Minha Vida Fora dos Trilhos

Minha Vida Fora dos Trilhos Clare Vanderpool

Resenhas - Moon Over Manifest

liaraoss 15/01/2021

DE ABRAÇAR O CORAÇÃO
é um livro bom, não é cheio de emoções e aventuras mas é bem gostosinho de ler, te faz se apegar ao personagem e algumas tramas são curiosas pra descobrir.
é um ótimo livro passatempo e o final, é apenas corrente com toda a história e te faz ficar com o coração quentinho
AndrA.Perlman 19/03/2022minha estante
Nossa demais primeiro ele vai esquentando seu coração até um.onetnto que ele destrói ele por completo e depois resconstroi com um calor ainda maior

Marlonbsan 23/05/2023

Minha Vida Fora dos Trilhos
Abilene Tucker, no auge de seus 12 anos chega pelo trem à pequena cidade de Manifest no Kansas. Seu pai a enviou para passar o verão sob a tutela de um velho conhecido enquanto finalizava um trabalho na ferrovia.

O livro é narrado intercalando entre primeira e terceira pessoas, dependendo do período em que acompanhamos, a linguagem é simples, mas possui uma densidade considerável.

O início da história foi interessante, principalmente para tentar entender as dinâmicas que envolveriam a Abilene, além de toda a população de Manifest. Mas quando passou a mesclar com o passado, o interesse foi diminuindo, e não conseguiu me prender.

A busca por respostas e as conclusões tiradas depois de conhecer alguns fatos, ajuda a elaborar uma história concisa e cheia de interligações. A função dos personagens e algumas atitudes, que demonstram a sagacidade, são bem divertidas de acompanhar.

O livro ainda serve como um parâmetro histórico, já que trata de algumas passagens, como a Lei Seca nos Estados Unidos e a Gripe Espanhola, que ajuda a montar o contexto e interligar alguns fatos.

Mas, a construção do desenvolvimento da narrativa, não me prendeu, lia com pouco interesse, talvez eu tenha lido em um momento que contribuiu para não prestar tanta atenção, mas acontece.

Victor Dantas 15/04/2020

De Infanto-juvenil à ficção histórica.
Esse é o segundo livro que eu leio da autora, e o primeiro que ela publicou.
Na obra, iremos conhecer a Abilene Tucker, uma menina de 12 anos e, que se muda para uma cidade no oeste dos EUA, especialmente, no Kansas, chamada Manifest. Cabe ressaltar, que a cidade foi inspirada em uma cidade real, chamada Frontenac, cidade qual viveu os avós da autora.
Bom, Abilene, é uma menina muito perspicaz e curiosa, e o motivo pelo qual ela foi para Manifest, foi um pedido feito pelo seu pai, para passar as férias de verão, na cidade em que ele viveu durante sua juventude.
Ao chegar na cidade, Abilene fica hospedada na casa do senhor Shady Howard, e logo na sua primeira noite, ela acaba encontrando uma caixa misteriosa no seu quarto, que contém objetos pessoais e cartas de um rapaz que aparentemente morou naquela mesma casa e dormiu no mesmo quarto que ela. Isso é o suficiente para Abilene fica com uma pulga atrás da orelha e querer saber o porquê daqueles objetos e quem era o dono.
A garota, acaba fazendo amizade com Lettie e Ruthanne, e as três decidem então investigar o passado que aquela caixa carrega consigo. Abilene logo percebe, que Manifest, guarda muitos segredos para uma cidade do interior, e isso é confirmado, quando ela conhece a misteriosa vidente, senhora Sadie, que começa a lhe contar relatos da Manifest de 1918 (dezoito anos antes do ano que a história é narrada, 1936). Abilene, começa sentir que de alguma forma aqueles relatos não seja apenas sobre Manifest, mas, que tem a ver também, com o seu pai, Gideon, e que pode explicar o porquê ele a mandou para aquela cidade.
Com uma narrativa fluída, a autora consegue mesclar o caráter infanto-juvenil, por ter protagonistas crianças, com a ficção histórica e até mesmo fatos reais, por retratar os EUA, dos anos 20 no auge da 1ª guerra mundial, a imigração europeia para o país, a Lei Seca implantada, a gripe espanhola que dizimou boa parte da população norte-americana e do mundo, e os primeiros indícios da 2ª guerra.
A meu ver, os pontos altos da obra foram justamente esses fatos históricos, pois, apesar da escrita leve, eu sentir que a autora poderia ter feito mais. O começo é bem parado, e a história vai crescendo aos poucos.
Mesmo com os protagonistas crianças, o personagem que mais me chamou atenção, foi a vidente Sadie, e no final, ela consegue se destacar muito bem na trama.
É um livro que não acontece nada de grandioso, na verdade, eu diria que, o grandioso está nas relações pessoais dos habitantes da cidade Manifest. E o mais interessante, é que, eu consigo visualizar uma “Manifest brasileira”, sendo qualquer uma cidade pequena na região sul do Brasil, formada por imigrantes europeus.
Por fim, recomendo a leitura, para quem gosta de história com protagonistas crianças, e, que queira aprender mais sobre as guerras mundiais e as imigrações europeias do século XX.

