O Castelo das Águias

O Castelo das Águias Ana Lúcia Merege

Resenhas - O Castelo das Águias

1 | 2 | 3 | 4 | 5

brendasnb 23/03/2016

Mais uma obra nacional que me enche de orgulho
Sabe aquele momento lindo em que você lê um livro que tem vontade de conferir desde que lançou? No meu caso, aconteceu 5 anos depois! haha Fiquei super feliz quando a Editora Draco me deu a oportunidade de resenhar O Castelo das Águias. Mais uma obra nacional que me enche de orgulho.

Este é o primeiro volume da série Athelgard, onde conhecemos nossa protagonista, Anna de Bryke. Uma humana que foi criada numa pequena vila onde sua raça e os elfos convivem em harmonia. Sendo uma mulher muito inteligente e habilidosa com as palavras, Anna foi convidada pelo Mestre Camdell a ser a nova Mestra de Sagas do Castelo das Águias, uma escola de Magia e Artes.

(Não, não é igual a Hogwarts! haha)

O castelo tem esse nome devido às águias que residem na floresta local. Elas são cuidadas pelo mago Kieran, o Mestre das Águias da escola (e o amor de Anna). Em tempos de guerra, essas águias são transformadas para ajudarem o exército. No entanto, essa questão é muito delicada e existem magos dispostos a fazer qualquer coisa para que essas águias sejam tiradas do domínio da escola e se tornem um exército constante, ao invés de um auxílio em tempos emergenciais. E isso trará grandes problemas ao Castelo das Águias e os Mestres irão à luta.

Com uma narrativa fluida e cativante, a autora consegue prender o leitor e criar uma trama muito bem amarrada mesmo em poucas páginas. O livro não precisou de extensas descrições para ambientar o leitor. É muito fácil entrar na história, entender onde estamos, como o local se parece e o que fomos fazer ali. Com drama, fantasia, costumes, tradições, política, lutas, personagens variados, um pouco da rotina dos professores e alunos e um toque de romance, O Castelo das Águias é uma leitura rápida, interessante e de grande proveito.

Há quem diga que o romance entre Anna e Kieran foi forçado. Realmente, acontece um pouco rápido demais e a Anna tem uns períodos de "socorro, eu o conheço tão pouco!". Mas, eles foram criados em meio a tradições e magias, eu acho que é normal acontecer isso de "encontrei quem eu procurava".

Em conclusão... Todos aqueles que adoram uma boa aventura fantástica bastante fluida e também quem só quer se livrar de uma ressaca literária, irão se agradar com o universo criado por Ana Lúcia Merege. Estou ansiosa para ler a sequência.

site: http://www.sonhosemtinta.com.br/2016/03/resenha-o-castelo-das-aguias-ana-lucia.html

Arine-san 12/03/2016

Um sentimento que define o fim da leitura do primeiro livro da série de Ana Lúcia Merege é surpresa. Digo, surpresa de verdade. Pelas personagens, pela história e pela maturidade da narrativa. Como eu não havia lido criticas antes de começar a leitura, eu não sabia que o que me esperava da primeira página para frente era uma aventura que você só se sente saciado ao virar a última página - ou nem assim!

*Essa leitura fez parte do Book Tour promovido pela Evan's Assessoria

Tudo começa quando nossa protagonista, a Anna de Bryke, é chamada para ser professora da Escola de Magia, substituindo a antiga Mestra de Sagas do castelo. Seu objetivo? Ensinar aquilo que sempre te deu prazer, que foi conhecer as sagas de seu mundo e escrever as suas próprias. Porém, sua chegada no castelo é acompanhada por uma questão antiga que volta ao castelo de tempos em tempos: há gente mal intencionada de fora do castelo que quer tirar as sagradas águias guerreiras de lá para usá-las na guerra. Por essas águias possuírem um pouco de magia no próprio sangue, isso as faz diferente de qualquer outra águia em outro lugar do mundo, mas também as faz mais delicadas em outros sentidos. E é procurando defender as águias que Anna se aproxima do misterioso - e grosso! - Kieran.

