Perdas & ganhos

Perdas & ganhos Lya Luft

Resenhas - Perdas & Ganhos

Ruana 28/01/2024

Profundo!
Este é o segundo livro que leio de Lya Luft e mais uma vez saio encantada com a sua capacidade de tocar nos pontos cruciais de nossa existência! Lya realmente faz jus ao seu título de ?cientista dos sentimentos? no âmbito das relações humanas.

Perdas e Ganhos nada mais é do que um compilado de pensamentos da autora, sobre as perdas e ganhos do amadurecimento. São conhecimentos adquiridos por quem já viu, viveu, ouviu e observou muita coisa.

Nele nos entrega pequenas doses de seu entendimento pessoal sobre o que é viver, sobre família, relacionamentos, valor pessoal, medos, luto e amadurecimento. Um presente de uma mestra para nós jovens, que ainda estamos tentando encontrar o tom da nossa vida.

?Somos no mínimo co-responsáveis pelo que fazemos com a bagagem que nos deram para esse trajeto entre nascer e morrer. Carregamos muito peso inútil. Largamos no caminho objetos que poderiam ser preciosos e recolhemos inutilidades.? - Perdas e Ganhos, Lya Luft.

Eliane406 17/01/2024

Perdida
"Mas é assim mesmo, a gente não se entende. Somos todos uns pobres-diabos, todos complicados, todos inseguros e infelizes: como passar algo de bom para os filhos?"
Não concordo.
Não acho que sejamos pobres-diabos, n que todos somos infelizes.
Somos complexos, isso sim: intrigantes, vulneráveis e passíveis de engano e erro. Somos também maravilhosas máquinas de afeto e ideias, de sonho, de produção da arte que transporta para além do trivial. Capazes de instaurar o mais simples cotidiano que dá segurança e aconchego.
Porém amor - como o desamor - é uma tarefa trabalhosa. Que nos produz e nos recria a cada hora. Uma personalidade é um jogo de armar de emoções enoveladas, com peças difíceis de ajustar.
Pág.67
*Estava firme no trabalho de ler um livro por semana, as vezes quando sigo meu método eu consigo.

Isabelly.Godoy 08/01/2024

Uma conversa com alguém mais experiente
Esse foi o primeiro livro de Lya que li e gostei bastante. Gosto como os textos são curtos mas com temas que se conectam, torna a leitura bastante fluida.

Apesar de uma passagem ou outra eu ter discordado da autora, entendo que são as consequências de se escrever algo tão pessoal.

Estou em um momento da vida (os 20 e poucos anos) em que tudo é bastante confuso e é fácil sentir-se perdida, sentir que estou ficando pra trás e que já deveria ter feito muito mais, porém, lendo os conselhos e vivências de alguém que já passou por essa e outras fases da vida, as coisas tomam uma outra perspectiva. Ainda há muito mais pela frente.

Andressa Klemberg 03/01/2024

Reflexões, não ficção
É um livro que nos pede para refletirmos sobre nossas vidas. Lya Luft traz reflexões sobre as perdas e ganhos da vida, sobre assumirmos nossa verdadeira identidade e essência e sobre envelhecermos com qualidade e aceitação. Sobre ver sua beleza e oportunidade em todos os momentos da vida, aprendendo a sermos nós mesmos e a explorar a vida.

Lea.0 03/01/2024

?A morte torna a vida tão importante.?
Meu primeiro contato com Lya Luft e sem enrolações, ela é definitivamente minha escritora favorita.

O sentimento que tive foi de que ela, há anos atrás, antes mesmo de eu nascer, conseguiu escrever e tornar em palavras tudo que sinto sobre o mundo e a vida hoje em dia. Eu nunca me conectei tanto com uma leitura a ponto de me identificar com cada traço escrito.

Não tenho palavras para descrever a genialidade e a espiritualidade dessa mulher, é algo surreal. Ela consegue nos tranquilizar sobre tantas coisas, até sobre não estar tranquilo.

Gabriela.Griep 20/12/2023

Um livro necessário
Muita reflexão e tapas na cara. Perfeito pra ser relido em várias épocas da vida! Amei e amo Lya Luft

@jaquepoesia 16/12/2023

Pra reler a vida toda!
• Perdas e Ganhos
• Lya Luft
• Editora Record @editorarecord
• Ano da edição: 2023 - 176 páginas

🍂"Tive perdas, e se multiplicaram com o passar do tempo. Tive ganhos, num saldo que não me faz sentir injustiçada."