Karine Pimentel 11/01/2023

Um Livro incrível e emocionante.
A Abilene é protagonista apaixonante, apesar de ter 12 anos ela não e chata ou mimada muito belo contrario. Eu me apeguei a todos os personagens, eu ri, fique intrigada e chorei. O Livro tem uma história simples porém muito bem escrita com personagens incríveis que você se apega. O livro fala sobre amizade, esperança, preconceito, perdas, imigração, primeira guerra, grande depressão, pobreza e principalmente união. A trama vai intercalando entre passado e presente se passando na época da Grande Depressão em 1930 dos Estados Unidos (presente) e na Primeira Guerra (passado).

KpopBrasil 23/02/2022

"Quando as pessoas vão embora, é difícil olhar pra trás."
A história foi totalmente diferente do que eu imaginava, no começo do livro eu estava achando bem chato e não acontecia nada de interessante, mas depois da metade a história foi ficando mais interessante. As melhores partes do livro era quando a srta. Sadie contava as histórias que aconteceram em 1917/1918.

O final da história foi bem legal, eu realmente não imaginava como o livro terminaria.

mnk0 05/06/2021

Quando eu comecei a ler esse não fazia a mínima ideia do q se tratava, então tive a surpresa de descobrir,esse livro se passa em 1939 e também em 1918 ele conta a história de abeline e seu pai,esse livro me surpreendeu,eu confesso que no começo eu achei esse livro entediante,mas o final me deixo estatelada no chão,eu necessito de terapia agr?

Toni 24/04/2021

Afinal, a história é boa ou ruim?
Minha percepção sobre o que estou lendo nasce geralmente das pontuações que faço, geradas, por exemplo, de um diálogo interno,  juntando anotações que considero relevantes ou marcações. Quanto mais uso esses elementos, mais sobre aquela obra terei o que dizer, buscando sempre a contribuição que tal narrativa pode trazer a minha experiência como leitor. Em "Minha vida fora dos trilhos", esse meu modo de perceber, de certa forma, caiu por terra, pois em um livro de 311 páginas, só comecei a pincelar algumas marcações a partir da página 250, ou seja, já bem próximo do fim. Isso quer dizer que o livro não corresponde ao que se propõe?
Se considerarmos que nesses quase 2/3 do livro a narrativa acaba dispersando o leitor em função de um certo exagero de informações secundárias e/ou desnecessárias, provocando assim uma espécie de marasmo na dinâmica da história,  além, claro, do distanciamento natural na relação do leitor com a obra, justamente pela falta da elaboração de  uma personagem forte, então, aparentemente, não, não corresponde. No entanto, nada disso fere aquele 1/3 restante a partir do qual se constrói o final, neste caso, muito bem tramado, coeso e arrematado, justamente porque todas aquelas informações supostamente supérfluas , acabam sendo um recurso fundamental  para um desfecho bem costurado e sólido pra narrativa. A visão,  portanto, de que a leitura dessa obra vale a pena é absolutamente pessoal, pois cada leitor irá definir suas prioridades no que concerne  às nuances que fazem uma história ser boa ou ruim de fato.
Tendo sido esse o primeiro livro escrito pela autora, de certa forma isso talvez explique o sucesso do segundo, "Em algum lugar das estrelas", o que pressupõe-se,  portanto que a prática a tenha levado a um lugar mais confortável.
Caso queira embarcar com a nossa "protagonista", Abilene, nessa viagem rumo ao desconhecido, permeado de mistério,  mas também muito aprendizado, seja bem-vindo, porque é bem possível que nessa busca pela própria história, ela ajude você a abraçar um pouquinho da sua.

Boo_ 21/01/2023

"Não está em nenhum mapa. Os verdadeiros lugares nunca."
O melhor livro de ficção história que li que esse ano.

O livro trás uma abordagem interessante sobre a história de imigrantes, e residentes de uma pequena cidade no Kansas, também conta com recortes de jornais e cartas, o que torna a história mais profunda.

A história fala sobre criar raízes e laços, e como eles nunca se desfazem, não importa o tempo ou o lugar em que você esteja. Acredito que esse livro nos oferece uma bela lição através de uma escrita bem fluída e empolgante.

