O Efeito Facebook

Resenhas - O Efeito Facebook

Lorran 06/09/2013

O Efeito Facebook
A Trilogia Facebook

Farei uma confissão a vocês! Sabe aqueles amigos chatos que ficavam tentando te tirar do Orkut, querendo que você se cadastrasse num tal de Facebook onde você não conhecia ninguém e tudo era em inglês? Pois é, eu sou um deles. Sempre fui early adopter quando se trata de novas tecnologias na web, e com o Facebook não foi diferente.

Facebook... há pelo menos três meses esse viciante site azulzinho não me sai da cabeça. Apesar de parecer alguém que não faz nada além de ler (até parece), eu sou um estudioso das mídias e redes sociais. E, para mim, é sempre um prazer poder misturar as duas paixões. A trilogia a que me refiro no título desse post não é uma trilogia de verdade, mas são obras complementares - apesar de se tratarem de dois livros e um filme. Trata-se do livro Bilionários por Acaso (Ben Mezrich); A Rede Social (The Social Network), filme inspirado no livro Bilionários por Acaso; e O Efeito Facebook (David Kirkpatrick). Ambos os livros lançados no Brasil pela Intrínseca.

Vamos por ordem cronológica. Em outubro do ano passado, foi lançado aqui no Brasil o livro Bilionários por Acaso. Digo que vejo essas obras como complementares justamente pelo sentimento de incabado que senti ao terminar Bilionários. O livro é muito bom, faz um curioso retrato da criação do site, mas deixa um vazio por não ter uma palavra sequer dita por aquele que é o seu grande criador: Mark Zuckerberg. Por ser baseado em relatos daqueles que supostamente foram prejudicados por Zuckerberg (o brasileiro Eduardo Saverin e os gêmeos Winklevoss), o livro cria uma imagem confusa do jovem CEO do Facebook.

"O problema da internet é que ela não é escrita a lápis - é sempre à caneta." Bilionários por Acaso

Vale ressaltar que mesmo não ouvindo a contraparte - Mark Zuckerberg optou por não conceder entrevistas - Ben Mezrich busca sempre entender as atitudes tomadas por Mark a respeito daquilo que lhe foi dito. É uma história contada por um lado, mas sem pender demais àquelas opiniões. Enfim, é um excelente ponto de partida para quem quer conhecer melhor a história da empresa.

Bilionários por Acaso foi o livro que inspirou o filme A Rede Social, o grande vencedor do Globo de Ouro e grande candidato ao Oscar. Mas se o filme foi inspirado no livro, porque colocá-lo como uma terceira obra? Simplesmente pelo belo trabalho do diretor David Fincher e das atuações de Jesse Eisenberg e Andrew Garfield. Garfield rouba a cena ao criar um Eduardo Saverin muito mais vibrante do que o retratado no livro. O filme dá certa alma ao livro. Parecem obras distintas, e vale muito a pena assistir.

Após a leitura de Bilionários por Acaso, entrei num processo de busca de informações sobre o Facebook quase sobrenatural. Li entrevistas e mais entrevistas com Mark Zuckerberg, artigos, posts, e tudo o mais que aparecesse. Até que encontrei a notícia de que a Intrínseca iria lançar nesse 1º de fevereiro de 2011 O Efeito Facebook. Santa Intrínseca. Minhas preces foram atendidas. (risos)

Bilionários por Acaso é muito bom, mas O Efeito Facebook é fantástico. Com uma narrativa excelente, o livro já começa demonstrando o tamanho do poder de rede do Facebook. (vide Un millón de voces contra las FARC)

"O Facebook... muda a forma como as pessoas se comunicam e interagem, como os comerciantes vendem seus produtos, como os governos chegam aos cidadãos e até como as empresas operam." O Efeito Facebook

O Efeito Facebook é quase um livro técnico sobre o funcionamento do site. Além de servir como "o outro lado da história", o livro esmiuça as principais mudanças e acontecimentos que tornaram o Facebook no que é hoje. Detalha a estratégia publicitária, a construção do design, o feed de notícias.

Para nós brasileiros, tão acostumados com o Orkut, é estranho imaginar que quase todas as inovações hoje vistas na maioria das redes sociais foram criadas pelo Facebook. Compartilhamento e marcação de fotos, jogos sociais, aplicativos exernos. Sinto muito ser o portador de tais notícias, mas o Orkut... deixa pra lá.

