A Zona Morta

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Zona Morta

@sabri.eoslivros 18/03/2022

King em sua escrita fluida
E veio aí meu primeiro favorito sem nota cheia. Mas calma, já explico pra vocês. Preciso dizer que nessa trama o King simplesmente me arrebatou desde o início. Aqui conhecemos a história de mais de um de seus iluminados, dessa vez, John Smith. Nosso protagonista sofreu dois acidentes em datas bastante espaçadas, que fizeram com que ele adquirisse um dom paranormal bastante peculiar. Eu me apeguei demais esse personagem e sofri com ele, com seu último acidente, os longos anos em coma e o consequentemente afastamento da única mulher que amou. Mas o enredo se desenrola em vários pontos e é aí onde mora a genialidade de King. Temos muitas camadas e abordagens da política norte-americana dos anos 70 (da qual, admito, sou extremamente por fora e provavelmente quem entenda mais do assunto vai aproveitar bizarramente mais ainda essa leitura), além de religiosidade, o ceticismo e todas aquelas críticas suaves (às vezes nem tanto) que amamos. Minha ressalva mesmo ficou por conta do final que, apesar de muito bem amarrado não achei à altura da história como um todo. Senti uma certa falta de mais aprofundamento no ponto alto da sinopse (e que só se desenrola laaaa pro final do livro). Mas eu favoritei porque me vi envolvida demais durante todas as 611 páginas da edição que tenho, cada vez que o pegava para ler, não conseguia largar! Sem falar nas reflexões que com certeza carregarei para a vida...

Melanie.Iglesias 14/03/2022

História que envolve do início ao fim
Mesmo sendo uma história escrita em 1979 achei o contexto super atual, tanto no Brasil quanto no mundo.

A história me prendeu muito pois conta várias situações diferentes, em momentos diferentes e com personagens diferentes, então não fica uma única crônica longa e maçante.

O desfecho do personagem seguiu o que eu esperava, mas de uma maneira surpreendente, de forma que não me chocou ou chateou.

Acredito que seja uma ótima leitura, principalmente para aqueles que gostam de política (são abordados alguns marcos e partidos/doutrinas da política dos EUA).

E, como sempre, o rei nunca decepciona!

Caetano Fischinger 04/03/2022

A zona morta
O livro superou minhas expectativas. King fez de novo um ótimo trabalho pois apesar da narrativa lenta a história é envolvente. O que mais tenho a ressaltar é o personagem que foi muito bem desenvolvido durante a trama. King sempre foi bom em pegar personagens com características comuns e transforma-los em personagens carismáticos e interessantes e neste livro ele acertou em cheio. O final foi impactante porém poderia ser melhor explorado por isso não recebeu meu 5. Fora isso, recomendadíssimo!

Carol.Scagliusi 27/02/2022

A zona morta
"A zona morta", é um livro do Stephen King publicado em 1979. Depois de morar muitos anos na minha estante, resolvi desencalha-lo.

A história tem como protagonista Johnny, um homem que depois de sofrer um acidente e passar quatro anos e meio em coma, acorda com poderes sobrenaturais. Ele consegue ver o futuro e o passado das pessoas quando as toca.

Ele é um personagem bastante real, com muitos altos e baixos e muito fácil do leitor se conectar.

O livro narra a vida de mais outros dois personagens além de Johnny e achei muito interessante quando as histórias se cruzam.

Também gostei bastante do final e achei muito lógico, apesar de triste!

Quanto a escrita, não preciso nem falar! Gosto demais de como King nos envolve e nos deixa íntimos dos personagens. Adoro os palavrões e as cenas com grande quantidade de detalhes.

Atenção para gatilho de abuso sexual e violência.

Lola 26/02/2022

Mais um livro criativo, inusitado e intrigante! Amei o protagonista e sofri com ele do começo ao final. Final esse que eu queria demais que fosse um pouco maior pra sanar todas as dúvidas que eu ainda tenho haha Mas fazer o que né? De qualquer forma eu amei essa leitura!

Elias 24/02/2022

"Sempre o mesmo Johnny"
Achei que teve um desenvolvimento inicial um pouco lento e um tanto monótono, por isso não foi favoritado. Apesar disso, após o capítulo do assassino de Castle Rock, um capítulo muito foda, diga-se de passagem, a história me envolveu demais e teve um desenvolvimento muito mais fluído.
Um livro forte, que deixa aquela sensação de nó na garganta durante toda leitura, um protagonista cativante e envolvente, que sofre demais e me fez encher os olhos de lágrimas várias vezes, um final incrível.

Vini 18/02/2022

Tudo está na Zona Morta!
? Imagine só, você sofre um acidente de carro, fica em coma por um tempo, quando acorda percebe que deixou passar inúmeras oportunidades na vida e para variar ganha dons paranormais. Basta tocar na pessoa, ou objeto às vezes, para descobrir o passado, o presente ou o futuro. Ao tocar na mão de um candidato a presidente local você percebe que o mundo futuro é um caos e está à beira de uma terceira guerra mundial. O que você faria?!

