O Discurso do Rei

O Discurso do Rei Mark Logue...

Resenhas - O Discurso do Rei

1 | 2 | 3 | 4

Clio0 08/03/2024

Sempre penso duas vezes antes de ler biografias escritas por não-historiadores ou por familiares das pessoas retratadas devido a falta de profissionalismo de umas e sentimentalismo de outras. Essa obra não tem nada disso.

O Discurso do Rei tem uma explanação histórica surpreendentemente boa - especialmente no que tange o período da Segunda Guerra Mundial - e necessária para explicar a posição precária de Jorge VI e a conjuntura europeia.

A influência e consequência das ações de Lionel Logue como fonoaudiólogo numa época em que tal profissão nem mesmo existia expõe o modus operandis dos governos no início do século XXI e como uma condição de saúde poderia ser determinante para a sustentatibilidade de um governo - toda e qualquer semelhança com Franklin D. Roosevelt e Tancredo Neves não é mera coincidência.

Recomendo.

Beto 20/06/2011

Não desista...
Tenho visto muita desistência sobre este livro, porque estou participando de um site de leitores, o que me deixou intrigado, pois é um bom livro, bem escrito com uma história real, e o que me deixa triste, pois temos que ir até o fim, para podermos tirar as conclusões necessárias. Mas do livro tenho a dizer que é uma ótima história, é muito difícil ter um problema emocional, como a gagueira, ainda mais sendo o Rei da Inglaterra, aonde os discursos são inevitáveis, o desenrolar da história é envolvente, ainda nos ensina sobre a segunda guerra mundial.

Eli 03/06/2011

Que fale o rei... E todos nós também...
Não era o que eu pensava. Tinha idéia de um livro mais "divertido", mas não foi isso que encontrei. E agradeço aos céus por isso. Escrito a partir de cartas trocadas entre o rei e seu terapeuta da fala Lionel Logue, o livro faz um retrato da monarquia britânica de uma maneira bem lisonjeira, cometendo "poucas indiscrições" para com a linhagem de Elizabeth, o que deve ter deixado a filha de George VI bem contente. Com duas exceções apenas (uma bem detalhada, com quase um capítulo) e outra exposta em menos de um parágrafo.
O que vemos aqui é um homem inseguro, com problemas de gagueira desde a infância, colocado contra a parede por amigos e a família, para que o problema fosse resolvido de uma vez por todas. Se a gagueira já não fosse problema suficiente, o fato de pertencer a família real britânica acrescenta outra dimensão ao fato. Quando procurou Lionel Logue, George não imaginava que seria rei, afinal, ele tinha um irmão mais velho, que encantado com uma mulher divorciada norte-americana, resolve abdicar do trono para ficar com seu grande amor.
O livro fala dos acontecimentos históricos que permearam o periodo, focando na relação de trabalho e amizade que surgiu entre o rei e seu terapeuta de fala. Para muitos pode soar com uma "babação de ovo" para com a Coroa Britânica, mas para mim, fala da honra que um homem sentiu ao poder ajudar aquele a quem ele considerava seu soberano. Recomendo.

Gabriel.Jantsch 13/10/2013

Algo a Caráter de Rei
"O Discurso do Rei" é um livro o qual foi realmente instigante para mim. Nele é relatada a história de "Berti" um membro da família real que enfrenta terríveis problemas de fala e que já sem esperanças encontra com Logue, um terapeuta da fala que o ajuda com seu problema, tornando-se assim peça fundamental na vida do futuro rei.
Não só a história do livro que é verdadeira, como todos os detalhes nele contido, são colocados impressionantemente para formar algo realmente "descente".
Lendo, pode-se notar que os autores realmente se empenharam em escrevê-lo, deixando parecer toda uma pesquisa e coleta de dados por trás da obra. Algo grande que me impressionou.
Em certas partes o livro chega a ser monótono, mas não mais que o filme que é deveras "chato". Mas lendo-o fui instigado a cada página para conhecer mais de toda a trajetória do rei Jorge VI (Berti)desde sua infância, seu encontro com Logue, até sua morte. Recebendo detalhes de sua vida e relações a cada parte.

Minha satisfação com o livro foi certa.
Marcelle 13/10/2013minha estante
Fiquei curiosa para ler, me empresta? hehe :)

Patricia 22/03/2011

Narrativa sofrível. Não vejo nenhum outro propósito desse livro além de aproveitar a onda do filme a faturar alguns trocados.

Logo de início Mark Logue afirma que teve a idéia de escrever o livro depois que foi procurado pelos produtores do filme. Enquanto revirava caixas e gavetas, levantando uma nuvem de pó, Logue, o neto, teve a idéia de ele escrever um livro.

Com, segundo ele, o objetivo de contar mais sobre a história de seu avô do que o roteiro do filme pretendia. Certo, nada mais justo.

Mas não é isso que acontece!

Fora um breve histórico de Logue na Austrália e a viagem para o Reino unido, o livro nada acrescenta ao que o filme conta, e pior, é extremamente repetitivo e cansativo.

O filme, pelo forte apelo fotográfico, ainda consegue disfarçar, mas no livro é clara a falta de fontes disponíveis para pesquisa: somente as cartas e o diário, fora o registro histórico para ambientação, é claro.

Mark Logue, por não ter experiência na escrita, teve ajuda de Conradi, um jornalista e pesquisador nessa empreitada.

Juntando tudo isso, o resultado é muito claro: um relato extremamente sentimental, com tentativas de floreio, como para exaltar a história "mero sudito servindo à realeza". Além de um bla bla bla incansável, que depois de metade da leitura descorrida, fica muito claro: não se tem conteúdo suficiente para escrever uma história interessante. Simples assim.

E a frase de efeito na capa da edição? Por favor, mesmo quando eu ainda não tinha aberto o livro ela já havia me parecido desmesurada.
Mayra Dias 05/04/2011minha estante
Desanimei total agora. hahaha

Patricia 06/04/2011minha estante
olha... como ja deves ter percebido, eu sou praticamente voto vencido. varias pessoas gostaram. então de repente tu goste tbm né. mas eu realmente achei sofrível.

Jeane 29/05/2012minha estante
Concordo com você, Patricia. O livro é raso, chato e também acho pretensioso o subtitulo.O neto Mark Logue só quis pegar carona no sucesso do filme.Só dei duas estrelas por causa das pinceladas de informação sobre 2a. Guerra Mundial ...

Mah Mac Dowell 07/06/2021

Interessante
Depois de assistir a série The Crown comecei a me interessar muito pela história da monarquia britânica e pela Rainha Elizabeth. Esse livro, por relatar uma história real do rei George VI, pai da rainha Elizabeth, torna-se super interessante, ainda mais por apresentar fatos que ocorrem em um período anterior à série.
Para quem também se interessa pela temática, é uma ótima pedida.

Ennio 09/03/2014

Deus salve o rei... Mas qual rei?
Inicialmente descrito como o relato das dificuldades do soberano George VI concernente à comunicação, O discurso do rei ultrapassa os limites de um relato pessoal e ganha ares de livro histórico. Relata desta forma, o panorama social no qual estava inserida a Europa - sobretudo a Inglaterra -, no período entre as duas Guerras Mundiais; todavia, é a relação estabelecida entre Lionel Logue e o até então duque de York,que permeia toda a obra.

Relação esta, travada inicialmente para possibilitar ao duque certa desenvoltura em seus discursos; pois como era de conhecimento geral, Bertie "sofria de problemas da fala". Tal dificuldade é acentuada com a morte do rei George V e a abdicação do trono,em menos de 1 ano, do soberano Edward VIII.

Portanto, sendo o próximo na linha de sucessão, Bertie teria de enfrentar seus "fantasmas" pessoais e deixar de lado a timidez e a gagueira (algo inadmissível a um rei). E é aí que se torna mais intensa a relação entre o ex-duque e Logue. Paciente e terapeuta tornam-se cada vez mais próximos e mantêm contato, sobretudo por cartas, até a morte da Sua Majestade, ocorrida em 1952.

Este livro tem importância tanto histórica quanto descritiva, pois narra os bastidores de um dos momentos mais tensos pelo qual passou a Inglaterra.

Izabela 04/12/2021

Uma lição!
A história de vida deste rei me ajudou a superar minhas dificuldades de falar em público, de lidar com situações de exposição de una forma mais leve. Humanizar as pessoas, sejam quem for, nos faz melhor nos faz sentir melhor, fora o exemplo de vida em si.
Tem algumas dicas do médico Tb, sobre a vida dele, e o quanto esse homem foi importante... foi tanto quanto o próprio rei.

Elaine.Cristine 17/12/2020

Interessante
Livro sobre a biografia de um rei inglês que sofria com insegurança e gagueira. E com a ajuda de Lionel Logue conseguiu superar seus problemas e exercer com segurança a liderança que lhe era esperada. Lionel foi persistente e estudou técnicas e conseguiu fazer progressos que médicos não tinham conseguido. Serve como inspiração tanto a historia do rei George VI como a de Lionel.

Jojo Cristine 28/09/2020

Eu amo livros que me trazem lembranças de outros que ja li, de filme que assisti. E o discurso do rei além de ser uma história real e fabulosa, conta uma época trágica para muitos.

Andressa 24/05/2020

Surpreendente
Eu achei o livro muito bom! A leitura é super prazerosa, e expõe uma visão diferente sobre a Segunda Guerra Mundial que considero interessante conhecer.

Cris 03/09/2014

O filme é melhor....
Na minha opinião, este é um dos raros casos em que o filme é melhor do que o livro. Fiquei encantada quando assisti o filme, e esperava que o livro fosse tão emocionante quanto.O livro não é ruim, mas a leitura é um pouco monótona. Só recomendo pra quem realmente gosta de história, o livro fala sobre alguns períodos históricos importantes como a
Primeira e Segunda Guerras Mundiais.
Rosane. 01/08/2019minha estante
O livro nao eh uma copia do filme, simplesmente.

Karol Cremonini 17/04/2017

O discurso do Rei
Eu sou louca por história mundial, principalmente os assuntos que envolvem as Duas Grandes Guerras. E também sou apaixonada pela Família Real Britânica. Juntando os dois assuntos, eu fico no paraíso.

Temos aqui a história verídica de como foi para Albert, então Duque de York, superar sua gagueira, ao se ver obrigado a assumir o trono da Inglaterra e se tornar o Rei George VI (pai da atual Rainha Elizabeth II).

Desde pequeno Albert apresentava problemas na fala; não conseguia se comunicar com clareza e coesão em situações normais e muito menos quando estava sob pressão. Após muitos tratamentos inúteis ele havia praticamente desistido de tentar melhorar.

E foi assim que os caminhos do futuro Rei e de Lionel Logue, se cruzaram. Logue era um tipo de terapeuta da fala e sua ajuda foi fundamental para suavizar os problemas de fala do Rei, que passou por muitas provações, afinal, assumiu a Coroa em uma época de guerra (a Segunda, no caso) logo os discursos eram constantes.

No livro vemos a relação dos dois, que começou de forma profissional, mas evoluiu para uma sólida amizade entre um plebeu e seu Rei. Percebemos nos relatos os esforços de ambos para conseguir o melhor resultado possível.

A leitura é rápida e fluida, e pra quem gosta de história está muito mais que recomendada.

Há também uma adaptação cinematográfica, onde as atuações são impecáveis e que inclusive ganhou 4 Oscars, sendo o de melhor filme, melhor ator, melhor diretor e melhor roteiro adaptado, ou seja, IMPERDÍVEL.

Recomendo o livro e o filme. ?

1 | 2 | 3 | 4