Eu era uma adolescente quando li essa obra em uma edição anterior, em meados de 2004, e agora tenho em mãos a edição comemorativa de 20 anos, com o prefácio de Fabrício Carpinejar. E agora que reli me parece um outro livro (provavelmente porque eu sou outra), mas há algo em sua essência, algo que me impactou antes e impacta ainda mais agora. E sim, é claro que estou falando dos dramas existências, aqui tão bem expostos e questionados.

Lya Luft nos leva a pensar sobre a esperança, sobre a tristeza, sobre a dor e a alegria, sobre a vida e morte, sobre as grandezas da vida e as suas minúcias, e inquietos percorremos atentos(as) suas palavras, buscando mais que respostas, as perguntas certas.
A obra se inicia com um discurso da autora, deixando claro que a obra não se trata de um romance, nem de "ensaios", deixando em aberto para o leitor(a) decidir o gênero literário ao qual sua obra poderia repousar

💬 Matrimônio, filhos, infância, liberdade, escolhas, amadurecimento, uma poesia, uma fábula, uma opnião, uma lembrança, Lya nos entrega sua experiência embalada na crueza da vida, nos levando a refletir sobre a incerteza de tudo, nos levando a enxergar o quanto a vida é feita de perdas e também de ganhos.

🍂" O que escrevo aqui não são simples devaneios. Sou uma mulher do meu tempo e dele quero dar testemunho do jeito que posso: soltando minhas fantasias ou escrevendo sobre a dor e a perplexidade, contradição e grandeza; sobre doença e morte."

🍂O que escrevo nasce de meu próprio amadurecimento, um trajeto de altos e baixos, pontos luminosos e zonas de sombra. Nesse curso entendi que a vida não tece apenas uma teia de perdas, mas nos proporciona uma sucessão de ganhos. O equilíbrio da balança depende muito do que soubermos e quisermos enxergar."

💬 É desses livros que vou seguir relendo! 🧡

haylla.with.an.h 03/12/2023

Deveria ser mais conhecida
Infelizmente eu conheci a autora há pouco tempo, inclusive logo depois do seu falecimento. Mas, antes tarde do que nunca...

A escrita de Lya Luft é incrível, sensível e poética. Esse é o segundo que leio dela, e confesso que gostei e me identifiquei um pouco menos.

Porém, a sensação de encanto foi a mesma. O jeito que ela tem com as palavras, o modo como descreve sentimentos e pensamentos, a delicadeza que fala de temas difíceis.

Recomendo para todos e acredito que quem gosta de Clarice Lispector, também vai gostar dela.

Regiane.Consulin 22/11/2023

Diário da vida.
Me senti lendo o diário da autora, como se ela estivesse me contando suas dúvidas, incertezas e histórias. Me senti próxima, como se a acompanhasse por todos esses caminhos.

loh.miquelanti 16/10/2023

?Para isso precisei abrir em mim um espaço onde abrigar as coisas positivas, e desejei que fosse maior do que o local onde inevitavelmente eu armazenaria as ruins.?
? Com uma forma extremamente sensível, Lya Luft faz uma reflexão sobre a vida, morte, solidão, maternidade, maturidade e faz isso de uma forma tão única, que é difícil falar sobre essa leitura sem se emocionar. Lya nos relata memórias e faz reflexões tão bonitas de si, dos outros? ela mesma se diz como uma mulher esperançosa, e a analogia que ela faz entre as perdas e os ganhos da vida, faz dessa leitura uma sessão de terapia, como se com os traumas da autora, nós leitores revisitássemos os traumas mais profundos da nossa psique, aqueles escondidos?Sabe quando o terapeuta fala algo extremamente profundo, e tu pensa: ?meu Deus, é isso!? Lya me despertou exatamente isso, em vários momentos desse livro. E é o tipo de leitura, que quero reler sempre que puder e pra como ela mesma diz ?concluir que o tempo passa mas as emoções humanas não mudam, revelando que é preciso reaprender o que é ser feliz.?

{?} ?Sempre me disseram que eu era feia? e me convenci de que não merecia ser apreciada, ser escolhida ? em resumo, ser feliz.? {?}

?uma curiosidade que li, é que a atriz Nicette Bruno fez um monólogo do livro, pouco tempo depois de perder seu esposo, o também ator Paulo Goulart (eles eram lindos juntos!!) e que a escrita de Lya, foi extremamente essencial pra ela saber lidar com essa perda. Dito isso, vale muitíssimo a pena ler e reler.