A história tem um toque de aventura mais sutil que outros livros de fantasia fantástica, mas ainda assim o ritmo permanece seguro e rápido, com exceção do inicio. Demorei um pouco pra deslanchar as primeiras 50 páginas, mas depois disso a leitura correu quase voando. As cidades, religiões, Heróis - uma forma de deuses - e complexidades de Athelgard são apresentados pelo leitor aos poucos, enquanto a própria história avança. E, apesar do mundo encantar o leitor com seu funcionamento, não há nada mais cativante que a própria protagonista da história, a Anna.

Cá entre nós, sou dessas leitoras chatinhas mesmo. Caço entre os livros de fantasia uma boa personagem feminina principal. Há de verdade uma falha nesse ponto, principalmente porque a maioria dos livros de fantasia são escritos por mulheres. Mas Ana Lúcia conseguiu construir uma personagem forte, carinhosa, mas ainda assim preparada para fazer qualquer coisa para salvar sua própria vida e a vida de quem ama. Ele ter sido narrado em primeira pessoa pela própria Anna só dá mais personalidade para a própria narrativa, e todas as informações novas sobre Athelgard teve um toque de descobrimento por parte de Anna também, e isso é maravilhoso. Resumo da ópera, quero uma Anna pra chamar de minha

site: https://redatoraquele.wordpress.com/2015/11/16/resenha-o-castelo-das-aguias-ana-lucia-merege

Thaisa 01/03/2016

Uma fantasia encantadora!
Depois de um mês intenso de leituras, acabei ficando com ressaca literária e não conseguia me concentrar em nenhuma leitura que eu pegasse pra ler. Fiquei assim uns dias até que a editora Draco me apresentou este livro e finalmente consegui me prender na história. E que história deliciosa! A Cada obra nacional que leio, me apaixono um pouco mais por nossos autores e fico abismada em saber que eles não tem a devida atenção dos leitores e de algumas editoras que temos no mercado. Aqui no Brasil existem autores muito talentosos, como é o caso da Ana.

O Castelo das Águias é o primeiro livro da série Athelgard. Um Romance Fantástico que vai agradar muito ao público fã de Harry Potter e Senhor dos Anéis. É uma fantasia juvenil, que mescla alguns elementos dessas duas sagas citadas, mas com uma história completamente diferente de Hogwarts ou mesmo da saga do O anel. Mas, estamos diante de uma Escola para Magos e a magia está presente do início ao fim.

A narrativa é em primeira pessoa, do ponto de vista de Anna, nossa protagonista e recém chegada à Escola para magos como a nova Mestra das Sagas. Anna é uma meio-humana (mestiça de elfo e humano), que está saindo pela primeira vez de sua tribo, localizada na Floresta do Teixo, para uma cidade de humanos que é habitada por elfos, humanos e mestiços. Ao chegar lá, ela conhece os outros mestres e alunos e consegue se adaptar muito bem. Anna é uma mulher inteligente e tem o dom da oratória (não é à toa que é Mestre das Sagas) e não demora a fazer amigos e arrumar encrenca...

Como toda fantasia somos apresentados a uma quantidade enorme de personagens e confesso que fiquei meio perdida no início até conseguir me ambientar com a história. Depois disso a história e o reconhecimento dos personagens fluiu naturalmente. Temos alguns personagens que se destacam, mas meu foco principal vai para Kieran, o Mestre das Águias e um personagem muito importante na trama para a vida de Anna. Sim, estou apaixonada por ele!

Apesar de ser uma escola de magia, o foco não está nos alunos e nem na magia em si, mas sim nas águias que existem no local. Isso eu achei fascinante, pois quem achar que esse livro é apenas uma tentativa de copiar Harry Potter estará muito enganado. Toda a trama criada pela autora envolve essas águias (que são diferentes de outras que existem nesse mundo) e com isso ela inseriu elementos marcantes e cativantes.

O Castelo das Águias, apesar de ser um livro fino tem sua história muito bem amarrada. A autora não deixou pontas soltas e tudo se encaixa perfeitamente bem. Como falei, a história é encantadora e prende o leitor de uma forma arrebatadora. O final é eletrizante e me deixou com um gostinho de quero mais.

