O Segundo Sexo

O Segundo Sexo Simone de Beauvoir

Resenhas - O segundo sexo (Vol. 1 de 2)

1 | 2 | 3 | 4 | 5

isabellant_ 18/04/2024

Necessário
Primeiro livro não ficção que leio com base no feminismo e sem dúvidas é uma experiência e tanta. A Simone consegue mostrar a condição da mulher de uma forma tão clara e certeira. Eu gostaria de falar vários aspectos que tirei da leitura, mas me bastarei na mulher como o outro; e em que "não se nasce mulher, torna-se". Acredito que a Simone escreveu visando numa mulher universal, provavelmente pela sua experiência, na mulher europeia, mas pensei em contrapartida nas mulheres negras por exemplo, que ainda são "o outro do outro". Porém, sem dúvidas ela foi uma mulher a frente do seu tempo, escreveu o livro antes mesmo do movimento feminista se consolidar, e o mesmo serve até hoje como base teórica para inúmeras estudiosas. O adendo que ela nos deixa é importante, não tem como pensar no feminismo sem pensar na luta de classes. É um livro muito denso, mas ao mesmo tempo bastante delicado, que mostra a mulher como o outro do homem, e não como o sujeito da própria vida. Ela ainda desmistifica todo o pensamento do "ser mulher" determinado sempre por homens. Gostei bastante da leitura, foi muito proveitoso e essencial.

just.elis 23/12/2023

Nos últimos capítulos ficou confuso pra mim pq tinha muita coisa sobre a qual eu tinha 0 conhecimento, mas no geral o livro é bom, quase que científico, e comprova a inteligência impecável da simone, especialmente por ser ainda tão atual

Karen 12/10/2023

Não sei se é realmente confuso ou eu sou burra
Do início ate cerca de 60% se faz muito visível o objetivo da autora: analisar e explicar a sociedade em seus minimos detalhes. Mas em algum ponto depois não sei se me perdi ou nos perdemos juntas, achei algumas opiniões de grande mau gosto, mas para a época eram até que muito modernistas.
Todo o debate a cerca da lesbica e dos relacionamentos homossexuais me deixou extremamente incomodada, não sou muito fã da psicanálise e nem de toda a ideia de "complexo de castração feminina" ou "a invertida" que a inicio acreditei que a autora também não fosse.
Mas em resumo teve momentos extremamente esclarecedores sobre a conjuntura dos comportamentos e sentimentos femininos que em minha própria vida e adolescência jamais considerei que fosse uma realidade vivida por dezenas e sim por mim. E momentos ainda mais chocantes sobre como a sociedade atual, muitos anos a frente da sociedade pela qual a autora tem em grande parte desprezo, continua presa em debates que aparentemente vão levar muitos anos a serem resolvidos.
E como o brasil do sec21 é extremamente parecido com a França dos sec20

Amanda 16/08/2023

Estou me sentindo muito cult
Comecei a com a intenção de ficar um pouco mais inteligente, terminei muito mais burra, mas agora posso dizer que li Simone de Beauvoir.

Esse é aquele tipo de livro que você precisa ter certa bagagem pra entender um pouco das referências que ela vai fazer. A terceira parte, Os Mitos, é inteiro fazendo análise da representação das mulheres nas obras de alguns autores, se você não tem uma leve compreensão de quem são eles e o que escreveram, vai entender apenas metade da ideia, já que a autora não se dá o trabalho de nos dar muito contexto. Eu não quis pausar a leitura para fazer essa pesquisa, então foi bem difícil para mim entender essa última parte, mas não é tão complicado de compreender a ideia ela quer passar. O início do livro é bem mais tranquilo de ler, apesar de ser uma leitura bem densa.

No geral, achei bem interessante, é um livro essencial para aprender sobre o feminismo, mas eu não indicaria a ninguém começar por ele.