Tatiane495 07/10/2023

Reflexivo
O livro traz reflexões sobre a vida e caminhos para viver bem e melhor. Não é um livro de autoajuda, e sim crônicas da autora que inicia seu processo de encontro com a maturidade que os anos lhe trouxeram.

Em certas páginas, ela discorre sobre a chegada da velhice, o que serve de uma perspectiva otimista a quem está longe de chegar lá, mas que gostaria de poder saborear a melhor idade de forma plena e lúcida.

Cilene 20/09/2023

A jornada interior de perdas e ganhos.
Neste livro, a autora tece uma narrativa poética e reflexiva sobre as complexidades da vida, explorando temas como perdas, ganhos, amor, solidão e a busca constante pelo sentido da existência.
É um livro que nos desafia a refletir sobre a nossa própria jornada de vida. É um convite para explorar nossas emoções, nossos medos e nossas esperanças. A autora nos mostra que a vida é uma aventura repleta de altos e baixos, e que é através dessas experiências que construímos nossa identidade e encontramos significado.

Stephanie214 17/09/2023

Sobre as perdas e ganhos da vida
A autora escreveu esse livro para falar sobre sentimentos que fazem parte da vida dos adultos como: criação dos filhos, casamento, amadurecimento, velhice, regras impostas pela sociedade, lidar com as opiniões alheias, experiência de vida, mudar o rumo de sua vida em qualquer idade, luto e vida.
Esse livro faz refletir sobre como a sociedade enxerga a juventude como sendo o momento de alegrias e realizações mais enxerga a velhice como se a vida tivesse acabado e já é tarde demais para fazer qualquer coisa.
Ela usa sua experiência para mostrar que há vida na maturidade, ela lançou seu primeiro livro aos 40 anos, se divorciou e se casou novamente aos 46 anos, deu palestras, escreveu vários livros e continuou tendo vários planos para o seu futuro, o fato dela estar mais velha não a impediu de ter sonhos e realizações na vida.
Deveríamos enxergar que todas as fases da vida são importantes sem desmerecer nenhuma delas, que são todas tem sua importância para a nossa evolução e para obter conhecimento e sabedoria.
Não é atoa que esse é um dos livros mais famosos da autora porque é excelente.

beu!! 17/09/2023

Envelhecer não é definhar e sim aflorar
"Perdas & Ganhos" é considerado um dos livros de maior sucesso da escritora, e antes de ler eu não entendia o motivo, afinal, nas primeiras páginas, na qual ela relata a busca incessante de um tom para esta narrativa estava me parecendo que ela estava mais perdida no livro e que não iria dar muito certo esta busca. No entanto, ao terminar a leitura, eu percebi que não era bem assim e que na verdade, ela achou não só um como vários. Principalmente a abordagem sobre a velhice e como isso vem de forma árdua (principalmente sobre as mulheres) que eu achei fenomenal, na qual ela relata que velhice não é entrar na amargura e sim tentar viver uma vida cheia de doçura com o conhecimento da vida, mesmo quando a maioria não pensa isso e cria obstáculos neste caminho.

Só não irei dar mais pois a minha experiência foi um pouco confusa devido que para ler este livro é necessário pelo menos um conhecimento prévio de quem é Lya Luft e alguns de seus contos, por a autora faz um jogo de metáforas interessante com os personagens, algo que não compreendi por completo pois não tive a oportunidade de iniciar suas obras de forma integral.

"Perdas & Ganhos" faz jus ao nome e mostra que as perdas não necessariamente são ruins, mas que se olhar da janela certa, você pode ver um mar de ganhos.

Valério 20/08/2023

Sobre a vida e a morte: um chamado ao presente
Com muita sabedoria, leveza e uma escrita saborosa, Lya traz reflexões sobre a existência, o que realmente deve ser valorizado e o que perdemos tempo.
Um tratado sobre o decorrer (melhor palavra que envelhecer).
Podemos ver o tempo passar e não nos entristecer. Ao contrário, celebrar e saborear cada, fase, com novas habilidades e limitações, ao invés de gastarmos nosso tempo com lamentações do passado e preocupações com o futuro.
Um chamado ao presente.
Coincidentemente, li ao mesmo tempo o livro "Talvez você deva conversar com alguém", um livro sobre uma terapeuta que precisou de terapia e, em dois de seus relatos sobre pacientes, traz situações análogas, uma mulher mais velha e sem perspectivas e esperanças sobre sua vida. E outra, moribunda, prestes a morrer jovem, celebrando e aproveitando cada momento.
Vale a gostosa leitura. Para se ler com calma.