O Discurso do Rei

O Discurso do Rei Mark Logue...

Resenhas - O Discurso do Rei

1 | 2 | 3 | 4

Flavio 30/05/2011

Como Um Homem Salvou a Monarquia Britânica
O Livro, como já se é previsto, é com certeza bem mais esclarecedor e possui mais detalhes que o filme que ganhou 4 Oscars (2011). Nele aponta a Monarquia Britânica firme com a imagem de um Rei, graças ao esforço de um homem, Lionel Logue, que desafiou as dificuldades por não ter sangue azul, mas tinha o orgulho de servir, e salvar, seu Rei.
Os diários reais, deixados pelo monarca George VI, diários de Lionel Logue, e entrevistas a norade Lionel teve como resultado essa excelente pesquisa histórica moldada em uma escrita simples e de fácil leitura.
Na evolução da fala do Rei, Logue foi essencial ao seu lado durante os seus discursos, apoiando e auxiliando e mantendo imagem do Rei sempre imponente, para que não desmontasse a qualquer sinal de sua gagueira.
Nos relatos de antepassados, como também as infâncias dos personagens principais, vemos a construção de dois homens que deixaram as diferenças sociais e burocracias impostas, entre Rei e plebeu, para fundarem uma bela e invejável amizade. Na história dos personagens foram ilustrados acontecimentos passados e que possibilitariam maior entendimento e profundidade ao lermos à obra.
Os trechos da vida de cada personagem presente na história da Monarquia Britânica, passando por momentos incomuns para os curiosos, porém servindo de excelente referência para os estudiosos da história mundial. O livro também possui imagens, além de trechos transcritos diretamente dos diários e cartas entre as famílias e seus representantes, e vários relatos pessoais.
Os autores não mostraram também as tragédias e revoltas, como também dificuldades que abrilhantam o drama existente na história. Sem ser algo romântico, nem tão pouco dramático, o livro se mantém uma linha entre os dois gêneros.
Realmente o livro é bom e nos mostra uma visão do mundo privado da realeza visto pelo olhar de um plebeu, recomendo essa leitura!

Eli 03/06/2011

Que fale o rei... E todos nós também...
Não era o que eu pensava. Tinha idéia de um livro mais "divertido", mas não foi isso que encontrei. E agradeço aos céus por isso. Escrito a partir de cartas trocadas entre o rei e seu terapeuta da fala Lionel Logue, o livro faz um retrato da monarquia britânica de uma maneira bem lisonjeira, cometendo "poucas indiscrições" para com a linhagem de Elizabeth, o que deve ter deixado a filha de George VI bem contente. Com duas exceções apenas (uma bem detalhada, com quase um capítulo) e outra exposta em menos de um parágrafo.
O que vemos aqui é um homem inseguro, com problemas de gagueira desde a infância, colocado contra a parede por amigos e a família, para que o problema fosse resolvido de uma vez por todas. Se a gagueira já não fosse problema suficiente, o fato de pertencer a família real britânica acrescenta outra dimensão ao fato. Quando procurou Lionel Logue, George não imaginava que seria rei, afinal, ele tinha um irmão mais velho, que encantado com uma mulher divorciada norte-americana, resolve abdicar do trono para ficar com seu grande amor.
O livro fala dos acontecimentos históricos que permearam o periodo, focando na relação de trabalho e amizade que surgiu entre o rei e seu terapeuta de fala. Para muitos pode soar com uma "babação de ovo" para com a Coroa Britânica, mas para mim, fala da honra que um homem sentiu ao poder ajudar aquele a quem ele considerava seu soberano. Recomendo.

Beto 20/06/2011

Não desista...
Tenho visto muita desistência sobre este livro, porque estou participando de um site de leitores, o que me deixou intrigado, pois é um bom livro, bem escrito com uma história real, e o que me deixa triste, pois temos que ir até o fim, para podermos tirar as conclusões necessárias. Mas do livro tenho a dizer que é uma ótima história, é muito difícil ter um problema emocional, como a gagueira, ainda mais sendo o Rei da Inglaterra, aonde os discursos são inevitáveis, o desenrolar da história é envolvente, ainda nos ensina sobre a segunda guerra mundial.

Cid Roberto 09/11/2011

Terminei a leitura em 09.11.2011.

O livro é repetitivo em vários momentos, quando trata dos discursos do rei.

De relevante, fica o exemplo de dedicação e o envolvimento do terapeuta Lionel Logue, deixando transparecer que os excelentes resultados alcançados nos tratamentos eram fruto do amor dele pelo o que fazia.

Esse exemplo serve para todos nós para também adotarmos o mesmo procedimento em tudo o que fizermos.

Cid Roberto

Mari 09/07/2011

A pesar da idolatria um pouco exagerada a Lionel Logue - como já podíamos ver desde o subtítulo - é um livro excelente.
Uma história sobre amizade e esforço para superar obstáculos muito bem escrita e que chega até a emocionar em algumas - admito que não muitas - partes.

Digão Livros 26/01/2012

Fiquei entre dar nota 3 e 4 para esse livro. Achei injusto a nota 3. O livro é meio em forma de documentário, meio em forma de diário de memórias.

Narra o período em que a Monarquia na Inglaterra era protagonista. Do modo em que George VI chega ao poder, e seu árduo trabalho para conseguir dominar a sua gagueira, e a sua perseverança na luta contra esse problema, que super-dimensionava em um cargo cujo uma das principais arte é falar e se fazer entender.

Nesse aspecto, a figura do sr Logue, australiano e terapeuta da fala preponderante.

Apesar do estilo narrativo, é muito interessante observar o elemento que une esses 2 homens, todos os atos de simbolismo que a monarquia possuí em relação a realeza, e como esse simbolismo influenciava a sociedade. É legal ver também como discursos do Rei auxiliaram a população a enfrentar a II Guerra Mundial e, ao mesmo tempo, o contexto histórico que fez com que a monarquia diminuísse a sua influência na estrutura de poder.

Gostei do livro. Recomendo!

Prof. Angélica Zanin 11/12/2014

Um rei salvo por um plebeu
Para quem gosta de história, o livro é formidável! Através desta narrativa comprovada por fragmentos de cartas, constata-se quanto humano são aqueles que detêm a nobreza e o poder. Rei George VI , frágil , inseguro, despreparado para ser o rei, uma vez que há Edward-seu irmão mais velho e herdeiro do trono e, além disto, gago. Mas a vida lhe proporciona um encontro com o australiano Lionel Logue, especialista em fala. Este homem acompanha toda a trajetória do rei, auxiliando-o em seus discursos. Especialistas da atualidade afirmam que esta ajuda foi muito mais psicológica e humana que física. É uma história única, emocionante e ainda mais incrível por ser autêntica.É possível ler em meio a narrativa fragmentos dos discursos, julgamentos, cartas e teses de pessoas de destaque da época, mas o que mais me encantou foi verificar a humanidade por trás de pessoas que se escondem sob suas couraças do poder e da nobreza.

Jeane 29/05/2012

Não é o filme...
O livro é baseado nos diários de Lionel Logue,mas na verdade é uma colcha de retalhos da vida do psicoteraupeta da fala e o Rei George VI, da juventude até a morte de ambos.É uma narrativa tediosa, sem profundidade, feita pelo neto de Lionel Logue, Mark Logue, numa tentativa de pegar carona na fama do filme vencedor do Oscar 2011.
Usaram o mesmo título e cartaz do filme como chamariz para o livro, mas este não é a base da história que vimos no cinema, tanto que foi escrito DEPOIS que tiveram a idéia fazer um filme sobre o problema de gagueira real.

Rosa Maria 04/01/2013

No embalo do filme
Pior livro lido em 2012.

Janine 10/02/2013

Muito melhor q o filme!
Me surpreendi positivamente com o livro. Não esperava tanto. Excelente! muito mais detalhes riquíssimos da história! Valeu a pena!

