Quo Vadis?

Quo Vadis? Henryk Sienkiewicz

Resenhas - Quo Vadis?

Mari 30/07/2022

O livro aborda temas sobre crença e fatos históricos.
Também fala sobre o romance de Lígia e Marcus Vinícius.

Sofia Meneghel 16/08/2021

Um pouco (muito) exagerado
?Ninho de crime, e de poder também; de loucura, e também de ordem, cabeça e déspota do universo, e todavia sua lei e sua paz, cidade omnipotente, invencível, eterna...?

Durante toda a leitura permaneci com o sentimento de que, embora nos fossem apresentados os pensamentos e emoções dos personagens com certa frequência, que estes não eram os verdadeiros protagonistas da história.

A cidade de Roma, ?cidade omnipotente, invencível, eterna...?, para mim é a verdadeira protagonista. As ruelas apinhadas e sujas dos distritos pobres e as grandes villas dos augustos e praetores são o plano de fundo que, em minha opinião, foi muito mais interessante que qualquer trama dos personagens.

Não consegui me conectar em nenhum momento com o amor de Vinicius e Lígia. O desenvolvimento do relacionamento não fez nenhum sentido, e, sinceramente, todos os elogios e a franca obsessão de Vinicius para com Lígia me deixava, no mínimo, incomodada.

Este livro foi muito claramente escrito com a finalidade de servir como propaganda cristã, o que também me incomodou um pouco. Descrever os cristãos e o cristianismo como sendo tudo o que há de bom e puro no mundo, e sabendo que alguns séculos depois estes mesmos estariam torturando, conquistando e executando em nome da fé, me pareceu um pouco hipócrita da parte do autor.

No mais, é um livro muito interessante no que diz respeito a vida na Roma antiga, e as descrições do autor são tão vívidas que em certos momentos eu podia fechar os meus olhos e me imaginar dentro da história, sentir a atmosfera da cidade.

Acredito que quem segue alguma vertente do cristianismo poderá ter um proveito muito melhor dessa obra que, apesar dos defeitos, é simplesmente épica, realmente de tirar o fôlego.