A escravidão no Brasil

A escravidão no Brasil Jaime Pinsky

Resenhas - A escravidão no Brasil

Luiz Santiago 03/04/2024

Maravilhoso e necessário
Desmistifica essa mentira dos podcasts da extrema direita que quer fazer crer nos "bons tratos" ou "cuidado cordial" entre os racistas capitalistas escravocratas (elite da cana, café, etc) e os africanos escravizados.

[Plano Crítico]
planocritico.com
Annie Bitencourt 03/04/2024minha estante
Se ir mais fundo no período colonial no BR o impacto é gigante. Em história aprendi que extrema direita não estuda. Se estudasse não falariam tantas bobagens

Luiz Santiago 04/04/2024minha estante
Concordo plenamente!

Lerica 20/02/2024

Apesar de um resumo geral, esse livro traz questões essenciais para entendermos que a abolição não se deu pelos brancos, mas sim pelas mãos negras, que lutaram e resistiram à falta de liberdade imposta.

Bruno.Correia 25/10/2023

Razoável
É bem resumido, mas apresenta aspectos gerais sobre a escravidão bem interessantes. Pra quem é totalmente leigo, é um bom início de leitura, fala como que eram os tipos de castigos e vida de um escravizado no Brasil. Leitura muito fácil e rápida

echeysr 16/07/2023

A Escravidão No Brasil
É um livro curto, mas bem objetivo e ágil, não deixa de lado questões da história da escravidão no Brasil. Conta sobre o tráfico, o dia a dia dos escravos no trabalho, a vida sexual, e a resistência. Aqui é revelado o caráter cruel da escravidão e sua influência terrível na formação da nossa sociedade atual.

Anderson Menezes 22/04/2023

Lembrar do passado é não cometer erros futuros.
Estou revisando a história que já conhecia e nunca neguei e isso nos traz sequelas nos tempos atuais. O livro A Escravidão no Brasil, de Pinsky faz uma grande resumo do que foi a escravidão dos povos originários (os indígenas) e dos povos africados. Fazendo nos lembrar que são pessoas escravizadas pelo homem branco e toda sua crueldade em trazer, aprisionar e massacrar de forma humilhante e desumana pessoas que nasceram livres. Que nunca esquecamos nossas histórias.

Miguel 23/12/2022

Um breve panorama sobre a escravidão no Brasil
Livro curto, com linguagem acessível e bem referenciado. Ideal para estudantes de nível básico, pois as informações estão bem condensadas o que o torna um bom ponto de partida aos desejam se aprofundar nessa temática.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2022

É um texto objetivo e ágil, engajado e muito bem documentado, que não deixa de lado questões centrais da história da escravidão no Brasil.
O autor revisou cuidadosamente sua obra, incorporando o resultado de pesquisas mais recentes. Aqui podemos ler sobre o tráfico, a vida cotidiana dos escravos no trabalho e na senzala, a vida sexual e a resistência oferecida pelos negros contra a escravidão.
Pinsky não aceita, contudo, a ideia, defendida em certos trabalhos, de que a escravidão permitia relações harmoniosas entre senhores e escravos: ele revela o caráter cruel da escravidão e sua influência perversa na formação de nossa sociedade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788572441209

Marcos 31/08/2022

Apesar de ser um livros de apenas 100 páginas, ele consegue entregar o prometido.
O autor faz uma síntese bem elaborada trazendo informações e estatísticas realmente importantes.

Jon 16/07/2022

Boa imersão
Pinsky nos apresenta uma análise crítica e militante sobre a questão escravagista no Brasil, nos mostrando a sua indignação pessoal sobre a dura realidade daquele período. Faz uma análise pontual sobre os principais aspectos desse período e críticas aos pontos mais sensíveis nas discussões atuais.

Marcio 05/04/2022

O livro apesar de pequeno, nos dá uma boa apresentação deste terrível fato histórico, a escravidão no Brasil.

Marconi Moura 08/01/2022

6,5
É um pequeno livreto, de bolso, sobre o tema. É curto e um tanto superficial, mas agradável de ler e com informações interessantes.

Edmilson.Gomes 25/12/2021

Jaime Pinsky, falar alguns detalhes que desconhecemos, mas existe algo que esta muito presente na sociedade contemporânea a exclusão do negro, em
Lugares que era para esta presente, enfim recomendo sim para quem quer saber um pouco de história da sua própria história.
almeidalewis 25/12/2021minha estante
Gostei ??????

Paulo1378 17/07/2021

Um excelente livro para entender a sociedade escravocrata que ainda hoje manifesta sua herança maldita, que de forma estrutural ainda é bastante visível em nossa sociedade.