David Kirkpatrick é um jornalista que há anos acompanha o desenvolvimento do Facebook, e obteve autorização e colaboração de Mark Zuckerberg para escrever O Efeito Facebook. É rico perceber que um dos principais personagens na criação do Facebook, Sean Parker (criador do Napster) não foi tão destrutivo assim à empresa.

Mas o mais fantástico de tudo é perceber onde quer - e onde pode - chegar essa empresa criada num dormitório de Harvard. Mark Zuckerberg é excêntrico? Muito. Inábil em diversas ocasiões? Certamente. Mas é um visionário. Uma das questões que não me saiam da cabeça após ler Bilionários era que uma boa ideia não é nada se você não é a pessoa certa ou não tem as ferramentas para executá-la. Por mais que se possa dizer de um possível plágio na criação do Facebook, ele não se sustentaria até hoje por mera coincidência. Mark Zuckerberg é um gênio, que sabe muito bem o que quer e onde pode chegar com a sua empresa. E os objetivos deixariam Pinky e Cérebro de queixo caído.

Quanto ao Brasil, Zuckerberg disse numa entrevista à Revista Exame que "as pessoas podem estar em outra rede porque os amigos estão lá, mas com o tempo isso vai mudar."

Alguns números sobre o Facebook:
- Mais de 500 milhões de usuário ativos;
- 30 bilhões de itens (links, notícias, fotos, vídeos, etc.) são compartilhados no site todo mês;
- Traduzido para mais de 70 línguas;
- 50% dos maiores sites do mundo já se integraram à rede social;
- 7,3 milhões de usuários ativos no Brasil.
Edu-sjc 31/08/2011minha estante
Seria importante também citar a falta de garantia de privacidade, o caráter de modismo, a polarização das redes sociais em um só site, etc... Praticamente não há crítica ao Facebook no livro, só elogios. Para mim "O efeito facebook" serviu como argumento para encerrar minha conta.

Helio 06/12/2012minha estante
Quando comprei este livro estava em oferta na Saraiva de Recife por R$ 9,00! Fiquei curioso e pensei: deve ser uma droga! Comprei e me surpreendi, pois o livro é tudo isso que Lorran postou e muito mais. 4 estrelas para ele.

Ana Paula 06/09/2013minha estante
Comprei ontem na Bienal do livro por R$2,00, pensei, deve ser uma porcaria pra estar este preço.... aguardar minha leitura pra ver, sua resenha pelo menos me instigou a ter vontade de ler o livro mais rápido

Lindenberg 24/10/2014minha estante
Também gostei do livro, "Os Reis da Rede", que fala do Facebook, acho que vai gostar. ;)

christyan brayan 27/01/2019minha estante
De fato, é muito bom poder ler diferentes pontos de vista de uma mesma história, em dois livros, e ainda depois um filme, mesmo que mais dramatizado. Li os dois e também assisti o último. É uma boa história. O efeito Facebook é meio datado, merecia mais uma edição, mais atualizada. Atualização diante do tempo: mais de um bilhão de dólares

Denise195 28/06/2011

"Além da história da criação, o livro mostra como as ideias se formavam. Fala sobre as dificuldades em se manter um site desse porte, os erros e acertos de Zuckerberg. Fala sobre como o Facebook começou a monetizar e o que isso trouxe de bom e ruim, como os aplicativos são feitos, as pessoas que se envolveram no projeto com o passar do tempo e a influencia deles no site. Mostra as reações das pessoas e dos concorrentes aos avanços do Facebook. Fala de outras redes sociais, dos gigantes da indústria que tentaram comprá-lo, como um jovem conseguiu sobreviver no mundo empresarial. Enfim, é uma aula de economia, visão sistêmica, marketing, política, estratégia empresarial. É um livro notável."

Richardrx 20/06/2011

Boa leitura.
Comecei achando que seria mais um livro apenas comercial, cheio de fatos distorcidos e tentando "endeusar" a figura do Mark Zuckberg ou do Facebook, no entanto encontrei um livro interessante repleto de boas idéias e lições de negócios.

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
Confesso que fiquei intimidada com a perspectiva de resenhar um livro tão afastado do universo literário ao qual estou habituada. O Efeito Facebook é uma obra que revela detalhes da criatura e do criador da maior rede social do mundo, é escrito por um cientista de tecnologia que foi editor da revista Fortune. Eu simpatizo com as ferramentas da internet, aproveito seus mecanismos, entretanto não sou conhecedora de tecnologia e muito menos especialista em informática. Resenhar este livro foi um desafio pessoal e espero que tenha me saído bem.

