Miséria à Americana

Miséria à Americana Barbara Ehrenreich

Resenhas - Miséria à americana

Su 16/01/2020

Miséria à americana - Barbara Ehrenreich
Esse livro foi escrito pela jornalista americana Barbara Ehrenreich que deixou sua vida de classe média alta para viver em uma de extrema pobreza assumindo papéis nos subempregos nos anoss de 1998 e 2000. Durante o transcorrer desse tempo ela relatou dificuldades extenuantes ao assumir esse papel, arcar com aluguel, alimentação, meios de transporte, com um salário miserável que não a permitia viver, apenas sobreviver. Quando resolveu fazer esse trabalho os EUA já tinham tirados em grande maioria os programas sociais como o auxílio a moradia, aposentadoria (que aliás é mais ou menos parecida com a (de)reforma brasileira) e etc.
A leitura é fácil, dinâmica, faz emergir as contradições do capitalismo, mostra como o liberalismo é confortável para quem detém os meios de produção e tem poder para interferir na economia de maneira significativamente impactante. Leia esse livro, vale muito apena.

Heloiche 05/01/2021

Indigesto e necessário
Ainda não digeri bem esse livro. Um livro escrito em 2001 e de uma atualidade avassaladora.
A autora uma conhecida colunista do NY Times, feminista, socialista e ativista politica, me surpreendeu nesse livro reportagem onde para investigar a realidade dos pobres na pátria do capitalismo e do consumo, passou a viver como eles e conta a história nesse livro. Ela tenta sobreviver ganhando um salário mínimo em três cidades diferentes, trabalhando como garçonete, faxineira e vendedora. Deve ser lembrado que na época do experimento os Estados Unidos tinham mudado suas leis de aposentadoria e tinha reduzido drasticamente muitos de seus programas sociais. E isso tudo, de forma bem semelhante ao que está acontecendo no Brasil atual e a “uberização” do trabalho está numa curva ascendente.
O sentimento que esse livro me causou foi de vergonha, como ela bem descreve na última página do livro ( coloquei foto nos comentários).
Leitura das mais relevantes. Triste foto da sociedade.
Miguel 18/03/2023minha estante
Você indica a leitura deste livro e de outros dessa autora? gosto de historias reais.obrigado

Laíza 04/09/2013

Experiências de subempregos.
Um livro que descreve 3 empregos(Garçom, serv. gerais e vendedor), com baixo salário se comparado com o esforço que fazem.
Barbara é uma jornalista, que certa vez junto com os seus colegas de trabalho decidem que ela irá viver de subempregos para publicar uma matéria em seu jornal.
A jornalista tentou descrever um pouco sobre as necessidades de cada um destes empregados; e no fim apresenta uma solução, quase impossível de se conseguir.
Gostei muito do livro e acho que todos além daqueles que gostam de fazer uma leitura que seja relacionada a documentário, os próprios empregados destas áreas deveriam fazer está leitura; tudo bem a revolução não irá acontecer de uma hora para outra, mas seria bom conhecer um pouco de seus direitos, para poder questionar se estão trabalhando em devidas condições, e se os esforços que fazem são equivalente ao salário, etc.