Com toda certeza recomendo esse livro para quem gosta de fantasia, de magia e de elfos. Para aqueles que querem uma leitura leve, divertida e emocionante também!

site: http://minhacontracapa.com.br/2016/01/resenha-o-castelo-das-aguias-de-ana-lucia-merege/

Carol 20/02/2016

Viciante!
Anna de Bryke está chegando ao Castelo das Águias, localizado nas Terras Férteis de Athelgard. Ela aceitou o convite do Mestre Camdell para ser a nova Mestra de Sagas do castelo. Ela é meia humana (possui um pouco de sangue de elfo e de sangue humano) e é a primeira vez que sai da sua tribo, na Floresta do Teixo.
No Castelo das Águias, tem a Escola de Magia, onde homens e elfos vão iniciar nas artes dos barbos e saltimbancos, antes de encantos e rituais. Lá Anna vai conhecer, vários outros professores, mas Kieran lhe chama mais atenção. Ele é o guardião das águias do castelo.
As águias das Terras Férteis, são especiais. Por causa do Fonte Azul, que possui poderes mágicos, as águias daquela terra podem se transformar em águias guerreiras. Por conta disso, sempre quando as terras de Scyllix precisa, as águias são mandadas para lá, mas sempre retornam no prazo dado, para que não morressem. Porém, Hillias, um elfo de Scyllix, quer que as águias ficassem na cidade e por isso o Conselho vai votar para decidir o rumo das águias. Camdell convida Anna para participar e dependendo dessa decisão, tudo pode mudar.

Começo falando sobre a capa, que eu me apaixonei profundamente. Foi um dos motivos para eu ter escolhido esse livro na parceria com a editora Draco. E valeu a pena.
O início foi um pouco confuso para mim por ter muitos personagens. Acabei me confundido com eles e não entendendo muito bem por conta disso. Porém, com o desenrolar da história, você se apega aos personagens e consegue diferenciar cada um.
A leitura flui de forma maravilhosa. É uma história gostosa de ler que vai fazendo você se apegar aos poucos. Me apaixonei pela Anna, que não é aquela personagem fraca e sim inteligente e determinada. Não posso deixar de falar de Kieran, que apesar de ser misterioso com relação ao seu passado, não deixa de ser um personagem maravilhoso, que vai se aproximando da mestra e demonstrando que está apaixonado por ela. Claro que torci para eles ficaram juntos! Outro personagem que eu adorei foi o Mestre Camdell. Ele é muito sábio e sempre guia Anna pelo caminho certo. Fiquei encantada.
O final foi incrível. Acontece tanta coisa que você só consegue desgrudar quando você lê a última palavra da última página. Estou louca para ler A Ilha dos Ossos, que é o segundo livro.
Não poderia deixar de falar da escrita da Ana Lúcia, que eu gostei bastante. Ela escreve de forma simples e objetiva. Com isso, a leitura não se torna cansativa em momento nenhum da história e fiquei admirada.
Eu li o livro em e-book então não posso falar sobre a diagramação. Porém, encontrei apenas um erro, mas nada que atrapalhe a leitura
É um livro que indico para todos que gostem de romance e fantasia.

site: http://deliriosliterariosdasnow.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-castelo-das-aguias-de-ana.html

AllanATS 17/02/2016

Uma história bem leve e interessante
A primeira coisa que eu não poderia deixar de comentar é que esse foi o primeiro livro (E-book) fruto da parceria do Blog com a Editora Draco, que é voltada a publicação de obras de autores nacionais.

“O Castelo das Águias” é um livro de fantasia e aventura. Ele é narrado todo em primeira pessoa, sempre através da visão da protagonista Anna, que é uma professora recém-chegada a uma escola de magia para humanos, elfos ou a combinação de ambos.

Anna é uma personagem muito interessante, pois diferente do que se espera ela não é fisicamente forte, nem anormalmente habilidosa, nem consegue usar magia (apesar de dar aula em uma escola de magia na qual ela ensina a matéria de “sagas” que seria algo parecido com história) o que normalmente os personagens de histórias de fantasia acabam se tornando em algum ponto da narrativa (quem nunca leu aquele livro em que em menos de duas páginas um personagem que não sabia fazer nada virou um super mestre em todas as habilidades do mundo?). Apesar dessas características Anna não é uma “pobre coitada” que é o que normalmente acontece com personagens sem muitas habilidades, nem encarna também aquele espírito de super mulher (tão comum nos livros de hoje em que as protagonistas sejam mulheres) ela é apenas ela! Como uma pessoa comum, com algumas habilidades justificadas pela sua origem e criação, que se vê em situações incomuns e perigosas.

A história do livro é interessante, mas tanto o tema como a narrativa não chega a ser lá muito inovador. Uma coisa que incomoda um pouco no livro é que ele tem muitos clichês em algumas partes. É como se algumas cenas fossem várias sequências de clichês que fazem varias partes da história serem previsíveis. Contudo o livro não é completamente entupido de clichês, em alguns momentos o leitor espera que algo aconteça e essa coisa acaba por não acontecer, às vezes porque a história dá uma virada e às vezes porque simplesmente não acontecem. O livro tem uma energia que da a impressão de que alguns acontecimentos aconteceram simples e exclusivamente porque aconteceram, (kkk) não é como se nada forçado tivesse ocorrido, tudo flui bem naturalmente em vários pontos. (o que eu particularmente achei bem interessante).

Outra coisa que incomoda um pouco é que a história de alguns personagens é mal explorada, como por exemplo a história do personagem “Kieran” que parece ser muito interessante, mas é muito vagamente explorada (mesmo havendo outros livros com esses personagens eu achei que poderiam ter desenvolvido um pouco mais a história deles).

Outra característica que marcam todos os personagens é a personalidade inalterada e inabalável, quem é bom é bom e quem é mau é mau, não existe meio termo, nem mancha cinzenta, a única possibilidade de algum personagem bom fazer algo mau é se estiver sobre o domínio algum personagem mau, da mesma forma que a única maneira de algum personagem mau fazer algo bom é se ele mudar completamente todas as visões que ele tem e passar a ser totalmente bom daí por diante. Esse tipo de característica não é muito boa para personagens, já que mesmo pessoas boas, fazem coisas ruins eventualmente.

Tanto o estilo de escrita quanto o universo criado pela autora são muito interessantes, apesar do último ser pouco explorado nesse livro esse deslize é perdoado tendo em vista que existem continuações e várias histórias que ocorrem no mesmo universo (algumas com personagens diferentes) o que faz com ele acabe sendo mais bem explorado com o decorrer dos livros.

O Veredito Final?

O Castelo das Águias não é uma obra de fantasia única nem inovadora, mas isso não implica dizer que é uma obra ruim, pelo contrário a narrativa é interessante a história prende a atenção do leitor. Por ter sido escrito por uma autora Nacional (Ana Lúcia Merege) já ganha vários pontos na minha visão pessoal. O universo criado pela autora tem grande potencial e para quem curte o gênero Fantasia e Aventura com certeza a história vai se mostrar bastante envolvente e descontraída.

Mais Resenhas lá no meu Blog livrorando.wordpress.com

site: https://livrorando.wordpress.com/

Daniel.Martins 03/02/2016

Quebrando barreiras
Você tem preconceitos leitor?

Antes de responder que "não, de jeito nenhum", vamos refletir sobre o que é preconceito.

Muitas pessoas confundem discriminação (um ato imbecil) com preconceito que é apenas ter uma opinião formada à respeito de algo que não conhece muito bem.

Então todos nós temos preconceito sobre o planeta Marte, afinal não o conhecemos ainda, certo?

Dito tudo isso, posso passar ao livro que vamos avaliar hoje. O castelo das águias de Ana Lúcia Merege. O livro foi publicado pela editora Draco, conhecida por investir em autores nacionais de fantasia.

O primeiro obstáculo a se superar quando se pensa em ler o livro é: "É uma obra para meninas?" Confesso que ao olhar a capa me imaginei lendo um daqueles romances melosos em primeira pessoa onde apenas os sentimentos amorosos da protagonista são explorados. A autora parece ter antevisto essa possibilidade e, já no prólogo, tratou de colocar ação e fantasia para que o leitor saiba do que se trata.

Superado esse preconceito veio outro: "A protagonista chega a uma escola de magia" e o leitor imediatamente pensa "outro Harry Potter?" "Jornada do herói de novo?" Mas aí descobrimos que Anna não chega como aluna, mas como professora. Ufa! clichês e preconceitos superados, podemos falar da história que é o que interessa.

