Aprender a Viver

Resenhas - Aprender a Viver

1 | 2 | 3 | 4

Talita 18/11/2015

Aprender a viver
Antes de falar sobre o livro, preciso dizer como cheguei até ele. Há um mês, mais ou menos, uma amiga me contou sobre um clube de leitura parecido com o Círculo do livro. Uma vez por mês você recebe um livro, com alguns mimos. O livro é indicado por alguém de renome. Pode ser um escritor, um pensador, ou uma personalidade de qualquer área. Achei isso a minha cara, me informei, paguei, me inscrevi e recebi o pacote. Vale dizer que eu não tô fazendo propaganda, só estou muito empolgada. Pra quem tiver interesse o nome é TAG Literária.

Eu não tinha ideia de qual livro seria. Esse é um aspecto legal. Todo mês uma surpresa. Abri a caixinha – linda, por sinal – e lá estava: Aprender a viver, de Luc Ferry. Fiquei meio assim. Nas minhas leituras dos últimos dois anos eu tenho saído muito pouco da minha zona de conforto, e filosofia, definitivamente, não está dentro dela. Nem saí das introduções ao tema. Eu li O mundo de Sofia, por exemplo, há muito, mas muito tempo. E tenho uma pequena noção de Nietzsche, Descartes, Kant e Rousseau. Noção do tipo: “ouvi falar” ou “tenho uma vaga ideia dos conceitos de que esse cara trata”. Lendo a contracapa percebi que esse livro era para alguém que, assim como eu, não sabe nada de filosofia.

O que eu mais gostei foi esse caráter de aula informal. Imagino que quem entenda de filosofia, estudante ou não, vai achar tudo fácil e talvez rasteiro. Claramente as informações que estão ali são básicas, o livro é como uma passeio pela história da filosofia, pegando os pontos mais marcantes. Mas o caráter didático que eu citei não atrapalha na leitura, pois é um didatismo bem simpático. Aprender a viver é quase como uma conversa – aqui está mais para monólogo mesmo – com alguém que sabe muito de uma coisa da qual você não sabe nada, conversa em que você sente a cada momento a paixão do seu interlocutor pelo tema.

O legal foi que senti que aprendi algumas coisas que eu não tinha a menor ideia do que fossem, principalmente no início com os Antigos, os gregos que eram chamados de estoicos; para eles a moral se baseava numa natureza perfeita, entendida como o cosmos; depois a chegada do cristianismo fez a moral mudar com a ideia da salvação através da obediência dos mandamentos divinos, com Deus.

Quando a gente aprende algo, a vontade de compartilhar é grande, mas acho que não preciso me alongar nos tópicos apresentados pelo Luc Ferry, pois diferente de um livro de ficção em que eu conto a sinopse e o que eu achei dos personagens, aqui vale mais o que cada um consegue tirar sozinho do aprendizado. Isso foi o mais prazeroso: refletir sobre coisas que eu tinha pensado e estavam esquecidas, e pensar em outras condições, que nunca tinha pensado. E como o Luc Ferry mesmo diz, quase todo ser humano é capaz da reflexão crítica, sem nem por isso ser filósofo.

Toda a leitura me fez lembrar de um outro pensador, mais conhecido por sua contribuição como cientista e astrônomo. Assim como o Carl Sagan, Luc Ferry é um humanista secular. Carl Sagan foi um homem muito apaixonado pelo seu trabalho, e combateu toda uma fé cega na religião apenas com sua paixão pela ciência e pelo rigor das evidências. O trabalho de Sagan é muito lindo. Senti isso também no Luc Ferry. É uma empolgação contagiante.

O mais importante é ler o livro sem preconceitos. É claro que não vamos concordar com todos os filósofos. Cada um viveu numa época, cada um com ideias bem contrárias ao outro. Mas acho que dá pra tirar um pouquinho de todos. Eu fiquei empolgada com a defesa da ideia de pensar no presente, não se prendendo ao passado e futuro, coisa que a gente sempre ouve falar, por exemplo, na publicidade, mas que é um conceito profundo para mais de um filósofo.

