Nick & Norah

Resenhas - Nick e Norah

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Dear.Manoel.Neto 21/10/2020

Um livro rápido cheio de amor, música, freiras, Oreo & ET ¿
Não apenas mais um romance clichê, mas sim uma história em que temos o ponto de vista de cada protagonista, onde ambos estão aprendendo a lidar com o passado e ambos estão querendo investir em um novo romance.

Mesmo que o livro se passe em uma única noite, assim como Nick & Nora, também temos o sentimento de que pareceram semanas ou meses, não que isso torne a leitura cansativa, já que não enrolam em nada no andar da narrativa e criam situações para que tenhamos mais empatia por eles.

A conexão que surge ao acaso, mas a medida que vamos conhecendo cada um, em meio a uma trajetória por lugares inusitados, com referência a canções e piadas bestas, que no fim, tanto eles como nós, entendemos o passado, assim como, o que querem para o futuro, enquanto torcemos para que no presente tudo dê certo.

Andre392 21/09/2020

Pós adolescência e uma noite de paixão
Loucura, paixão, acontecimentos avassaladores e piadas românticas que apaixonam quem lê. Esse pode ser um brevíssimo resumo de “Nick e Norah: Uma Noite de Amor e Música”, livro coescrito pelo David Levitan e a Rachel Cohn, publicado em 2009. Como uma linguagem “pós-adolescente” e uma noite intensa dois jovens contam a história de uma paixão que tinha tudo para não acontecer, mas por incrível que pareça aconteceu.

Nick é um jovem baixista de 17 anos, o único hetero de uma banda Queer (punk LGBT), e depois de uma apresentação acaba se deparando coma sua ex-namorada na plateia. Norah é uma ativista dos direitos humanos de 18 anos, que está “recém” solteira e indecisa quanto ao seu futuro. Quando ela vai a uma apresentação de uma banda Queer acaba conhecendo Nick em uma situação embaraçosa. Em meio a uma série de enrascadas amorosas, esses dois acabam por se apaixonarem “como namorados de 2 minutos”. E essa paixão, nessa noite desenfreada e maluca vai levá-los a uma verdadeira montanha russa de emoções e situações.

O livro é cheio de referencias da cultura pop, rock, poesia e juventude. A linguagem “pós adolescente” cativa rapidamente, além do desenvolvimento dos personagens ser excepcional. O David e a Rachel combinaram perfeitamente as suas formas de escrita. O final foi a “mil por hora”, apaixonante e intenso. Pareceu-me que a Rachel e o David respondiam um ao outro no final. É engraçado, mas ao mesmo tempo funcionou muito bem. O livro não é um primor, mas é envolvente, se tornando para mim uma espécie de “guilty pleasure”. Só posso dizer: extremamente encantador.

melissa 29/01/2010

É de verdade
O que mais me chamou atenção nesse livro foi que Nick e Norah são de verdade. Nada de personagens idealizados de livros teen, apenas dois jovens com qualidades e defeitos que se encontram numa noite. O que mais gostei, foi saber com detalhes o que se passa na cabeça dos dois e como o relacionamento deles evolui de uma maneira completamente possível na nossa realidade. Nada de juras de amor eterno à primeira vista, simplesmente, um encontro de pessoas afins.
Márcia 29/01/2010minha estante
concordo. se pode acontecer na vida real... nem pra acontecer comigo... *suspira*

Ana Claudia Car 08/10/2014minha estante
Coisa mais deliciosa esse livro, David Levithan nunca me decepciona, e com a parceria da querida Rachel cohn melhor ainda.
os personagens protagonistas logo de cara te conquista sem nenhum esforço.

Mônica 07/11/2021

Mediano
A história toda se passa em uma noite/madrugada, nos apresentando Nick, baixista de uma banda de punk rock, e Norah, uma aficionada por música.

Durante o encontro eles percebem que são mais parecidos do que imaginam e não querem terminar a noite para que não tenham que se despedir. É madrugada adentro que se conhecem, se abrem e se entendem ainda mais, passeando por Nova York.

Mais uma vez digo que não sou o público, comprei esse livro tem tanto tempo e nunca parei pra ler. Mesmo sendo rapidinho, dá pra terminar em algumas horinhas.
Por isso, senti que o texto não falava tanto comigo. As conversas não fazem mais tanto sentido para quem já passou da adolescência e resolveria toda a situação com maturidade e um simples ?e aí, topa mais um encontro??.

