O Discurso do Rei

O Discurso do Rei Mark Logue...

Resenhas - O Discurso do Rei

1 | 2 | 3 | 4

Prof. Angélica Zanin 11/12/2014

Um rei salvo por um plebeu
Para quem gosta de história, o livro é formidável! Através desta narrativa comprovada por fragmentos de cartas, constata-se quanto humano são aqueles que detêm a nobreza e o poder. Rei George VI , frágil , inseguro, despreparado para ser o rei, uma vez que há Edward-seu irmão mais velho e herdeiro do trono e, além disto, gago. Mas a vida lhe proporciona um encontro com o australiano Lionel Logue, especialista em fala. Este homem acompanha toda a trajetória do rei, auxiliando-o em seus discursos. Especialistas da atualidade afirmam que esta ajuda foi muito mais psicológica e humana que física. É uma história única, emocionante e ainda mais incrível por ser autêntica.É possível ler em meio a narrativa fragmentos dos discursos, julgamentos, cartas e teses de pessoas de destaque da época, mas o que mais me encantou foi verificar a humanidade por trás de pessoas que se escondem sob suas couraças do poder e da nobreza.

Cris 03/09/2014

O filme é melhor....
Na minha opinião, este é um dos raros casos em que o filme é melhor do que o livro. Fiquei encantada quando assisti o filme, e esperava que o livro fosse tão emocionante quanto.O livro não é ruim, mas a leitura é um pouco monótona. Só recomendo pra quem realmente gosta de história, o livro fala sobre alguns períodos históricos importantes como a
Primeira e Segunda Guerras Mundiais.
Rosane. 01/08/2019minha estante
O livro nao eh uma copia do filme, simplesmente.

Ennio 09/03/2014

Deus salve o rei... Mas qual rei?
Inicialmente descrito como o relato das dificuldades do soberano George VI concernente à comunicação, O discurso do rei ultrapassa os limites de um relato pessoal e ganha ares de livro histórico. Relata desta forma, o panorama social no qual estava inserida a Europa - sobretudo a Inglaterra -, no período entre as duas Guerras Mundiais; todavia, é a relação estabelecida entre Lionel Logue e o até então duque de York,que permeia toda a obra.

Relação esta, travada inicialmente para possibilitar ao duque certa desenvoltura em seus discursos; pois como era de conhecimento geral, Bertie "sofria de problemas da fala". Tal dificuldade é acentuada com a morte do rei George V e a abdicação do trono,em menos de 1 ano, do soberano Edward VIII.

Portanto, sendo o próximo na linha de sucessão, Bertie teria de enfrentar seus "fantasmas" pessoais e deixar de lado a timidez e a gagueira (algo inadmissível a um rei). E é aí que se torna mais intensa a relação entre o ex-duque e Logue. Paciente e terapeuta tornam-se cada vez mais próximos e mantêm contato, sobretudo por cartas, até a morte da Sua Majestade, ocorrida em 1952.

Este livro tem importância tanto histórica quanto descritiva, pois narra os bastidores de um dos momentos mais tensos pelo qual passou a Inglaterra.

Gabriel.Jantsch 13/10/2013

Algo a Caráter de Rei
"O Discurso do Rei" é um livro o qual foi realmente instigante para mim. Nele é relatada a história de "Berti" um membro da família real que enfrenta terríveis problemas de fala e que já sem esperanças encontra com Logue, um terapeuta da fala que o ajuda com seu problema, tornando-se assim peça fundamental na vida do futuro rei.
Não só a história do livro que é verdadeira, como todos os detalhes nele contido, são colocados impressionantemente para formar algo realmente "descente".
Lendo, pode-se notar que os autores realmente se empenharam em escrevê-lo, deixando parecer toda uma pesquisa e coleta de dados por trás da obra. Algo grande que me impressionou.
Em certas partes o livro chega a ser monótono, mas não mais que o filme que é deveras "chato". Mas lendo-o fui instigado a cada página para conhecer mais de toda a trajetória do rei Jorge VI (Berti)desde sua infância, seu encontro com Logue, até sua morte. Recebendo detalhes de sua vida e relações a cada parte.

Minha satisfação com o livro foi certa.
Marcelle 13/10/2013minha estante
Fiquei curiosa para ler, me empresta? hehe :)

Quésia Mello 03/06/2013

Resenha, O Discurso do Rei, Mark Logue e Peter Conradi
Bem, a primeira coisa que posso dizer sobre esse livro é que sua capa – e titulo – são uma propaganda enganosa.

Não, o livro não é ruim. Entretanto, se você acha que vai ler nele a história do rei George VI desde sua sofrida infância com a gagueira e todos os problemas seguintes que isso lhe trouxe, está enganado. Outro ponto que se deve saber é que diferente dos filmes que são baseados nos livros, esse livro foi baseado no filme.

No livro “O Discurso do Rei” somos apresentados ao senhor Lionel Logue. Um austríaco – isso mesmo, ele não é um britânico - fascinado pela fala e pelas formas de cura de todos os problemas que as pessoas podem ter ao falar, inclusive a gagueira.

