Perto do Coração Selvagem

Perto do Coração Selvagem Clarice Lispector

Resenhas - Perto Do Coração Selvagem

Rafaellamfferreira 24/04/2024

Clarice é única!
Uma narrativa intensa e introspectiva, que mergulha nas profundezas da alma humana.
Amo a Clarice porque ela sai do habitual, do padrão, e esse livro é exatamente assim, com uma narrativa que não segue uma linearidade temporal rígida, mas sim uma trajetória emocional, onde passado, presente e futuro se entrelaçam.

Tem muito simbolismos e metáforas e uma protagonista - Joana - como uma mulher complexa, sensível na sua eterna busca por compreensão e identidade. Passando pela solidão, amor, morte e a busca pela liberdade, explorando as contradições e os conflitos da condição humana.

É um livro que transcende as barreiras do tempo e do espaço, que sempre vai me emocionar! Clarice, você é atemporal. Você é ímpar! Obrigada!

JoJo 24/04/2024

"Havia uma força pronta para arrebentar em violência"
Estar perto do coração selvagem é sobre a intensidade de se entender não através da inteligência mas sobre entrar em contato com a extrema sensibilidade, sobre a busca constante e consciente de encontrar a razão de sua existência.
Viver é uma difiícil alegria, é jogo e risco.

Mc Brendinha Carvalhão 24/04/2024

E perto da minha loucura
Não sei o que dizer, nem se entendi. Vou fazer uma releitura futuramente, por que acho que dessa vez não foi pra mim.

stephanie.2 21/04/2024

Ser feliz é pra se conseguir o quê?
Joana é uma menina questionadora e uma mulher intensa, procurando o sentido de sua vida. Mais que isso, Joana é uma mulher que não se contenta com padrões, que quer ir além, que quer a liberdade plena ? mas, como ela mesma diz, "o que eu desejo ainda não tem nome". Foge da imagem de "mulher boazinha" que tinham à época.

É difícil falar de uma forma lógica desse livro e dessa personagem, que é tão complexa. Só posso dizer que me identifiquei em muitos momentos, compartilhei medos com Joana.

Talvez o livro da Clarice que eu mais tenha me conectado até aqui. Gostei muito!

Clarafsantos 19/04/2024

E o meu coração selvagem tem essa pressa de viver
Ninguém soa como Clarice.

Diz muito sobre esse livro saber que ela escreveu aos 20 e poucos, logo depois de casar, já que a leitura sendo um romance, reune vários pensamentos fragmentados sobre vários aspectos da vida.

Clarice escreve uma personagem intensa muito complexa, quer e não quer, pode tudo e não pode nada, ama viver mas pensa em morrer.

A narração do livro toma consciência de todos os pensamentos, dos personagens, nos fazendo estar imersos em vários momentos filosóficos.

Cakichi 19/04/2024

Muito bom e muito relatável. meio confuso em algumas partes por ser o primeiro livro dela, mas é bem bom

Paula1735 18/04/2024

é sempre difícil ler clarice porque sinto que meu mundo vai desabando e vai abrindo um buraco no chão e ai é preciso semanas pra conseguir me recuperar porque é tipo uma faca me rasgando uma luz me cortando enquanto vou me recuperando sinto meu coração selvagem bombeando

giovanna 18/04/2024

Infelizmente me vejo mto em vc joana
Talvez esse tenha sido o melhor livro da Clarice que li. nao sei dizer, mas com certeza o romance dela que voce mais consegue conectar com a personagem principal. a Joana é um fenômeno (em epocas de manicomio ela se encontraria feliz la!!), a profundidade que ela sente a vida e questiona os sentidos me pegou mto. mais uma vez lia questionando "oii Clarice quando foi que vc entrou na minha cabeça ".

e pensar que esse foi o primeiro romance da Clarice meu deus imagine viver no lançamento deste livro

Bia 17/04/2024

"De profundis..."
Primeiro romance da incrível Clarice já estreia trazendo a personagem forte e marcante que é Joana e nos mostrando o seu coração, seus pensamentos, sua profundidade. Maravilhoso, poético, cativante! Clarice nunca deixa de me surpreender.

Danielle Bambace 17/04/2024

Clarice da cabeça aos pés
Clarice talvez soubesse de sua potência desde o início. Essa obra tão precoce e imensa, desafia a gente a entender que Joana é forte, é fogo e é ao mesmo tempo a complexidade toda em si. Necessita urgente releitura, porque há segredos em cada linha e eu não fui capaz de desvendar. Apenas conheci a superfície deste mar profundo.

Marcelo 16/04/2024

Ainda não consegui engatar em Clarice, ela é muito difícil de pegar, mas acredito que quando pegar o ritmo será mais fácil.
Esse é o primeiro romance dela, e já traz toda a identidade (confusa akaka) de Clarice.

Mariana113 16/04/2024

Meu segundo livro da Sra. Lispector
Demorei um pouco lendo esse livro, tava achando arrastado, mas a partir da segunda parte não consegui mais parar. Clarice foi surreal, impecável! Não consigo pensar em nenhuma palavra, nenhuma expressão que faça justiça ao livro.

?[?]tudo que eu sou não pode me interessar, há impossibilidade de ser além do que se é - no entanto eu me ultrapasso mesmo sem o delírio, sou mais do que eu quase normalmente-; tenho um corpo e tudo que eu fizer é continuação de meu começo; se a civilização dos Maias não me interessa é porque nada tenho dentro de mim que se possa unir aos seus baixos-relevos; aceito tudo o que vem de mim porque não tenho conhecimento das causas e é possível que esteja pisando no vital sem saber, é essa minha maior humildade[?]?

EVELLIN30 14/04/2024

CONECTANDO-SE
O quê falar dessa leitura?..
No início do livro é quase como o "manual " de entendimento da história que se passará ao decorrer deste.
Mim sentir perdida na escrita e na história em muitos momentos,mas logo os pontos iam se ligando e ia mim reencontrando na história, a Clarice é intensa,profunda e inteiramente fora da realidade!leitura ainda densa e um pouco difícil sendo que está é a primeira obra que tenho contato escrita por Clarice.
Ganharia 5 estrelas facilmente.
Porém ainda estou "conectando-se"
Não é questão de inteligência, é sentir.
"a dor de hoje será amanhã tua alegria; nada existe que escape à transfiguração"
Cl
Deize.Seifert 17/04/2024minha estante
Adorei sua resenha

EVELLIN30 20/04/2024minha estante
Thanks!?

Bluemaria 14/04/2024

Ela nada esperava. Ela era em si, o próprio fim.
Simplesmente perfeito!! Amo a escrita da Clarice, ela consegue te prender a cada frase.
Me conectei fácil com o livro, também conseguir compreender a Joana, ela não vê sentido na vida, é vazia, complexa, imutável e intensa. Ao decorrer você começa a se identificar com ela e entendê-la.
O livro é tão real e intenso, um sentimento indescritível, uma outra visão de mundo.
Clarice não é pra entender, e sim, sentir. Com certeza minha autora favorita.?