Minha Vida Fora dos Trilhos

Minha Vida Fora dos Trilhos Clare Vanderpool

Resenhas - Moon Over Manifest

Fran.Andrighetti 26/10/2017

Minha Vida Fora Dos Trilhos - Clare Vanderpool
Minha vida fora dos trilhos é o primeiro livro da autora americana Clare Vanderpool e o segundo livro dela que eu tenho o prazer de ler.
O livro é narrado pela jovem Abilene Tucker, que vai nos contar sua história e seus pensamentos. Abilene tem 12 anos e vive com o pai (Gideon) indo de cidade em cidade a procura de trabalho, porém quando ela se machuca o pai vê que os trilhos não são o melhor lugar para uma moça e resolve mandá - la para a cidade de Manifest para ficar com Howard Shady, o pastor da primeira igreja batista da cidade. Lá ela encontra novas amizades e entre objetos antigos encontrados em um caixa de charuto, jornais velhos e histórias contadas pela vidente Srta. Sadie, ela tenta descobrir um pouco mais da vida de seu pai e do legado deixado por ele no lugar, além de tentar também solucionar o misterioso caso do espião Cascavel.
Em paralelo a história sobre Abilene, temos a história dos amigos Ned e Jinx que se passa na época da Primeira Guerra Mundial e que a Srta Sadie vai contando a Abilene durante sua estadia em Manifest.
É um livro muito divertido, bem fluído e rápido. Assim como "Em algum lugar nas estrelas", temos uma história com personagens jovens que buscam por algo maior que eles, que querem se encontrar no mundo. A leitura, embora leve, é rica em reflexões e pensamentos. Em alguns momentos é um verdadeiro tapa na cara, outros é um cafuné gostoso. É uma história para rir, se emocionar, chorar, ficar com raiva e se apaixonar por cada capítulo.
Todos os personagens são bem trabalhados, todos tem um papel significativo na história em algum momento e eles tem uma evolução sensacional no decorrer da história. Abilene, nossa protagonista, tem um crescimento lindo, um emponderamento admirável e, ao mesmo tempo, a inocência de uma criança de 12 anos. É muito bonito mesmo acompanhar toda a evolução dessa personagem.
A edição do livro é lindissima: capa dura, folha amareladas, imagens de trens, os recortes de jornal da Srta Hatie Mae, a fitinha dourada, o cartão postal do Kansas... TUDO está impecável!
É uma daquelas leituras da vida. A Clare Vanderpool tem o dom da escrita, o dom te te colocar dentro das suas histórias. Vale muito a pena!

#LeituraObrigatória

João Victor - @livro.is.life 25/10/2017

Encontre também essa resenha no Instagram @livro.is.life
?RESENHA?
5/5 ? | Clare Vanderpool | 304 páginas | Drama infanto-juvenil | Darkside Books

Em, Minha Vida Fora dos Trilhos, acompanhamos Abilene que de início vive com seu pai (Gideon) sem residência certa, pois ele trabalha na construção de trilhos pelos EUA. Um acidente com Abilene faz seu pai se preocupar com a garota de 12 anos que não merece ficar nessas situações e a manda para Manifest, Kansas, para que fique lá enquanto o verão durar.
?
Em sua chegada nem um pouco comum, após pular do trem, Abilene é levada por Shady à sua casa, ele é um velho amigo de seu pai. Após sua chegada nessa cidade aconchegante e que um dia foi a morada de seu pai, Abilene se sente ao mesmo tempo em casa mas com aperto em seu coração pela distância entre ela e seu pai.
?
Shady a leva até seu quarto temporário e lá ela decide guardar suas coisas em um local protegido e escolhe o assoalho, ao averiguar o quarto ela encontra uma tábua solta, por acaso, ela encontra nesse vão um objeto: uma caixa de charutos Lucky Bill e dentro dela há algumas cartas (de remetente Ned ao destinatário Jinx), recortes e alguns objetos (uma chave, um dólar de prata, uma isca de pesca, uma rolha e uma bonequinha de madeira).
?
Nossa história é desenvolvida a partir da busca de Abilene por descobrir do que se trata o conteúdo dessa caixa, quem são esses garotos? O que significa cada objeto? Qual a relação disso tudo com ela, com seu pai? Como ela vai descobrir tudo isso durante esse período?
OPINIÃO