O castelo das águias é uma aventura. Gênero sufocado pelos rótulos que vieram depois. Vamos chamar de aventura fantástica então (nem sei se esse rótulo existe) e é contado em primeira pessoa pela visão de Anna, uma mulher que deixou sua casa no meio da floresta para ensinar magia em uma escola no meio da civilização.

O livro é interessante e a autora sabe cativar a curiosidade do leitor, fazendo-o querer ler mais para saber o que vem à seguir. Temos sim um romance, mas nada de meloso, na medida certa, temos vilões, heróis e bons coadjuvantes. Uma boa e divertida leitura.

Os pontos negativos vão para o excesso de personagens. As situações propostas exigiam que Anna conhecesse muitas pessoas e a autora acaba nomeando e descrevendo superficialmente cada uma delas. No final do terceiro capítulo você já ouviu falar de uns 30 personagens e não se lembra de metade.
Por sorte eles não são muito importantes e aqueles que tem papel relevante acabam sendo melhor descritos.

Não leia se você quer algo profundo, psicológico ou cheio de camadas. Não há viradas ou grande revelações.

Leia se você gosta de uma boa aventura, bem escrita e estruturada, com personagens interessantes. Leia também se você é um aspirante a escritor ou escritor iniciante pois verá como estruturar uma obra simples.

site: www.desinformadoss.blogspot.com

GVertamatti 14/01/2016

Surpreendente e não o que eu esperava.
Eu esperava, pelo título e resumo, um livro paralelo à Hogwarts e Senhor dos Anéis.
Estava completamente errado. Fui surpreendido por uma história muito cativante, com narração fluida e sedutora, como um conto de fadas deve ser.
Recomendo muito a leitura desse livro. Se quiserem saber todos os motivos, basta olhar minha crítica a respeito dele.

site: http://gamehall.uol.com.br/meialua/o-castelo-das-aguias-ana-lucia-merege-critica/

Brina.nm 14/01/2016

Resenha pelo blog Gordinha Assumida
Ana acaba de sair de sua aldeia na floresta para ser a Mestra das Sagas (uma espécie de professora de história) no Castelo das Águias, a convite de seu mentor Camdell. Lá é tudo muito diferente de onde veio, humanos, elfos e mestiços vivem todos no mesmo lugar, sem nenhuma rivalidade, e além da escola treinar magos, eles também são responsáveis por transformar as águias para auxiliar na guerra, isso só é possivel porque elas bebem de um lado na região, e depois o mago pronuncia um encantamento temporário e elas se transformam em águias de guerra.

Anna tem um papel muito importante na história que segue envolvendo as águias guerreiras, pois alguns representantes de Scyllix (outra escola mágica) querem que essas águias fiquem a disposição de suas terras sempre, mesmo não havendo guerra, o que não é possível, já que elas sofreriam e morreriam, pois a transformação delas e sua volta ao normal só é possível pelo lago que fica nas terras do castelo das águias.

A Mestra é uma das escolhidas para interceder pelas águias no conselho, e a partir daí, sua presença é muito importante para a decisão de todos os votantes, pois ninguém menos que a Mestra das Sagas saberia explicar tudo que acontecerá se os animais forem levados embora.

O final é inesperado, temos uma luta na qual o vilão executa seu plano com quase perfeição…
O livro é uma leitura gostosa, para uma ressaca literária ou então só para mudar os ares mesmo.

Mesmo sento tão pequeno e fininho, a história é muito bem contata e tudo muito explicado, compreendemos as dúvidas de Anna em um lugar tão diferente do que foi criada e vemos pouco a pouco a sua evolução, de uma garota que chegou ali sem mesmo conhecer o castelo para ensinar as crianças, para uma Mestra que tem o dom da palavra e consegue passar firmeza e até autoridade no que diz.

A autora fez um ótimo trabalho com o livro, pois ela nos dá drama, fantasia e até romance, e conhecemos os costumes de um povo fictício que é bem diferente, elfos, humanos e meio-elfos, onde é quase incomum alguém ser humano puro.

O livro cumpre o que promete, e não nos deixa com dúvidas de furos na história, se você está procurando uma leitura rápida, boa e não muito complexa esse livro é pra você, já que está procurando algo mais sério e analítico acho que não funcionará tão bem.