Também fiquei boiando com algumas referências musicais que são citadas em vários momentos. São legais? Sim, mas como não as conhecia, mais uma vez não gerou engajamento (comigo pelo menos).

Por último, achei a dinâmica legal, de como tudo acontece rápido e cada personagem narrando seus capítulos. Ao mesmo tempo senti que essa dinâmica acaba e eles ficam ?sem assunto? em algumas partes. Poderiam ser mais ágeis alguns momentos e sem tanta enrolação. Ou ter mais diálogos interessantes e menos bobos. A bobeira em certos momentos traz leveza, mas se muito utilizada, fica tosco.

Enfim, não acho que seja o melhor livro do gênero. Não sei o motivo, mas quase nunca consigo me identificar com os livros do David Levithan. Sempre acho que fica faltando alguma coisa, que ele não consegue me fazer sentir o que ele quer que o leitor sinta. Uma pena.

Vê Lemes 04/04/2021

Fofura
Nick é um integrante de uma banda e está com o coração partido.
Norah está vivendo muitos conflitos e tem um ex complicado.
Por 5 minutos eles topam ser namorados de mentirinha. Esta decisão muda a vida dos dois, levando-os a refletirem quem são e o que querem da vida.
Neste caminho de autodescobertas há muita fofura e muita música.

Márcia 06/08/2010

Nick e Norah é erótico (na medida certa), apaixonante, apaixonado, romântico e divertido. É um daqueles livros que você passeia os olhos pelas páginas sem nem sentir. Apenas dois momentos do livro me cansaram - não vou dizer quais - mas amobs foram momentos de reflexão de Norah. Ou seja, eu adoro o Nick! Ele é tão fofo que poderia se passar perfeitamente por um dos "caras" de Meg Cabot - a autora dos garotos-personagens fofos.

O único defeito geral do livro está na tradução. Além de inúmeras referências à músicas e artistas e bandas de rock não muito conhecidas no Brasil - que fazem total diferença em determinadas partes do livro, já que eles usam muitas comparações usando essas referências, e sem uma explicação do significado ou sem uma tradução, os não-entendedores-da-lingua-inglesa ficam boiando. Há também as inúmeras expressões americanas que resolveram bater pé e resistiram à tradução brasileira. Inúmeras expressões americanas que aparecem o tempo todo no texto sem quaiquer explicações do significado. Dá vontade até de pular as expressões. Ou seja, ficamos sem o significado do parágrafo.
Resumindo: a tradução é podre.
Achei o máximo a técnica de dividir a narrativa entre Nick e Norah. Não é como se os autores mudassem o foco. Não. Os personagens é que mudam. Gostei mais da cabeça de Nick, me rendo. ;)
P.S. O ator que o interpretou no filme poderia ser mais gatinho --'
Taryne 02/08/2010minha estante
Eu achei o filme tão ruim que nem me deu vontade de ler o livro, mas sua resenha está ótima. Jura? Eu acho o Michael Cera tão fofinho com aquela carinha de nerd dele ;)

Lia 20/09/2009

Não julgue o livro pela capa
Encantador, incrivelmente fofo e diferente. Algumas pessoas acreditam, devido ao filme, que seja infantil, mas não há nada de infantil nele. Nick e Norah são adolescentes normais, sem grandes sonhos ou grandes traumas. Não são nem futéis em excesso.
O final do livro é realmente meio arrastado e enjoativo, mas no começo é ótimo. Impossível não se reconhecer em determinadas partes. Leve, divertido e interessante. Vale a pena!
Ana Claudia Car 08/10/2014minha estante
O filme poderia ter sido um pouco fiel ao livro.

Thomas14 07/02/2023

Uma noite de amor, música, e adolescentes sendo adolescentes.
Depois de eu ter comentado que li Dash & Lily (dos mesmos autores deste livro), uma das minhas professoras me indicou reste livro e, é... Eles não tem nada a ver um com outro.
Infelizmente, para o meu azar de início de ano, não li nada que de fato me agradasse: e Nick & Norah está incluso nisso. Não foi lá uma grande decepção, mas confesso que esperava bem mais. Então, segue aqui uma resenha-comparativa com o livro de nome parecido, Dash & Lily.

Eu adoro histórias de romance curtinhas e que prendem a gente a ponto de acabarmos de ler tudo em um dia; e as duas obras cumprem esse papel. Em Nick & Norah, através do ponto de vista de cada um dos personagens, vamos conhecer o romance mais que aleatório que surgiu de repente nas ruas de NY.
Para quem leu Dash & Lily, a narrativa escrita por David Levithan é simplesmente a mesma. Não sei se esse cara faz uso de si mesmo como inspiração para os próprios personagens ou se ele tem um tipinho favorito de garoto adolescente. O fato é: tanto Dash quanto Nick não são aquele tipo de cara que você se apega tanto. Eles tem aquele humor legal e tudo mais, mas senti um pouco de falta de carisma, não nego.
Já quando falamos de Norah e Lily, meu amor... BOTA DIFERENÇA NISSO. Enquanto a gente tem uma Lily pura e inocente, do outro lado chega uma Norah bem aberta e extrovertida. Rachel Cohn deu um SHOW de escrita (David deveria fazer umas aulinhas com ela); dá para notar como cada personagem se encaixa e é moldado pelo cenário. Norah é bem a adolescente de festas mesmo, e a Lily, bom, aquela garota de família que só quer se divertir no natal.

Apesar da forte presença de Norah, e o personagem de Nick que já estamos acostumados, nenhum deles é marcante ao suficiente ao ponto de sentirmos alguma empatia pelos protagonistas - ao menos eu não senti. A narrativa, apesar de ocorrer no período de 1 dia, é bem fluída e faz parecer que estamos lendo semanas e semanas de encontros desses dois. 'Nick & Norah' cumpre bem o seu papel como um livro mais maduro e abordando, principalmente, sobre términos e relacionamentos amorosos do ponto de vista jovem.

O que os autores falharam ao escrever 'Nick & Norah', super acertaram ao repetir a proposta no livro de nome parecido. Não é muito a minha vibe de história, então não tenho muito o que comentar de positivo hahaha Mas, é uma boa obra para se ler nos dias entediantes de sábado. Recomendo

Amanda 04/07/2012

The awesome playlist
Conheci Nick e Norah ao assistir o filme e um bom tempo depois vim descobrir que existia o livro, tive que comprar... E é assim que você desapaixona por um filme.

Nick e Norah é uma estória contada em uma noite. Eles se conhecem em um lugar onde várias bandas punks estão tocando e ao decorrer da noite percebem quão parecidos são. A única coisa que me incomoda no livro, é que não acredito muito nesses amores instantâneos, mas não é nada que faça com que o livro seja ruim, pelo contrário, está quebrando parâmetros.

Nick e Norah tem um estilo de narração diferente, os dois personagens alternam a narração a cada capítulo, isso é um ponto positivo para o livro, a estória não deixa brechas e você acaba sabendo a opinião dos dois. A música, claro, é algo simplesmente maravilhoso do livro. Referencias que vão de Beatles, Smiths e chegam até Alanis e se você traduzir ao pé da letra ou ler o livro em inglês, ainda conseguir extrair referencia a 'Singing in the rain' um musical americano.
Esse é um dos livro que a indicação (adolescente) não é nenhum pouco errônea, a ponto de acreditar que alguém mais velho pouco provavelmente iria gostar da leitura. É o tipo de livro que faz você querer ir para as baladas punks e encontrar um cara para ser seu namorado por 5 minutos!

Enfim, um livro para distrair, conhecer bandas novas e se divertir com uma estorinha adolescente. Recomendo a leitura.

amanda_pagnotta 09/12/2022

achei um livro muito lindinho, muito livro de filme, não é atoa. É uma história de superação bem legal e bem impossível que você vai conhecer o amor da sua vida do nada só porque ele pediu pra você ser a namorada de mentira dele, mas enfim né, é para isso que eu leio romance

Thany 07/10/2009

Minha amiga me indicou pra ler e me apaixonei completamente por essa 'noite de amor e música'. Nick e Norah são diferentes dos personagens dos livros de romance que costumo ler, mas mesmo assim AMEI. Indico a todos. Tem partes muito divertidas e achei a parte do ela que se foda/eu que me foda hilária. Já ta na lista dos casais preferidos!