É claro, em vários momentos do livro, em geral após que Lionel ganha a confiança do rei e acaba por se tornar um apoio e um homem de total confiança, os relatos passam a ser mais sobre como o rei sofreu preconceito de toda família – inclusive do pai, o rei George V – e como gostaria de ser mais como o seu irmão mais velho, mais altivo e confiante – tirando os escândalos que o levaram a abandonar o trono, é claro – a falta de confiança que todos tinham nele e até mesmo o medo das pessoas de que ele assumisse o reinado e fosse um fracasso total.

No livro – diferente do filme, desculpa aê falar – o autor diz que até hoje não há nenhum documento ao certo – relatórios ou principalmente cartas – que dizem quem apresentou os trabalhos de Logue ao Rei George, tudo o que se sabe é que de alguma forma – direta ou indireta – a rainha mãe Elizabeth têve um papel fundamental em todos os momentos do tratamento de seu marido e especula-se que ela apresentou ambos, após uma amiga ter feito a indicação.

O livro em si não é ruim, mas é repleto de datas e pronomes de tratamento. Além disso, não é um romance. O livro é baseado nas cartas que Logue escrevia para familiares e para o rei, falando sobre como andava o tratamento, os métodos que empregava ao rei, a evolução do rei em seus longos discurso e a sua vontade de ver-se curado. Mas tudo é muito Logue e pouco George VI.

Outra coisa relevante no livro, é que ele se passa no fim da Primeira Guerra Mundial e inicio da Segunda Guerra Mundial. Ou seja, são muitas cartas e recortes de jornais com datas, pronomes de tratamento, lugares... e no fim acaba por se tornar mais um livro de história do que todo o resto. É preciso que o leitor entenda que “O Discurso do Rei” é uma reunião de documentos encontrados pelo neto de Lionel, o escritor Mark Logue.

O livro conta primeiramente a história de Logue, em seguida – após a visita do rei, acontecimento que muda a vida de Logue para sempre – o livro passa a contar – através de cartas ou recortes de jornais e revistas britânicos e internacionais – os fatos que levaram George ao trono quando o irmão dele decide abandonar o trono pela mulher que ama uma americana, bem mais velha que ele, com um ex-marido vivo e ainda legalmente casada com outro homem, o que para a família real britânica é totalmente inaceitável.

Forçado a assumir o trono, os medos de George de não ser capaz de administrar o império acabam piorando a sua gagueira, mas ainda assim Logue está sempre do lado, em todos os discursos eles sentam, leem o texto, ensaiam e discutem as palavras que devem permanecer ou serem substituídas, além é claro dos vários exercícios que Logue o obriga a praticar.

O livro não é ruim, mas é necessário paciência. Alguns pontos são meio complexos e a pessoa precisa voltar ler com calma para só assim entender como aquela situação se encaixa naquele lugar. As referencias também que chateiam um pouco, dizer que foi tirado do jornal tal, do ano tal, que foi escrito por fulano tal e que dizia tal coisa... muitas datas, pronomes que nunca não usamos diariamente...

Enfim, eu aconselho a leitura do livro, mas aconselho muita paciência também.

RAFAA 14/04/2013

História baseada em fatos reais, contada pelo neto do terapeuta da fala (Lionel Logue). A história mostra a relação do terapeuta com o seu mais famoso cliente: o Rei Inglês George VI.

Carla 12/04/2013

Chatinho!
Eu adorei o filme O Discurso do Rei. Outro dia, estava passando na livraria vi o livro e resolvi comprar.
Quando li a apresentação já fiquei com o pé atrás, pois nele o neto de Lionel Logue (médico do rei) explica que reuniu todas as informações sobre a vida do avô para a equipe do filme. E a partir daí resolveu escrever o livro. Ou seja, o filme não foi baseado exatamente no livro. Na verdade, o autor aproveitou o gancho do filme e as informações que ele já tinha reunido para escrever uma breve biografia sobre o médico que curou o rei.
O problema é que o livro pra mim ficou extremamente amador (e muito chato!). Como se a professora pedisse de dever de casa para você contar a história de alguém da sua família.
Mas vamos ao livro!
Diferente do filme, o livro não conta somente a relação do médico com o rei e como foi o tratamento.
O livro retrata a história de Logue, a vida dele na Austrália, a sua viagem ao mundo, a sua evolução como terapeuta da fala, seu casamento, sua mudança para a Inglaterra, o nascimento dos seus filhos e o tratamento do rei. Esse último tema, lógico, é abordado mais profundamente.
O livro usou como base correspondências e os diários do rei e de Lionel. Mostrando como a relação médico e paciente evolui para uma amizade. A evolução do rei em relação ao problema da fala (que pra mim no filme nem ficou muito claro como é no livro) e sua gratidão a Logue.
O livro não é grande, é muito fácil de ler, mas confesso as vezes é bem chatinho. Tive vontade de abandonar várias vezes.