Em sua construção de mistérios, Clare, vai intercalando a história da busca de Abilene com a histórias dos dois garotos das cartas, que se passava durante a primeira guerra. Ambientada na segunda guerra a personagem principal nos cativa de um jeito...
?
A construção do livro apresente ainda, entre as viradas de capítulo, recortes de jornais e também postais, que dá uma visão mais ampla e nos fornece mais informações sobre a história do passado.
?
E aconteceu nesse livro, algo que no outro livro da autora - Em Algum Lugar nas Estrelas - não ocorreu: muito choro! Passei as últimas 20 páginas chorando, com o desfecho na qual tudo se conectava e ainda nos apresentava uma história nada previsível.
?
Então eu digo que pelo amor à minha estante, leiam esse livro, e venham sentir todas as emoções que me afloraram, e também saber se lágrimas escorrerão igual a mim. ? Clare Vanderpool, faça mais, faça sempre!!!!

Camila Justi 18/10/2017

Narrado por criança!
Abilene é uma garotinha simples de 12 anos simpática e educada. Seu pai Gideon, está trabalhando em uma ferrovia no sudeste do Kansas, e por não ser um lugar adequado para uma menina da sua idade segundo ele, apesar de ter sido pela vida toda, manda ela para a cidade de Manifest onde ele viveu por um tempo na sua infância e promete buscá-la no fim do verão.
E assim Abi parte de trem para esse novo lugar, levando apenas alguns pertences, dentre eles a bússola do seu pai e um jornal velho da época de 1917. Chegando lá ela é muito bem recebida pelo pastor Shady Howard e também pela jornalista Hattie Mae, a qual era, e continua sendo jornalista no mesmo jornal Manifest Herald.
A noite, em seu quarto, quando está procurando um lugar para esconder os seus pertences, acaba encontrando uma caixa de charutos Lucky Bill com várias cartas, um mapa e outros objetos dentro dela. A curiosidade em saber a quem pertenceu e que mistérios escondem esses objetos, levam Abi a uma aventura em busca da descoberta do passado e a revelações do futuro.
💭A escrita dessa autora nos faz desejar ler tudo que ela escreve. Leve, fluída e cativante. Entramos de cabeça na história e sentimos tudo o que Abilene sente. Cheio de dramas familiares, perdas e amizades verdadeiras, nos faz pensar e refletir um pouco sobre a nossa própria vida e em como somos abençoados e nem percebemos. .

Vai Lendo 29/09/2017

Uma viagem inesperada e surpreendentemente emocionante
Quem me conhece sabe que o meu gênero literário preferido é a Literatura Fantástica, então, naturalmente até eu fiquei surpresa quando realmente me interessei em ler "Minha vida Fora dos Trilhos", de Clare Vanderpool, publicado pela editora DarkSide Books.

Clare Vanderpool é uma escritora de livros para crianças — essa foi novidade para mim, não que o "Minha Vida Fora dos Trilhos" seja impróprio para crianças, mas confesso que isso nem passou pela minha cabeça —, americana e nativa do Kansas. É membro da Society of Children’s Book Writters and Illustrators — Sociedade dos Escritores e Ilustradores de Livros Infantis, tradução minha — e seu primeiro livro foi o "Moon over Manifest", que é justamente o "Minha Vida Fora dos Trilhos" — não entendi a tradução do título.

"Minha Vida Fora dos Trilhos" é uma ficção histórica, sem nem um pinguinho de fantasia, sci-fi ou terror — pelo menos, eu não vi, se deixei passar, por favor, alguém me diga. E isso me intrigou muito pelo livro ter sido publicado pela editora DarkSide Books, cuja proposta é publicar histórias que se encaixem na Literatura Fantástica — especificamente fantasia e terror. Então, eu realmente fiquei surpresa — talvez, tenha algo a ver com a outra obra de Vanderpool, também publicada pela DarkSide, Algum Lugar nas Estrelas.