Em O Efeito Facebook autor David Kirkpatrick descreve detalhadamente a evolução do site que conquistou milhares de seguidores pelo mundo. Afinal, quem não ouviu falar do Facebook? Se você não tem um perfil no site certamente terá no futuro. Pelo menos é o que as estatísticas apontam.

Kirkpatrick leva o leitor ao alojamento de uma das universidades mais bem conceituadas do planeta. Foi naquele ambiente, descrito pelo autor como uma bagunça generalizada, que a idéia do Facebook começou a ser formada. Ele descreve Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, como um garoto introspectivo, mas ao mesmo tempo direto e objetivo.

A narrativa segue detalhadamente desde os pequenos passos percorridos, até o Facebook se tornar o que é atualmente, um big bang interativo. A genialidade do grupo de pessoas que juntas tinham a habilidade inexplicável de criar softwares que atraem as pessoas justamente por ser feito para pessoas.

Mark Zuckerberg já realizara projetos anteriores ao Facebook, iniciativa que deixa explícito seu interesse em tudo que conecta indivíduos. Porém abordando o tema de forma diferente da de outros sites de relacionamento, como por exemplo, o Orkut. O Facebook se especializou em promover maior intimidade entre aqueles que já se conhecem pessoalmente.
“À diferença de praticamente qualquer outro site ou negócio de tecnologia, o Facebook é, profunda e prioritariamente, sobre pessoas. É uma plataforma para que elas obtenham mais da própria vida. É uma nova forma de comunicação, tal como foram às mensagens instantâneas, o e-mail, o telefone e o telégrafo.” (Pg.25)

Com a frase acima o autor compara o Facebook às grandes invenções da comunicação através do século. É como se o próprio Facebook formasse uma nova internet dentro da rede. Cada mecanismo de comunicação criado pelo homem causa grande mutação no comportamento dos seres humanos. A percepção de mundo e de sociedade, a forma como nos relacionados uns com os outros está intrinsecamente unido às ligações que criamos, e é nesta base que se solidifica a grande ideia que o autor intitula de o efeito Facebook.

A trajetória percorrida pelo site e seu fundador tem sido recheada de percalços e polêmicas. O livro é fascinante no sentido de que faz o leitor compreender como foi formado o império financeiro e fenômeno de comunicação que o Facebook representa. O que não deixa de fora as festas regadas à bebida alcoólica e guerras na justiça por dinheiro e direitos autorais.

Entretanto devo prevenir que o livro não será uma leitura satisfatória para todos. Na verdade acredito que muitas pessoas ficarão frustradas ao se deparar com uma narrativa que fala pouco sobre “curiosidades” e muito sobre o funcionamento do site e seu crescimento desde a época em que seu nome ainda era “Thefacebook” e seus usuários apenas estudantes de Harvard. Portanto é uma leitura indicada aos estudantes de T.I, Comunicação Social e aos interessados em tecnologia. Ainda assim, afirmo que é de interesse global saber o que está acontecendo no presente e os reflexos que estes acontecimentos terão futuro. Talvez seja apenas a minha natureza jornalística se expressando.

O que não se pode negar é o poder que esta rede social possui sobre a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo e em futuros usuários. O Efeito Facebook já está ocorrendo com força total, não só nos hábitos e eventos corriqueiros da vida das pessoas, como na política e na sociedade.

Reservo meu lugar de camarote para assistir o que o efeito Facebook ainda pode causar.

5 Livrinhos

Marina Moura

Blog: Minha vida por um Livro

Magnator 01/02/2012

Universo: Interface Facebook
O livro é esclarecedor e estusiásta das redes sociais. Conta toda a trajetória de criação e expansão do site mostrando suas referências e contrapontos (inclusive judiciais). Critica a abordagem dada pelo filme 'A Rede Social' e defende que o diferencal do serviço prestado pelo Facebook é a confiabilidade e a segurança das informações. Por ser uma obra encomendada precisamos estar vacinados quanto a veemente maravilha do produto Facebook. Mostra as muitas possibilidades sociais e profissionais além das mudanças nas práticas comerciais e interativas da web. É uma leitura por vezes sacal mas de conteúdo interessante. O título refere-se justamente as consequências políticas, econômicas e de comportamento suscitadas pelo site. Exibe também as preocupações fundamentais do criador Zuckerberg quanto a concorrentes como o Orkut, o MySpace e, especialmente, o Twitter. Gostei!
Maurí­lio 02/07/2012minha estante
Oba, vai falar do twitter!!! Ainda não cheguei na parte, mas estou empolgado!