Ariane 30/07/2023

Melhor do que eu esperava!!
Eu sabia que era bom, mas foi melhor do que eu esperava!! As reflexões que gera e a forma como trata a condição da mulher na sociedade são, ao mesmo tempo, desconfortáveis mas muito importante para o crescimento pessoal.
Tá explicado porque esse livro é considerado a bíblia feminista!

@estantedajulia 29/04/2023

Resenha da duologia, box rosa e azul da Nova Fronteira

Imagine falar sobre feminismo em uma época na qual esta palavra nem ao menos existia? Foi exatamente isso que Simone de Beauvoir fez.

“O segundo sexo”, publicado em 1949, debate principalmente, entre os aspectos social, psicológico e biológico, o que é ser mulher. Mas, para que levantar todo um estudo sobre este assunto? Simples, Beauvoir nos mostra que nada justifica, em toda a história!, sermos menos que os homens.

💫 “o mundo sempre pertenceu aos machos”.

O primeiro volume, “Fatos e Mitos, trata justamente sobre as verdades e mentiras acerca da condição da mulher. A autora faz toda uma viagem para retratar como era a vida das mulheres desde as épocas mais remotas, até as atuais. Já em sua sequência, “A experiência vivida”, Beauvoir faz uma análise sobre a experiência do feminino e é neste que sua famosa frase está gravada nas páginas:

💫 “ninguém nasce mulher: torna-se mulher”.

Responsável por consagrar a autora, esta obra consegue ainda ser totalmente atemporal. Mesmo tendo sido publicada no fim da década de 40, todos os assuntos ali retratados ainda são atuais.

Esse livro é extremamente importante para aqueles que desejam pesquisar sobre o gênero e também que buscam entender mais sobre o feminismo. Foi a partir desse livro que muita coisa mudou e passamos a pensar de maneira diferente, enxergamos o que já desconfiávamos, que o papel da mulher não precisa ser apenas um, não estamos fadadas a reprodução. Não somos menores, apenas por sermos mulheres.

Para finalizar, o livro traz muito mais do que as minhas palavras aqui dizem. São páginas complexas, para serem lidas com calma e no tempo que for necessário. Vale a pena? Muito. É muito mais do que apenas uma edição bonita na estante. É a nossa história!

site: https://www.instagram.com/estantedajulia

Lucy 19/04/2023

Desgracei me
Se eu já tinha consciencia da desgraça que vivia por ter nascido mulher, agora entendo mais ainda, de modo claro, terrível e detestável o que é ser o outro.

Helo Zanella 31/03/2023

?O Segundo Sexo I ? (Simone de Beauvoir)
Nem sei o que dizer sobre esse livro.
Li para um trabalho de filosofia da escola, minha professora é obcecada pela Simone e pelo Sartre e acha que eles são enviados por Deus... Bla bla bla
Conclusão: como muitos outros, ela é totalmente cega pela ideologia.

Lavi 25/03/2023

Leitura atemporal
Só vou esperar as férias da faculdade para conseguir ler o segundo.
Esse é o tipo de livro que é necessário ler com atenção e calma.
Para o próximo que me focar só nele, li outro junto, e tive que voltar umas quantas páginas para compreender melhor.

Romeu Felix 23/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O Segundo Sexo Fatos e Mitos #1" de Simone de Beauvoir foi publicado originalmente em 1949 e é considerado um dos principais marcos do feminismo moderno. Dividido em duas partes, o livro aborda inicialmente os mitos e preconceitos que cercam a condição feminina, questionando a ideia de que as mulheres são um "outro" em relação aos homens e discutindo a construção social do gênero.

Na segunda parte, Beauvoir analisa a situação real das mulheres na sociedade francesa do século XX, abordando temas como a educação, a sexualidade, a maternidade e o trabalho. A autora destaca a opressão sofrida pelas mulheres, que muitas vezes são tratadas como objetos sexuais ou relegadas a papéis secundários na vida pública.
Assuntos que levantei, por capitulo aos meus orientandos, até o capitulo 3º:
Parte 1: Fatos e Mitos
Introdução: O que é uma mulher?

