Nick & Norah

David Levithan

Resenhas - Nick e Norah

1 | 2 | 3 | 4 | 5

thomas132 07/02/2023

Uma noite de amor, música, e adolescentes sendo adolescentes.
Depois de eu ter comentado que li Dash & Lily (dos mesmos autores deste livro), uma das minhas professoras me indicou reste livro e, é... Eles não tem nada a ver um com outro.
Infelizmente, para o meu azar de início de ano, não li nada que de fato me agradasse: e Nick & Norah está incluso nisso. Não foi lá uma grande decepção, mas confesso que esperava bem mais. Então, segue aqui uma resenha-comparativa com o livro de nome parecido, Dash & Lily.

Eu adoro histórias de romance curtinhas e que prendem a gente a ponto de acabarmos de ler tudo em um dia; e as duas obras cumprem esse papel. Em Nick & Norah, através do ponto de vista de cada um dos personagens, vamos conhecer o romance mais que aleatório que surgiu de repente nas ruas de NY.
Para quem leu Dash & Lily, a narrativa escrita por David Levithan é simplesmente a mesma. Não sei se esse cara faz uso de si mesmo como inspiração para os próprios personagens ou se ele tem um tipinho favorito de garoto adolescente. O fato é: tanto Dash quanto Nick não são aquele tipo de cara que você se apega tanto. Eles tem aquele humor legal e tudo mais, mas senti um pouco de falta de carisma, não nego.
Já quando falamos de Norah e Lily, meu amor... BOTA DIFERENÇA NISSO. Enquanto a gente tem uma Lily pura e inocente, do outro lado chega uma Norah bem aberta e extrovertida. Rachel Cohn deu um SHOW de escrita (David deveria fazer umas aulinhas com ela); dá para notar como cada personagem se encaixa e é moldado pelo cenário. Norah é bem a adolescente de festas mesmo, e a Lily, bom, aquela garota de família que só quer se divertir no natal.

Apesar da forte presença de Norah, e o personagem de Nick que já estamos acostumados, nenhum deles é marcante ao suficiente ao ponto de sentirmos alguma empatia pelos protagonistas - ao menos eu não senti. A narrativa, apesar de ocorrer no período de 1 dia, é bem fluída e faz parecer que estamos lendo semanas e semanas de encontros desses dois. 'Nick & Norah' cumpre bem o seu papel como um livro mais maduro e abordando, principalmente, sobre términos e relacionamentos amorosos do ponto de vista jovem.

O que os autores falharam ao escrever 'Nick & Norah', super acertaram ao repetir a proposta no livro de nome parecido. Não é muito a minha vibe de história, então não tenho muito o que comentar de positivo hahaha Mas, é uma boa obra para se ler nos dias entediantes de sábado. Recomendo

amanda_pagnotta 09/12/2022

achei um livro muito lindinho, muito livro de filme, não é atoa. É uma história de superação bem legal e bem impossível que você vai conhecer o amor da sua vida do nada só porque ele pediu pra você ser a namorada de mentira dele, mas enfim né, é para isso que eu leio romance

Lori 17/05/2022

Nick e Norah viraram minha relationship goal. É uma leitura bem leve e tão gostosinha, perfeita pra curar uma ressaca literária e dar esperança pro coração.

Mônica 07/11/2021

Mediano
A história toda se passa em uma noite/madrugada, nos apresentando Nick, baixista de uma banda de punk rock, e Norah, uma aficionada por música.

Durante o encontro eles percebem que são mais parecidos do que imaginam e não querem terminar a noite para que não tenham que se despedir. É madrugada adentro que se conhecem, se abrem e se entendem ainda mais, passeando por Nova York.

Mais uma vez digo que não sou o público, comprei esse livro tem tanto tempo e nunca parei pra ler. Mesmo sendo rapidinho, dá pra terminar em algumas horinhas.
Por isso, senti que o texto não falava tanto comigo. As conversas não fazem mais tanto sentido para quem já passou da adolescência e resolveria toda a situação com maturidade e um simples ?e aí, topa mais um encontro??.

Também fiquei boiando com algumas referências musicais que são citadas em vários momentos. São legais? Sim, mas como não as conhecia, mais uma vez não gerou engajamento (comigo pelo menos).

Por último, achei a dinâmica legal, de como tudo acontece rápido e cada personagem narrando seus capítulos. Ao mesmo tempo senti que essa dinâmica acaba e eles ficam ?sem assunto? em algumas partes. Poderiam ser mais ágeis alguns momentos e sem tanta enrolação. Ou ter mais diálogos interessantes e menos bobos. A bobeira em certos momentos traz leveza, mas se muito utilizada, fica tosco.

Enfim, não acho que seja o melhor livro do gênero. Não sei o motivo, mas quase nunca consigo me identificar com os livros do David Levithan. Sempre acho que fica faltando alguma coisa, que ele não consegue me fazer sentir o que ele quer que o leitor sinta. Uma pena.

