O fio das missangas Mia Couto

Resenhas - O Fio das Missangas

Roberta.Biasioli 17/04/2024

Um livro delicado.
Composto por uma diversidade de histórias pequeninas como missangas ligadas por um fio que as une: o amor, nas suas mais variadas facetas.
Uma leitura ao mesmo tempo leve e profunda.
Recomendo.

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

"uma tristeza de nascença me separa do tempo".

O fio das missangas tinha muito pra ser meu livro de contos favorito. no início da leitura, eu ficava encantada com cada um deles, com a delicadeza da escrita de Mia Couto e com sua capacidade de criar personagens tão ricos em histórias tão curtas.

depois, veio um conto bem problemático, e talvez tenha sido ele que afetou minha experiência de leitura, porque daí por diante foi um pouco mais difícil de me conectar com as histórias. comecei a reparar uma fórmula que se repetia no final dos contos que aparecem na segunda metade do livro, mesmo que eles também fossem muito bonitos.

continua sendo um livro com histórias lindas e delicadas, e talvez eu tenha sido de fato afetada por aquele conto lá, que achei esquisito. quando o folheio, mais de uma semana depois de ter terminado a leitura, encontro vários trechos com os quais me encanto. deixo um destaque pra o conto "A saia almarrotada", meu favorito.

nossa relação com um livro pode ser uma coisa complexa, né? a verdade é que não sei dizer exatamente o que sinto em relação a O fio das missangas - se amo, odeio, se amo com ressalvas, se odeio com ressalvas ou nenhuma dessas coisas.

Andreia Santana 30/01/2024

As mulheres de Mia são maiores que a vida
Mia Couto é o artesão que tece o fio que ata os destinos das mulheres. Embora elas não sejam iguais, suas existências estão conectadas por uma teia invisível de histórias, memórias, alegrias e, principalmente, desejos e decepções.

Nem todos os 29 contos de O fio das missangas são protagonizados por mulheres, mas a maioria ou tem mulheres em destaque na história ou, mesmo como a lembrança de um personagem masculino ou difusas na atmosfera da narrativa, elas estão ali, marcadas de forma indelével nos destinos e desfechos de cada trama.

Os contos são curtinhos e pontuados pela fala simples e cheia de lirismo dos moçambicanos, conterrâneos de Mia Couto, e dos neologismos que caracterizam a prosa poética do autor, que já se confessou mais de uma vez admirador de Guimarães Rosa.

O fio das missangas, assim como outros livros de Mia Couto, já foi dissecado em monografias e artigos de teoria literária, muitos com foco na presença e voz femininas na obra do autor.

Assim como dizemos no Brasil das 'mulheres de Chico', ou seja, da representação das figuras femininas nas composições de Chico Buarque; na literatura é possível pensar nas 'mulheres de Mia', pois o autor é um grande revelador de perfis femininos. Mia lê as almas das mulheres como quem lê a vida.

Mesmo a personagem mais sofrida dos contos de O fio das missangas traz uma força e uma dignidade que só um poeta inspirado, um ser humano empático e um autor conhecedor tanto da natureza humana quanto das muitas naturezas femininas, é capaz de compor. Mia Couto, antes de mais nada, é habilidoso observador das sutilezas da existência.

Atento investigador da condição feminina em meio às tradições ancestrais e ao peso do machismo e do patriarcado na cultura de Moçambique, mas sem deixar de honrar a delicadeza onírica da tradição oral africana, Mia Couto fala dos anseios femininos por amor, por autonomia, por respeito, por vida pulsante, por liberdade.

Suas personagens são densas e, ao mesmo tempo, etéreas. Mesmo presas em realidades que lhes exige submissão e com as vidas marcadas por tragédias ou pela violência, as 'mulheres de Mia Couto' são capazes de voar e de carregar os leitores em suas asas...

Ficha Técnica:
Autor: Mia Couto
Editora: Companhia das Letras, 2016
152 páginas
R$ 50,77 (livro físico, Amazon), R$ 29,90 (e-book, Kindle), R$ 59,90 (fisico, site da editora)

****************

*Livro resenhado para o desafio #50livrosate50anos, uma brincadeira que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024 eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até lá e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no blog e no Instagram, sobre cada um deles. O fio das missangas foi o livro 05 do desafio.

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Gus 09/01/2024

Senti as palavras me acessando em vários lugares, sentidos e emoções. Fiquei fascinado no uso da língua, nas descrições, no tanto que eu não esperava, mas recebi.

Pâm 18/12/2023

Esse foi o meu primeiro contato com a obra do Mia Couto. Os contos são de uma intensidade e generosidade incrível, pois cada conto retrata um aspecto, uma história, uma trajetória. Mesmo assim, como sugere o título, os contos se entrelaçam, são cruzados por um fio que os unem.

