Estórias de quem gosta de ensinar

Estórias de quem gosta de ensinar Rubem Alves

Resenhas - Estórias de quem gosta de ensinar

Emi 05/04/2020

Um livro bom com uma temática importante. Parece um conjunto de ensaios, portanto ideias parecem se repetir..até o final ficou um pouco maçante. Mas algumas coisas são tão assertivas e importantes que dá vontade de discursar pro mundo.
Senti muita afinidade com as ideias do autor.. quase 20 anos depois e parece que não mudamos muito.. o amor tem sido deixado de escanteio no processo ensino-aprendizagem.

Romeu Felix 13/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
I. Resumo da história

"Estórias de quem gosta de ensinar" é uma coletânea de ensaios escritos por Rubem Alves sobre a educação.
Os ensaios apresentam uma visão humanista e reflexiva da educação, abordando questões como o papel do professor, o significado da aprendizagem e a importância da emoção na educação.
O livro é uma homenagem aos professores e à educação, e convida o leitor a refletir sobre a importância da educação e do ensino para a vida das pessoas.
II. Tema central

O tema central do livro é a educação e o papel do professor na formação das pessoas.
Outros temas importantes incluem a importância da emoção e da criatividade na educação, a necessidade de uma abordagem humanista e a importância da educação para a construção de uma sociedade mais justa.
III. Estilo e escrita

A escrita de Rubem Alves é poética e reflexiva, e seus ensaios são cheios de metáforas e exemplos poderosos que ilustram seus pontos de vista sobre a educação.
O livro é escrito de uma forma acessível e envolvente, convidando o leitor a refletir sobre questões importantes relacionadas à educação.
IV. Conclusão

"Estórias de quem gosta de ensinar" é uma leitura obrigatória para todos os professores, estudantes e interessados na educação.
O livro oferece uma visão humanista e reflexiva da educação e é uma homenagem aos professores e ao seu papel fundamental na formação das pessoas.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Raquel Lima 09/03/2009

Deixo aos que forem ler, um trecho do livro, sobre Nietzsche: " Pensamento, pequena razão, instrumento e brinquedo da grande razão, o corpo". Nada melhor para enriquecer o pensamento sobre Educação ler Rubem Alves.Recomendo.

Volnei 04/10/2018

Estórias de quem gosta de ensinar
Este é apenas um livro de histórias para aqueles que gostam e tem prazer em ensinar

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Juli 05/02/2023

Interessantíssimo
? Ao começar meus estudos
me agradou tanto o passo inicial
a simples conscientização dos fatos,
as formas, o poder de movimento, o mais pequeno inseto ou animal
os sentidos, o dom de ver, o amor.
o passo inicial, torno a dizer
me assustou tanto,
e me agradou tanto
que não foi fácil para mim passar
e não fácil seguir adiante
pois eu teria querido ficar ali
flanando o tempo todo
cantando aquilo
em cânticos extasiados ?
- Walt Whitman

Que delícia foi ler esse livro. Mesmo ele falando mais sobre adolescentes pude aproveitar bem e entender um pouco mais sobre os motivos que me levaram a minha escolha. Super recomendado!

sabren 10/02/2023

No mínimo, incrível. todas as estórias e divagações por mais bobas que pareçam, a princípio, carregam um fundo crítico e analítico do ensino escolar brasileiro e também do fazer científico. é impossível ler e não ficar refletindo, além de conseguir enxergar muito do que foi escrito na realidade atual.