A França equinocial e a fundação de São Luís

A França equinocial e a fundação de São Luís Wilson Marques

Resenhas - A França equinocial e a fundação de São Luís

z..... 18/12/2013

Obra direcionada, em primeiro momento, ao público infantojuvenil, com informações históricas sobre a ocupação francesa no Maranhão, especificamente na ilha de Upaon-Açu, onde está localizada hoje São Luís.
O livro é desses, para os mais ávidos, que se lê de uma vez só por conta das curiosidades que vai abordando. A cultura indígena foi o que me chamou mais a atenção. Vemos também o jogo de interesses para se manter o domínio das terras, seduzindo franceses pela cobiça aos bens naturais e despertando a reação lusitana para manter sua soberania em terras até então não valorizadas.
No final há o acréscimo de uma História em Quadrinhos que resume a obra.
Eita! Isso de querer manter dominância nas terra do Maranhão, para exploração, não é de hoje...

><'',º> 05/04/2019

Um belíssimo livro em que descreve numa linguagem atraente e divertida a aventura dos franceses em seu objetivo de fundar uma colônia na Ilha dos Tupinambás.
O livro tem ilustrações e quadrinhos do artista Beto Nicácio. É impresso em papel pólem e tem capa em policromia. O projeto gráfico é da Dupla Criação.

duplaonline.wordpress.com