Liv 18/10/2021

O livro é bem fraco. Ou talvez eu tenha lido com expectativas muito altas. Vale a pena ler, mas se você só quer algo rápido porque, no geral, é bem enrolado e, como dito anteriormente, fraco.

fefa 19/09/2021

me fez lembrar que eu tenho skoob
li esse numa maratona com as minhas amigas e sinceramente? foi a melhor escolha que eu fiz. o livro inteiro se passa em uma só noite, então nada mais justo do que engolir ele inteiro de uma vez! como o livro foi escrito em 2006, tem alguns momentos problemáticos, mas nada que tenha me deixado realmente nervosa, e os personagens são incrivelmente bem desenvolvidos pra um livro tão rápido.
terminei e pensei "meu deus, preciso colocar ele no meu skoob!" pra depois pensar "meu deus, eu não uso skoob há mais de um mês!"
Nik 19/09/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkkk amei, vou ler

jjjjjjkkkk 19/04/2021

Oxe?!
primeiro livro do david levithan que eu leio e não gosto. o livro é pessimo e o filme é superior em muitos níveis. se eu pudesse dar zero estrelas eu daria

Vê Lemes 04/04/2021

Fofura
Nick é um integrante de uma banda e está com o coração partido.
Norah está vivendo muitos conflitos e tem um ex complicado.
Por 5 minutos eles topam ser namorados de mentirinha. Esta decisão muda a vida dos dois, levando-os a refletirem quem são e o que querem da vida.
Neste caminho de autodescobertas há muita fofura e muita música.

Karoline.Barbosa 06/12/2020

Trecho Preferido
"Meu coração acelera. Eu estou aqui, no agora. Também estou no futuro. Estou abraçando-a e querendo e sabendo e esperando, tudo ao mesmo tempo. Somos nós que pegamos essa coisa chamada música e alinhamos com a coisa chamada tempo. Somos a marcação, a pulsação, estamos por trás de cada parte desse momento. E ao tornarmos esse momento nosso, nós o tornamos infinito. Não há platéia. Não há instrumentos. Só corpos, pensamentos, murmúrios e olhares. É o show para dar um fim a todos os shows, porque é isso que importa. Quando o coração dispara, é para isso que está acelerando" (p. 209-210)

Dear.Manoel.Neto 21/10/2020

Um livro rápido cheio de amor, música, freiras, Oreo & ET ¿
Não apenas mais um romance clichê, mas sim uma história em que temos o ponto de vista de cada protagonista, onde ambos estão aprendendo a lidar com o passado e ambos estão querendo investir em um novo romance.

Mesmo que o livro se passe em uma única noite, assim como Nick & Nora, também temos o sentimento de que pareceram semanas ou meses, não que isso torne a leitura cansativa, já que não enrolam em nada no andar da narrativa e criam situações para que tenhamos mais empatia por eles.

A conexão que surge ao acaso, mas a medida que vamos conhecendo cada um, em meio a uma trajetória por lugares inusitados, com referência a canções e piadas bestas, que no fim, tanto eles como nós, entendemos o passado, assim como, o que querem para o futuro, enquanto torcemos para que no presente tudo dê certo.

Andre.28 21/09/2020

Pós adolescência e uma noite de paixão
Loucura, paixão, acontecimentos avassaladores e piadas românticas que apaixonam quem lê. Esse pode ser um brevíssimo resumo de “Nick e Norah: Uma Noite de Amor e Música”, livro coescrito pelo David Levitan e a Rachel Cohn, publicado em 2009. Como uma linguagem “pós-adolescente” e uma noite intensa dois jovens contam a história de uma paixão que tinha tudo para não acontecer, mas por incrível que pareça aconteceu.

Nick é um jovem baixista de 17 anos, o único hetero de uma banda Queer (punk LGBT), e depois de uma apresentação acaba se deparando coma sua ex-namorada na plateia. Norah é uma ativista dos direitos humanos de 18 anos, que está “recém” solteira e indecisa quanto ao seu futuro. Quando ela vai a uma apresentação de uma banda Queer acaba conhecendo Nick em uma situação embaraçosa. Em meio a uma série de enrascadas amorosas, esses dois acabam por se apaixonarem “como namorados de 2 minutos”. E essa paixão, nessa noite desenfreada e maluca vai levá-los a uma verdadeira montanha russa de emoções e situações.

O livro é cheio de referencias da cultura pop, rock, poesia e juventude. A linguagem “pós adolescente” cativa rapidamente, além do desenvolvimento dos personagens ser excepcional. O David e a Rachel combinaram perfeitamente as suas formas de escrita. O final foi a “mil por hora”, apaixonante e intenso. Pareceu-me que a Rachel e o David respondiam um ao outro no final. É engraçado, mas ao mesmo tempo funcionou muito bem. O livro não é um primor, mas é envolvente, se tornando para mim uma espécie de “guilty pleasure”. Só posso dizer: extremamente encantador.

deborabfb 25/08/2020

um amorzinho
david levithan é um dos meus autores favoritos então geralmente leio os livros dele sem me preocupar muito com a sinopse e com as críticas ou resenhas feitas. nick & norah é um livro que dá pra ler em um dia se a pessoa quiser, muito bom pra relaxar um pouco depois de leituras densas ou de livros que sejam grandes. é um romancezinho realista e muito fofo. recomendo :)

Júlia 24/07/2020

Nick e Norah é intrigante e convidativo. A ideia de dividir a narrativa entre dois autores, dividindo os personagens, dá características tão únicas para os dois protagonistas que eles se assemelham muito à pessoas reais. São quase palpáveis. Pessoalmente, adoro a ideia de que é absolutamente possível e fácil notar as diferentes perspectivas sobre a mesma história.

As referências à cultura pop também são incrivelmente bem pensadas. Adoro o fato de se passar por uma única noite, o que provoca ainda mais ansiedade em conhecer o encerramento, sem prejudicar as questões mais íntimas e pessoais da história.

Um delícia e MUITO, muito melhor que o filme. (Apesar de, confesso, a Caroline do filme ser, de fato, mais divertida.)

Jonathan 18/02/2020

Esse livro entrou para a pequeníssima lista de livros que eu gostei mais da adaptação do que do livro. Estava com expectativas de muitas risadas mas fiquei frustrado. Durante a leitura eu só conseguia pensar: cadê os capítulos da Caroline???????

1 | 2 | 3 | 4 | 5