Mônica 18/05/2012

Esse livro te ajude a entender muito mais do que o Facebook
É claro que ao terminar a leitura você conseguirá entender de maneira bem aprofundada os motivos que levaram o Facebook e estar onde está agora, avaliado em 104 Bilhões de dólares e a empresa para onde todos olham. Mas você acaba aprendendo por tabela diversos outros aspectos:

- Acaba conhecendo, por exemplo, o mundo das startups, em que precisam contar com investidores anjos para conseguir dar continuidade ao seu projeto.

- Passa a entender as negociações de percentual dessas empresas e as manobras que podem ser realizadas para conseguir seu controle.

- Passa a prestar mais atenção nesse mercado, pois muitos dos nomes constantemente citados no livro, como Sean Parker e Dus Moskovitz, estão aprontando por aí nesse exato momento.

Enfim, antes de ser um livro sobre essa rede social, é antes um livro feito para se entender o atual mercado das startups sociais e que ainda permanece bastante atual. Super recomendado!
Jacy 08/08/2012minha estante
*10,4 bilhões de dólares. Faltou uma vírgula no número ^^

Mônica 08/08/2012minha estante
Oi Jaciaarah!

Pior é que não: quando escrevi a resenha o facebook tinha acabado de entrar na bolsa e estava avaliado em 104 bilhões de dólares mesmo, hehe http://ow.ly/cQfMh

Tauana Mariana 06/02/2013

O Efeito Facebook . Curti.
Depois desse livro, vejo o Facebook com outros olhos. Adorei a leitura. O autor tem uma redação tranquila e de fácil compreensão. Se você se interessa pela história do Facebook, suas peculiaridades e sua evolução enquanto plataforma, este é o livro certo.

Explica minuciosamente como o Facebook surgiu e qual foi o seu trajeto até se tornar uma das maiores empresas do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. David escreveu a obra com base em sua experiência profissional, mas também entrevistou diversas pessoas, almoçou diversas vezes com Mark, sendo uma testemunha ocular desta história. Todo esse conhecimento, aliado ao privilégio de tais companhias, renderam uma obra que mostra-nos a genialidade de um garoto arrogante, mas que sabe a hora de dar um passo para trás, mesmo sem nunca perder os olhos no futuro.

Uma parte chatinha do livro, mas fundamental para entender o efeito Facebook, é o vendo-não-vende da empresa. Diversas empresas como Microsoft, Yahoo e Google fizeram de tudo para adquirir o Facebook, oferecendo quantias exorbitantes. Apesar de poder voltar para casa com bilhões em sua conta, Mark era convicto de que não queria vender sua empresa, pois ele não deseja apenas uma empresa, ele desejava ajudar o mundo a ser um lugar mais aberto e transparente. Aliás, se você conferir no Facebook, sua missão é “tornar o mundo mais aberto e conectado”.

Como a edição do livro é de 2010, obviamente ele apresenta duas informações defasadas: O Facebook ultrapassou o Orkut no Brasil e possui mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo (na época do livro, ele tinha cerca de 700 milhões).

Outra informação: o filme "A Rede Social" é baseado em outro livro sobre o Facebook (que não vale a árvore que foi derrubada). Segundo David, o filme "distorceu a história das origens do Facebook em Havard em uma simples fábula sobre a moralidade, com Zuckerberg, o gênio do mal" (p. 355).

Mais informações e fotos:

ThaisTuresso 08/03/2011

"Tudo começou com uma novidade entre estudantes no alojamento de uma das universidades mais exclusivas e prestigiadas do mundo. Mas em pouco tempo o Facebook transformou-se numa empresa com mais de 500 milhões de usuários e obteve um dos mais vertiginosos crescimentos já registrados na história(...)"

Quando comecei a ler o livro, fiquei bastante intrigada com o que a leitura me proporcionaria, ler um livro com aspectos reais torna a leitura muito interessante, visto que a curiosidade acerca de como surgiu, para que foi criado e porque determinado programa veio a existir é naturalmente instigante.