A capa é bonitinha, mas o trabalho feito ‘dentro’ dele é lindo, o mapa nos situa muito bem nos lugares mostrados na história, e temos alguns detalhes no livro bem com cara de clássico, como as letras dos primeiros capítulos e a bordas bordas.

site: http://www.gordinhaassumida.com.br/2015/08/o-castelo-das-aguias-ana-lucia-merege-1.html

Cristiano.Konno 10/01/2016

Eu gostei do livro. Quando se conhece a premissa é humanamente impossível não se lembrar de Hogwarts. Mas é precipitado, pois tirando o fato que estamos numa escola de aprendizes de feiticeiros, tudo é diferente. O foco não está nos alunos, apesar de alguns deles terem seu destaque em alguns momentos, o foco está mesmo em Anna, uma professora nova que vem com a missão de se tornar a nova Mestra das Sagas. Em pouco tempo, Anna se vê num impasse diplomático à respeito das águias especiais que habitam as terras do Castelo/Escola. Além de se tornar com o tempo uma das peças fundamentais desse impasse, Anna também se vê rapidamente apaixonada por Kieran, o guardião das águias. É um romance acima de tudo, um tipo de gênero que não estou acostumado, mas a fluência e a criatividade das situações, lugares e personagens me fizeram lembrar mais uma vez que existe muita qualidade na literatura brasileira. Recomendo.

04/01/2016

Gostei
O que é claro durante a leitura do livro da Ana Lúcia Merege é que ela conhece muito bem o seu mundo, sabe introduzir elementos dele de forma gradual, sem ser demasiadamente descritiva, ou nos obrigando a saber mais do que perguntamos-nos internamente sobre cada um dos novos nomes que se apresentam - vício de muitos escritores que criam mundos originais.
Mesmo assim são muitos nomes e uma leitora ruim como eu se perdeu algumas vezes, confesso.
Fora algumas coisas de cunho pessoal, como a minha preferência por narrativas em terceira pessoa, pela limitação que a história sofre por ser totalmente calcada na percepção de um único personagem, eu ainda assim gostei de conviver com a cabeça de Anna.
Ela é inteligente, traz vivências interessantes e seu modo de ver as coisas nos leva a uma leitura agradável. Mas, não sei, sou ariana e a achei um pouco comportada demais, sabe como é, identificação.
Eu sei que a personagem é assim, foi criada para ser assim, mas, como disse, pela história ser contada somente pelos seus olhos e seus sentimentos, faltou um pouco de pimenta na receita.
Quero ver se a continuação pelos olhos de Kieran me traz sensações novas.

Amauri 17/09/2015

Vale a pena, com reservas...
Estava eu passeando pela Bienal de 2015 quando encontrei o estande da Editora Draco. Os preços estavam MUITO em conta, então peguei alguns livros que me chamaram atenção... Desculpe, mas uma capa bacana chama sim minha atenção #souDesses ¯¯\_(ツ)_/¯¯ #meProcesse

A sinopse de O Castelo das Águias, romance de Ana Lúcia Merege, me chamou a atenção porque fala tanto da trama maior, que é a treta com as Águias que dão nome ao castelo, quanto da personagem Anna de Byrke e seu envolvimento com Kieran.

Cento e setenta e seis páginas depois, estou pensando em como enxergar as diferentes faces desse livro.

Temos um lado da Anna, que é uma jovem de seus 20 anos descobrindo um mundo fora de sua tribo. Assim como nos leitores, que estamos junto com ela descobrindo o mundo de Athelgard. E assim como a jornada do adolescente em entender o mundo que ele conhecia a distância.
Ao mesmo tempo vemos Anna se descobrindo como profissional apaixonada pelo que faz e seu papel na comunidade do Castelo, que também fala com o adolescente, publico-alvo do livro.
E finalmente temos a Anna mulher, que se une ao mago Kieran. Ah... A jornada do coração :)

Para quem tem familiaridade com magia, temos o papel de Anna como Mestra de Sagas, que ensina aos alunos o conjunto de lendas e mitos que formam um paradigma sobre a realidade. Usando-se desse paradigma, é possível executar procedimentos mágicos de forma "fácil". Alunos de nível avançado podem mudar a realidade pois aprenderam a "Magia dos Nomes".
Curte mitologia nórdica/celta? Então divirta-se encontrando as referencias cruzadas a Thor, Homem Verde, Cernnunos, Criança da Primavera... Freya esta na cara :)

Tem conspiração, tem politica, tem luta... Tem um monte de personagens... Tudo isso em apenas 176 páginas...
...
...