Anna 19/03/2013

O Discurso do Rei: Como um Homem Salvou a Monarquia Britânica – Mark Logue e Peter Conradi
Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro, foi ele ser escrito também pelo neto de Logue, que encontrou cartas em que seu avô falava de seu relacionamento com o Rei, e sobre os seus trabalhos. O livro foi escrito após o lançamento do filme homônimo. No livro contém algumas fotos de Logue com sua família e a família do Rei, inclusive a Rainha Elizabeth novinha, só acho que poderiam vir mais fotos (já que eu adoro rs)

O livro é contado de forma fácil e rápida de se ler, sem você ficar precisando pensar horas o que teria acontecido, tudo isso baseado em cartas de Lionel Logue, o homem que “curou” o Rei George VI da gagueira. A história em si é bem diferente do que eu achava, – pensava que ia ficar com o Rei tentando se livrar da gagueira sem conseguir – mas não estou dizendo que isso foi ruim, pra mim foi até bom pois é uma história real, e nada é apenas resolvido no último capítulo. O Rei (que quando Logue começou a trabalhar, ainda era Príncipe) mostra que era bem esforçado para conseguir com que a cura fosse realizada.

Como eu disse no início, em algumas partes é falado das Grandes Guerras, porém o assunto é mais abordado sobre a Segunda, já que aconteceu nos anos que Rei George VI estava no poder. Toda a Guerra é mostrada sobre a perspectiva dos Ingleses.

Pra quem quer conhecer um pouco mais sobre a história da Monarquia Britânica vai adorar, recomendo!

Marcel 02/04/2013

Apesar das 3 estrelas....
Havia assistido o filme primeiro e como a maioria das vezes o livro é muito melhor, agora não foi diferente!!!

O livro fala sobre a gagueira do Rei George VI e seu tratamento com o Sr. Logue e dá detalhes sobre a vida da monarquia inglesa.

Apesar das 3 estrelas, é um livro que gostei pelos fatos narrados, porém, não mereceu a 4ª estrela. As vezes um pouco repetitivo, aparenta em outras vezes a vontade dos autores em aumentar o volume de palavras para consequentemente aumentar o número de folhas.

Mas pelas pequenas coisas contadas sobre a monarquia e a luta do Rei George contra a gagueira, fazem do livro a pena ser lido!

Eu recomendo! Boa leitura.

Lipe 09/04/2013

Um Discurso Travado
O livro começa sendo uma leitura "chata" os autores, querem expor muitos fatos da época, sendo que em certo momento, tive que parar, voltar algumas paginas e ver de quem ele estava falando, se era do pai, do filho mais velho do rei, do rei ou do próprio Bertie, tirando esse momento inicial, o livro encanta pelas passagens dos diários e cartas trocadas entre o rei e Logue. a devoção de Lionel é a de um colono do Reino Unido clássico, que segue seu rei seja onde for. o livro pra mim que tenho uma veia de historiador foi perfeito ao retratar uma época.

Carla 12/04/2013

Chatinho!
Eu adorei o filme O Discurso do Rei. Outro dia, estava passando na livraria vi o livro e resolvi comprar.
Quando li a apresentação já fiquei com o pé atrás, pois nele o neto de Lionel Logue (médico do rei) explica que reuniu todas as informações sobre a vida do avô para a equipe do filme. E a partir daí resolveu escrever o livro. Ou seja, o filme não foi baseado exatamente no livro. Na verdade, o autor aproveitou o gancho do filme e as informações que ele já tinha reunido para escrever uma breve biografia sobre o médico que curou o rei.
O problema é que o livro pra mim ficou extremamente amador (e muito chato!). Como se a professora pedisse de dever de casa para você contar a história de alguém da sua família.
Mas vamos ao livro!
Diferente do filme, o livro não conta somente a relação do médico com o rei e como foi o tratamento.
O livro retrata a história de Logue, a vida dele na Austrália, a sua viagem ao mundo, a sua evolução como terapeuta da fala, seu casamento, sua mudança para a Inglaterra, o nascimento dos seus filhos e o tratamento do rei. Esse último tema, lógico, é abordado mais profundamente.
O livro usou como base correspondências e os diários do rei e de Lionel. Mostrando como a relação médico e paciente evolui para uma amizade. A evolução do rei em relação ao problema da fala (que pra mim no filme nem ficou muito claro como é no livro) e sua gratidão a Logue.
O livro não é grande, é muito fácil de ler, mas confesso as vezes é bem chatinho. Tive vontade de abandonar várias vezes.

RAFAA 14/04/2013

História baseada em fatos reais, contada pelo neto do terapeuta da fala (Lionel Logue). A história mostra a relação do terapeuta com o seu mais famoso cliente: o Rei Inglês George VI.

1 | 2 | 3 | 4