A autora discute a ideia de que as mulheres são um "outro" em relação aos homens, questionando a naturalização do gênero e a construção social da identidade feminina.
Capítulo 1: O Destino Biológico da Mulher

Beauvoir critica a ideia de que as mulheres são "feitas para" a maternidade, destacando a influência da cultura e da educação na formação da identidade feminina.
Capítulo 2: A Experiência Vivida

A autora analisa a vida das mulheres na infância e na adolescência, discutindo a influência da educação e da sociedade na formação da identidade feminina.
Capítulo 3: A Formação do Caráter

Beauvoir destaca a importância da educação na construção da identidade feminina, criticando a segregação sexual nas escolas e o papel secundário atribuído às mulheres na educação.
Capítulo 4: A Luta pelo Direito ao Voto

A autora discute a luta das mulheres pelo direito ao voto e pela igualdade de direitos políticos, destacando a importância do movimento feminista na luta contra a opressão.
Capítulo 5: O Amor

Beauvoir analisa a influência do amor romântico na construção da identidade feminina, criticando a ideia de que as mulheres são naturalmente submissas e dependentes dos homens.
Capítulo 6: A Maternidade

A autora discute o papel da maternidade na vida das mulheres, destacando a influência da cultura e da sociedade na forma como as mulheres são vistas como mães.
Parte 2: A Experiência Vivida

Capítulo 1: A Educação

Beauvoir discute a segregação sexual na educação e a falta de oportunidades para as mulheres, destacando a importância da educação na luta contra a opressão.
Capítulo 2: A Sexualidade

A autora discute a influência da cultura e da sociedade na forma como as mulheres são vistas como objetos sexuais, destacando a importância da autonomia sexual na luta contra a opressão.
Capítulo 3: A Maternidade

Beauvoir discute o papel da maternidade na vida das mulheres, destacando a falta de apoio social e a discriminação contra as mulheres que optam por não ter filhos.

Sobre a segunda leitura:
"O Segundo Sexo Fatos e Mitos # 1" é um dos volumes da obra mais conhecida de Simone de Beauvoir, "O Segundo Sexo". Publicado originalmente em 1949, o livro traz reflexões profundas sobre a condição da mulher na sociedade, fazendo um questionamento sobre a relação de poder existente entre os sexos. Nesse primeiro volume, a autora se dedica a analisar a construção social e cultural da feminilidade ao longo da história e como isso impacta a condição feminina na sociedade.

Fichamento:

Introdução:
Nesta obra, Simone de Beauvoir traz uma reflexão sobre o que é ser mulher na sociedade, partindo da premissa de que a mulher é construída social e culturalmente. A autora pretende questionar o que é natural e o que é cultural em relação aos papéis de gênero, destacando que a construção social da feminilidade tem impacto direto na condição da mulher na sociedade.

Capítulo 1 - O que é uma mulher?
Beauvoir começa o livro questionando o que é uma mulher e a resposta não é simples. Ela destaca que a mulher é definida pela sua relação com o homem, tanto como mãe, esposa ou amante. A autora faz uma análise da visão do homem em relação à mulher, e como essa visão foi construída ao longo da história, destacando que a mulher é vista como "o outro", o objeto da contemplação do homem.

Capítulo 2 - O corpo
Beauvoir dedica esse capítulo a analisar como o corpo feminino é construído socialmente. Ela destaca que o corpo feminino é visto como objeto de desejo do homem e que a mulher é forçada a se submeter a padrões estéticos impostos pela sociedade. Além disso, a autora destaca como a maternidade é vista como a função natural da mulher e como isso limita a liberdade feminina.

Capítulo 3 - A infância
Beauvoir faz uma análise da construção social da infância feminina e como isso impacta na formação da mulher adulta. Ela destaca que as meninas são criadas de forma a se comportarem de maneira "feminina", ou seja, obedientes, passivas e delicadas. A autora destaca como essa educação limita as possibilidades de vida das mulheres.