Giovanna 29/10/2023

O fio das missangas
Eu particularmente sou apaixonada pelos livros e o estilo de escrita do Mia Couto. Encontrar esse livro na biblioteca da faculdade me fez feliz. São contos super curtos, cada um com uma mensagem e uma reflexão diferente, trazendo personagens e enredos que em poucas páginas te prendem.
De todos os contos, O mendigo sexta-feira jogando no mundial é o que eu considerei mais emblemático e forte, mas cada um, da sua forma única, é marcante.

Carol 02/10/2023

Escrita cheia de vida!
Essa escrita me fisgou, em histórias densas de humanidade. “O fio das missangas” é uma coletânea de 29 contos sobre desencontros, descobertas, esperança, amizades, desamores, sonhos interrompidos… Não amei todos os contos, mas todos são, no mínimo, curiosos e interessantes.

Me encontrei completamente atraída pela linguagem simples e poética de Mia Couto. Cheia de significados implícitos e neologismos. Cheia de vida. Talento que merece ser conhecido e absorvido. Amei! Mal posso esperar para explorar mais dessa escrita em outras obras.

site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/

Dinder 19/09/2023

O machismo em moçambique
Tem umas críticas boas a sociedade moçambicana como um todo, leitura pesada e as metáforas são bem difíceis de entender, mas é uma leitura concisa. Minha única crítica é a monotonia da escrita que as vezes me cansa na hora de ler mas o conteúdo do livro e suas pautas são bastante relevantes

te amo shawn 19/09/2023

Chato demais
Livro chato demais, os contos tem uma história legal mas o modo como são escritos, como se fossem enigmas, nao me agradou. nao gostei

Beatrizjesus 13/09/2023

"Hoje quem passa pelo bar de Matakuane pode certificar: chorar é um abrir do peito. O pranto é o consumar de duas viagens: da lágrima para a luz e do homem para uma maior humanidade. Afinal, a pessoa não vem à luz logo em pranto? O choro não é a nossa primeira voz?
[...] a solução do mundo é termos mais do nosso ser. E a lágrima nos lembra: nós, mais que tudo, não somos água?" (Do conto "Os machos lacrimosos")
Lis 16/09/2023minha estante
????

Jurdanlover 28/08/2023

Chatonho
Caraca, as vezes esse livro é legal, as vezes chato. Fiquei com preguiça. Mas a obrigação de ler ele é maior.

euviamapola 23/08/2023

O melhor "contista" do mundo!
Me apaixonei por Mia Couto quando li, pela primeira vez, "O Menino Que Escrevia Versos", influenciada totalmente pela minha mãe. Fiquei apaixonada pela história do menininho poeta e o médico que o pegou pra ele, pois me senti representada visto que me curo e realizo meus sonhos com a escrita faz 24 anos.
Mia Couto é inteligente e criativo, consegue nos deixar reflexivos em três páginas ou quatro. A cada final de conto eu preciso fechar o livro, fazer uma cara de surpresa e dizer em voz alta: "Meu Deus esse cara é fod*!"
Recomendo essa e todas as suas outras obras.

Antonio 05/08/2023

Livro necessário.
Como esse livro te prende, dentro de dizeres e fazeres. Textos reflexivos, que te fazem parar e pensar sobre o que acabará de ler, junto com uma escrita única do autor. Torna esse livro inconcebível e cego a mente vazias.

fev 01/08/2023

3,75

Esse foi o meu primeiro contato com Mia Couto que por muitos anos acreditei que fosse mulher (risos). Eu gostei muito dos contos. Todos bem escritos e redondinhos. A prosa poética é maravilhosa, mas em alguns momentos o autor pesa tanto a mão que ela toma conta de tudo deixando o enredo do conto de lado. Por sorte, isso não acontece em todos.

Enfim, foi um primeiro contato excelente. Percebe-se que Mia Couto tem uma escrita grandiosa e sabe contar histórias. Além de trabalhar o realismo mágico de forma magnífica. Nem todas funcionaram para mim, mas consigo enxergar a sua potência. Com certeza irei ler outras obras do autor. Fica a recomendação.

Ana Clô 15/07/2023

A poesia de Mia Couto
Cada vez mais percebo como Mia consegue transformar as palavras em fontes inesgotáveis de riqueza.
Sua prosa poética e fluida nos conduz por um caminho de muita leveza e reflexão.
Os contos presentes nessa leitura demonstram as pequenas nuances da vida cotidiana e a realidade fantástica por traz de nossas relações.
Mia tem uma escrita difícil mas que nos desafia sempre a ultrapassar os limites de nossa mente e mais do que isso nos convida a experienciar o sensível.
Como foi bom ler esses contos e me apaixonar mais uma vez pela leveza da prosa-poesia desse grande autor moçambicano.