Começamos a leitura conhecendo como o Facebook que na época ainda não era nem traduzido para outros idiomas principalmente o espanhol, fez um fato incrível da história ser mudada por um homem. No final de 2007 na Colômbia, Oscar Morales que usava o facebook em inglês, estava farto de todos se acovardarem diante das FARCs , onde um caso especial de um garotinho de apenas dois anos estar preso desde o seu nascimento o feria e comovia seu coração e de toda a população que não fazia nada. Como ele falava inglês fluente, e mantinha um perfil no facebook, ele procurou por um grupo contra a FARC's, não encontrando ele criou o "Un Millon de Voces Vontra Las FARC" que resumindo, em poucos dias tinha adeptos não só de seu país mas de outros também. Houve passeatas, manifestos que resultaram na libertação dos reféns. Esse é um resumo da pequena história que começamos a conhecer na leitura do primeiro capítulo do livro, o poder de uma rede social conseguir que anônimos e pessoas do mundo inteiro de conectem, neste caso, em prol de uma população marcada pelo ocorrido.

Em seguida o livro nos irá entreter ao longo de suas páginas, com a história real da rede social que criada inicialmente por um estudante de Harvard, Mark Zuckerberg, que na época que criou o Facebook, tinha apenas 19 anos e o Facebook chamava-se originalmente TheFacebook, e fora criado por este garoto inicialmente para propósitos da faculdade, de relações de amizade e conhecimento com os próprios estudantes da faculdade, que logo cresceu e incluiu estudantes de outras faculdades e crescendo até chegar o que é nos dias de hoje. Interessante também que no meio do livro temos algumas páginas com fotografias do criador da rede social, de seus amigos e outras, todas tão interessantes que explica a admiração que teve o autor do livro quando encontrou Mark pela primeira vez que na época tinha apenas 22 anos, praticamente um garoto, era difícil para o autor acreditar (e para quem vê as fotos também) que esse garoto era o CEO da empresa que hoje atualmente conecta milhões de pessoas em todo o mundo e é traduzido para muitos idiomas.

"Mas não tínhamos ideia que iríamos desempenhar um papel nisso...Éramos apenas um grupo de garotos da faculdade." Pág. 23

"Em algum momento, pensei em fazer o site de forma que as pessoas pudessem mandar seu currículo, e as empresas, ao pgar uma certta quantia, pudessem procurar em Harvad candidatos a vagas. Mas não quero mexer com isso. Tudo ficaria mais sério e menos divertido." Pág 41

Dizer mais do que o inicio desta história incrível, seria desonesto com vocês, se tiverem a oportunidade seria muito bom que lessem, o livro possui traços marcantes e únicos e ver como o processo de criação começou, foi moldado em que propósitos e tornando-se o que é nos dias de hoje, é maravilhosamente instigante. Vale a pena se aventurar na leitura de algo novo e fora dos padrões em que estamos acostumados a ler. Recomendo muito!

Kamila 17/12/2012

“O Efeito Facebook” é um livro bastante completo e que contém lições importantes, não só para os que trabalham na área de Administração e de Internet, como também para aqueles oriundos do campo da Comunicação. Para escrever esse livro, David Fitzpatrick contou com total apoio de Mark Zuckerberg e, em muitos de seus capítulos, podemos encontrar depoimentos bastante consistentes, não só do próprio CEO da empresa, como também de muitos de seus colaboradores mais próximos, além de pessoas importantes para a história do próprio Facebook. Entretanto, chama a atenção o fato de que a obra, em nenhum momento, pode ser taxada de chapa branca, uma vez que ela é bastante sincera em sua análise e em seu propósito. O Facebook é, provavelmente, a marca mais forte a nível mundial, na atualidade, e uma empresa que tem uma ambição muito forte: “a de fazer o que é certo e de realizar algo grande e significativo a ser uma empresa grande e careta”. No que você está pensando agora?

christyan brayan 07/10/2021

Os Bons e Maus Efeitos Facebook, mas sob a chancela do próprio Zuckerberg
Através de mais de trezentas páginas vemos sobre a história e evolução do Facebook, dessa vez sob consentimento e contribuição do próprio Zuckerberg. É um livro bem extenso, com capítulos que às vezes cansam, mas é inegavelmente um relato bem completo. Provavelmente o mais completo em língua portuguesa.

