Perdas & Ganhos

Perdas & Ganhos Lya Luft

Resenhas - Perdas & Ganhos

LorexCard 01/08/2022

Perda e Ganhos
Escritora brasileira que não é muito conhecida( pelo menos eu n conhecia) mas tem uma leitura muito reflexiva e parece que está conversando com o leitor. Esse livro aborda a visão que se tem de que a velhice é uma fase dolosa, sem vida. A autora mostra que a velhice não é sinonimo de perda de juventude e sim ganho de maturidade, e que isso é um processo natural da vida.
Além de tudo fala sobre a importância de aproveitar a vida em cada minimo detalhe. Gostei bastante.
Natty 02/05/2023minha estante
Vou ler agora!!??

LorexCard 03/05/2023minha estante
Espero que goste bastante ??

Luanweee 15/02/2020

O livro é ótimo para o desenvolvimento pessoal e a leitura é rápida, recomendo!!
Gina 06/01/2022minha estante
Livro maravilhoso,traz uma reflexão importante da arte de viver, valorizando cada momento,até os últimos minutos da nossa existência!

Gina 06/01/2022minha estante

Margô 14/02/2022minha estante
Eu só acho que as reflexões não absorvem as pessoas de baixa renda...A velhice é bem mais terrível para a maioria da população brasileira. Esperava mais sabedoria diante de um mundo real. Mas sem dúvida é uma linda narrativa!

Lea.0 03/01/2024

?A morte torna a vida tão importante.?
Meu primeiro contato com Lya Luft e sem enrolações, ela é definitivamente minha escritora favorita.

O sentimento que tive foi de que ela, há anos atrás, antes mesmo de eu nascer, conseguiu escrever e tornar em palavras tudo que sinto sobre o mundo e a vida hoje em dia. Eu nunca me conectei tanto com uma leitura a ponto de me identificar com cada traço escrito.

Não tenho palavras para descrever a genialidade e a espiritualidade dessa mulher, é algo surreal. Ela consegue nos tranquilizar sobre tantas coisas, até sobre não estar tranquilo.

Manu Abdulatif 01/02/2023

Diálogo com o leitor.
Eu não conhecia a autora, mas confesso que me apaixonei pela forma intimista dela escrever. Me senti numa conversa com alguém muito mais experiente que eu, falando sobre a vida e seus mistérios. A abordagem do livro ao longo dos capítulos, criando uma ordem cronológica facilita que quem está lendo se encontre nos momentos da vida citados.
Mesmo discordando de alguns pontos que ela levanta, a autora consegue se fazer entender por todos.
Achei necessária essa leitura e, com toda a certeza, é um livro que lerei novamente, em outro momento da minha vida. Aposto que, dependendo da fase da vida que se esteja, a leitura será completamente diferente.
Jaciclea 01/02/2023minha estante
Eu adoro os livros dela. Essa é um dos meus preferidos.

Manu Abdulatif 02/02/2023minha estante
Passei a adorar também. Aceito sugestões de mais livros dela para ler!!

Jaciclea 02/02/2023minha estante
" A casa inventada" é mais intimista ainda. Te convida a um encontro com seu eu interior. Cada cômodo da casa é como se fosse um compartimento do seu eu. Muito interessante e intenso.

Manu Abdulatif 02/02/2023minha estante
Vou procurar para ler. Muito obrigada pela dica!!

Alessandra.Laine 04/11/2022

Bom senso versus vida moderna
Estranho ... esse livro mais parece uma conversa entre amigos.

Eu achei que fosse um livro de poesia; ela está presente, mas não é o gênero escolhido para abordar o tema.

Qual é o tema mesmo ? Tudo e nada ao mesmo tempo; uma narrativa que me deixou na mente a seguinte pergunta : ?e se o óbvio não for for uma evidência pra todo mundo ??.