? Último romance escrito pelo autor na década de 70, ?A zona morta? faz parte de uma escrita de fase excepcional de Stephen King, conduzindo o leitor a cada página envolvente e eletrizante.

? Conhecemos a história de John Smith: Após uma queda na infância que resultou numa pequena lesão na cabeça que acabou passando imperceptível para todos, John adquiriu a peculiaridade de eventualmente antecipar o próximo passo de alguma coisa. Essa condição é bem observada quando John, ao passear no parque com sua namorada, participa de um jogo de roleta e adivinha com precisão todos os resultados, levando o prêmio. Após um grave acidente de carro esses dons se intensificam a ponto de dividir opiniões.

? O título do livro faz referência ao termo usado por John quando menciona a área do seu cérebro que foi afetada (pela queda na infância e pelo acidente de carro), tratando-se de um ponto no qual as coisas ficam confusas, esquecidas e inacessíveis.

? Eu super recomendo, principalmente pra quem quer ler King mas não gosta de terror, esse livro não dá medo, apesar de suas questões paranormais, não identifiquei um terror aparente então podem ler sem temor.

? Curiosidade: Nesse romance temos a primeira citação a cidade fictícia de Castle Rock e menções a outras obras do King como: Carrie, Salem, A dança da morte, Christine entre outras.

Meu IG literário è @quaseumcritico ?

Barbi.Lopes 06/02/2022

Um toque empático
A empatia é nossa capacidade de compreender o outro emocionalmente.
O mais surpreendente em A Zona Morta, não é o que Johnny é capaz de vislumbrar. Ao tocar o outro é inundado pelo passado e futuro de quem (ou até mesmo o quê) se encontra do outro lado. Durante sua trágica jornada somos nós que empaticamente nos conectamos a ele. O que é, o que poderia ser, o que se tornou vislumbramos ao tocar as páginas deste livro.

Tatha_literaria 03/02/2022minha estante
Ai to loka pra ler esse!

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 03/02/2022minha estante
é muito bom, quando tiver oportunidade pega pra ler !

Tatha_literaria 03/02/2022minha estante
Ja ate coloquei na meta pra n esquecer kkk, tomara eu gostar tbm!

Monique355 26/01/2022

O livro é muito bom. Gostei muito da forma como as histórias acontece, como o autor explora a mente dos personagens e de como as coisas se desenrolam, mas pra mim faltou explicar melhor o final. Esperava algo mais bem trabalho.

Rita0 27/12/2021

O epílogo chamou muito a minha atenção, mas o decorrer da história não foi tudo isso que eu esperava. Ainda assim, não deixa de ser uma leitura boa.
Em alguns momentos a leitura flui muito bem, em outros nem tanto, e acho que isso se deve aos assuntos políticos abordados no livro -se eu sei pouquíssimas coisas da situação política atual dos EUA, a do passado eu não sei absolutamente nada-.

Blacky 27/12/2021

Último de 2021!
Um pouco político demais pro meu gosto, mas ainda assim uma leitura essencial para os fãs de Stephen King.

Sam 23/12/2021

Esse ano li muitos Kings e Zona Morta já faz um tempo que li, mas não conseguia escrever sobre ele. Foi um livro inconclusivo pra mim, até hoje não sei se gostei ou não. Foi um livro muito diferente do King, é um drama, não é um livro de horror, talvez se encaixe em terror mas muito pouco. Pois é um livro sufocante em algumas passagens. E ao mesmo tempo é uma leitura que flui bem, você fica curioso e talvez como em O Cemitério, eu esperava mais...

Aqui um jovem professor sofre um grave acidente de carro que o deixa em coma por anos, quando todos já não tinham mais esperanças ele acorda e descobre que tem poderes paranormais. Quando isso vem a público sua vida muda drasticamente.

King nos mostra o quão derrotado uma pessoa pode ficar e o que isso causa na vida dela, talvez levando a loucura.
Como disse o texto é fluído e o personagem principal cativante, Johnny Smith, um jovem professor apaixonado e que perdeu tudo. Sentimos a dor do Johnny, estamos juntos com ele nas dificuldade do pós coma, na desagradável invasão da pessoas na sua vida querendo previsões e sinais paranormais. Na solidão do afastamento do mundo pra fugir do assédio da mídia. E também na sua volta por cima e derrota!
Sofremos junto com ele todos os momentos e é isso que torna o livro bom! Essa sintonia tão cativante é a cara do King, por isso os livros dele são longos, porque ele quer que você sinta a história, conheça seus personagens a fundo e o mundo em que eles estão inseridos.

Apesar de tudo isso, eu tenho a mania de sempre esperar mais dos livros que do King, sempre quero mais horror e a especialidade dele é o terror psicológico. Pra mim foi uma leitura Ok!