Karoline.Barbosa 06/12/2020

Trecho Preferido
"Meu coração acelera. Eu estou aqui, no agora. Também estou no futuro. Estou abraçando-a e querendo e sabendo e esperando, tudo ao mesmo tempo. Somos nós que pegamos essa coisa chamada música e alinhamos com a coisa chamada tempo. Somos a marcação, a pulsação, estamos por trás de cada parte desse momento. E ao tornarmos esse momento nosso, nós o tornamos infinito. Não há platéia. Não há instrumentos. Só corpos, pensamentos, murmúrios e olhares. É o show para dar um fim a todos os shows, porque é isso que importa. Quando o coração dispara, é para isso que está acelerando" (p. 209-210)

Maíse 14/09/2009

Uma história diferente
Eu adorei a ideia do livro. Achei extremamente interessante e, com certeza, o é.
Como foi dito em uma outra resenha, apesar de ser da Galera Record, o livro contém palavrões de alto escalão e temática sexual. Nada recomendável para crianças e para os adolescentes mais novos.

Mas, fora isso, o livro merece ser lido. O modo de escrita é rápido, e, apesar de parecer confuso muitas vezes, dá um ritmo incrível que a narrativa mais que merece.
Os personagens são bem construídos, e as falas são muito, muito boas.

E eu nem falei dos diálogos loucos, mas fascinantes.

;)

Bela 17/11/2010

Gostei
É raro acontecer, mas gostei mais do filme do que do livro. Mesmo assim não me arrependi de ler. Fiquei curiosa para ver a série "My So Called Life", a preferida de Nick e Norah.

Favorite Quote: "Cantando na chuva. Estou cantando na chuva. É uma sensação gloriosa. Uma chuvarada inesperada e eu me entrego a ela. Porque que merda mais se pode fazer? Correr para se proteger? Gritar ou xingar? Não - quando a chuva cai, você só deixa cair, sorri como um louco e dança com ela, porque se você pode ficar, feliz na chuva, então você fez tudo certo na vida." Pág 189

marypaixao 08/08/2010

Nick & Norah: Uma noite de amor e música, da Rachel Cohn e David Levithan. Nick toca numa banda de punk, numa noite como outra qualquer. A única diferença é que a garota que ele namorava acabou com ele, e agora ele está na fossa. Ao vê-la no show, tenta de todas as maneiras não esbarrar com ela, mas não tem jeito. Para tentar fugir desse encontro maldito, Nick pede à Norah, uma garota desconhecida que estava ao lado dele perto do bar, para ser sua namorada por cinco minutos. E entre um mundo de acontecimentos, que vai desde o encontro com a ex namorada, com a surpresa que Norah também a conhece, até a amiga bêbada dela que ele tem que levar pra casa, esses cinco minutos se transformam numa noite inteira. Mas uma noite muito estranha, muito complicada e muito bonita também. Nada são flores, eles são adolescentes, ambos tem rancores e mágoas do passado, mas eles acabam se divertindo. E enloquecendo, e ouvindo música boa e trocando figurinhas. Como o livro é super pequeno e gira em torno dessa única noite (que vara a madrugada, devo dizer), se contar mais estraga.

Confesso que foi uma surpresa pra mim. Eu já havia ouvido falar muito bem do livro, e sempre babava por ele na livraria. Foi uma surpresa boa, mas meio decepcionante. Calma, não quer dizer que o livro é ruim – pelo contrário. Mas é que eu tinha uma ideia do livro e ela foi desfeita. Eu pensava que Nick e Norah seria um casal lindo e mágico, daqueles que se apaixonam à primeira vista e nunca mais se largam. Mas eles são adolescentes e, como todo bom adolescente, são SUPER complicados. O melhor de tudo é que os dois narram o livro: cada capítulo é narrado por um, e isso é muito legal, ver a visão dos dois sobre o que acontece com eles nessa noite. Outra coisa maravilhosa também são as músicas; Nick é baixista de uma banda de punk, e Norah é filha de um grande empresário do ramo musical. Então os dois entendem de música e fazem ótimas referências. Eu adorei, adoro punk e já vou pegar todas as músicas que aparecem no livro (os agradecimentos do livro é em forma de playlist! – MUITO legal! ) É uma noite inteira de descobertas sobre cada um. É delicioso, e ao mesmo tempo é agoniante (porque eles são muito complicados e se desencontram muito!). Eu li numa noite. Recomendadíssimo! Baixem as músicas também! XD
Cinco estrelas, várias músicas legais e um trecho do livro de presente pra vocês. Eu sei que não sou de botar trechos, mas esse aqui eu me identifiquei DEMAIS!

"Ele pelo menos podia me fazer a cortesia de arriscar uns olhares furtivos para meu decote ou, no mínimo, fingir que está interessado em saber tanto de mim quanto eu quero saber dele. Tipo assim, tudo. Tipo assim, AGORA."

1 | 2 | 3 | 4 | 5