Capítulo 4 - A puberdade
Beauvoir analisa como a puberdade é vista socialmente como o momento em que a mulher se torna objeto de desejo do homem. Ela destaca como a sexualidade feminina é vista como algo sujo e como isso impacta a vivência da sexualidade pelas mulheres.

Capítulo 5 - O casamento
Beauvoir faz uma análise crítica do casamento e da posição da mulher dentro dele. Ela destaca como o casamento é visto como o destino natural das mulheres e como elas são educadas para serem "boas esposas". A autora destaca como o casamento limita a liberdade das mulheres e as coloca em uma posição de submissão em relação aos homens.

Capítulo 6 - A mãe
Beauvoir analisa a maternidade e como ela é vista como a função natural da mulher. Ela destaca como a maternidade limita a liberdade feminina e como a sociedade espera que as mulheres sejam.
O livro é dividido em 10 capítulos, que abordam diferentes aspectos da questão da mulher na sociedade. Cada capítulo apresenta uma análise aprofundada de um tema específico, com base em dados históricos, culturais e sociológicos. Os capítulos são organizados da seguinte forma:

Capítulo 1: A biologia e o destino;
Capítulo 6: A mulher e a educação;
Capítulo 7: A mulher e a política;
Capítulo 8: A mulher e a religião;
Capítulo 9: A mulher e a literatura;
Capítulo 10: A mulher e a história.

Principais ideias defendidas:
Ao longo do livro, Simone de Beauvoir faz uma análise crítica da condição da mulher na sociedade, mostrando como a opressão e a desigualdade de gênero são estruturais e históricas. Algumas das principais ideias defendidas no livro são:

A construção social da feminilidade e da masculinidade;
A importância da experiência feminina como fonte de conhecimento;
A invisibilidade do trabalho feminino e a desvalorização do trabalho doméstico;
A influência da religião e da educação na perpetuação da opressão feminina;
A necessidade de uma mudança radical na estrutura social e política para alcançar a verdadeira igualdade entre homens e mulheres.
Conclusão:
"O Segundo Sexo Fatos e Mitos #1" é uma obra fundamental para o entendimento da questão da mulher na sociedade. Com uma abordagem crítica e profundamente embasada em dados históricos e sociológicos, Simone de Beauvoir desmistifica as ideias preconcebidas sobre a feminilidade e a opressão da mulher, mostrando como esses problemas são estruturais e devem ser combatidos com uma mudança radical na estrutura social e política. O livro é uma leitura obrigatória para todos que buscam compreender a luta pela igualdade de gênero e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Lorena Almeida 05/03/2023

Essencial
Esse livro é maçante e muito lento pra ler, a minha experiência não foi uma das melhores. Porém não tem como você seguir sua vida sendo mulher sem esse livro, ele é tão recente e pontual como era décadas atrás e é muito importante entender nosso papel na sociedade patriarcal.

Edu 07/07/2022

Já esperava algo assim.
Eu confesso que gostei da escrita dela, mas eu não consegui concordar com ela. Para mim o pior foi a parte onde ela comenta do aborto.
E sobre ela ser pedofilia tem alguns pontos um pouco errados. Das 3 meninas que tiveram relações com ela e seu amante, 2 tinham idade mais avançada. Apenas 1, que se não me engano é a Bianca, não temos a idade certa de quando ela teve relações com a Simone. Mas isso não quer dizer que não houve abuso nas outras 2 garotas, e toda aquela história dela assinar uma carta para libertar pedófilos é verdade também.
Lorena183 27/08/2022minha estante
Mas lembre-se que na época as mulheres casam com 13 anos.

Edu 27/08/2022minha estante
Sim, inclusive eu coloquei ali que 2 tinham uma idade mais avançada. Só 1 que não temos confirmação com que idade ela teve relações com a Simone.

1 | 2 | 3 | 4 | 5