A Zona Morta

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Zona Morta

Lari - @LitteraLari 02/09/2021

Intenso e cheio de reflexões
John Smith é um cara normal, até que uma sequência de acidentes faz com que ele passe a ter vislumbre do futuro de uma pessoa quando ele a toca.

King nunca decepciona! Mesmo sendo uma leitura lenta e um pouco densa, por ser muito detalhista, o que já é marca registrada do King! A história de John nos prende, nos cativa, emociona e nos faz questionar sobre coisas imagináveis.

"Ele é sem dúvida um homem muito agradável, fácil de conviver, engraçado e nunca a faz chorar. Mas isso é o amor? Quero dizer, o amor é só isso?"

O que você faria se pudesse voltar no tempo e se encontrar com Hitler? Ou o que você faria se tivesse o poder de ver o futuro da pessoa apenas ao tocar nela, e um dia ao tocar em um politico ver o fim do mundo? John está na frente do próximo Hitler e as coisas não são mais tão simples como eram.

"Se aquela sua aptidão fosse um dom de Deus, então Deus era um lunático perigoso que deveria ser detido."

Descrito como uma especie de roteiro para Novembro de 63, A zona morta me deixou ainda mais ansiosa para ler Novembro! Mais um livro do King que me faz entender o porquê de toda a Hype em torno dele, o porquê de ele ser chamado de Mestre! E mesmo não curtindo terror fico com vontade de ler todos os livros dele, inclusive os que ficam no tema de terror.

Luiza.Borba 31/08/2021

"Todos fazemos o que podemos, e tem de ser bastante bom... e se não for bastante bom, tem de servir. Nada jamais se perde, Sarah. Nada que não se possa encontrar"

Mais uma obra fantástica.

Deixa sem fôlego e causa depressão pós livro ?

Gio 17/08/2021

Finalmente acabou!!!!!
Sinto que eu li esse livro por uns vinte anos, não aguentava mais! Desculpa, King, mas dessa vez não funcionou pra mim. De qualquer forma, não é um livro ruim, só é devagar demais e não acontece muita coisa

Anny 10/08/2021

Johnny sofreu um acidente de carro e ficou em coma por quase cinco anos. Quando acordou, muita coisa tinha mudado. Inclusive algo dentro dele, pois desde então ao tocar em alguém consegue enxergar coisas sobre a pessoa que já aconteceram ou que ainda podem acontecer. Ele enxerga como uma maldição, já que nem tudo que ele vê é algo bom.

Gostei muito da história que o autor criou nesse livro, principalmente das partes de suspense como a do estrangulador de Castle Rock (quem leu vai saber). Por outro lado, tiveram outras partes que foram um pouco cansativas para ler, como quando ele começa a falar sobre política e sobre os candidatos. Mas o que mais senti falta foi dele desenvolver melhor o papel do ?vilão?, para assim o final ser mais impactante pro leitor.

? Tem um filme de 1983 baseado na história do livro que se chama ?A Hora da Zona Morta?, que inclusive está disponível para assistir no Amazon Prime Vídeo. Eu assisti após a leitura e achei que o filme até que aproveita bem a história do livro, porém sem muita emoção. Para quem assistir sem ter lido o livro, pode achar um pouco superficial. E teve também uma série adaptada de 2002 chamada ?O Vidente?, que contou com seis temporadas.

Diego Lima 10/08/2021

"Se você pudesse pular em uma máquina do tempo e voltar a 1932, você mataria Hitler?"
Um livro com todas as características que tornaram Stephen King um dos renomados escritores da atualidade. Dentre elas a forma de desenvolver o personagem, que é de uma profundida desmensurada, que faz o leitor ter sentimentos de afetividade por ele, como se fosse uma pessoa que vive no nosso meio. Por isso, para um leitor iniciante do King, que não tem essa familiaridade com a sua escrita, pode parecer um livro parado, prolixo e cansativo. Não recomendo a Zona Morta para quem está começando a ler as obras do Stephen.

Um dos pontos principais desse livro foi o protagonista Jhonny Smith, um dos melhores personagens já criados pelo King. Onde vamos acompanhar a história desde criança até seus últimos momentos. Nos apresentando todo seu caráter, suas ambições, ideais, sofrimentos, tristezas, momento de dúvidas: o mais profundo de sua alma. Me levando em muitos momentos a achar que John era um amigo, colega ou companheiro próximo - muito bizarro e sensacional.

