Linchpin

Linchpin Seth Godin

Resenhas - Linchpin

BrunoLagoela 06/08/2013

LInchpin
Linchpin, 12° livro do renomado blogueiro Seth Godin, tem como foco o atual sistema de trabalho. Nele, o autor fala um pouco sobre seu ponto de vista quanto ao (mal)funcionamento deste setor e a partir disto divaga sobre como é possível se tornar um Linchpin – uma peça essencial para o funcionamento das corporações e da sociedade, ou como ele mesmo gosta de citar: “indispensável” -. (em tradução literal, Linchpin significa um pino de travamento inserido na extremidade de um eixo, para evitar que as rodas deslizem para fora).

Resenha completa no link abaixo:

site: http://livrismos.wordpress.com/2013/07/31/linchpin-seth-godin/

lucasarruda 03/01/2012

Um guia para ser indispensável
Se pudesse, daria 6 estrelas para esse livro. Motivador como nenhum livro de auto-ajuda será.

Um manifesto sobre como ser indispensável e como o mundo do trabalho está se tranformando e valorizando os artistas em meio às automações.

Fabs 26/07/2011

Seja indispensável
Para os que acompanham o Blog do Seth Godin o texto do livro pode até ser conhecido ou repetitivo. Porém, sua visão do que é ser um "linchpin" é muito bem estabelecida. Acredito que a forma como está agregada a informação facilita muito entender o raciocínios das características que são necessárias para se vencer a inércia e ser uma pessoa de destaque.

Por isso aconselho a sua leitura e, principalmente, que vençam a barreira da página 101 (como aconselhado pelo Seth).

montalvao 02/02/2011

Uma fonte de inspiração e de leitura complementar.
"Você é um gênio", afirma Seth Godin logo de cara. Parece até papo furado. Mas ele se explica em seguida: você não precisa receber um Prêmio Nobel pra ser genial em uma atividade específica. Considero essa uma ótima leitura para relaxar entre estudos mais aprofundados, pois afinal o autor se vale de uma idéia importantíssima mas não tão recente, e a apresenta em um livro pequeno e de leitura muito agradável. Aí reside a genialidade de Seth, comunicar-se extremamente bem com seu público.

O trabalho mudou, automação e terceirização estão extinguindo toda uma classe de trabalhadores. Você pode escolher ser parte disso como uma peça facilmente substituível, ou como um "linchpin", alguém indispensável; e a palavra chave nesse caso é "escolher". Todos podemos buscar uma atividade em que somos essenciais, algo em que somos verdadeiros artistas. O problema é que não raro essa atividade não coincide com nosso trabalho diário, nosso ganha-pão. E, um problema ainda maior, nosso sistema límbico se manifesta através da chamada "resistência", algo como a personificação de nossos medos ancestrais, nos impedindo de exercer essa arte, nos impedindo de entregar, pois a verdadeira arte deve ser entregue, apresentada. E de entrega Seth Godin entende bem!

É possível transformar nossa arte em nosso ganha-pão? Nem sempre. É possível conciliar essas duas atividades? SIM. "Linchpin" não é um tratado definitivo, mas uma fonte de inspiração. E traz consigo uma ótima bibliografia para os interessados.