Depois do Funeral

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Depois do funeral

Sofia136 22/04/2024

Um mistério moderno, mas não moderno assim
Cara, eu amei o livro!
Já fazia um tempo que eu não lia Agatha Christie, mas ela a minha autora salvação, então sabia que precisava ler algum livro dela esse ano, nunca pode falta!
Sobre a história, senti que ela é diferente em vários aspectos de outros livros da autora e do Hercule Poirot. Primeiramente, achei mais dinâmico a questão da investigação, apresentação das personagens e desenrolar da narrativa. Tem diversos planos e pontos de vista que fazem com que você fique achando culpados e pistas a todo momento e ao mesmo tempo fica perdido. Além disso, os personagens são modernos, comparados a Misterioso Caso de Styles, mas ainda tem um pouco de costumes, diferente de A Extravagância do Morto. Ainda sobre os personagens, senti muita vivacidade neles, muita personalidade, pessoas completamente diferentes e reais, uma coisa que me cativou bastante.
O final da história me surpreendeu, primeiro porque eu pensei que tinha pegado um spoiler sobre o assassino, mas no final tinha lido errado, então o resultado foi uma completa surpresa para mim kkkkkkkk
Muito bom, super recomendo ??

CorrêaGaabs 16/04/2024

Não vou negar que fiquei meio decepcionada com esse. Parece que entrei com muita expectativa e acabei não encontrando muito do que esperava na história. Porém o desfecho foi bom, me pegou de surpresa (como sempre). Na minha opinião pareceu ter mais "enrolação" do que o costume. No geral eu gostei.

Natália 15/04/2024

Enganada por Agatha mais uma vez, rs.
Terceira leitura de abril concluída ??

Resenha:

Richard Abernethie é um idoso e milionário que morre de causas naturais. Sua morte não levanta suspeitas, visto que ele já estava com a saúde debilitada e com a idade avançada. No entanto, durante o seu funeral, sua irmã mais nova, Cora Lansquenet, questiona o fato de Richard ter sido assassinado; Cora está convencida de que a morte de Richard fora provocada. Cora é conhecida por falar sem pensar profundamente, de ser até um pouco tola, portanto, ninguém leva os comentários dela a sério. No entanto, quando após o funeral de Richard, Cora é assassinada de maneira brutal com um machado, perguntas pairam no ar: quem matou Cora e por quê? E Richard foi de fato assassinado? Para desvendar esse mistério e descobrir quem é o assassino, o advogado da família contrata os serviços do detetive Hercule Poirot e uma investigação minuciosa é iniciada.

Mais uma vez Agatha Christie me enganou, rs.
"Depois do Funeral" tem muitos personagens, algo comum nos livros da Rainha do Crime. Achei bacana que no início do livro tem uma espécie de árvore genealógica da família Abernethie.
Esse é o 14° livro que leio da Agatha Christie.
Gostei bastante do livro e recomendo.

jackzxxx 08/04/2024

achei uma narrativa bem típica da agatha, nd dms. tipo, ainda é boa, mas n me senti surpresa com o desenrolar da trama e a resolução do caso. ainda sim, foi divertido acompanhar tudo.

Silvana 07/04/2024

Passar por um funeral já não é uma coisa fácil, mesmo que o falecido Richard Abernethie não seja muito próximo de ninguém. Mas as coisas ainda pioram quando Cora, irmã do falecido, acaba levantando uma questão totalmente fora de propósito ao dizer que a família fez o certo ao acobertar as coisas, já que Richard foi ass4sslnado. Todo mundo fica pasmo com seu comentário, mas quando Cora é ass4sslnada no dia seguinte a coisa muda de figura e o advogado da família decide procurar a única pessoa capaz de chegar ao fundo desse mistério: Hercule Poirot.

Alguns livros da Agatha eu lembro nada, mas tem aqueles que acabam marcando por um motivo ou outro. Antes de começar a ler eu lembrava desse pequeno resumo que fiz no parágrafo anterior, mas foi só começar a reler que a história toda me veio a mente. E por lembrar de todo o final só fui aproveitando a releitura vendo os detalhes e as pistas que a Agatha foi deixando ao longo da história que não consegui ver da outra vez e me senti a tonta por não ter percebido o quanto estava tudo na cara.

Eu sempre estou resenhando os livros da Agatha por aqui, porque não é segredo pra ninguém que ela é minha autora favorita da vida e percebi que tem muita gente que nunca leu os livros dela. Nem vou falar sobre a importância da Agatha para a literatura policial e principalmente para as mulheres, mas quero falar um pouco sobre o estilo dela para quem ainda não conhece. A Agatha é autora de romance policial e não necessariamente de livros de suspense como muita gente acredita erroneamente.