A obra cumpre o seu papel de arte nos levando muitas vezes a refletir sobre ocasiões que ocorrem na história do Smith, pois são causos bem próximos da nossa realidade. Em diversas trechos me peguei pensando "O que eu faria nessa situação?", "Será se faria diferente do que foi escrito?".

O que mais me deixou impressionado com esse livro foi a impressão que o final da história não era importante. Não era importante saber qual seria o desfecho, mas estar vivendo momento a momento com as problemáticas da vida de Johnny Smith, que era uma pessoa com inclinações para o bem, de um caráter inquestionável e que conseguia conquistar todas as pessoas que apareciam ao seu redor com seu jeito de ser - que personagem bom!

Dany 29/07/2021

Meu primeiro livro do King, estava com as expectativas lá em cima, pois todo mundo fala muito bem dele.
Eu gostei da forma como o autor escrever, os personagens... Mas fiquei tão confusa que nem consegui aproveitar o livro.
Quando eu entendia oq lia, eu gostava muito, só que a maior parte eu não conseguir entender... por esse motivo não é um livro que eu amei.
É realmente bem confuso...mas é bom.
Que resenha confusa assim como o livro kkkk

Bernardo Luiz 20/07/2021

Imagina saber a vida de uma pessoa só tocando na mão dela ?!
Mais um baita livro escrito pelo mestre Stephen King , Zona Morta é uma história que mistura tanto sobrenatural e tanto o cotidiano de uma vida normal, que quase esquecemos que estamos lendo uma história de ficção.

Temos o personagem principal John Smith, que após um grave acidente de carro, ele ficou em coma por quase 5 anos.. E após acordar, descobriu que ao tocar as pessoas, ele tinha lampejos das memórias, do passado e até do futuro de quem foi tocado.

Grandes acontecimentos acontecem a partir dos poderes paranormais de Jonh Smith, de antecipar um princípio de incêndio na casa de uma amiga e até mesmo tentar impedir que um politico corrupto chegasse à presidência, evitando uma guerra global que seria causada caso o mesmo chegasse ao poder.

A profundidade dos personagens criados nesse livro, torna os diálogos muito empolgantes, deixando o livro num clima misterioso, fazendo imaginar quais seriam os próximos passos que personagem iria tomar. Um livro excelente com leitura leve e rápida de ler, recomendo para todos que curtem o autor, a lerem, A Zona Morta.

Julia 20/07/2021minha estante
nossa eu tava procurando esse livro...

Bernardo Luiz 20/07/2021minha estante
Recomendo viu, espero que goste!

isa :) 19/07/2021

Um dos melhores clássicos do King que eu já li!
A Zona Morta tem uma premissa muito interessante. Gosto da ideia e do desenvolvimento, foi um livro que eu peguei para ler e nem percebi as páginas passando, juro por Deus! A história é tão atraente, gostosa e os personagens, principalmente o Johnny, são tão cativantes, que A Zona Morta simplesmente me levou e tomou inteira. Não achei uma obra cansativa e, apesar de ser um livro de quase 500 páginas, achei uma história completa, mas bem corrida.

Eu gosto muito como o sobrenatural se encaixa aqui e só tenho a dizer que A Zona Morta vale a pena! É um dos clássicos do mestre que, na minha opinião, merece muito reconhecimento. Se você gosta do King assim quanto eu gosto, pode comprar essa belezura sem dó! Ela vai te entreter do começo ao fim e vai ficar linda na sua estante! :)
Nashi 28/07/2021minha estante
AAAA eu já tava com vontade de ler, agora entaoooo

isa :) 28/07/2021minha estante
Ele é MUITO bom! Pode ler sem medo!

@emcadacapa 15/07/2021

INTENSO!
? O INÍCIO DE TUDO!
Após sofrer um pequeno acidente quando criança, John Smith passa a ter pequenas premonições. Até aí, ok... Mas depois de alguns anos, já adulto, Johnny se depara com um Roda da Fortuna e essa premonição aparece mais forte do que nunca, ele ganha várias rodadas seguidas, mas existe algo mais ali... o cheiro de borracha queimada, gelo escuro, uma sensação ruim, um alerta e a lembrança de algo que sua mãe dizia: "Dinheiro fácil não traz boa sorte." Nessa mesma noite ele sofre um acidente e depois de 4 anos e meio em coma ele acorda diferente, poderes inexplicáveis, basta um toque e ele descobre mais do que jamais quis sobre as pessoas.