E eu acho que foi esse ritmo, ente outras coisas, que não me pegou:

O começo apresenta uma pá de personagens de forma superficial, e esse elenco vai ser pouco explorado ao longo do livro, ao ponto de não fazer a menor diferença tentar decorar os nomes e descrições. Quem é importante realmente aparece tantas vezes que você vai decorar com o tempo...
O meio é a melhor parte do livro, onde tem um interessante conflito interno de Anna, seguido de umas boas cenas dela resolvendo tretas. A Anna que começou tímida fica bem confiante e realmente se assume como Mestra das Sagas e membra valorosa da comunidade do Castelo das Águias.
O final é ruim. Não por ser clichê com MUITA força, com direito a festa e pessoas se pegando. Clichês bem executados são ótimos de se ler. Mas alguns conflitos que deveriam se resolver justamente aqui no final passaram batidos. Conflitos e dúvidas que vimos na Anna ao longo do livro sumiram sem explicações.

Momento "amiga, assim não posso te defender!" do livro: Kieran, na frente de Anna, se comportando como um adolescente frustrado que ficou vários dias sem se masturbar (o que não estava muito longe da realidade da história) na página 119. MENAS Kieran, SEJI MENAS...

Conclusão: Não se engane com a resenha de tom negativo, pois eu RECOMENDO SIM o livro para jovens que estão começando a ler. O ritmo do livro vai agradar essa galera que curte uma leitura mais rápida. Ponto adicional por deixar espaço para que o leitor faça uma pesquisa adicional para entender mais a fundo alguns pontos do livro.
Quero voltar depois ao mundo de Athelgard e ver mais das aventuras de Anna de Byrke :)

site: http://www.leiturasdemarie.com.br/2015/09/resenha-o-castelo-das-aguias.html

Carol 23/08/2015

Ansiosa para ler a sequência
A história se passa no mundo Fictício de Athelgard, mais precisamente em Vrindavahn. Mas, apesar de ser uma história de fantasia, a autora apresenta assuntos do mundo real. Ela conseguiu nos passar mensagens sobre fé, machismo, política e muitas outras coisas de uma forma sutil. É isso que deixa o livro mais incrível.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://www.estantedememorias.com/

Bruno Eleres 14/08/2015

Super recomendo!
Se tenho algo para falar sobre ele é que não deixa nada a desejar quando comparado à fantasia produzida nos países anglófonos. Literatura fantástica de alta qualidade, com uma personagem (Anna de Bryke) que foge ao lugar-comum dos livros de fantasia e com um background (Atherlgard) bem construído. Além disso, traz várias personagens femininas fortes e problematiza algumas questões de gênero, sem deixar de ser divertido nem por um momento.

Ansioso para ler outras aventuras da Anna em Anna e a Trilha Secreta e em A Ilha dos Ossos!

site: https://www.facebook.com/UnCafeAClichy

neo 29/06/2015

Eu já tinha ouvido falar sobre O Castelo das Águias bem antes de criar coragem pra começar a lê-lo. Na verdade, foi de tanto vê-lo por aí pela internet que fiquei interessada, já que à primeira vista a sinopse não chamou minha atenção muito não apesar dos elementos que geralmente me agradam (I mean, elfos e águias guerreiras >>>). E não me chamou a atenção justamente pelo motivo que, no fim das contas, me fez não gostar desse livro: o romance.

Sinto como se já tivesse escrito isso em resenhas umas mil vezes, mas é a verdade. O romance estraga histórias pra mim com uma frequência assustadora.

Mas enfim, voltemos a O Castelo das Águias.

A protagonista, Anna, me decepcionou um pouco. Não há nada de errado com ela, mas eu acho que ela poderia ter sido muito melhor. Quero dizer, ela morou a vida inteira em uma floresta, aparentemente é devota do deus considerado por muitos como o inimigo de todos (Loki) (sim, os deuses aqui têm nomes de deuses nórdicos, ou quase) e supostamente ela sabe usar o arco muito bem... Mas a gente nunca chega a ver isso mesmo, esse diferencial dela todo, sabe? E, falando do arco, quando parece que ela vai usá-lo para salvar o dia (já nos momentos finais do livro) ela hesita porque se ela acertar o vilão, o mocinho que está lutando com ele vai ficar com o orgulho ferido. I mean:

"Se o pusesse sob mira, ele seria obrigado a largar a espada - mas como ficaria, nesse caso, o orgulho de [mocinho]?"

