Aprender a Viver

Aprender a Viver Luc Ferry

Resenhas - Aprender a Viver

1 | 2 | 3 | 4

Gmcampanini 14/08/2023

O livro cumpre com o que promete: trazer uma visão ampla da filosofia e seus movimentos, para os leigos. Em alguns momentos tive dificuldade para associar os conceitos, mas nada insuperável

Rodrigo 07/08/2023

Aprender a viver
"Aprender a Viver" é um livro que vale a pena ler. Ele nos ensina como viver uma vida boa e significativa, mesmo em um mundo que muitas vezes parece cruel e injusto.
REcomendo.

Paulo Henrique 27/03/2023

Filosofia simplificada, mas ainda é filosofia.
Um livro de difícil leitura por mais que o autor informe que ele resumiu e simplificou o tópíco. Porém a filosofia é para quem gosta, para quem tem paciência para brincar com as palavras, com a lógica, com o incerto. A parte que mais me interessou foi a viajem sobre o pensamento humano e a nossa necessidade de entender de onde viemos e para onde vamos e como isso criou correntes de pensamento diferente, as religiões mais exatamente.
Eu gostei, aprendi muito e refleti bastante sobre o que é dito, tanto que resolvi comprar o volume 2 que fala dos mitos gregos.

estudio.filosofico 25/03/2023

Vale muito a pena para quem já tem um conhecimento básico de filosofia. Para quem está começando do zero, talvez vá se sentir perdido. O livro apresenta alguns conceitos filosóficos que exigem do leitor esse conhecimento prévio. No mais, recomendo. Trata-se de uma leitura fluída. O autor escreve para o grande público e, portanto, a linguagem é muito acessível.

Fabio 21/01/2023

Filosofia de autoajuda
Quando ganhei este livro de um amigo achei que era um livro de autoajuda. Ele disse que não, que era filosofia.
- Filosofia da autoajuda? Indaguei.
- Não, filosofia, pura e simples. Ele respondeu, e completou: Filosofia é sim, um estudo de autoajuda, uma forma de entender o mundo para melhor se viver nele. E assim eu comecei o livro que fala a princípio da morte, ou melhor, da não morte. E a partir daí diversos conceitos filosóficos me foram passados de uma forma direta e simples.
Fazendo um grande apanhado de toda a história da filosofia, o autor traz as principais escolas filosóficas, com seus filósofos e suas principais ideias.
Não acho que chega a ser um livro didático, pois não é um livro fácil de se ler, é necessário se conectar com as ideias, para uma melhor absorção. Mas é um excelente livro de introdução aos estudos da filosofia. Não necessariamente para quem quer estudar, mas também para quem tem curiosidade é quer aprender.

Para esse amigo, Aprender a Viver foi sim um livro de autoajuda, de transformação, e com esse intuito que ele me presenteou. Um livro com a capacidade de mudar as pessoas. Concordo com ele.

Fabio.Nunes 17/01/2023

Extraordinário
Aprender a viver - Luc Ferry

Vou começar sem exageros: o melhor livro de filosofia que li até hoje. Explico.
Há um tempo peguei gosto de ler sobre filosofia, ética, e isso, a meu ver, me transformou. E eu buscava nessas leituras mais do que o conhecimento dos grandes filósofos e das grandes ideias. Eu buscava identidade. Buscava respostas para a finitude, para o bem viver e buscava consciência crítica. Entretanto, apesar de ter aprendido muito, muito mesmo, com a história do pensamento filosófico, havia sempre uma lacuna que me deixava frustrado.
Tudo o que aprendi sempre parava nos filósofos pós-modernos, especificamente em Nietzsche, e esse cara simplesmente te deixa num nada, num mundo totalmente desconstruído. Daí que eu nunca consegui criar uma síntese que me ajudasse com as grandes questões. Até esse livro.
Luc Ferry faz aqui um trabalho magistral de explicar os grandes filósofos com foco na vida prática. Mas vai além de Nietzsche, muito além. Ele apresenta uma ideia humanista tão extraordinária que conversou profundamente comigo, e me fez reagir com um belo "puta merda, é isso!".
Uma obra que terei de ler novamente dentro em breve e que mudou minha maneira de ver a vida.
Se você gosta do tema, até hoje não conheci livro melhor.

Luiza 13/01/2023

Superou todas as minhas expectativas!
Esse título poderia ser melhor trabalhado, porque fica parecendo MUITO um livro de auto-ajuda, a primeira vista. Por isso que eu estava com a expectativa muito baixa ao começar a ler.

Mas o autor me surpreendeu demais! Mesmo que algumas passagens precisem ser lidas com muita atenção para serem compreendidas, é o livro sobre filosofia mais fácil que eu já tive a oportunidade de ler. Realmente te introduz muito bem ao tema.

