Histoire du chevalier des Grieux et de Manon Lescaut

Histoire du chevalier des Grieux et de Manon Lescaut Abbé Prévost

Resenhas - Histoire du chevalier des Grieux et de Manon Lescaut

Debora696 11/03/2013

Essa é a história da paixão desventurada do Cavalheiro des Grieux por Manon Lescaut.
Des Grieux era um jovem destinado à Ordem de Malta, quando, em um "coup de foudre", se enamora perdidamente pela bela, volúvel e amante da comodidade, Manon. Apesar da plena consciência de que seus atos o levavam cada vez mais à perdição, des Grieux nada faz para superar seus desvarios. É um homem terno e muito fiel em seu amor (paixão). Por outro lado, Manon diz que ama o desventurado cavalheiro, mas não o demonstra por suas ações. Amante do conforto, do luxo e dos prazeres materiais, Manon não hesita em abandonar seu amante tão logo percebe que sua bolsa está vazia a ponto de não poder fornecer-lhe as comidades a que aspira. Em uma época em que as mulheres tinham tão poucas oportunidades e em que os únicos bens que ela dispunha eram a beleza e a juventude, do ponto de vista de Manon sua atitude não seria tão condenável em se colocando no seu lugar.
O relato em primeira pessoa é passional, cheio das lamúrias e das conjecturas morais nas quais o herói reflete. Poderia se dizer que o livro é um ancestral do romance ultra-romântico, do amor desesperado que leva à destruição tão presente na literatura do século XIX, especialmente do início do século.
Debora696 12/03/2013minha estante
De certa forma, des Grieux lembra Dom Casmurro, com a diferença que a cegueira daquele é causada pela paixão, não pelo ciúme. Não se falam muito nos sentimentos de Manon, o autor não deixa claro se ela realmente amava des Grieux ou não.