Essa ideia de viver o presente me fez pensar em uma coisa de hoje em dia, que eu vejo muito em filmes americanos. O que eu entendi do conceito aqui dos estoicos, e mais tarde até mesmo de Nietzsche, é que precisamos nos libertar dessa má compreensão do tempo. Nos livrar de um remorso de algo feito no passado, algo que deveria ter sido feito de outra forma, de um apego cego ao passado, e da preocupação irracional com o futuro. Esse é um conselho que deveria modificar completamente o aparato emocional dos filmes americanos atuais. A tal crise dos 20 e poucos, dos 30 e poucos, ou de qualquer idade, chega a dar nos nervos. Agora toda hora vejo pessoas jovens em séries e filmes reclamando que não fizeram nada, que não são nada porque não formaram família, não se realizaram em uma carreira, etc, etc, etc, numa lamentação triste e que não chega a lugar nenhum. Enquanto isso, o presente está ali na nossa cara.

Um outro pensamento importante: a noção de pensamento alargado, que o Luc Ferry defende apaixonadamente durante todo o livro. A ideia de alargar os horizontes. Por que não?

site: http://ninguemdeixababydelado.wordpress.com/2015/11/19/aprender-a-viver/
Márcio_MX 19/11/2015minha estante
Parabéns pela resenha. Muito boa
Fui dar uma conferida nessa TAG Literária. Bem bacana, gostei da proposta. Vou analisar meu ingresso com carinho ;)

Talita 19/11/2015minha estante
É bem legal, Márcio. Vale a pena só pela surpresa.

Joice (Jojo) 19/11/2015minha estante
Ótima resenha, Talita. Sou membro da TAG desde o início do ano e devo dizer que nenhum dos livros indicados me decepcionou. Ainda não li o do Luc Ferry, mas sua resenha me animou bastante.

Talita 19/11/2015minha estante
Que bom, Joice. Queria ter conhecido antes só para não perder nenhum livro. Amo os brindes que chegam também.

Rita 13/09/2019minha estante
Que resenha maravilhosa! Muito obrigada!

Gisa 01/02/2021

O livro se propõe a ser um manual de filosofia para leigos, cita autores, faz algumas reflexões boas mas no geral achei raso
tiagodamian 08/09/2022minha estante
meus pensamentos são similares aos seus.

Gerson 22/07/2020

Em linguagem clara, apesar de bastante técnica, o autor nos leva a uma viagem que se inicia na filosofia clássica até chegar na filosofia humanista moderna, sempre buscando responder aquela questão primeira da Filosofia em geral: qual o sentido da vida?

cliffoliveira 25/12/2009

Aprendendo realmente Filosofia
Nesse livro o autor consegue ensinar de forma clara, os verdadeiros motivos e caminhos da filosofia, em seu verdadeiro papel: resgatar o homem de seu medo da morte e gerar respostas para a eterna pergunta: Quem sou eu e o que faço aqui ?
Leitura simples e atraente, não é necessário conhecimento prévio para começar a ver a filosofia como um verdeiro exercicio de salvação humana.

Elias.Fernando 18/03/2021

A filosofia de Luc Ferry
Tive o Interesse em ler esse livro depois da indicação do professor Daniel Cidade, que tem vídeos no YouTube, ele sugeriu algumas obras para quem se interessa por filosofia. Então essa resenha já pode contar com duas pessoas indicando a leitura deste livro de Luc Ferry. É uma boa leitura, ele explica conceitos e os retoma sempre que necessário e isso ajuda bastante. O único ponto que se deve ter atenção é que o autor é um pouco tendencioso e vai explicar tudo puxando a sardinha para o lado dele então é bom já sabendo disso.

Thaiana.VilasBoas 16/12/2022

Livro maravilhoso.
Livro maravilhoso! O autor consegue explicar de forma clara e é uma prazerosa iniciação em filosofia.
Confesso que irei reler daqui um tempo.

Elianne.Franchella 30/09/2022

Um começo na filosofia
Um começo para quem quer ter uma pincelada de filosofia. Escrito de forma simples, mas confesso que nem sempre apreendi tudo. Mas traz uma forma de encarar essa vida corrida de uma forma mais leve.

Peterson.Silva 18/04/2010

Ótimo
O livro é muito bom e a combinação do tema, estilo e layout prendem o leitor --- falo por mim, que li tudo em menos de 24 horas =P

Entretanto, não o avalio com cinco estrelas porque, apesar de bom para leigos, não achei que fez justiça a Nietzsche. Pode ser apenas mania minha, mas depois de ver o autor sugerir algo para determinada problemática filosófica pós-nietzscheana, sendo que foi algo sobre o que Nietzsche falou extensivamente, não pude deixar de me frustrar com o caminho que as coisas tomaram mais pro fim do livro...

Mas não deixa de ser bom, principalmente pra quem quer começar. E até mesmo mudou minha concepção de coisas: _nunca_ mais digo que filosofia não tem nada a ver com respostas, e sim com as perguntas ;)

Gois 26/11/2020

Filosofia "for dumbbies"
Apesar do nome ressoando livro de autoajuda, esse é um livro de filosofia. Ele dá uma passada geral em algumas das principais linhas filosóficas ao longo da história. Super didático, usando palavras rebuscadas (típicas da filosofia) exclusivamente quando essencial e até com um tom de oralidade, eu considero um livro excelente para quem quer começar a estudar filosofia. Achei interessante, instrutivo, didático e reflexivo. Essa foi a segunda vez que li. Está muitíssimo recomendado.

Nat 13/04/2009

Muito bom!
Ótimo pra quem está começando a estudar Filosofia. Como as meninas falaram, ele é bem claro, objetivo, didático e destaca o que é essencial saber dos principais pensadores, antes de se aprofundar em cada um deles.

BelaBelli 19/04/2009

Recomendo
É uma ótima leitura, até mesmo para quem diz que não gosta de filosofia. Faz pensar e ver a filosofia de maneira diferente, melhor ainda para quem já gosta. Linguagem simples, objetiva e direta.

Leo 28/01/2012

Não é exatamente um livro de fácil...
...entendimento apesar da tentativa do autor de ser bem didático no que foi abordado.

pizarrel 15/03/2022

Nem entendi o que li.
Primeiro livro 1 estrela da minha coletânea de lidos justamente porque foi uma leitura que não li por espontânea vontade, e sim para trabalho da escola. Eu não gosto de filosofia, infelizmente, queria mudar isso, mas esse livro não foi uma porta para me fazer querer mais de filosofia. Para amantes da filosofia, pode ser uma obra ótima, mas pro meu gosto literário foi bem cansativo.
você cursa o que?

pizarrel 15/03/2022minha estante
Keyla, nada KKKKK. Eu tô no 1EM. Esse livro era pra um trabalho.

keyla 15/03/2022minha estante
ahhhh, é que você postou sobre IF, pensei que era a faculdade

pizarrel 15/03/2022minha estante
Ah, sim. Eu tô fazendo o técnico + ensino médio lá

de qual estado?

pizarrel 15/03/2022minha estante
Maranhão, tu também estuda no IF?

keyla 15/03/2022minha estante
naoo, mas a ifpr fica pertinho da minha casa kkkkkk eu estudo na uepg

pizarrel 16/03/2022minha estante
Que top, faz que curso?

keyla 16/03/2022minha estante
economia

pizarrel 17/03/2022minha estante
Bom dms

Eriksson 08/12/2017

Esclarecedor
Situo este livro em uma fronteira entre alguém que já leu alguns livros de filosofia e aquele que, tendo lido também, possui uma visão holística em relação ao texto. Embora forçosa, a estrutura de apresentação das filosofias( theoria, moral e salvação) é didática, e auxilia a memorizar cada corrente. Além disso, essa organização explicita o sistema internamente lógico que cada filosofia tão belamente constrói. O livro me auxiliou, principalmente, no capítulo sobre a pós-modernidade, esclarecendo alguns conceitos de Nietzsche. A leitura em si é fluida, embora ele apresente alguns termos filosóficos técnicos ao longo de seu discurso. Se fosse defini-lo: a argamassa para um iniciante(como eu) que deseja começar a construir as bases de sua casa.

1 | 2 | 3 | 4