Phaenomen

Phaenomen Erik L´homme

Resenhas - Phaenomen

danilo_barbosa 21/03/2011

Grandes poderes criam a maior diversão!
Sabe aqueles dias que a chuva cai pela janela e você quer se divertir com um livro? Nada de pensar ou refletir, apenas adentrar numa gostosa aventura infanto-juvenil?
Pois vou te dar uma grande dica de realizar este desejo: leia Phaenomen de Erik L’homme (Editora Prumo, 216 páginas), uma deliciosa aventura onde quatro adolescentes se transformam em verdadeiros heróis numa perseguição de tirar o fôlego.
O leitor é apresentado a Clínica do Lago, uma instituição psiquiátrica para jovens ricos em Genebra. Ali os casos sem solução são recebidos, onde tem todo o conforto e carinho que merecem. Assim eles dizem, pois na verdade, aquelas paredes não diferem muito de qualquer manicômio, onde ninguém se importa com a garotada, apenas com o dinheiro que os pais deles mandam.
Neste ambiente que iremos encontrar os nossos heróis. Violaine, Claire, Nicolas e Arthur, á primeira vista, podem parecer loucos para você, mas só ao adentrarmos nesta história descobrimos como eles são ESPECIAIS. Neste livro, o que muita gente conhece como insanidade; nos quatro personagens vemos como fantástico.
Este quarteto inusitado está sempre unido. São como irmãos de coração, sempre juntos para suportar os dias sombrios naquele lugar. Ninguém parece se importar com eles, apenas o Doutor Barthelemy, um psicólogo recém-chegado que é diferente da maioria. Para o doutor, estes quatro são verdadeiros Fenômenos (daí o nome do livro que muita gente acha difícil de falar).
E quando ele é sequestrado brutalmente por três caras mal encarados, esta turminha vai descobrir como estes dons na verdade são capazes de mudar o mundo...

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Livy 10/09/2012

Um livro delicioso!
Phaenomen (que vem da palavra latina Phaenomena, abreviada pelo Dr. Barthélemy, e que significa Fenômenos), é um livro delicioso! Erick L' Homme nos presenteia com uma narrativa inteligente, muito bem elaborada, com enigmas e mistérios muito interessantes. Apesar de ser um livro relativamente pequeno, em relação a quantidade de páginas, tem uma trama que envolve e encanta com eficiência, sem necessitar de uma história mais extensa. Este é aquele tipo de livro gostoso de se ler, e rápido por sinal, em que se quer devorar inteirinho e ainda termina-se querendo mais.

Eu adorei o modo como Erick conduziu sua história. Aparentemente simples, o livro ganha um crescente de mistário e muitos enigmas, além de nos conduzir pelo mundo "diferente" de Violine, Claire, Nicolas e Arthur. Este personagens, juntamente com os vilões Clarence, Augustin e Matt, além do Dr. Barthélemy, formam uma equipe memorável. Sem brincadeira alguma, todos são de uma inteligência estupenda, suas ações são mutio bem amarradas, suas descobertas são incriveis, e suas participações na trama são de suma importância.

É possível se aprofundar muito nos personagens com as jogadas que o autor faz. A cada início de capítulo (que são curtinhos e fáceis de ler), o autor nos traz os pensamentos de algum dos personagens que terá mais destaque naquele determinado capítulo, ou que tem relevância para o mesmo. E isto permite-nos entender melhor seus medos, seus anseios, suas dúvidas e suas ações. Além deste elemento, não há como não simpatizar com o mundo dos jovens protagonistas. Cada um deles sofre de algum "distúrbio" que fez com que seus pais o abandonassem em uma instituição chamada Clínica do Lago, localizada na Europa. Lá eles são considerados loucos, verdadeiras aberrações. E são tratados como tal.

A vida na clínica não é nada fácil, mas eis que surge o querido Dr. Barthélemy, que os defende e procura os entender, estudando a fundo seus estranhos comportamentos. Mas quando três estranhos surgem na clínica e raptam o doutor, os jovens embarcam em uma aventura para descobrir o porque ele foi sequestrado, e conseguir resgatá-lo.
O que achei bacana, é que o mistério que envolve o rapto do doutor e os misteriosos documentos que os vilões procuram, e que o mesmo escondeu com enigmas, vai além do que poderíamos imaginar. E a aventura das crianças se torna muito mais grandiosa do que eles poderiam esperar. Eu fiquei admirada com a garra, força e coragem dos jovens. Eles em nenhum momento desistem, mesmo quando se sentem fracos e cansados pela viagem exaustiva, mesmo quando tudo faz com que sentam medo, tanto de seus estranhos poderes, quanto dos homens que estão com o doutor sob poder. Eles tem uma força de vontade que chega a dar inveja, e dar um banho em muito personagem adulto de outros livros. Tanto que eles dão um bocado de trabalho para Clarence e sua equipe. Além disso, é durante a viagem que os quatro se apercebem do que são capazes, de que são muito mais fortes e podem ir muito mais longe do que os fizeram areditar. Eles conseguem desvendar mistérios e enigmas de forma sábia e muito madura. E esta maturidade, para enfrentar os perigos e seus próprios medos é um ponto forte ao qual o autor apostou, e acertou em cheio. Me indentifiquei muito com os personagens, e os adorei.

