O Monte Cinco

O Monte Cinco Paulo Coelho

Resenhas - O Monte Cinco

Clio0 08/04/2024

Paulo Coelho não é o mais original dos escritores e seus tocam muitas vezes na linha fina que divide as histórias populares do plágio. Esse livro foi lançado após a polêmica ser levantada e diminuir em mais da metade da sua vendagem em terras tupiniquins.

O Monte Cinco é uma romantização da história do profeta Elias e tem uma escrita que beira o romântico e o trágico. O desespero de Elias, que na história não quer realmente ser um profeta, se dá pelas desgraças que ele sabe que vão acontecer, assim, a grande questão é como se reconciliar com um Deus que faz seu próprio povo sofrer?

Não há uma respostas por parte do escritor, mesmo após quase trezentas páginas. Mas essas, auxiliadas pela narrativa dinâmica empregada passam voando.

Elizabeth 10/07/2022

Reconciliação
No começo fiquei sem ânimo por ser a história do profeta Elias, achei que era só uma introdução, mas fui até o final e aprendi muitas coisas sobre reconciliação com Deus.

ToledoM 17/01/2021

Experiências Literárias
O Monte Cinco foi a minha primeira experiência literária com uma obra de autoria de Paulo Coelho e reconheço a sua criatividade, pois, ao valer-se de passagens de personagem importante da Bíblia, o profeta Elias, conferiu a ele uma trajetória de superação (em momentos fictícia) a qual transmite ensinamentos de auto ajuda ao leitor para inúmeros momentos. A minha satisfação ao ler a obra, fora despertar-me a curiosidade sobre a figura de Elias, foi reconhecer o período histórico da Antiguidade no qual as várias civilizações citadas (israelitas, assírios, fenícios etc.) apresentam interações entre si, sendo, principalmente, através do comércio e da guerra. A leitura reforçou a minha visão da necessidade de entender os períodos históricos como um todo e não de forma fragmentada. Tal perspectiva é reforçada pelo papel atribuído à escrita no enredo, uma invenção a qual teve o aperfeiçoamento e a contribuição de diversos povos. Por fim, acredito que a obra seja de grande valia para aqueles que gostam de obras com fundo histórico e que despertem a curiosidade sobre diversos elementos apresentados na narrativa.

Mauro101 23/10/2023

Sobre momentos de indecisão
Todo homem tem direito de duvidar de sua tarefa, e de abandoná-la de vez em quando; a única coisa que não pode fazer é esquecê-la. Quem não duvida de si mesmo, é indigno ? porque confia cegamente na sua capacidade, e peca por orgulho. Bendito seja todo aquele que passa por momentos de indecisão. (?O Monte Cinco?, Paulo Coelho, p. 26).

Bruno.Eyes 28/04/2021

Único
Paulo coelho tem esse lado da fé que me encanta. O livro vai contar parte da trajetória do profeta Elias, na cidade de Sarepta ou Akbar.
E motivos suficientes para permanecermos tendo fé. Recomendo muitíssimo.

Luana.Salviano 28/03/2022

Não deu bom!
É certo que Paulinho tem uma pegada Cristã nos seus livros, uma fato, e confesso que ler os outros tantos livros dele me ajudaram a limpar minha visão desse lugar que a igreja católica construiu e que tanto me incomodava, (ainda tem um
Ranço) e embora continue sendo um lugar desconfortável para mim, ler PC me ajudou muito a ver outros lados.

Agora esse livro aqui, não deu!
Porque é ler a Bíblia com toda aquelas justificativas deploráveis e com uma prova de lá e de cá, de escolhidos, de guerra e prova de quem tem o Deus maior e melhor.
Meus Deus faz isso, o seu não, e essa coisa de querer provar que o Deus de um faz Chover, o do outro não!
Deixa cada um adorar o Deus que quer, uixeeee!!!
Chato!

Um negócio que não me desce, essa coisa do anjo que vem e fala agora pode, não pode mais, daí pecado, daí não sou digno, ah eu não sei, não me desce!

Baseado na Bíblia, velho testamento, e todo aquele deus revoltes e enfim.
Boa a escrita, até a gente se envolve na coisa toda, tem uns ensinamentos, o final ruim
Também enfim, não gostei, por isso não recomendo, embora com certeza há quem goste, mas fico eu feliz de não ter começado ler Paulo Coelho por esse livro!
Crítica é desse livro, porque do que já li de Paulo Coelho, ele é maravilhoso!

Mas esse aqui não deu bom não ?

Ludmila Aguiar 04/05/2012

Resolvi ler Paulo Coelho para tirar as minhas próprias conclusões a cerca de um autor aclamado internacionalmente mas que levanta controvérsias para outros leitores que não se agradam com o seu estilo místico.Foi o primeiro livro de Paulo Coelho que eu li e para um primeiro contato achei uma leitura chata,não consegui me envolver.Não me agradou a mistura de uma história bíblica como arcabouço para a narrativa do personagem,ficou maçante.Precisei de muita paciência para ler.
Ernani 10/02/2016minha estante
Faço minhas as tuas palavras!

