Asas da Loucura

Asas da Loucura Paul Hoffman

Resenhas - Asas da Loucura

Adriano 13/12/2016

Uma vida dedicada à tecnologia no início do século XX
O livro é muito gostoso de ler, a linguagem jornalística e fluída. O autor se preocupou em colocar Santos Dumont em seu contexto, s deixar de fora suas vicissitudes, suas falhas, como por exemplo, a tendência à exagerar alguns de seus feitos. Apesar de saber desde pequeno a importância do aviador para o Brasil e a história da aviação (morava próximo de um aeroporto que levava seu nome), me surpreendi com a importância e a fama internacional dele. Muitos o consideraram, ainda em vida, como um grande impulsionador da aeronáutica (talvez o neologismo "aeroporto" tenha sido criado por ele).
O legal também, e esse é o forte dessa biografia, compreender o contexto social, científico e tecnológico da época. Um período com invenções que causavam vertigem pelas novidades.
Alberto Santos Dumont viveu para ver a dissolução das promessas do progresso: morreu com desgosto sabendo que a invenção que ajudou a aprimorar fora usada para guerra.
O autor teve o cuidado de deixar as notas no final da obra, o que facilita a leitura para quem não precisa saber os detalhes documentais.
O final chega a ser emocionante.

Samara 30/08/2017

Amor pelo voo
Resenha por fazer

@zurcenila 15/12/2017

(Resenha) Livro - Asas da Loucura - Paul Hoffman
Esta não é apenas uma biografia do incrível Santos Dumont, mas um relato extraordinário da evolução do mundo no século XX.

Muitos brasileiros carregam consigo um "senso comum" sobre a história deste grande revolucionário conhecido como "Pai da Aviação", mas o fato é que Paul Hoffman vem nos mostrar com esta biografia que sua vida foi ainda mais fantástica e trágica do que podemos imaginar.

Desde a infância em Minas Gerais até sua precoce morte em São Paulo aos 59 anos, sua persistente dedicação em provar que "o homem pode voar", o balonismo, a circunavegação na Torre Eiffel e tudo o mais que compuseram a vida de um homem ainda lembrado mas não totalmente conhecido nos faz viajar no tempo.

E vai além, revelando um Dumont extremamente introspectivo, vaidoso, mentalmente perturbado mas com um nível intelectual incontestável.

Entristeceu-me ver o livro como um relato jornalístico. Sinceramente esperava algo mais íntimo mas todas as inclusões feitas referentes aos demais personagens daquele cenário que mudaram definitivamente o curso da história mundial, o paralelo com os acontecimentos marcantes da época e a maneira delicada e destemida que ele nos retrata nosso herói nacional é fascinante.

KIQAVR 09/06/2023

Santos Dumont
O livro apresenta uma visão mais imparcial da vida e obra de Santos Dumont, o que possibilita compreender os acontecimentos de sua história de maneira mais realista. O livro é indicado para aqueles que desejam conhecer a vida de um dos maiores brasileiros de todos os tempos.

zette 16/05/2009

O livro narra a vida de Santos Dumont, descrevendo-o como um homem sem muita segurança emocional, mas inteligentissimo , que entra para a historia como o inventor do avião. Mas o livro questiona muito a veracidade deste fato, afirmando eu diria que os Irmãos Writing foram realmente os inventores. O livro não me encantou. Passei a minha vida toda acreditando ser Santos Dumont um simbolo da aviação, uma honra para o nosso país e fiquei na duvida depois de ler este livro, se realmente a invenção foi dele, e lamentando a sua morte tragica.