Notem que eu disse surpresa e não decepcionada. Definitivamente, não fiquei decepcionada. Eu diria até que fiquei bem impressionada, porque eu realmente não curto ficções históricas propriamente ditas.

Mas dessa eu gostei. Principalmente, do final, que foi meticulosamente dosado com felicidade e tristeza — sim, eu chorei, como sempre, mas terminei sorrindo também.

Vai entender… Coisas de leitor.

Mas como posso falar do final da história se sequer falei dela ainda? Vamos a um rápido resumo, então.

A história possui dois focos históricos e narrativos. Um deles se passa em 1936 e é contado por Abilene Tucker, uma menina de 12 anos que, depois de viver com o pai, viajando de trem, no sul dos Estados Unidos, é mandada pelo pai para a pequena cidade de Manifest, no Kansas. E é em Manifest que Abilene vai mergulhar na história dessa pequena cidade, na época da Primeira Guerra Mundial, entre os anos 1917 e 1918.

É aí que entra o segundo foco narrativo, do qual não pretendo falar muito para não estragar a surpresa. Mas acho que é seguro dizer que essa história que nossa querida Abilene vai escutar, e nós vamos ler, é contada de maneira bem misteriosa.

Apesar de não ter nenhum dos elementos fantásticos aos quais estou acostumada — e os quais eu amo de paixão —, gostei bastante da trama do livro e, principalmente, da forma como ela foi se desenrolando. Como eu já disse mais acima, adorei o final.

E, cá entre nós, um bom final faz toda a diferença.

Além de ser interessante pela forma como foi apresentada e pelo conteúdo em si, a história também nos mostra fatos que realmente aconteceram, como a desconfiança sobre os estrangeiros que iam para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor, as grandes dificuldades pelas quais eles passavam, a importância de se ter uma origem e um nome de família naquela época — até hoje, ainda é um pouco assim — e, acima de tudo, o imenso drama que foi a Guerra na vida dessas pessoas.

Para quem ler esse livro, eu realmente sugiro que leia também a nota da autora, onde ela explica de onde tirou vários elementos e personagens. Eu li depois de ter terminado o livro — até mesmo porque a nota fica no final do livro —, mas acho que seria muito bom ler antes, talvez, porque já daria uma esclarecida em algumas coisas.

O que me incomodou um pouco foi a forma como a narrativa foi feita. Visto que parte da história é narrada por uma criança de 12 anos, acho que determinados trechos ficaram fora desse contexto etário da Abilene — a menina diz que não sabe o que significa “casa de vidência” e nem “antro de iniquidade”, mas sabe usar a palavra conglomerado de maneira irônica.

A despeito disso, a história é bem interessante. Mas, se você pegar esse livro esperando ter alguma ação, esquece. Não é esse o objetivo.

Quanto ao trabalho da editora, está bom, principalmente no que se refere ao material visualmente falando — esse é um dos pontos fortes da DarkSide, fazer livros bonitos. A capa, principalmente — mais de uma vez, fui surpreendida no ônibus, enquanto lia, por olhares curiosos de leitores fazendo contorcionismo na tentativa de ver a capa —, que foi muito elogiada. Não apenas a parte externa, mas a interna também está muito bem trabalhada. A única coisa que me incomodou foi a tradução do título — que, convenhamos, não tem nada a ver com título original, mas isso já ingressa em uma discussão muito complicada para ser debatida aqui —, mas eu não sei se isso foi de fato obra da editora.

"Minha Vida Fora dos Trilhos" definitivamente fugiu da minha zona de conforto, mas eu não posso dizer que foi uma aventura ruim — eu até chorei, olha só. Certamente serviu para aumentar a minha simpatia com ficções históricas.

site: http://www.vailendo.com.br/2017/09/20/minha-vida-fora-dos-trilhos-de-clare-vanderpool-resenha/

Maria Clara | @pixelbooks 24/09/2017

Impossível não se apaixonar
Resenha disponível no Instagram @Pixelbooks

O livro fala sobre a Abilene, uma menina que é mandada pelo pai para passar o verão na cidade de Manifest enquanto ele trabalha na construção de uma trilha de ferro. Cercada de dúvidas e medos, Abilene acaba encontrando uma caixa de charutos cheia de cartas antigas e objetos aleatórios e é aí que começa um verão incrível é que vai trazer muitas recordações. A leitura do livro foi fantástica, os personagens construídos pela Clare são tão reais que é impossível não se apegar é viver com eles cada segundo da trama e se emocionar junto. Um livro que me marcou muito e que virou favorito logo de cara. Pra quem amou Em Algum Lugar nas Estrelas, Minha Vida Fora dos Trilhos consegue ser ainda mais incrível que ele, uma leitura para todos os fãs de livros que deixam você com o coração quentinho e cheio de amor.