Tirando um ou outro livro dela você não tem aquele desespero para saber quem é o culpado. A Agatha monta o cenário, por vezes o começo é bem devagar e o importante são o porque e o como, com foco nas pessoas. Não existe aquela agonia, mas sim a vontade de montar o quebra cabeça e se achar tão inteligente quanto a autora, mesmo que 90% das vezes a gente passe longe de descobrir a verdade.

Mas voltando ao livro, ele é uma das exceções. Faltando cerca de um terço para o final a gente não consegue largar. E olha que eu já sabia o que ia acontecer. Imagino para quem não leu. Enfim, fica mais essa dica.

Thainá 06/04/2024

Agatha escreveu histórias melhores
Como em todo livro dela, comecei com expectativas altíssimas! Mas esse livro ficou muito aquém em comparação a outras histórias da Agatha.

1º Poirot demorou muito pra aparecer na história;
2º Quando apareceu, não investigou nada (pelo menos a Agatha não desenvolveu muito bem a investigação, porque ele só ficou conversando com algumas personagens e pronto);
3º As pistas falsas não fizeram o menor sentido quando a verdade foi revelada. Ficaram várias pontas soltas e o comportamento estranho de diversos personagens não foi explicado;
4º O final foi super corrido e não achei a motivação do crime forte o suficiente. Outras personagens teriam motivos muito mais críveis e acho que ela poderia ter feito uma reviravolta melhor.

Enfim, a leitura não é ruim, continua fluida como sempre, porém o enredo, na minha humilde opinião, deixou a desejar! Vi vários erros de grafia também, mas isso é responsabilidade da Harper! Foi um livro atípico, já li mais de 30 livros da Agatha e essa foi a 1ª vez que vi erros de escrita. Espero que não se repitam em outros exemplares (acredito que não, porque todos os outros que li estavam ok).

Amanda.Honel 01/04/2024

Bom, mas não é o melhor
A história demora d+ pra engatar (sem contar os milhões de personagem que dona Agatha colocava), mas é um bom mistério e pra quem já está acostumado a ler livros dela, dá pra acertar o assassino e motivo antes do fim

wsx.lipe 28/03/2024

"Tudo começa com um funeral, ou melhor, depois do funeral."
Amei dms essa história da diva, sempre me surpreende a engenhosidade que ela tem pra criar histórias tão incríveis de se acompanhar.

a história é muito bem construída, tanto que eu me senti obrigado a argumentar contra praticamente todos os personagens da trama. Pra mim, cada um era super suspeito ou tinha uma parcela de culpa, e no final, uma de minhas suspeitas estavam certas!! (muito feliz que consegui realizar esse feito incrível ?).

como já citei, é uma história super massa de se acompanhar e te prende do começo ao fim com uma premissa sensacional. Agatha nunca decepciona!!

Emilly 28/03/2024

Perda de tempo
Os personagens eram chatos, a história não engrenou de jeito nenhum até metade do livro, e o poirot quase não fez nada nessa investigação. não valeu a pena, na minha opinião.

Lore 19/03/2024

Mais um livro que a ágatha não decepciona! confesso que sequer cogitei quem era o assassino. acima de qualquer suspeita pra mim kkkkk

Nicolas 18/03/2024

Tô no chão
MDS QUE PLOT FOI ESSE?!?!?!? A história é bem complexa, fiquei meio boiando no começo com tantos parentes, mas conforme a leitura vai indo a gente pega os nomes. Gostei muito do desenrolar da trama, acho que esse entra pro top 3 melhores plots da Agatha, de verdade. Fiquei em choque, definitivamente recomendo!!

Gabi 14/03/2024

Mais um da Agatha
Achei um pouco lento e menos fluida essa leitura, acho que a história não me pegou, mas é sempre bom ver como o Poirot acaba descobrindo todos os misterios !! Eu até desconfiava da pessoa, mas como foi que aconteceu eu não fazia ideia kkkk

aoki.vane 14/03/2024

Nunca me canso de ler uma trama de Poirot. Dou muita risada a cada passagem em que ele se auto elogia. Acho genial e me pego com certa antipatia a cada personagem que o questiona ou duvida de seus métodos: ?como ousas discordar de Hercule Poirot????.

SPOILER A SEGUIR:

Mais uma vez feita de otária porque eu tinha CERTEZA que era a Helen.