O Banquete

O Banquete Platão
Platão




Resenhas - O Banquete


284 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


fernandinha 21/06/2022

li pra faculdade. TENHO que dar cinco estrelas
muito bom saber que todos os reunidos ali no banquete praticavam a broderagem. muito interessante, também, como eles tratam o Sócrates mal.
comentários(0)comente



Thais.Coletto 17/06/2022

Clássico
Um clássico que vale a pena ser lido. O livro é muito interessante para pensarmos o amor e seus desdobramentos
comentários(0)comente



izzy 15/06/2022

uma discussão crucial sobre o amor
?O Amor deve dirigir a vida de todos os homens que quiserem vivê-la nobremente; é também responsável por algo que nem a riqueza, nem as honras nem a estirpe pode incutir tão bem: ?A vergonha do que é feio e apreço ao que é belo?.?
comentários(0)comente



silmarkk 07/06/2022

O amor e os amantes
Uma discussão sobre o eros, o amor e os amantes. Os filósofos criam um imaginário explicativo baseado na vivência e no saber de cada um, defiindo significado, características, práticas e origem daquilo que chamamos de amor
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lore 23/05/2022

É uma leitura bem interessante mas difícil por conta da linguagem, é preciso ler com atenção pq vc se perde muito fácil.
comentários(0)comente



Marcus 20/05/2022

Perfeito para quem busca uma primeira leitura filosofica
O banquete é uma obra perfeita para quem pretende começar a ler filosofia. Pois, para além do fato de se tratar de uma obra platônica, o que por si só já demonstra sua importância para adentrar na filosofia, é também um texto de leitura agradável. Principalmente pela sua temática, por ser uma obra que busca discutir sobre o amor e a beleza, é fácil para um leitor, que não busca um estudo filosófico aprofundado, se interessar pelos discursos retratados. É uma obra que tem tudo para ser agradavel para aqueles que não são da filosofia, mas tem curisidade sobre. E para aqueles que buscam uma leitura técnica mais aprofundada é uma obra sempre bem vinda, que não deixa nada a desejar para quem busca uma análise filosofica.
comentários(0)comente



thaisraiz 03/05/2022

Pandemia e Urana
Novamente lendo por causa da faculdade e como eu sofri com a leitura desse texto. Por trás de todas as metáforas e palavras difíceis, existiam mais metáforas e palavras difíceis.
É difícil falar de amor e é difícil entender amor quando são pessoas antes de cristo que falam sobre isso.
Não me lembrava dos relacionamentos homoafetivos serem tão normalizados na Grécia antiga, mas aqui estamos.
Achei legal a conversa que os homens tiveram partindo do ponto de vista que o amor é belo e sublime até a conclusão de que o amor não é belo e sublime, mas também não é feio e descarado e no fim, o amor sempre tenta alcançar o sublime.
Gostei da explicação do Aristófanes de que nós eramos como dois indivíduos unidos e os deuses nos separaram e agr estamos sempre em busca da nossa cara metade.
Só depois da aula pude compreender a briga existente entre a filosofia e a poesia nesse texto. Enquanto os poetas usam metáforas e contos pra retratar o que é o amor, Sócrates tenta usar a razão e honestidade pra definir o mesmo. Esse não é um livro pra se ler por prazer mas sim para satisfazer a curiosidade e a vontade de conhecimento
comentários(0)comente



Thali.Souza 02/05/2022

O que é amor? O que é o belo?
Gostei bastante do livro e pensei que seria bem mais difícil de entender, mas é bem tranquilo até a linguagem. Muito interessante pensar na visão do que é o amor, de como cada um enxerga e vive ele e onde encontramos esse(s) amor(es).
comentários(0)comente



isa 26/04/2022

é na maneira de agir que o belo pode aparecer
amei a experiência. primeira vez que pego uma obra da filosofia grega. começar com Platão foi incrível! consegui entender muitas coisas que eu ainda não havia compreendido muito bem.
A obra tem uma linguagem meio difícil, mas dá pra ler. O Platão dá uma bela viajada KKKKKKKK mas faz parte do processo de tentar sair da caverna.
O banquete fala muito sobre o amor e sobre o que é belo. Fala sobre o Eros, o desejo, a atração.
achei muito bonito a forma como ele via o erótico e me fez repensar muito na minha concepção do que é o amor no conceito do mundo das ideias.


?Mau é o erasta vulgar, erotizado pelo corpo mais do que pelo espírito.?
comentários(0)comente



Felipe.Camargo 15/04/2022

53º Livro do ano: O banquete, Platão
Durante uma das minhas aulas, um aluno me perguntou se eu já havia lido ?O banquete?, depois da negativa da minha resposta, pensei que não poderia mais ficar sem ler uma das principais obras da filosofia. Por isso, decidi ler, mesmo não gostando muito da escrita de Platão. A obra retrata um jantar entre diversos personagens e decidem fazer um concurso sobre qual seria a melhor concepção de amor, sendo Sócrates o vencedor, com a sua concepção que relaciona o amor como um filho da pobreza e da riqueza. O livro, que além do popular mito do Andrógeno contado por Aristófanes, também tem uma declaração irascível de amor de Alcebíades para Sócrates. Um clássico da filosofia!
comentários(0)comente



andreza 05/04/2022

li pra uma aula e meu pensamento é: um bando de velho q só pensam em pederastia e usam o amor pra justificar tal e como sempre machistas já que durante todo o diálogo é como se a mulher não fosse digna do amor de um homem e termina em um cara chorando pq sócrates não quis dormir com ele
Amanda 30/08/2022minha estante
Finalmente alguém falando o que eu penso




Mel.CrzZ 03/04/2022

Li pras minhas aulas de filosofia e detesto filosofia
Resumo da obra: Um monte de homens velhos e machistas enchendo o uc de vinho e tentando entender oq é amor sendo q só um ali "sabe" oq é pq sente de uma forma bem estranha pelo próprio tutor...
Minhas (NADA) sinceras desculpas a qualquer amante (LOUCO) da filosofia que acabe lendo isso
comentários(0)comente



Alisson 24/03/2022

Amor Platônico
Sobre amor, gosto do exemplo de Eriximaco, de que o mesmo se manifesta em tudo:

?Até a constituição das estações do ano está repleta desses dois amores, e quando se tomam de um moderado amor um pelo outro os contrários de que há pouco eu falava, o quente e o frio, o seco e o úmido, e adquirem uma harmonia e uma mistura razoável, chegam trazendo bonança e saúde aos homens, aos outros animais e às plantas, e nenhuma ofensa fazem?.
comentários(0)comente



Camila 19/03/2022

Maravilhoso
Depois que peguei a edição certa a leitura fluiu bem. O texto faz muitas referências a coisas que eu não sabia e na edição em que concluí a leitura as notas de rodapé foram mto úteis nesse sentido. Tirando esse aspecto, de falta de conhecimento de certos aspectos da Grécia antiga, achei a leitura mto agradável e inclusive divertida. Por meio de vários personagens, Platão nos apresenta várias formas de entender Eros, terminando com Sócrates. É mto interessante em especial a forma como Sócrates dialoga para chegar a certas conclusões, de forma tão logicamente precisa, que não dá brecha para ninguém discordar dele. Recomendo mto a leitura!
comentários(0)comente



284 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR