraco esses em parceria , tenho um em casa e super desanimada pra ler .

Alcione13 28/06/2017minha estante
Li um apenas e ficou nele.Péssimo.Não gostei.

Lidia 13/10/2017minha estante
Eu recomendo pra vocês o Reverso da Medalha , a outra face, o plano perfeito e a continuação que se chama: o céu de estrelas vocês vão adorar é de tirar o fôlego.eu gostaria muito de ler a ira dos anjos mas não consegui baixar estou doida pra ler, eu tenho aqui e já li várias vezes também é do outro lado da meia noite emocionante também.bjs

Alcione13 13/10/2017minha estante
Obrigada,Lidia.Kkk já li todos.Exceto aA irá dos anjos pq abandonei.Os mais antigos são os melhores.

KK 06/09/2017

Relendo mais de 10 anos depois
Quando tinha 14 ou 15 anos li esse livro e amei, me emocionei muito com a história dessas mulheres. Reli e achei a escrita superficial, mas ainda assim é envolvente e gostoso de acompanhar. O ponto alto é o final da história de Irmã Tereza.

Orochi Fábio 07/07/2019

As Areias do Tempo
Um dos livros mais sofisticados de Sheldon...vi que o índice de rejeição é grande! Isto só prova COMO o livro é bem sucedido artisticamente: as pessoas estão habituadas a mais do mesmo. Por isso que "fã" é complicado...

Lucas 12/10/2015

Razoável mistura entre ação e romance
Como esperado de Sidney Sheldon, trata-se de um livro cinematográfico, com elementos de ação e romance, além de um pouco de suspense e reviravoltas. Apenas isso já resumiria com eficácia a obra, que não deixa de ser interessante, mas a cada momento há a impressão de que falta algo.
Sheldon descreveu minuciosamente a história da vida das quatro freiras que se veem obrigadas a se juntar ao líder do ETA, Jaime Miró, em uma fuga por diversos lugares da Espanha. As histórias individuais destas mulheres foram bem construídas, o que já é comum em obras do autor: a presença de mulheres fortes, em termos de personalidade e espírito. São histórias tristes, violentas e muito reflexivas, que explicam como cada mulher chegou ao convento, e que correspondem ao grande diferencial do livro. Mas dentro desse aspecto positivo, surge um primeiro contraponto à obra: por que esse mesmo "capricho" para construir personagens femininas não se estendeu a outros personagens importantes, como o vilão Ramón Acoca, cujo passado foi mencionado apenas uma única vez, contando um acontecimento importante de sua vida em algumas meras linhas? O mesmo ocorre em menor grau no caso de Jaime Miró, o grande líder pela independência do País Basco.
Este é o grande ponto que empobrece a obra, pois com isso, o livro perde densidade. É difícil explicar em palavras o que é uma história densa, mas é fato que a sua definição deve conter a presença de personagens igualmente fortes, em termos de personalidade e caráter. Quando uns são mais bem definidos e explorados que outros, o obra parece perder um pouco do seu propósito.
Além deste problema, outro ponto que a história demonstra é a quantidade de reviravoltas. É evidente que um livro desta natureza devem conter um ou alguns aspecto (s) inesperado (s) em seu enredo (especialmente no final), mas a quantidade de reviravoltas acaba desgastando a história em seu desfecho. Analisando friamente, Sheldon não precisaria ter colocado tantas reviravoltas para ter tornado a história mais interessante. Com o intuito de prender ainda mais o leitor, o autor acabou criando um ponto negativo à construção da obra.
Apesar das limitações, é um livro interessante, especialmente pelo plano de fundo que Sheldon escolheu para escrever o livro: a questão do País Basco, que causa imensa polêmica na Espanha e que é pouco difundida por todo o mundo, especialmente no Brasil. Sabe-se que existem diferenças culturais profundas entre os bascos e os espanhóis, que envolvem especialmente idioma e costumes gerais. O andamento da história ajuda a mensurar estas diferenças e ilustra de forma bastante inteligente a luta dos bascos pela independência, além de condenar atos terroristas.
Por fim, trata-se de um livro com diversos pontos negativos, mas com alguns fatores interessantes. Sua leitura vale a pena, mas é adequado que o leitor saiba que não haverá perca de fôlego ou emoção (especialmente no fim), tampouco falta de ação ou monotonia. Sua leitura é rápida e bastante dinâmica, o que faz com que o livro possa ser tranquilamente lido em momentos de calmaria e sossego.

Raquel 02/07/2015

Sidney Sheldom foi um dos primeiros autores que eu li, desde que comecei minha saga pela leitura aos 15 anos. E logo, me apaixonei pela maneira simples e cativante com que ele escrevia. Um livro após o outro e hoje, acredito, já ter lido quase todos.

Comprei As Areias do Tempo no início do ano, com vários outros livros. Ia começar por esse, mas achei os primeiros dois capítulos chatos e acabei dando preferência pros outros. Agora resolvi ler. Ele estava ali me olhando. E afinal era Sidney Sheldom. A má impressão dos primeiros capítulos logo passou. Talvez eu que não estivesse num bom dia quando comecei a ler. Quem vai saber?

O livro contextualiza as reivindicações do ETA - Euskadi Ta Askatasuna - grupo terrorista que quer a separação do povo Basco do resto da Espanha. O livro se passa na década de 70 do século XX e anexa a história do líder do ETA, Jaime Miró com a vida de 4 freiras da Ordem Cirtecense uma das ordens de freiras mais duras que se conhece. As freiras são isoladas do mundo exterior, não podem se olhar entre si e tão pouco falar. A vida das quatro freiras se cruzam com as dos terroristas bascos quando o convento é invadido pelo Exército Espanhol à procura de Miró.

Há ação, suspense e, típico de Sheldom, alguns romances inesperados, ou talvez óbvios demais, rs. E, claro, muitas reviravoltas. O que eu mais curti do livro foi a relação entre fé que ele criou. A fé das freiras em Deus. E a fé dos bascos em sua causa.
Pra quem não tem o hábito de ler, Sidney Sheldom é uma excelente escolha. Porque ele envolve o leitor. Caso não queira começar por esse, eu sugiro A ira dos anjos. Foi o primeiro dele que eu li. E é simplesmente, fantástico.

site: www,meninaolhosdeaguia.com.br

Kelly 01/10/2012

Confuso!
Fraco demais!
Lilian 29/05/2013minha estante
não achei confuso,mas é muito chato.Dessa vez Sidney Sheldon não me agradou.

Dadá 28/08/2020

Miró+freiras x Acoca
O livro se passa em uma Espanha pós-guerra civil onde bascos e apoiadores de Franco se enfrentam. De um lado temos o maior terrorista do ETA Jaime Miró e do outro o sanguinário e vingativo Coronel Acoca. No meio disso tudo os soldados de Acoca invadem um convento a procura de Miró e quatro freiras fogem desse ataque cruel. Quis o destino que freiras e bascos se encontrem e juntos começam uma fuga pelo país.
O livro é interessante ao apresentar essa realidade que pouco conhecemos fora do continente europeu. Mas não foi dos meus preferidos de Sheldon. Achei muita informação para chegar no clímax da história que acabou não empolgando tanto apesar de ter um final interessante.

Dani Sousa - @eulieulerei 14/09/2020

Terroristas bascos, um coronel vingativo e um convento. O que estas três coisas tem a ver?
Gente seguindo aqui com umas resenhas que estão atrasadas, temos em Areias de Tempo história sobre os bascos que tem uma lingua própria e exclusiva, que não se liga nem se parece com nenhuma outra conhecida, seja atual ou morta, o que intriga tendo como plano de fundo a guerra na Espanha.
O livro conta o confronto entre o terrorista basco Jaime Miró, que liberta da cadeia dois companheiros condenados à morte, e seu perseguidor, o coronel Ramon Acoca, que invade o esconderijo dos fugitivos, um convento na região rural de Àvila. Miró tem o destino entrelaçado a quatro freiras, arrancadas da paz e da clausura para a agitada Madri, onde descobrem seus medos e revivem memórias do passado e conhecem a paixão e o amor.
O livro foge do padrão Sidney Sheldon de a heroína x dinheiro x poder que está sempre presente, aborda um pouco sobre a cultura dos conventos da ordem mais duras que se conhece as freiras que são isoladas do mundo exterior e fazem voto de silêncio, contextualiza as reivindicações do ETA - Euskadi Ta Askatasuna - grupo terrorista que quer a separação do povo Basco do resto da Espanha.
Tem ação, suspense e alguns romances e um final totalmente inesperado, ou talvez obvio e muitas reviravoltas que já é básico do autor.

Kelly 04/06/2013

Nada interessante
eu como fã de Sheldon , que sou , fiquei meio triste por abandonar esse livro mas , realmente não tive paciência para chegar ao fim dessa estoria chata e sem graça.

mduque 16/04/2023

Típico de S. Sheldon
Sheldon uniu história, mistério, romance e investigação policial nesse livro maravilhoso. Amei a forma como os personagens são descritos, bem como suas respectivas histórias de vida. Típico dos romances Sheldonistas ter personagens femininas fortes e marcantes. Ótima leitura!

Priscilla 22/01/2017

Não tão bom
Li este livro anos após ter lido praticamente tudo de Sidney Sheldon, então não sei dizer se foi meu gosto que mudou ou se o livro é que é um tanto diferente do que costumava ler dele. Quando lia Sidney sabia que ia amar, não esperava menos do que me apaixonar novamente. Tinha esta expectativa ao ler o livro, mas não foi bem assim. Achei meio superficial a narrativa. Como disse, talvez meu gosto tenha mudado. Mas ainda assim recomendo. Como não recomendar este autor maravilhoso?

Nara 24/01/2013

As Areias do Tempo - Resenha
Uma história interessante, que prende a atenção do leitor. Nos conta histórias simultaneas e interligadas de 4 freiras fugitivas e os terroristas do Eta. O que levam essas mulheres interessantes a passarem anos no silêncio e na clausura do convento? O que levam homens a arriscarem suas próprias vidas pela liberdade do seu povo?Uma história de aventura e paixões pelas terras da querida Espanha!