Cronistas do Descobrimento

Resenhas - Cronistas do Descobrimento

soubarroca 05/09/2023

Cronistas do Descobrimento
Achei muito divertido.
Por vezes, sim, entediante e de difícil entendimento por conta da linguagem quinhentista.

Minha crônica preferida foi a do Hans Staden.
Ele narra de forma direta, humorada, e com olhar de antropólogo para os povos indígenas.
Adorei seus relatos sobre os costumes dos Tupinambás.

Isabel294 14/04/2023

Interessante
Não tenho muito a dizer sobre esse livro, foi uma leitura obrigatória que gerou discussões muito interessantes, fora isso o livro e bom pra quem curte o gênero.

Gutierrez.Lellis 27/07/2020

Encontrei esse livro num bazar por apenas 2 reais. Que achado! Um interessante compilado de textos sobre os primórdios da colonização portuguesa no nosso país. Quantas informações interessantes encontramos: modo de vida dos índios, primeiros contatos com os portugueses, frutos da terra, processo de tomada da terra e de catequização do índio etc.
Uma boa introdução à literatura quinhentista.

Rayana Martins 18/11/2018

Cronistas do descobrimento
É um livro muito rico, pois traz relatos acerca da cultura dos indígenas e portugueses durante a época em que o Brasil foi descoberto. Como o próprio título aborda, o que o leitor vai acompanhar são crônicas narradas sob a visão de vários descobridores. Além da cultura, há relatos da terra, dos alimentos e plantas que existiam na época. Para quem gosta de literatura e história é um bom livro. No entanto, sua linguagem é bastante rebuscada, o que não permite uma leitura fluída.