Oxumarê, o Arco-Íris

Oxumarê, o Arco-Íris Reginaldo Prandi




Resenhas - Oxumarê, o Arco-Íris


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Tauana Mariana 02/07/2021

Muito amor
Com lindas ilustrações, o livro contempla algumas lendas dos nossos amados Orixás, contadas de forma lúdica e simples. Nos aproxima daqueles que nos cuidam. Axé!

Ainda espero ler essas histórias com meus futuros filhos
comentários(0)comente



Sabrina320 10/04/2021

Surpresa
Eis um livro que eu peguei para ler para os filhos e me surpreendi com as histórias... Nunca tinha lido nada a respeito e gostei demais, vou até procurar os outros livros dessa coleção.
comentários(0)comente



Dalila 29/01/2013

O dia em que o arco- íris estancou a chuva

O livro é bastante interessante, pois faz com que tenhamos conhecimento de outras culturas e a entender como as pessoas dessas culturas explicavam a realidade.

A partir irei contar sobre o que eu entendi de uma das histórias desse livro que me chamou a atenção.

As partes principais da dessa história são:
Uma mulher, chamada Nanã, teve dois filhos, um era feio, cujo o nome era Omulu, e o outro era bonito,cujo o nome era Oxumarê.

Oxumarê usava roupas muito coloridas. Ora aparecia em forma de cobra, ora parecia como um arco- íris.

Teve uma época na Terra que choveu muito e Oxumarê não gostando da chuva com seu punhal fez um corte no céu e assim feriu a chuva. Desde então quando chovia Oxumarê a estancava, e quando fazia isso todos o viam em forma de arco- íris.

As cores de Oxumarê encantou Xangô, o Trovão, e por isso Oxumarê torna prisioneiro de Xangô. Por isso Oxumarê fica desesperado por não ter ninguém para estancar a chuva se ele permanesse preso.

Com isso Oxumarê pede ajuda ao Senhor Supremo, que com pena, o transforma em cobra, e assim consegue escapar da prisão.

Para ter mais conhecimento sobre estes contos acesse o site: www.contosafricanos.way.to
Neste site contém os trabalhos dos 6° anos do Colégio Pedro II- Campus Realengo.
comentários(0)comente



Caio Barbosa 22/01/2013

Oxumarê o homem arco iris
Ifá, o advinho sábia de tudo e de todas as histórias. Uma dessas histórias era a da deusa Nanã e seus dois filhos, um feio que se chamava Omulu e um bonito Oxumaré. Um dia choveu tanto que alagou a terra matando muitas pessoas, Oxumaré sabia que a chuva não duraria para sempre, então ele ergue seu punhal ao céu cortando a chuva, assim cortando-o, assim vira o arco-íris. Xango o rei trovão fez uma armadilha para Oxumaré pois queria ver o belo arco-íris quando bem entender. Oxumaré ficou desesperado com medo do que a chuva poderia fazer em sua ausência. Então implorou a Olorum,o deus supremo, para que o libertasse. Então oolorum o transformou em uma cobra que pode facilmente se libertar passando entre e por baixo das coisas. Assim ele virou o príncipe serpente que rasga o céu.

Quer ler sobre mais contos africanos acesse: http://contosafricanos.way.to/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Yas 22/01/2013

O dia em que o arco-irís estancou a chuva .
A mulher mais velha da Terra teve dois filhos um bonito e um feio . o feio ela chamou de Omulu e o bonito de Oxumarê .
Oxumarê era muito invejado pois sempre se vestia com roupas coloridas e
e dizem que ele aparecia como arco-irís .
Houve um tempo em que chovia muito e várias pessoas morreram . Então Oxumarê apontou seu punhal para o céu e estancou a chuva , tornando-se assim o Arco-irís .
Xangô encantado com a beleza de Oxumarê , decidiu prende-lo em seu castelo ,pois queria ve-lo quando quisesse .
Oxumarê desesperado pediu para Olorum , deus supremo , que o libertase .
Se quiser saber como acaba essa história acesse o site que mostra esse conto , feito por alunos do 6° ano do colégio Pedro II .

Link : http://contosafricanos.way.to/
comentários(0)comente



Beatriz 22/01/2013

O dia em que o arco-íris estancou a chuva.
Essa história é a história de um menino chamado Oxumarê.

Na época de escravidão, iorubás africanos, foram trazidos para o Brasil, com o objetivo de se juntar com outros escravos daqui e serem escravizados. Eles trouxeram também seus costumes, crenças e histórias, entre elas a de Ifá. Havia uma deusa que teve dois filhos, um era muito lindo já o outro, não.

Nanã anunciou, logo após o nascimento dos dois meninos, os nomes deles. Um dos filhos, Oxumarê, começou a gostar de roupas coloridas desde bem jovem, como seu pai.

Um dia, uma grande chuva caiu sobre a aldeia de Oxumarê, que não simpatizou nem um pouco com a chuva desde o início. Apontou o seu punhal de bronze sobre o céu, assim, estancou a chuva, o que trouxe de volta a paz e a felicidade.