Isa 22/09/2017

5 motivos para ler Minha Vida Fora dos Trilhos
Minha Vida Fora dos Trilhos, um dos livros mais recentes da linha DarkLove da DarkSide Books, foi o pontapé da autora Clare Vanderpool no mundo editorial. Nele nós conhecemos Abilene Tucker, uma menina de doze anos que é deixada por seu pai aos cuidados de um amigo de sua antiga cidade, Manifest. Ela não entende bem como foi a passagem de seu pai por aquela parte do Kansas e está determinada a descobrir durante a sua estadia de verão. O que ela não espera é que a história da cidade, a do seu pai, há 20 anos atrás, esconde muitos segredos. A história de Abilene Tucker não demora a te conquista.

- Se você curte um mistério, veio ao lugar certo

Abilene acaba bancando a detetive, explora caminhos e pistas deixadas por um menino, Jinx, que vivia na cidade da época. Com a ajuda de suas amigas Lettie e Ruthanne, a menina encontra figuras suspeitas, soturnas e quietas demais, lendas sobre uma criatura que habita os boques nos limites da cidade e corrupções que desafiam o governo e a moral. São quebra-cabeças um atrás do outro que deixam o leitor bem ocupado e intrigado.

- Apaixonado pelo clima dos filmes dos anos 80, com o protagonismo infantil cheio de aventuras?

O livro é dividido em duas partes: 1936, com Abilene e suas amigas, e 1918, com Jinx e suas mirabolâncias. Assim, nós somos inseridos numa atmosfera bem legal e semelhante aos clássicos dos anos 80. Sabe as crianças descendo as ruas de bicicleta? Aqui elas correm, sobem em árvores, acompanham os trilhos – era meio difícil colocar as mãos numa bicicleta na Depressão – e dão um toque de curiosidade e aventura que baseiam a história.

Você pode ler o resto no site :)

site: http://anatomiapop.com/5-motivos-para-ler-minha-vida-fora-dos-trilhos/

Veronica @gatonolivro 17/09/2017

Abilene tem 12 anos, é mandada para a cidade de Manifest, Kansas no começo do verão pelo seu pai alegando ter arrumado um emprego na ferrovia que não é lugar para ela. Seu pai viveu na cidade quando era jovem e sempre contou histórias sobre o lugar. Ela fica na casa de Shady, mesmo lugar que seu pai ficou, enquanto tenta achar algo sobre seu pai acaba encontrando uma história cheio de mistérios e amigos.

Abilene quer encontrar algo do pai que ela percebe não conhecer muito, ela também começa a ficar com medo de que seu pai nunca volte para busca-la, ela acaba encontrando e se conectando com os habitantes da pequena cidade, que guardam vários segredos. O livro se passa em 1936 e 1918, épocas da grande depressão e primeira guerra. A parte de 1918 usa de historias contadas para a protagonista, jornais e cartas que ela encontra.

Não dei cinco para o livro porque senti que não me conectei muito com os personagens e gostaria de ter conhecido mais sobre Abilene, mas ainda assim é um livro lindo e o final excelente, cheio de surpresas que eu não esperava.