Não há como não comparar com a outra obra sobre Zuck, "Bilionários por Acaso" do Ben Mezrich, mas claro que são propostas diferentes. Ben faz um relato mais dramático e romantizado dos fatos, tendo conseguido entrevistar Eduardo Saverin no início, e os gêmeos Winklevoss. Já David faz um registro biográfico mais completo, tendo entrevistado várias pessoas que contribuíram com o Facebook e o próprio Mark.

Acredito que as duas obras em conjunto são importante, mesmo que por exemplo o que o livro de Mezrich cubra não chegue nem na metade da obra de Kirkpatrick, que narra esse início da criação do face bem rapidamente.

Incrivelmente, Kirkpatrick narra os processos com Saverin e Winklevoss e também de outro estudante que alega ter sua ideia roubada. Saverin tem um papel bem menor aqui, apenas no início e depois some junto a descrição breve de seu processo. Há mais destaque para Dustin Moskovitz e Adam D'Angelo, personagens cruciais na biografia do Facebook, mas não muito conhecidos do público em geral. Achei que ele estaria mais "do lado do Mark" da história, mas ele apresenta vários lados. Mas também há um certo endossamento nos ideias de privacidade de Zuck, que quando lidos frente aos recentes casos de escândalos, como o do Cambridge Analytica, parecem tendenciosos e até mesmo irônicos. Mas há muitos insights e relatos interessantes.

No final o autor critica brevemente o filme A Rede Social. Não é algo desprovido de sentido, mas não deixa de ser um excelente filme. Uma história bem interessante e bem contada, baseada em relatos de um fato real, do ponto de vista de um certo personagem da história. Aaron Sorkin mostra uma habilidade ímpar ao ter escrito A Rede Social e Steve Jobs.

O autor também indica o livro de Ben na lista de leituras adicionais. Além desses dois livros, e o famoso filme citado, eu indicaria também o minidocumentário "Zuckerberg - A História do Facebook", que inclusive entrevista os dois autores.

Por fim, aparentemente temos a história de um jovem universitário, não muito sociável, que criou a maior rede social do planeta e que provavelmente não roubou de fato nenhum código ou ideia. Mas foi desonesto ao abandonar o projeto que estava participando sem informar aqueles que haviam confiado nele. Também decidiu excluir sem rodeios um amigo que contribuiu financeiramente com o ainda chamado Thefacebook desde o começo, algo que poderia ser resolvido com um simples e claro diálogo.

Admiro os ideais iniciais de Mark de não vender sua empresa, focar numa interface simples e direta, na experiência do usuário. Mas com a vantagem temporal vimos diversos problemas relacionados a privacidade, que na maioria das vezes foram mal explicados e seguidos de um repetitivo "me desculpe, vamos tentar melhorar isso". Além da obsessão de eliminar qualquer ameaça ao seu domínio, com as compras do Instagram e WhatsApp, e as tentativas do Snapchat e TikTok.

Atualmente o facebook é um conjunto de tudo o que existe nas redes sociais hoje em dia. Tem uma interface com informações demais, vários lugares na tela pra se chegar ao mesmo destino. E qualquer mínima novidade que surja no mercado é atacada. Ou você vende pra ele, com a promessa de continuar tendo autonomia sob sua criação, e depois ao longo do tempo vê seu trabalho sendo engolido e mudado, até que você seja obrigado a sair (vide os criadores do Insta e do Wpp). Ou não vende e resiste, até que Zuck copie sua ideia e a incorpore em um de seus projetos ou crie um inteiramente novo, para enfraquecê-lo.

Mark deve ser um dos homens mais poderosos do planeta, com a quantidade de dados que tem em suas mãos. Mas o pior é que foram todos dados por livre e espontânea vontade por bilhões de pessoas. Hoje em dia mesmo que não use o face, é quase impossível não estar dentro do conglomerado zuckerbergiano.