Lipe 09/04/2013

Um Discurso Travado
O livro começa sendo uma leitura "chata" os autores, querem expor muitos fatos da época, sendo que em certo momento, tive que parar, voltar algumas paginas e ver de quem ele estava falando, se era do pai, do filho mais velho do rei, do rei ou do próprio Bertie, tirando esse momento inicial, o livro encanta pelas passagens dos diários e cartas trocadas entre o rei e Logue. a devoção de Lionel é a de um colono do Reino Unido clássico, que segue seu rei seja onde for. o livro pra mim que tenho uma veia de historiador foi perfeito ao retratar uma época.

Marcel 02/04/2013

Apesar das 3 estrelas....
Havia assistido o filme primeiro e como a maioria das vezes o livro é muito melhor, agora não foi diferente!!!

O livro fala sobre a gagueira do Rei George VI e seu tratamento com o Sr. Logue e dá detalhes sobre a vida da monarquia inglesa.

Apesar das 3 estrelas, é um livro que gostei pelos fatos narrados, porém, não mereceu a 4ª estrela. As vezes um pouco repetitivo, aparenta em outras vezes a vontade dos autores em aumentar o volume de palavras para consequentemente aumentar o número de folhas.

Mas pelas pequenas coisas contadas sobre a monarquia e a luta do Rei George contra a gagueira, fazem do livro a pena ser lido!

Eu recomendo! Boa leitura.

Anna 19/03/2013

O Discurso do Rei: Como um Homem Salvou a Monarquia Britânica – Mark Logue e Peter Conradi
Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro, foi ele ser escrito também pelo neto de Logue, que encontrou cartas em que seu avô falava de seu relacionamento com o Rei, e sobre os seus trabalhos. O livro foi escrito após o lançamento do filme homônimo. No livro contém algumas fotos de Logue com sua família e a família do Rei, inclusive a Rainha Elizabeth novinha, só acho que poderiam vir mais fotos (já que eu adoro rs)

O livro é contado de forma fácil e rápida de se ler, sem você ficar precisando pensar horas o que teria acontecido, tudo isso baseado em cartas de Lionel Logue, o homem que “curou” o Rei George VI da gagueira. A história em si é bem diferente do que eu achava, – pensava que ia ficar com o Rei tentando se livrar da gagueira sem conseguir – mas não estou dizendo que isso foi ruim, pra mim foi até bom pois é uma história real, e nada é apenas resolvido no último capítulo. O Rei (que quando Logue começou a trabalhar, ainda era Príncipe) mostra que era bem esforçado para conseguir com que a cura fosse realizada.

Como eu disse no início, em algumas partes é falado das Grandes Guerras, porém o assunto é mais abordado sobre a Segunda, já que aconteceu nos anos que Rei George VI estava no poder. Toda a Guerra é mostrada sobre a perspectiva dos Ingleses.

Pra quem quer conhecer um pouco mais sobre a história da Monarquia Britânica vai adorar, recomendo!

Janine 10/02/2013

Muito melhor q o filme!
Me surpreendi positivamente com o livro. Não esperava tanto. Excelente! muito mais detalhes riquíssimos da história! Valeu a pena!

Rosa Maria 04/01/2013

No embalo do filme
Pior livro lido em 2012.

desto_beßer 17/09/2012

Convite para o sono
Um livro que tinha tudo para ser chato – e não foge à regra. Tudo bem contar uma ou duas vezes como eram as preparações pré-discurso do rei George VI e o quanto seu treinador de fala, o dr. Logue, gostava do monarca. Mas quando se passa o livro inteiro lendo a mesma ladainha, ad nauseam, sem modificações valorosas no lenga-lenga, a vontade de desistir se torna quase irresistível. Seria esta uma estratégia espertinha do autor, que repete repete repete as mesmas coisas mesmas coisas mesmas coisas assim como o rei gago? Infelizmente não, porque mesmo quando tenta soltar um quê de aventura em meio ao marasmo – como quando descreve os tenebrosos e excitantes anos de guerra – a pasmaceira impera. Quereria o autor infligir nos leitores a mesma angústia e o mesmo tormento de quem não consegue dizer a que veio em tempo adequado? Muito mais provável, e se esta foi a idéia, parabéns, Mark Logue. Os corajosos que conseguem terminar o livro não ganham muito mais do que quem leu as 50 primeiras páginas, a não ser um lugar no céu devido à inumana paciência.
Ana 31/08/2013minha estante
Concordo com todas as vírgulas!

Jeane 29/05/2012

Não é o filme...
O livro é baseado nos diários de Lionel Logue,mas na verdade é uma colcha de retalhos da vida do psicoteraupeta da fala e o Rei George VI, da juventude até a morte de ambos.É uma narrativa tediosa, sem profundidade, feita pelo neto de Lionel Logue, Mark Logue, numa tentativa de pegar carona na fama do filme vencedor do Oscar 2011.
Usaram o mesmo título e cartaz do filme como chamariz para o livro, mas este não é a base da história que vimos no cinema, tanto que foi escrito DEPOIS que tiveram a idéia fazer um filme sobre o problema de gagueira real.

1 | 2 | 3 | 4