Esse é o trabalho de estreia da autora, o livro ganhou o prêmio para livros infantis Newbery, até agora nenhum ganhador desse prêmio me decepcionou, mas eu gostei mais de seu outro livro Em Algum Lugar nas Estrelas também lançado pela Darkside.

site: https://gatonolivro.blogspot.com.br/2017/09/minha-vida-fora-dos-trilhos-clare.html

Universo de utopia 15/09/2017

Universo de utopia
Universo de Utopia
15/09/17
Minha vida fora dos trilhos - Clare Vanderpool

São poucos os livros que conseguem te prender do início ao fim, no qual a vontade de devorar cada página e sentir sua história nas veias, superam a fome, sono, estudos e até os compromissos previamente agendados. O grande feito de um escritor(a) consiste em transmitir aos leitores tudo o que sente durante a escrita e o que Clare Vanderpool fez foi indescritível que ultrapassa até mesmo as barreiras do inteligível.

Somos teletransportados para os eventos, conhecemos as pessoas da cidade Manifest, os motivos e os lugares mesmo sem recorrer aos recortes do jornal da Stra. Haddie Mae, jornalista deste pacato lugar.

E para os tidos como curiosos, assim como eu uma palavra diz mais que seu significado literal - Manifesto, além de verbo e também é substantivo que significa uma lista de passageiros ou mercadoria a bordo de um navio, e revele muito o lugar que iremos conhecer, cidade do Kansas compreendida basicamente de imigrantes reclusos de sua terra natal e vitimados pelas suas histórias de vidas, de dor, perda e saudades.

Para Abilene essa realidade não é diferente, embora o presente seja muito mais significativo que seu passado e de seu pai e os verdadeiros lugares não estejam marcados num mapa, as marcas deixadas pelas feridas podem refletir sobre o que chamamos de lar.

Na busca incessante de revelar sobre seu genitor que a abandonou, a protagonista encontra uma caixa de charutos, com cartas e alguns objetos que escondem segredos e lembranças as quais ela juntamente com duas amigas (Lettie e Ruthane) embarcam numa verdadeira viagem ao passado e descobre o peso sufocante sobre a amar alguém.

Com a ajuda a Srta. Sadie, uma vidente, para qual deverá trabalhar e pagar um vaso quebrado, ela lhe transportará por meio de histórias e memórias aos fatos que ligam os objetos e as cartas encontradas à pessoas daquela cidade.

Essa garotinha se envolve em algumas confusões e aventuras e até mesmo acredita em verdades universais. Mas o que ela não sabe é que boas histórias necessariamente possuem começos, meios e fins e nelas é possível encontrar a redenção e as respostas para inquietudes.

A escrita é estritamente impecável, ela criou dois universos entre passado e presente que se intercalam a cada capítulo que você vai lendo, e te dá vontade de fazer parte dele, mas como não é viável, simplesmente fecha o livro é agradece por ter autores como Clare Vanderpool.

Tipo de livro que não se dar, não vende, nem se empresta e que todos deveriam ter um exemplar como esse na estante!

Sufonino 14/09/2017

MINHA VIDA FICOU FORA DOS TRILHOS APÓS A LEITURA DESTE LIVRO!
Acho que não sei como começar isso, então apenas escreverei, e se isso sair ruim, que seja, pois é isso que tenho no presente momento. Acabei de ler esse livro e não sei como passei tanto tempo sem ter ele em minha vida.

"Minha Vida Fora dos Trilhos" é um livro que me passou tantos sentimentos de tantas maneiras que não sei como consegui não chorar em certas partes. É um livro muito sensível e gostoso de ser lido.

O livro conta a história de uma garota que vai para uma cidadezinha a qual ela sempre fantasiou ser maravilhosamente encantadora, isso por causa das histórias que ouvia de seu pai, que foi quem a mandou para a dita cuja cidadezinha chamada Manifest.

A edição do livro é maravilhosa. Darkside, né?

"... e quando não há nada melhor para fazer, acho que voltamos àquilo que um dia nos fez sentir bem." disse a personagem principal na página 183. E tenho certeza de que quando eu não tiver nada melhor para fazer, voltarei a essa belíssima história.

Hoje é dia de Livro 08/09/2017

Resenha completa no blog Hoje é dia de livro!
Se você amou a cativante história de Jack e Early, na obra Em Algum Lugar nas Estrelas, vai se encantar também pela história de Abilene em Minha Vida Fora dos Trilhos, primeiro romance de Clare Vanderpool.