Impedir um dos vilões (e assim talvez impedi-lo de matar o mocinho) ou se importar com o ego de um homem? #prioridades

Aliás, vale falar que a Anna chega no Castelo para ensinar as Sagas (meio que como professora de literatura, acho?), mas aí ela não sabe direito o que fazer e teria que pedir orientação para outra professora (o que acaba não acontecendo por n motivos). O que uma coisa meio... hein? É bem bizarro pensar que uma instituição tão prestigiada como o Castelo parece ser aceitaria uma professora sem checar se ela sabe como as coisas serão ou não (mas o conflito entre o modo como Anna queria ensinar e o modo suposto como certo foi bem interessante sim).

Foi o romance, porém, que me incomodou de verdade. Pra mim, ele acontece simplesmente do nada, se desenvolve do nada e culmina em um dos momentos românticos mais wtf que eu já li. Desde que eu li a sinopse pela primeira vez já fiquei meio ehhh com "poço de sentimentos confusos e turbulentos", já que livros que já indicam a presença de romance na sinopse são os que me decepcionam com mais frequência, mas fui adiante pelos elementos que me agradam citados lá em cima. Não deu certo. A plotline do romance é mega cliché e depende somente da falta de conversa dos dois pombinhos, ou seja, de mal entendidos bobos que o leitor sabe imediatamente não serem verdade, mas que a Anna continuou acreditando por um bom tempo. Um saco. [SPOILERS ADIANTE!] Quando eles se beijam pela PRIMEIRA vez, o Kieran vai lá e... pede ela em casamento. Porque ela é A Mulher, sabe, que ele esperou a vida inteira e blá blá blá. E a Anna... aceita.

A aquariana dentro de mim esperneou e gritou durante toda essa cena. Tipo, muito.

E o pior é que a Anna reconhece em alguns momentos que ela não conhece o Kieran de verdade (principalmente se tratando dos ataques de raiva dele lá). Então fica algo meio por quê? Por que fazer eles se casarem tão rápido? Quero dizer, lá pelo fim do livro eles já estavam debatendo nome de filho, gente, socorro.

Nope. [FIM DOS SPOILERS]

Mas tirando o romance e a cena do arco que me deixou irritada, o resto do livro é legal sim. A escrita da Merege é boa, bem fácil de ler, e rápida, e apesar da diferença entre elfos e humanos ser bem pouca (mais cultural/social mesmo), eu gostei do worldbuilding. Não saquei muito as formas de magia though, mas aí deve ser eu que sou lerda mesmo.

But os personagens eu achei bem fraquinhos no geral. Não ruins, mas não bons também. Meio mais ou menos mesmo.

Enfim, provavelmente não lerei o segundo volume (aparentemente o Kieran é o foco lá e #nope). 2.5 estrelas para O Castelo das Águias.

site: http://chimeriane.blogspot.com.br/

CrisGomes 04/05/2015

O Castelo das Águias
O livro conta a história de Ana de Bryke, jovem que chega ao Castelo das Águias para lecionar como Metre de Sagas (que seria uma espécie de professora de história). O Castelo das Águias é uma escola de magia e recebeu esse nome por causa das águias douradas que ali habitam e que são suscetíveis a magia, podendo ser transformadas em águias guerreiras.

Logo em seu primeiro dia, Ana se interessa por Kieran, o único mago humano da escola e mestre das águias. Misterioso, com fama de ‘Carrasco’ (apelido dado pelos seus alunos) e muitos anos mais velho que Ana, faz com que nossa protagonista caia de amores por ele, apesar de terem personalidades tão diferentes.

Esse romance se desenvolve enquanto eles se unem para tentar salvar as águias do castelo de perigosos vilões... (Leia o restante da resenha no Portal Ju Lund)

Bjos

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/o-castelo-das-aguias-de-ana-lucia-merege-resenha-ii

1 | 2 | 3 | 4 | 5