Agora, para que você entenda melhor o que os torna difenretes, veja: Violane consegue enxergar a "aura" das pessoas. Esta aura tem uma forma de dragão, que normalmente está negra ou mais clara, dependendo das intenções e índole da pessoa. Ela, a garota, tem a aura de uma cavaleiro, que consegue amansar os dragões e influenciar as atitudes dos que os possuem. Claire, por sua vez, se desloca de forma diferente que nós. Ela não consegue manter o equilibrio em terra, mas quando desloca-se no ar, ela fica praticamente invisivel. Não que a garota consegue voar, ou ficar transparente, mas parece conseguir manipular o ar ao seu redor e se deslocar rápido. Arthur é um garoto muito alto para sua idade e sofre de algo que o atormenta muito: ele se lembra de tudo! Tudo que lê, vê, ouve, etc. Tudo isto fica gravado em sua mente para sempre. Sua memória é fotográfica. E por último, Nicolas consegue enxegar as cores de todos os seres e coisas. Essas cores o orientam sobre coisas vivas, etc. Por isto o garoto sempre usa óculos escuros, pois sua visão é muito sensível.
Um grupinho estranho? Talvez. Eu achei que não haveria uma explicação para eles, mas fiquei datisfeita com um pincelada de resposta para o que são. Ao final do livro, não só todos os mistérios são revelados, como também pode-se extrair uma explanaçãoo para que as crianças sejam assim. Claro, fica por conta da imaginação do leitor, mas está valendo.
O que achei interessante, é que apesar de se tratar de um livro juvenil, o autor deu uma carga de dramaticidade à vida dos jovens (que não têm mais que quatorze anos) bem grande. Eles tem um peso enorme em suas vidas, e vivem em uma realidade bem sombria, solitária e triste. Isto me fez ficar condoída por eles, sofrer com eles e lutar junto a eles.

Voltando para a narrativa de Erick, eu fiquei muito, muito satisfeita. Seu livro é muito fácil de ler gente! E sua criatividade foi bem explorada. Gostei do fato do autor utilizar termos em latim para titular os capitulos, e como se aprofundou nos personagens e suas personalidades, como soube explorar todos os pontos de sua trama e colocou elementos de reflexão, como amizade, a relevância de certas coisas, o que é certo e errado, e o que e normal ou não, lealdade, respeito, força, determinação, etc. Coisas simples que se podem apreender com a trama. Ao final de cada capitulo ele coloca também, algum trecho de livro, trechos de cartas, ou troca de mensagem entre os personagens. Também elementos como mistério e aventura tornam o livro uma obra, em geral, prazerosíma.

Quer um livro gostoso de ler? Este é o seu livro!

Confira mais resenhas:

Kevin Kretzu 30/12/2012

É um bom livro. Quando não se tem nada pra fazer, vale a pena ler. Além de ser curto, tem bastante ação. Só não gostei muito do segredo. Achei pretensioso demais, mas vale a pena.

Camilla 19/09/2013

Resenha postada no blog Segredos e Sussurros entre Livros
O livro é narrado em 3ª pessoa, mostrando o ponto de vista de diversos personagens, inclusive o do suposto vilão. O cenário se encontra entre os alpes suíços e a beleza da França. Os personagens são simples e, ao mesmo tempo, complexos, além de encantadores, cada um à sua maneira. Tudo é abordado de forma rápida, mas sem perder a profundidade necessária.

Violaine está internada por causa de suas loucas visões envolvendo dragões muito familiares; Claire foi deixada na clínica por culpa de suas estranhas teorias a respeito de sua origem; Nicolas não vive sem seus óculos escuros, mesmo nos ambientes internos; e, por fim, Arthur desenha macacos para atenuar a pressão do conhecimento e da memória. O que eles têm em comum? Todos foram deixados na clínica como pacientes irrecuperáveis. Apesar de suas loucas diferenças, eles se tornam amigos, compartilhando seus medos e problemas. Infelizmente, a clínica é um lugar bastante desagradável, considerando seus funcionários, que costumam agir de forma preconceituosa e tendenciosa quando se trata dos pacientes. As coisas só melhoram mesmo com a chegada do Dr. Barthélemy, que é atencioso e paciente com os meninos, além de receptivo às confissões bizarras.

A situação se transforma, de repente, quando o querido doutor é sequestrado, deixando uma única pista do motivo. Leais, os garotos decidem fugir para conseguirem uma forma de salvar o médico. Claro que nada disso é fácil quando se juntam quatro adolescentes recém fugidos de uma clínica para loucos, que não podem contar com a ajuda da família ou dos próprios pais. Além disso, eles têm que aprender a lidar com suas anomalias/poderes, que estão mais fortes do que nunca sem os remédios inibidores. Tais poderes, seja lá qual for a razão de existirem, podem ser bastante úteis na jornada, fazendo com que os garotos procurem usá-los, ao invés de escondê-los.

O que, no princípio da leitura, parece realmente fruto de problemas psicológicos, logo se torna apenas um detalhe da trama. Com o decorrer da história, descobre-se algo a nível de conspiração, com o poder de alterar concepções do mundo inteiro. A combinação de ingredientes como poderes e história mundial, bem como o levantamento de uma questão que imagino ser do interesse de todos, acabou se mostrando simples e inteligente. Confesso que fiquei muito surpresa com o rumo da história, especialmente com a explicação final. Como já disse, a trama é surpreendente e não apela para grandes reviravoltas, tendo um ótimo desfecho.

O livro é pequeno e cheio de citações muito interessantes, além de ser o primeiro de uma série que não sei se terá continuidade no Brasil, mas já aviso que se houver, vale a pena esperar!

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br