Abilene é uma garota simples e com apenas 12 anos já possui um desafio pela frente: passar o verão longe do pai, sua única companhia. Acostumada com as histórias que ele contava sobre a cidade de Manifest, ela embarca sozinha em um trem que tem como destino o pacato lugar. Lá ela encontra novas amizades e entre objetos antigos encontrados em um caixa de charuto, jornais velhos e histórias contadas pela vidente Srta. Sadie, ela tenta descobrir um pouco mais da vida de seu pai e do legado deixado por ele no lugar, além de tentar também solucionar o misterioso caso do espião Cascavel. Acompanhar Abilene em sua busca, em suas novas amizades, pelas mais de 300 páginas, é emocionante e divertidíssimo.

...

site: http://www.hojeediadelivro.com.br/2017/07/resenha-minha-vida-fora-dos-trilhos_11.html

Samira Oliveira 30/08/2017

Guerra e Imigração nos EUA. "Minha Vida Fora dos Trilhos" é comovente e histórico
Nunca um livro foi tão propício para a época que estamos vivendo quanto “Minha Vida Fora dos Trilhos”. Tratando de questões sérias como imigração, Primeira Guerra Mundial, xenofobia e exploração trabalhista, a obra só ganha essa dimensão depois que você termina a leitura e pesa todos os assuntos tratados. Apesar das questões pesadas a narração é tão leve, divertida e gostosa que o tempo passa e você está lá, em 1936 sem querer sair dos trilhos da cidade de Manifest.

“Minha Vida Fora dos Trilhos” é sobre uma garotinha chamada Abilene que desde sempre viveu junto ao pai Gideon Tucker vagando pelos Estados Unidos em busca de emprego; comida de caridade e eventualmente, um teto para dormir. A vida de Abilene era feliz perto do pai, mesmo com todas as adversidades – toda a sua narração baseada em lembranças são repletas de doçura e saudades. Lembranças, pois o livro começa com a chegada da menina sozinha à Manifest, uma cidade assentada sobre uma mineradora o qual explora os mineiros com altas horas de trabalho e pagamento em vales para trocar no armazém da companhia mineradora. É interessante perceber como a garota, que também é a narradora, enxerga ao mundo e a si própria – chegando a conclusão máxima de que ela não pertence a lugar algum, e sem Gideon para cuidar dela, não pertence nem mesmo a essa cidade. Seu pai a mandou para a Manifest pois foi a cidade em que ele supostamente cresceu e, pelo que foi prometido, ele voltará para buscá-la antes das férias de verão acabarem – fato que é desconversado por Shady e Hattie Mae.

Resenha completa no Dezoito em Ponto (clique no link abaixo ;)
Escrito por Samira Oliveira, crítica litrária e estudante de Letras da USP

site: http://dezoitoemponto.com/2017/08/07/minha-vida-fora-dos-trilhos-guerra-e-imigracao-nos-eua/

Mari - Pequenos Retalhos 24/08/2017

A história na verdade é contada em dois momentos diferentes. Existe a história de Abilene, que acontece em 1936; e a história de Ned e Jinx, os personagens principais da história da Srta. Sadie e das cartas que Abilene encontrou, em 1918. Também é enriquecida através de recortes de jornal e propagandas que circulavam na época. E visualmente é muito bonito (uma edição da Darkside não seria diferente) mas para mim, atrapalhou um pouco a leitura.

Aliás, confesso que para mim, a história demorou bastante para fluir. Eu meio que sentia que deveria me forçar para ler mais algumas páginas. Por isso, demorei bem mais para ler esse livro do que é o normal para mim.

site: http://www.pequenosretalhos.com/acabei-de-ler-minha-vida-fora-dos-trilhos-clare-vanderpool/

Pollyana Camilo - @pollyesuaestante 24/08/2017

Um romance capaz de despertar o lado mais aventureiro e nostálgico que existe dentro de você.
Um livro de narrativa fácil e apaixonante, ambientado em uma cidadezinha pequena, com muitos mistérios e heróis de guerra.
A narrativa segue duas ambientações. A primeira, narrada pela visão de Abilene, que acontece em 1936 – ano da Grande Depressão dos EUA, o pior e mais longo período de recessão econômica do século XX – e a segunda, que ocorre através da história contada pela Srta. Sadie a menina, que relata os acontecimentos com dois amigos, Ned e Jinx, entre o ano de 1917 e 1918, em plena 1ª Guerra Mundial.
Essa é mais uma obra que ganhou um lugarzinho em meu coração. É uma história que chega para acrescentar coisas boas na sua vida.
Você vai rir, vai ficar triste, vai se apaixonar e vai relutar em virar a ultima pagina.