Indico demais a todo mundo que tem curiosidade pela filosofia, mas não sabe por onde começar.

DeCardoso 03/01/2023

O tal do amor fati
O tanto que o termo amor fati ,utilizado por Nietzsche, foi citado no livro foi absurdo. Mas digo absurdo de forma positiva, pois a ideia realmente foi entrando na minha cabeça.
E aqui segue essa ideia:
"Lamentar um pouco menos, esperar um pouco menos, amar um pouco mais o real como ele é e, se possível, amá-lo por inteiro!"
Ou então...
"A doutrina do amor fati (amor do que é no presente): fugir do peso do passado, assim como das promessas do futuro."
Essa ideia me causou um alívio, porque as vezes nos apegamos em alguns momentos passados, e essa nostalgia pode ser perigosa quando não estamos cientes do momento presente. Assim como quando pensamos demais no futuro, que não adianta de nada se não temos certeza do que está por vir.
Todos temos que ter objetivos e planejar o futuro, na medida do possível e considerado saudável. Mas focar de forma exagerada no futuro, não é interessante também.
Um livro difícil pra mim, me fez pensar demais. Parei a leitura diversas vezes e até pensei que não daria conta de terminar. Mas quando lemos somente livros que nos agradam ou que são fáceis de acordo com o gosto de cada um, as coisas vão perdendo a graça.
Esse livro me sacudiu e não estou habituada a ler filosofia.
Apesar da complexidade, achei interessante.
Recomendo para os leitores que querem começar ou arriscar a temática filosófica.

Bruna.Bandeira 31/12/2022

Meu conselho é, insista
Achei o livro bem truncado no início, um pouco difícil de compreender, mas vai numa crescente melhorando e trazendo boas reflexões para pensar a filosofia e a vida.

Anna Medeiros 31/12/2022

Processando
Não entendi tudo, mas acabei gostando do pouco que eu consegui entender de verdade.

Amo a filosofia, e ler temas relacionados à ela é muito satisfatório.

Silvana.Freitas 29/12/2022

Como o autor nos relata logo no início do livro, esse projeto nasceu de uma provocação de amigos, exortando-o a escrever uma introdução à Filosofia para pais e filhos, primordialmente pessoas leigas no assunto. Luc Ferry aceitou e o resultado foi "Aprender a viver".

Ele apresenta uma perspectiva, ao menos pra mim, inédita: diante da consciência da finitude da existência, a filosofia nasce da tentativa do ser humano de descobrir como aproveitá-la da melhor maneira possível. Como viver esse tempo contado e não apenas isso: como vivê-lo sem ser atormentado pelo medo da morte.

Luc Ferry nos leva pela mão desde os primórdios da filosofia até o pós-modernismo, nos apresentando de maneira extremamente didática esse percurso no qual as grandes correntes de pensamento se sucedem umas às outras atendendo às demandas existenciais dos diversos períodos históricos.

É um livro que vale apena ser lido, e sem pressa, já que alguns conceitos, mesmo que bem explicados, podem ser difíceis de absorver pela novidade e profundidade. Mas com toda certeza, é uma leitura transformadora!

Thaiana.VilasBoas 16/12/2022

Livro maravilhoso.
Livro maravilhoso! O autor consegue explicar de forma clara e é uma prazerosa iniciação em filosofia.
Confesso que irei reler daqui um tempo.

MiPaterno 03/12/2022

O livro traz bons questionamentos e uma boa base / resumo da filosofia, porém senti que o autor se repete muito, o que deixou, ao meu ver, a leitura tediosa e chatinha.
Se você adora filosofia talvez goste mais, mas no geral não recomendo.

Cris.Aguiar 25/11/2022

Muito bom!!
Achei um excelente livro para entender um pouco mais da passagem da história do pensamento (a filosofia) desde os estóicos aos contemporâneos.
Não é um livro fácil, principalmente da filosofia moderna em diante, porém o esforço do Ferry deu frutos, com um pouco de calma e alguma pesquisa na internet (vídeos-aulas no Youtube), consegui entender exatamente a conclusão que ele chega para elaborar a Theoria, Ética e Salvação para os dias atuais.
O "alargar o pensamento" fez sentido para mim.

Se você gosta do assunto, quer conhecer um pouco mais sobre filosofia, indico muito esse livro Persista.
E para apoio, gostei muitos dos vídeos do INEF - isto não é filosofia - no Youtube.

Elianne.Franchella 30/09/2022

Um começo na filosofia
Um começo para quem quer ter uma pincelada de filosofia. Escrito de forma simples, mas confesso que nem sempre apreendi tudo. Mas traz uma forma de encarar essa vida corrida de uma forma mais leve.

1 | 2 | 3 | 4