Será que deveríamos mesmo ter confiado nossas informações ao hacker que criou o facemash e ao longo de sua história tirou do seu caminho de maneira fria amigos e colegas que não lhe serviam mais ou que ameaçavam seus planos?

igoortc 26/02/2011

Resenha do livro O Efeito Facebook
Com toda a segurança eu declaro: O Efeito Facebook é o melhor livro do ano - que saiu até agora. Mais uma vez a história da empresa mais cobiçada de todas é um dos meus temas preferidos - e de muita gente também, tenho certeza - e com certeza vai fazer você ficar pensando naquelas páginas por muito tempo, após terminar a leitura.
Depois que li Bilionários Por Acaso, também da Editora Intrínseca eu peguei meio que um vício com o Facebook e sua história, pelo simples fato de que é incrível e a partir de então eu vi o filme A Rede Social e agora tive a oportunidade de ler essa obra prima de David Kirkpatrick.
[+] termine de ler http://www.somoscriativos.com/2011/02/resenha-do-livro-o-efeito-facebook.html
Edu-sjc 01/09/2011minha estante
Agora as resenhas do Skoob viraram espaço de propaganda de Blog e Site...

Jacy 08/08/2012minha estante
Edu-sjc, também tô com preguiça disso...

Michy (VPL) 14/03/2011

Detalhista e interessante
Quando a Intrínseca me ofereceu 'O Efeito Facebook' para resenhar, erradamente eu tinha a idéia de que o livro seria um relato parecido com o 'Bilionários Por Acaso', que culminou no filme 'A Rede Social' - sucesso de crítica e público. Digo erradamente, pois mesmo sem ter lido 'Bilionários Por Acaso', sei que em 'O Efeito Facebook' a história real em si, é contada com todos os fatos e detalhes,bem diferente das suposições que envolvem a história da criação do Facebook pela visão de Eduardo Saverin.
David Kirkpatrick escreveu 'O Efeito Facebook' contando tudo o que ocorreu nos bastidores da criação do site que hoje é um sucesso mundial, desde o momento em que o Facebook ainda nem estava nos planos de Mark Zuckerberg e ele eram um estudante comum em Harvard.

Após conhecer Mark Zuckerberg pessoalmente, o principal criador do Facebook, Kirkpatrick decide contar em detalhes como surgiu esse site que hoje é responsável por conectar pessoas ao redor do mundo.
O livro começa com um relato contado por Oscar Morales, um colombiano que deu início a um movimento histórico no país apenas usando o Facebook. O ano era 2007 e a Colômbia sofria diante das FARC's, mas ninguém fazia nada para mudar o que acontecia. Mesmo sem o Facebook existir em outros idiomas, Morales usou seu inglês fluente para criar um grupo que demonstrasse sua contrariedade às FARCs chamado o grupo de 'Un Millon de Voces Vontra Las FARC'. Em poucos dias, o grupo estava repleto não só de colombianos como também de pessoas de outros países sensibilizadas e contrárias ao que ocorria na Colômbia naquela época. E através do grupo, manifestações e passeatas foram organizadas resultando em libertações de reféns e várias outras mudanças.
Esse relato foi apenas o início da história que serviu para mostrar como um site que inicialmente conectava apenas universitários se tornou o fenômeno que é atualmente.

Leia mais em:

Edu-sjc 01/09/2011minha estante
Agora as resenhas do Skoob viraram espaço de propaganda de Blog e Site...

House of Chick 12/08/2011

Quando comecei a ler o livro estava toda empolgada, pois iria saber mais sobre essa grande história de sucesso que é o Facebook, e não me decepcionei nem um pouco. Esse livro é cheio de histórias e revelações com a opinião de Mark em certos estágios da criação do rede social.
Logo de cara no prólogo ficamos sabendo da historia de Oscar Morales e como o Facebook transformou a sua revolta contra as FARCs em uma grande revolta mundial levando milhares de pessoas às ruas.

Esse livro realmente é uma história muito interessante, ainda mais para as pessoas que assim como eu gostam de tecnologia, redes sociais, etc, e são bem curiosas para saber o que acontece por trás das câmeras (no caso por trás do site).

Continuação: http://www.houseofchick.com/2011/02/o-efeito-facebook-david-kirkpatrick.html
Magnator 01/09/2011minha estante
Hummm... Começei a ler hoje. Minhas expectativas não são das melhores...

Gandarella 18/10/2013

Bom demais
O livro não é pouco bom não, é bom demais. Desnua completamente o facebook e seus meandros. Recomendo muitíssimo!

Danilo Vicente 21/01/2017

Bom, mesmo agora
É um livro bom mesmo anos depois de sua publicação. Claro, há passagens datadas. Mas é muito interessante conhecer a história do Facebook e seu dono, Zuckerberg.