Xangô convidou Oxumarê para que ele fosse ao seu palácio. O que Oxumarê não sabia, era que Xangô iria mandar seus soldados o prender.

Daí, Olorum, ao ouvir as preces de Oxumarê, resolveu ajudá-lo a fugir.

Quer saber como? Compre o livro, você vai gostar!

Para conhecer outros contos, acesse: contosafricanos.way.to :)
comentários(0)comente



Marcelli. 22/01/2013

O dia em que Oxumarê estancou a chuva
Achei que o livro por fazer parte da cultura africana,nos ensina mais sobre uma cultura que nunca foi aprendida e nem ensinada aqui no Brasil,trata-se de histórias bem legais e que tentam explicar alguns fatos de como o arco-íris surgiu(Oxumarê),etc...
A história relata que o príncipe do arco-íris odiava a chuva,opa ! FALEI DE MAIS :X Quer saber o final da história ? Compre o livro ! ;)
Quer saber de mais histórias ? acesse http://contosafricanos.way.to !
comentários(0)comente



Ingrid_Cp2 22/01/2013

Arco-íris
A história é de origem da cultura Iorubá, e esse povo trouxe sua cultura ao Brasil quando vieram prisioneiros, trabalhar como escravos.

Conta-se que uma velha deusa chamada Nanã teve dois filhos, um muito feio que se chamava Omolu e um muito bonito que se chamava Oxumarê. Oxumarê sempre se destacava por sua beleza e por suas belas roupas coloridas e também aparecia ora como cobra e ora como arco-íris, causando inveja a todos. Conta-se que em uma época, caiu muita chuva sobre Terra, Oxumarê não gostava de chuva e por isso ele apontou seu punhal para alto, fazendo um corte na chuva e interrompendo-a e causando o arco-íris. Xangô o rei do trovão, então resolveu prender Oxumarê em uma armadilha, pois se encantou com sua imensa beleza.

E se você quiser saber como Oxumarê se safou dessa emboscada, compre o livro ou acesse o site de trabalhos sobre mitologia africana do Colégio Pedro II feitos pelo 6° ano: contosafricanos.way.to ... Vale a pena! ;D
comentários(0)comente



Mimi cullen 22/01/2013

Oxumarê
O livro fala sobre Ifá, o adivinho, que conta a história de Nanã, a mulher mais velha da África, que ajudou Oxalá a criar os primeiros humanos. Ela teve dois filhos, Omulu e Oxumarê.Oxumarê, se destacava pela sua beleza, suas belas roupas coloridas e diziam que ele aparecia ora como cobra e ora como arco-íris. Oxumarê interrompia a chuva cortando-a e transformado-se em um belo arco-íris. Porém um dia, Xangô, o rei do trovão, prendeu Oxumarê...

Mas se você quiser saber o final dessa maravilhosa história africana, sinto em informar que só posso lhe aconselhar a comprar o livro, porque acredite, vai valer a pena.

E se você quiser conhecer outras histórias africanas bem interessantes, acesse o site: contosafricanos.way.to
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



sonic 22/01/2013

Um bom livro africano!
Oxumarê, o arco-ìris é um ótimo livro africano.Nele conta a história do homem cobra ou arco-íris.Sua mãe, a mulher mais velha do mundo, teve dois filhos, ele ( o belo ) e Omulu ( o feio ).Mas em uma época que a terra foi alagada pela chuva.Porém Oxumarê não gostava de chuva e então pegou seu punhal e estancou a chuva, assim surgiu um arco-íris ( isso aconteceu várias vezes ).Até que Xangô, deus do trovão se encontrou com Oxumarê e se encantou com ele ( Oxumarê ) e o chamou para seu castelo.Mas era uma eboscada. Será que Oxumarê conseguirá sair.Se você quer saber, vai comprar esse livro!Ou acesse o site para conhecer essa e outras histórias : contosafricanos.way.to


comentários(0)comente



Vinicius 22/01/2013

O arco íris.
Nâna uma mulher muito idosa teve dois filhos, um bonito e um feio, enquanto isso a chuva castigava o mundo, enchendo rios, matando animais e pessoas. Oxumarê, o filho bonito de Nâna, o deus do arco íris, ficou indignado com as enchentes. Ele logo pegou seu punhal poderoso e rasgou o cèu e parou com as chuvas.

Recomendo esse livro a todos que gostam de ler sobre mitos e lendas de todas as culturas, em geral esse é um bom livro.
comentários(0)comente



Caio 17/01/2013

o dia em que o arco-iris estancou a chuva
Nessa história, Nanã, teve dois filhos, um feio, Omulu e um bonito, Oxumarê. Oxumarê usava roupas muito coloridas, fazendo todos o invejarem. Então, houve um tempo em que a chuva dominava, matando pessoas, animais e plantações. Nesse momento, Oxumarê decidiu acabar com aquilo, pegou seu punhal de bronze e fez um corte no arco do céu, fazendo a chuva cessar. Xangô, admirado com sua beleza, o convidou para ir a seu palácio, e Oxumarê foi, sem saber de nada...

Se quiser saber mais leia o livro.
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR