Sabriel

Sabriel Garth Nix

Resenhas - Sabriel - A Missão da Guerreira

Desi Gusson 13/01/2012

E se?
E se Harry Potter lutasse de armadura? E se Harry Potter usasse sinos, não uma varinha? E se Harry Potter lidasse com Mortos? E se Harry Potter fosse uma garota?

Eu não enlouqueci de vez, sério. E meu mundo não se resume a Harry Potter, juro. Tem LoR também.

Mas Sabriel simplesmente foi se tornando muito parecido com HP, de uma forma completamente positiva e livre de plágios.

Nunca vi nada do Garth Nix, sei que ele tem outras séries, mas faltou algo que me chamasse a atenção. Sabriel logo entrou para a minha lista de must have quando li sua contra-capa, escandalosamente curta, e descobri que se tratava da minha combinação preferida: garotas badass+espadas+magia.

Quando Sabriel sai da segurança do Colégio Wyverley, ela realmente não quer pensar muito no que está por vir. As possibilidades são ruins ou muito ruins. Seu pai está desaparecido em algum lugar da Morte, o que pode significar estar apenas aprisionado (o que é péssimo já que Abhorsen é o maior necromante e Mago da Ordem do Reino Antigo plus Terra dos Ancestrais) por algum dos Mortos Maiores, ou ele pode estar morto.

Apesar de já ter lido todo o Livro dos Mortos e ter tido aulas particulares com seu pai sobre a necromancia, Sabriel sabe o quanto está despreparada para tudo aquilo. Ela tem um conhecimento básico de Magia da Ordem e se vira muito bem com uma espada em punho, mas não manja absolutamente nada sobre O Reino Antigo. Aliás, ela só percebe o tamanho da enrascada em que está se metendo quando vai cruzar o Muro, e descobre que Abhorsen não é um nome, e sim um título. É a pessoa responsável por botar os mortos para dormir, de novo.

Com todo o peso da responsabilidade de Abhorsen nas costas, Sabriel se aventura por terra, água e ar atrás de seu pai, e de quebra, aprende a correr mais rápido que os mortos.

Em sua jornada ela é auxiliada por Mogget, o melhor personagem do livro sem esforço algum. Afinal de contas ele é um gato falante.

Tudo bem, a forma de gato é na verdade a prisão de um poderoso espirito da Magia Livre, que, sem poder ser destruído, foi forçado a servir o Abhorsen de cada geração eternamente. Ele é folgado e misterioso como só um gato pode ser, e por vezes até demonstra se preocupar genuinamente com Sabriel. Mas ao longo da narrativa, fui jogada em dúvidas sobre seu caráter várias vezes.

Quem também acompanha nossa heroína é a figura de proa mais sensual dos últimos 200 anos. Pedra de Toque, um ex-integrante da Guarda Real, fora encerrado ali dois séculos antes, logo após a última rainha ser assassinada. Na sua eterna vergonha por ter falhado no dever, Pedra de Toque abdicou de seu verdadeiro nome e se tornou espadachim juramentado de Sabriel, mesmo a garota não gostando nem um pouco da ideia.

Uma das coisas mais bacanas do livro, além da parte de juntar a tecnologia e a magia, foi o medinho que deu. Quero dizer, gente, os mortos se levantaram! Mesmo os espíritos malignos mais fortes e incorpóreos precisam de ajudantes, peões mesmo, para fazer o trabalho sujo. E lá vamos nós novamente, encarar aquele mar de gente apodrecida

Sem contar os Mordauts

O Thralk

As Sombras

Ou os Mordentes.

Em suma, é um livro mais do que recomendado. Talvez ele peque pelo excesso de descrições, eu enjoo fácil de cenas gigantes e muito detalhadas, mas concordo que às vezes elas são indispensáveis.

O fim do livro vai lembrar a qualquer um que tenha lido, ou só visto o filme, Harry Potter. E vai te fazer pensar nas várias coisas semelhantes na estrutura dos dois não, não vou falar. Quero que você leia, pois vale muito a pena!

Simplesmente não vejo a hora de ler Lirael, continuação da série O Reino Antigo.

Para ver essa e outras resenhas mais detalhadamente, acesse:
desigusson.wordpress.com

potranca 21/05/2021

Triste!! ?
Livro bom pra quem está começando na leitura e principalmente no universo da fantasia, recomendo para crianças e adolescentes. Quem já leu algumas coisas do gênero creio que, assim como eu, não vai curtir muito!

A história é interessante, o desenrolar e as aventuras de Sabriel são até que legais. O livro tinha tudo pra ser perfeito!! Porém, achei tudo muito superficial, apesar de interessante. As explicações do "porquê isso tá acontecendo" praticamente não existem e se aparecem são resumidas quase em frases. Tem sim alguns bons esclarecimentos sobre o "porquê" das coisas, mas achei que foram em raros momentos.

Simplesmente eu não entendi como a magia da carta funciona!! Eu sei que é um mundo fictício que não necessariamente o autor tinha que explicar, mas achei que ficou confuso em grade parte dos momentos.

O último ponto que não me agradou foi o final, não faz sentidooo! De onde surgiu um dos elementos chave na batalha, pra mim parece que surgiu do nada!

Sei que tem outros livros que dão continuação ao mundo, mas, infelizmente, no momento sem chances de eu continuar a ler.

Nathi 19/07/2021

Estranhamente muito muito bom!!!
Em um mundo dividido entre a modernidade e a magia, uma garota chamada Sabriel se vê obrigada a retornar ao Reino Antigo, o lugar em que nasceu e viveu antes de ser enviada para o outro lado do muro para ficar segura. Após o desaparecimento de seu pai envolta de um mistério, Sabriel percebe que terá que enfrentar os seus medos e colocar em prática o que aprendeu ao longo dos anos sobre necromancia e a magia da ordem. Nessa aventura ela conta com a ajuda de Mogget, uma criatura poderosa aprisionada no corpo de um gato, e de Pedra de Toque, um guarda que ficou duzentos anos como uma figura de madeira até ser libertado por Sabriel.

O universo presente nessa história é diferente de tudo o que já tinha lido, principalmente na parte da nossa protagonista ser uma necromante, ou seja, ter o poder de trazer de volta a vida os mortos ou fazê-los descansar eternamente. No começo foi difícil engajar na leitura por ser algo bem diferente mesmo, mas depois fiquei ansiosa para saber um pouco mais sobre o que estava acontecendo. Os personagens são cativantes e a protagonista inteligente e madura, juntando com um ambiente envolto em magia e mistério faz com que esse livro seja irresistível para quem gosta de fantasia.

Sem dúvida esse é um livro que me ganhou totalmente. Fiquei quase dois anos com ele na prateleira achando que não seria grande coisa e me surpreendi muito. O bom é que descobri que tem sequência, afinal com o final que teve seria impossível não ter!

Gleicy | @gleicymonjardim 08/07/2020

Recomendo a leitura, pois acho que cada pessoa tem uma versão diferente para os livros lidos. Com Sabriel não é diferente, é importante que a pessoa leia e tire suas próprias conclusões. Achei que como primeiro livro de um trilogia a história pudesse ter um pouco mais de explicações sobre os mundos. Sobre a vida de Abhorsen que é o cargo que ela precisará ocupar por força maior. Senti que algumas partes foram um pouco mais enroladas, contudo para o meio do livro e quando vai chegando na conclusão, simplesmente tudo é jogado de qualquer forma para o leitor que fica com mais dúvida do que entendimento.

Yasmin 02/09/2012

Simplesmente Excelente

Descobri essa série logo que comecei aqui no blog. Lembro que a editora estava lançando o livro dois na época e me interessei em procurar o primeiro. As capas da trilogia são lindas e a sinopse me conquistou de vez. Foi com um pouco de sorte que encontrei o livro baratíssimo em maio. Fiquei muito feliz. A história de Garth Nix envereda por um lado diferente na fantasia. Mais maduro e muito criativo. Um reino dividido, personagens ricos e uma narrativa excelente. Lembrando que o livro foi publicado na Austrália em 1995, ou seja, antecede essa febre de fantasia dos últimos anos.

Na história existem dois reinos. A terra dos Ancestrais, onde impera a modernidade e a tecnologia avança. E o reino Antigo, um lugar semelhante ao nosso século XVI, XVII. Esses dois hemisférios são separados por uma grande muralha e faz muitos séculos que a magia da Ordem já não é mais a mesma. Muito poucos nascem com o sinal da magia e menos ainda são treinados para se tornar magos. No reino Antigo ainda existe a magia Livre, uma espécie proibida e perigosa de magia. Que mexe com seres das trevas, mortos, necromantes e espíritos animalescos. Existem seis grandes pedras espalhadas pelo reino Antigo, que representam os seis grandes poderes da magia da Ordem. Um deles é representado pelos Abhorsens. Poderosos necromantes, possuidores da magia da Ordem, que trabalham para limpar o reino Antigo, mantendo os mortos em seu lugar, conduzindo-os de volta a morte quando insistem em vagar, além de prender seres maléficos e grandes mortos. O título de Abhorsen é passado de geração em geração.

Sabriel é filha de um Abhorsen, que desde pequena estava destinada a ser a próxima Abhorsen. Prestes a fazer 16 anos Sabriel se assusta quando recebe um espírito mensageiro trazendo a espada e os sete sinos de seu pai. Ter enviado seus instrumentos só pode significar uma coisa: ou ele está morto ou foi aprisionado no reino da morte. Sabriel então parte para o reino Antigo. Precisa encontrar o corpo de seu pai. Vivo, para poder resgatá-lo ou morto, para ter certeza do que aconteceu. Sem saber aonde ir ou o que buscar ela recorre a ajudas inesperadas. A partir dessa premissa a história se desenvolve.

Uma introdução necessária. Sinto muito se ficou grande, mas garanto a você que vale a pena. A jornada de Sabriel através de um reino devastado é muito boa. Ao longo do caminho Sabriel começa a perceber os mortos se agitando. A narrativa de Garth Nix é fantástica. Repleta de elementos criativos o mundo criado pelo autor é rico, bem descrito, ora assustador, ora encantador. A trama instiga o leitor a seguir em frente sem pausas. A forma como Garth Nix construiu o mundo do livro é brilhante, tanto a história quanto a capacidade descritiva. Fantasia de primeira qualidade, no estilo mais clássico e inteligente do gênero. Não é atoa que a trilogia é respeitada e elogiada no meio, sendo colocada entre as grandes obras do gênero.

Os personagens são todos ótimos. Sabriel é o meu tipo de heroína e um dos motivos do livro ter entrado na minha lista de favoritos. Em sua companhia temos ainda Mogget, o gato que não é bem um gato, e Pedra de Toque, um personagem que não vou contar mais a respeito para não estragar as surpresas. Mogget é ótimo, sua ironia dá um tom a mais na história, cheio de um humor ácido e até perverso. Foi a companhia perfeita para Sabriel. Ele é tão ambíguo em certos momentos que passei mais da metade do livro desconfiada dele. Sabriel é ótima, foi muito bem concebida, com características que a tornam mais real e que conquista até o leitor mais chato.

O final foi surpreendente, tenso e emocionante na medida certa. Leitura rápida, gostosa e instigante. Estou curiosíssima para ler os próximos livros, mas vou ter que esperar por um bom preço. Esse eu consegui por menos de trinta. A edição da Rocco está ótima. Fonte agradável, marcação de capítulos bonita e capa linda. Os direitos de adaptação foram vendidos e pelo que o autor disse estou ansiosa para que o filme saia. Ele sempre disse que só ia vender se tivesse confiança de que fosse para ter um filme excelente. Recomendo para todos os fãs de fantasia mais tradicional e para aqueles que gostam de uma boa personagem. Um mundo único e criativo que vai conquistar você. Leiam! Até mais!

Abhorsen - Garth Nix
1- Sabriel: A Missão da Guerreira
2- Lirael: A Filha do Clayr
3- Abhorsen: A Última Esperança Para Vivos
4- Clariel: The Lost Abhorsen (Ainda não lançado)

Leia mais resenhas em:

Marcos 22/12/2012

LEIAM!
O mundo deste livro é dividido entre dois países e de maneira bem distinta um muro, a Terra dos Ancestrais onde a magia é muito fraca e comandada pela tecnologia. O outro lado é o Reino Antigo dominado pela magia. Magia esta dividida entre duas grandes categorias, magia da ordem e magia livre. Sabriel é filha de um poderoso mago da ordem, chamado de Abhorsen. Para deixa-la longe do perigo seu pai a leva para ser criada em um colégio na Terra dos Ancestrais. Desde o inicio fica bem claro que apesar de estar no Reino Antigo e quilômetros longe do colégio, pai e filha se comunicam quase que diariamente, tempo esse que ele ensina a ela todos os ensinamentos contidos no Livro dos Mortos.
Quando começa o livro fica claro que Sabriel terminou todos os ensinamentos referentes ao Livro dos Mortos e já o tem decorado. E neste mesmo momento entendemos pela primeira vez os ensinamentos que pai passa para filha. Abhorsen ensina a sua filha como entrar e "passear" pelo mundo dos mortos. Ou seja se alguém morreu recentemente ele ou ela podem usar sua magia para trazer a quem ou o que morreu das portas do outro mundo e se entendi direito sua função principal, impedir que os mortos façam a travessia para vida.
Bom Sabriel um dia recebe um enviado de seu pai, passando a ela todos os apetrechos que um necromante bom, precisa, a espada com símbolos da magia da ordem e sete sinos, cada um com funções especificas para atingir os mortos-vivos. Desesperada a filha faz a malas no colégio e viaja para o Reino Antigo para saber o que aconteceu com seu pai. No mundo antigo é perseguida por um Mordente, pelo visto um mega morto-vivo poderoso que quer matá-la. Ela foge e consegue chegar a casa de seu pai, onde conhece o melhor personagem do livro na minha opinião, Mogget um gato falante que diz a seguinte frase: "Bem vindo Abhorsen."
Sabriel foi um livro que me deixou interessado desde o inicio, mas não é um livro que prenda muito a atenção do leitor, pelo menos não prendeu no inicio Mas isso nada tira os créditos do bom livro que é. Ele é bem real no sentido que as coisas não vão simplesmente acontecendo para terem diversas emoções, os personagens param descansam conversam. Essa é uma quebra interessante que torna a leitura por vezes maçante, mas em outras ocasiões fascinantes, pois os diálogos são inteligentes e a relação de Sabriel e Mogget é interessantíssima.
Aos que não gostaram muito de saber que o livro de certa maneira tem uma maré mansa as vezes, saibam que o terço final é frenético.

Davi 21/10/2021

Interessante para iniciantes
Foi o livro que me introduziu ao mundo da leitura, na época não gostava de ler mas adorei esse livro, acho que é o famoso livro que qualquer um vai gostar.

Bart 02/08/2019

Sabriel - A Missão da Guerreira
*Garth Nix*
Qnd vi o nome do autor, que conheci à um bom tempo atrás lendo os livros da série de aventura "A Sétima Torre", foi o suficiente p/começar essa trilogia.
Sabriel (nome da protagonista), 1° livro da série conta a aventura em q elanse mete, num mundo divido por um muro q separa a Terra dos Ancestrais (lugar ligado à tecnologia e razão) do Reino Antigo (lugar de magia e seres sobrenaturais), e apenas uma pessoa pode cruzar e os portões p/Reino Antigo, o mago que é um "arrombado das estrelas" tem um título de Abhorsen, e Sabriel acaba achando o corpo dele, começando aí sua aventura (já tem spoiler de parentesco aí), p/trazer a alma do mago de volta p/corpo dele.
Livro massa, fazia mt tempo que eu não lia nada de Garth Nix e é legal ver que o cara escreve tão bem qnt antes!
Sabriel é uma necromante e ela vai lidar com os mais variados tipos de personagens. Muito massa!!
Ótima leitura!!

Jorge 08/03/2021

Realidade incomum...
... E o que apresenta a trama... numa região onde a magia mistura com a realidade. Não é difícil imaginar a situação devido à quantidade de detalhes descrito em cada momento.

Simplesmente fantástico...

Canalhalascivo 05/03/2022

Sensacional!
Nunca tinha lido algo nessa linha de necromancia e alta magia que não se prendesse apenas ao medieval. Foi uma surpresa muito gostosa descobrir esse mundo, eu amei a aventura, o modo como os sinos funcionam e até mesmo os necromantes.

Eu fiquei muito: meu Deus vamos limpar os mortos do reino! Quando o problema é bem maior que esse e espero que os outros livros respondam às pontas soltas. Eu só não dei cinco estrelas porque até 30% não conseguia me prender a história por ser uma leitura mais densa (pra mim que não tem costume de ler alta fantasia)

Jaciane.Cruz 07/01/2024

Não gostei muito? porém irei seguir lendo a série
A premissa sempre me pareceu interessante, o sistema de magia, a construção da personagem principal. E a história caminhou muito bem, até 80% do livro. Há um plot que em nada me agradou que impactou a construção e o amadurecimento de Sabriel, algo que não há como comprar. Sem falar no ?eu te amo? que surgiu do absoluto NADA! No mais, a história, o universo e o sistema de magia são interessantes e inovadores em muitos aspectos. Seguirei lendo a série pra ver se a construção dos persongens melhora.