? SUSPENSE, CRIMES E ALGO SOBRENATURAL!
Em Castle Rock estão acontecendo estupros seguidos de estrangulamentos (??ALERTA DE GATILHO: VIOLÊNCIA SEXUAL), e Johnny é chamado para ajudar no caso. Aqui começa a parte do livro que mais me deixou vidrado, o poder de Smith parece ser bem mais obscuro, ele parece encarnar outro ser quando entra em contato com objetos e pessoas. O suspense encontrando o sobrenatural característico de King. E o que me deixou mais maravilhado com o livro é que mesmo depois do arco de Castle Rock se encerrar, temos outro grande mistério quando Johnny aperta a mão de um candidato a político e pressente algo como um grande apocalipse.

?? KING É REI!
Se você conhece a escrita do Stephen King e gosta, corre e leia esse livro. Tem drama familiar, tem um leve romance, tem perdas, tem suspense, mistério e o sobrenatural característico do gênio King. É uma grande mistura que tinha tudo pra dar errado, mas no final da muito certo.

Claudia.Correia 28/06/2021minha estante
Nunca li nada dele, mas o Zé gosta e tem alguns.

Karine 29/06/2021minha estante
Não sei se é teu estilo, mas eu gostei desse... O primeiro não foi muito meu estilo, era muito sangrento :/

Claudia.Correia 04/07/2021minha estante
Ele está lendo um, disse que precisou dar um tempo kkj

bruno 22/05/2021

ainda não sei se gostei ou não
Antes de iniciar a leitura desse livro eu li a sinopse, coisa que eu não recomendo, pois ela contém spoiler de coisas que só aconteceram no meio e quase final do livro.
Fui ler esse livro com bastante expectativa e achei o início bastante arrastado, as coisas vieram a acontecer na metade pro final do livro e rapidamente eram resolvidas, não sei se peguei para ler no momento errado também, demorei bastante pra concluir a leitura.
Apesar de tudo, achei a parte final muito boa, bastante frenética, e também gostei do Johnny e da Sarah.

Ricky 20/05/2021

"Tudo de bom e todo o meu amor, Johnny"
Mais uma obra do mestre.
Bom, não há dúvidas de que Zona Morta é um livro diferenciado se tratando de Stephen King. Prolixo e reflexivo o autor sempre foi, porém nessa obra pude perceber um lado dele que ainda não conhecia: a versão "King Sentimental".

Não leia esse livro esperando encontrar o horror. Zona Morta tende mais para o lado paranormal, dramático e romântico, embalado por diversas reflexões e mansagens sobre relacionamentos, natureza humana, amores e, principalmente, tempo perdido. Em alguns momentos, lá pela metade do livro, somos envolvidos numa atmosfera de thriller que, na minha opinião, o autor deveria ter explorado mais. Existem alguns erros cronologicos e contradições sobre personagens, bem como a não revelação do desfecho de alguns outros. Entretando, esses deslizes não interferem tanto assim na qualidade da narrativa.

Essa obra é daquelas que prendem da primeira à última página e arranca suspiros em momentos oportunos, ao passo que em outros te faz virar a cara tamanha a repugnância. Nesse ponto, Stephen King mostrou toda sua habilidade na arte de envolver o leitor nos mais variados sentimentos.

Vale muito a pena ler, principalmente no nosso atual cenário social e político. Trata-se de uma obra que se mostrou atemporal, crítica e necessária para abrir a cabeça dos que ainda tratam políticos como pop stars.

Embora não seja o melhor livro do King, sem dúvida é um dos que mais intensamente transmite mensagens profundas, impactantes e dignas de absorção.

Caio Faria 04/05/2021

Tinha tudo para ser meu favorito...
Primeiramente eu quero endeusar o John Smith pq ele é simplesmente o melhor protagonista do king que eu li até agora.

Esse livro é bem arrastado, e eu até estava achando ok a prolixidade dele, mas tem horas que passa do ponto. Ele passa mais tempo desenvolvendo coisas que ficam em segundo plano do que a história principal.

E o final... ai meu Deus, n consigo gostar desse final. O final n conseguiu salvar o livro, mt pelo contrário, foi o que me fez abaixar a nota do livro e eu to mt triste, eu tava amando essa história e eu queira mt ter favoritado.

Mas o livro é bom, tenham ciência de que ele é bem arrastado. O personagem principal é DIVINO, e deve ser por causa dele que eu estava gostando bastante do livro. Ansioso pra ler mais coisas do autor pela frente.