Também preciso acrescentar que nem tudo são flores na história, mas o final é bem feliz e é isso que importa.
Gabriel.Rodrigues 21/01/2023minha estante
Amo esse livro

Vê Lemes 09/01/2022

Fofo
Abilene precisou viajar até a pequena cidade de Manifest, uma cidade com um passado rico e um futuro brilhante.
Lá ela começa a investigar com suas amigas, pistas para descobrir um espião, o cascavel. Neste meio tempo, ao ajudar a vidente Sadie começa a descobrir mais sobre o passado da cidade e o seu em consequência.
" Não está em nenhum mapa. Os verdadeiros lugares nunca estão. "

Viviane @litenatura 14/03/2021

Bom livro
Uma história leve, de fácil leitura. Tem um pouco de suspense. Intercala entre o passado e o presente.

Pâm @Estantedasabelhas 25/06/2017

Que lindo
Quando você olha para o número de pessoas que leram esse livro. Onze até agora. Pessoas corram e leiam, que história incrível. Cidade pequena, mistérios, herói de guerra. Tudo em um livro só. Eu terminei mas não queria terminar, já estou com saudade dos personagens incríveis, da escrita maravilhosa da autora, dos momentos em que sorri e os que deixei as lágrimas cair. Amei
Cláudia - @diariodeduasleitoras 26/06/2017minha estante
Estou lendo e amando..

Carol 11/07/2017minha estante
Pena que não tem e book

Uly 04/07/2020

Trata se de um romance simplesmente adorável. A personagem Abilene chega a uma nova cidade em busca da origem de seu pai. A partir conhece pessoas que irão conduzi la nessa aventura. Amizades serão feitas, segredos revelados. Ótima aventura que vale a pena conferir.
Então meu bem, após essa leitura aproveita e segue meu IG literário no Instagran. Confere as publicações, você vai gostar e vai ser de grande incentivo para min: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/

site: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/

Luhran 19/07/2022

Esperava chorar
Abilene Tucker não imaginava que um machucado mudaria todo o rumo da sua história. Após se acidentar e ficar em repouso por alguns dias, o pai da garota decide que é hora de tirar Abilene de onde vive, e proporcionar para ela uma vida mais tranquila e longe dos dias ao lado dele no trabalho.

Ao ser enviada para Manifest para passar o verão com antigos amigos de seu pai, Abilene se permite conhecer todas aquelas pessoas profundamente e até mesmo fazer amizades verdadeiras. Mas enquanto anseia pela chegada de seu pai após o verão acabar, a garota descobre uma caixa misteriosa no quarto onde está abrigada e tudo começa a ter sentido.

Com um mistério em mãos e cartas a muito tempo enviadas que atiçam a curiosidade de Abilene, a história de Jinx e Ned que se passou em 1917 revelam um período de guerra e contam como Manifest criou raízes.

Minha vida fora dos trilhos não é um livro surpreendente com grandes acontecimentos. Abilene Tucker é uma garota encantadora, inteligente e muito curiosa, mas que possuiu um enredo simples. O livro demora para criar um ritmo que não deixe o leitor entediado e cansado.

Não é uma historia ruim, mas nem de longe é algo incrível.

site: https://www.instagram.com/oluhran/
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Mayara.Bernardino 17/05/2020

Tem uma lágrima no meu olho...
Eu literalmente acabei de finalizar o livro agora. E tem lágrimas nos meus olhos ainda. Eu não sei transmitir a sensação que a história passa. Só sei dizer que é de uma brandura, de uma certa inocência infantil, daqueles livros que é para serem leves, mas causam emoções fortes. Eu chorei neste livro, chorei sim. Não esperava tudo isso dele, mas deveria já que é uma narrativa com uma personagem infantil. Uma menina e sua procura por respostas. Daquelas pequenas aventuras que vemos em filmes americanos, onde a garotinha e suas amigas descobrem vários mistérios em uma cidade pequena. Essa pode ser a premissa, porém é um enredo que vai fundo no coração e mexe feito colher de pau em uma panela quente de mingau.
Não tenho spoiler pra dar, nem descrever cenas e cenários, só queria tentar transmitir o sentimento. E sei se consegui... E continuo emocionada.

Rosane Gardin @livrosportodososcant 13/05/2021

"Talvez o mundo não esteja feito de universais que simplesmente possam ser classificados em pequenos lotes bem definidos. Talvez sejam apenas pessoas. Pessoas cansadas e feridas e sozinhas e que foram gentis da sua forma e em seu momento."

Com uma escrita fluida, vamos conhecendo a história dos habitantes de Manifest, um vilarejo em uma região árida dos EUA, para onde a menina Abilene foi enviada pelo pai para viver com amigos enquanto ele trabalha em estações de trem.
É uma história lindíssima, de amizade e amadurecimento, de descobertas de si mesma e das pessoas que amamos. Já entrou para a lista de favoritos. Vale muito a pena!!!!