Na Nossa Estante 08/08/2017

Minha Vida Fora dos Trilhos
Minha Vida Fora dos Trilhos é o segundo livro da autora Clare Vanderpool lançado pela DarkSide® Books, mesma autora do best-seller Em Algum Lugar nas Estrelas, o primeiro romance de estreia da escritora e foi com ele que iniciei minha experiência com a escrita da Clare. E posso dizer que amei!

O livro é narrado pela jovem Abilene Tucker que tem 12 anos e é mandada pelo Gideon (pai) para Manifest, Kansas, acreditando que será só mais uma cidade pela qual ela passará, já que a protagonista vive a vida indo de cidade em cidade com o pai. Porém, depois que ela se machuca, Gideon decide que os trilhos não é vida para uma menina, por isso ele a manda para Manifest, para passar um tempo com Shady Howard, que é o pastor da Primeira Igreja Batista da cidade.

Abilene tem o hábito de estudar sobre os costumes de cada cidade, assim quando chega em Manifest, ela acha que sabe muita coisa do lugar. No entanto, quando ela conhece Shady, a protagonista percebe que ele é um pastor incomum e logo depois a menina é apresentada a repórter da cidade, Hattie Mae Harper, por quem Abilene possui uma imensa admiração. Depois das apresentações, ela conhece a casa onde ela irá morar e percebe duas coisas estranhas: a igreja é um antigo bar e ela participará do último dia de aula, mesmo não estando mais na cidade depois do verão.

Abilene também descobre uma caixa de charutos Lucky Bill cheia de objetos e cartas do ano de 1918 de um soldado chamado Ned Gillen e um mapa de Manifest do espião Cascavel. Ao mostrar suas descobertas a novas amigas, Lettie e Ruthanne, as três resolvem usar o mapa e tentam descobrir quem de fato foi Cascavel.

Confesso que a princípio não achei que fosse gostar tanto de Minha Vida Fora dos Trilhos porque o enredo tem duas histórias dentro de uma. E a narração dele é feita pela a personagem Abilene, porém existe outros narradores, dentro da narração da protagonista, já que o enredo se passa no presente e no passado da cidade de Manifest. Costumo destetar livros assim, mas no decorrer das páginas fui me apaixonando pela história e os personagens. E também a Edição da DarkSide® Books ajudou em muito no meu processo de leitura, já que montaram o livro cheio de fontes diferente e com ilustrações que não nos deixa perdidos. Além disso, é possível perceber o cuidado da editora com a diagramação que deixa a edição lindíssima e a cara da história do livro.

Clare Vanderpool nos apresenta um universo histórico muito rico e uma narrativa bem fluída. A adolescente Abilene é só mais uma personagem num enredo onde tem um espião, um soldado, uma repórter, um pastor com problemas de bebida, um fugitivo e uma vidente. Com a ajuda de Abilene e suas amigas vamos descobrindo o que essa galera tem a ver com a caixa de charutos cheia de objetos.

Achei genial da parte da autora manter o mistério de quem era Cascavel até a última página do livro e por onde andava Gideon, já que Abilene não sabia onde estava o seu pai. Portanto, se você procura um livro cheio de aventuras e descobertas, super recomendo. Minha Vida Fora dos Trilhos me deixou em um incrível suspense até o final e me levou a ter fortes emoções.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/07/minha-vida-fora-dos-trilhos-resenha.html

Fernanda.Mesquita 06/08/2017

Apenas leiam..
Não consigo falar dele, mas achei incrível a maneira de escrita da Clare nesse livro.. Ele foi muito bem construído e escrito. Uma história simples porem com detalhes interessantes e surpreendentes. Super recomendo ?