Julia 23/06/2020minha estante
Gostaria de saber se leu outro livro do autor depois dessa experiencia como primeiro livro!?
Sugiro tentar outros.
Sou apaixonada pelos primeiros livros, li e reli alguns. Hoje, os livros atuais do autor citado, ja entraram na "modinha" e nao leio mais.

Cesar.Aguiar 09/04/2024

Paulo Voelho é o sempre Mais do Mesmo
Escrito com a intenção de chocar os cristãos religiosos, esse livro tenta reinventar e ressignificar a história do profeta Elias. Nada surpreende, nada é chocante, não possui nenhuma revelação capaz de impressionar a mente do leitor e o mais frustrante: não tem recompensa no final.
Mas tem uma vantagem: a gente lê rapido pra ficar livre pro próximo livro.

Evelin 16/10/2020

"O medo existe até o momento em que o inevitável acontece", disse a Elias. "Depois disto, não devemos perder nossa energia com ele."

Marcia.Lara 30/11/2022

Não gostei.
A historia do livro narra a trajetória do profeta Elias com alguns trechos fictícia. Fala sobre superação e Fé.
Achei que a historia do profeta Elias seria apenas uma deixa para a historia em si. Me enganei. Foi o primeiro livro de Paulo Coelho que não gostei. Tive vontade abandonar, mas li até o final; pensando que poderia me surpreender.
Pode ser que eu não estava em um momento bom para esse livro.

AnaB. 12/06/2021

É tipo um spin off de uma história da Bíblia ( e não sei até onde a história é cânone). O profeta Elias, fugido de Israel por conta da perseguição da Jezebel, se abriga em Akbar e é hospedado por uma viúva, então passa a morar com a viúva o seu filho. Nesse período em Akbar ele luta para entende os desígnios de Deus e agir com sabedoria pois suas ações refletirá nos habitantes de Israel e Akbar.

Achei a história ok, mas não recomendo a leitura caso não esteja disposto a entrar na onda da fic. Existem outros livros do Coelho muito melhores, esse é ok.
(spoiler caso vc tenha cabulado a catequese/lição bíblica)
Pra mim o auge é ele debochando dos sacerdotes de Baal na rinha de deuses kkkkkk.

Richy. 29/05/2021

Segundo livro lido do autor.
Paulo Coelho é sensacional!
História extremamente rica em detalhes.

Raquel Oliveira 27/02/2023

O pior do Paulo Coelho
Livro: Monte Cinco
Autor: Paulo Coelho
Gênero: Ficção / Literatura Brasileira
Editora: Arqueiro
Nota: 02/10
Resenha:
?Monte Cinco? conta a história do profeta Elias, especificamente quando ele já está sendo caçado por Jezebel e vai para outra cidade pelas ordens de deus, lá ele fica na casa de uma viúva que possui um filho. A criança acaba falecendo e o povo acha que a culpa é da presença de Elias, pois além dele ser de outra fé (o que hoje conhecemos como cristianismo) ele ainda era caçado pela princesa, com isso a nação acredita que os deuses devem o castigar por ter se aproveitado da tradição com forasteiros, porém o deus de Elias envia um anjo e lhe dar ordens para trazer a criança de volta a vida, a partir deste ponto a história começa a andar.

Eu não tenho muito o que dizer. Basicamente foi como ler a bíblia.
Comecei a ler o livro com muitas expectativas, até gostando do prefácio, afinal depois de 6 livros do autor 5 estrelas e todos favoritados não tinha como eu não gostar de algo do Paulo Coelho, porém o baque veio e veio forte.
O problema com o livro, como eu disse, foi como se estivesse lendo a bíblia, tá certo que os livros do autor sempre possuem teores bíblicos e isso nunca foi um problema pra mim, pois Paulo sempre foi alguém que sabia criar uma situação pra isso, mas sinto que em Monte Cinco não foi o caso e isso me deixou completa arrasada.
284 páginas de picuinha de ?Meu deus faz isso, o seu não? não é algo atrativo para mim, ainda acho que dar uma nota 2 foi muito alta e o único motivo para isso foi porque a fonte usada na edição que li estava extremamente grande e isso me fez ler o livro em 2 dias mais ou menos,

A quem não leu e tem vontade de ler algo do Paulo Coelho, eu não aconselho a começar por esse, mas sim por ?O Alquimista? ou ?Brida?.
O que vocês acham de livros que são cópias da bíblia? Eu não curto muito.

Monnie 11/09/2011

Bem interessante ler uma história da Bíblia numa linguagem diferente. gostei :)