Cristiane.Cardoso 27/02/2022

A vida é feita de perdas e ganhos.
A vida é feita de perdas e ganhos, assim como nos mostra o título dessa obra de Lya Luft. A cor da capa nos sinaliza os dias cinzentos, dias de perdas, (inclusive perdemos a autora no final do ano) e foram muitas as perdas nesses dois anos de pandemia, o que despertou a minha vontade de ler esse livro. Graças a Deus não perdi pessoas muito próximas, mas além de perdemos muitos de nós seres humanos para esse vírus, perdemos nossa liberdade de movimento, de socialização, de convivência, afetando e muito a nossa saúde mental. E apesar de ler, procurando entender os ganhos que podemos ter após as perdas, não é bem o meu tipo de leitura preferido, auto-ajuda. Gosto de refletir sobre os diversos temas que nos são apresentados nos livros, mas prefiro quando eles estão presentes em narrativas. Esse é o primeiro livro que leio da Lya Luft, não prendeu a minha atenção, não deu vontade de ler outros. Sabe quando você se depara com um livro e não sente interesse em ler até o final? É muita receita pronta para problemas muito complexos.
Seria maravilhoso se conseguíssemos viver nossas vidas conforme refletimos com os livros de auto-ajuda. No real... Nem sempre é possível.

Indico para que gosta de auto-ajuda, traz várias reflexões importantes.

Cynthia Lia 20/09/2022

Ah que livro perfeito!!!
A leitura permite um outro olhar sobre q vida ao se deparar com questões da maturidade com certa leveza, sem se cobrar ou questionar tanto.

Apóllimes 18/11/2013

A velhice e o sentido da existência
Ela nos deixou subentendido que o livro sequer se aproxima do que é considerado autoajuda, já que o termo 'ensaio' exige uma "fundamentação teórica", negando o romance e a ficção. Também não considera sua obra um livro de ensinamentos, posicionando-se humilde ante ao leitor. Não obstante, com muita discrepância, ela os dá até a última página.

Teria sido uma experiência melhor para mim, como primeiro contato com a literatura da Lya Luft, se ela tivesse sido bastante clara quanto aos propósitos de escrever "Perdas & Ganhos".
Ela é sorridente demais para uma escritora do século XXI que critica convenções sociais acerca da família, sexo e outras relações. Parece ter vivido toda a sua vida sobre a varanda florida da classe média. Entretanto, algo é muito certo e sólido no que ela diz: jamais fomos modernos.

Agora eu preciso ser convencido a ler outros livros da Lya Luft.

Nat 04/11/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Conhecia a Lya Luft muito mais por seu nome e mesmo por traduções do que por sua obra em si. Por isso, quando comecei Perdas e Ganhos não tinha a menor expectativa. Ao passar das páginas, fui achando que fosse uma autoajuda. Mas, na verdade, é um livro muito delicado que fala do ato de envelhecer, de aceitar isso, e de coisas que ganhamos e perdemos com o tempo. Não sei se li na época certa da minha vida, mas é realmente uma escrita muito bonita.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

beu!! 17/09/2023

Envelhecer não é definhar e sim aflorar
"Perdas & Ganhos" é considerado um dos livros de maior sucesso da escritora, e antes de ler eu não entendia o motivo, afinal, nas primeiras páginas, na qual ela relata a busca incessante de um tom para esta narrativa estava me parecendo que ela estava mais perdida no livro e que não iria dar muito certo esta busca. No entanto, ao terminar a leitura, eu percebi que não era bem assim e que na verdade, ela achou não só um como vários. Principalmente a abordagem sobre a velhice e como isso vem de forma árdua (principalmente sobre as mulheres) que eu achei fenomenal, na qual ela relata que velhice não é entrar na amargura e sim tentar viver uma vida cheia de doçura com o conhecimento da vida, mesmo quando a maioria não pensa isso e cria obstáculos neste caminho.

Só não irei dar mais pois a minha experiência foi um pouco confusa devido que para ler este livro é necessário pelo menos um conhecimento prévio de quem é Lya Luft e alguns de seus contos, por a autora faz um jogo de metáforas interessante com os personagens, algo que não compreendi por completo pois não tive a oportunidade de iniciar suas obras de forma integral.

"Perdas & Ganhos" faz jus ao nome e mostra que as perdas não necessariamente são ruins, mas que se olhar da janela certa, você pode ver um mar de ganhos.

Margô 06/02/2022

Conhecendo Lia Luft.
Não tinha lido nenhuma obra da autora.
Mas também, não a via como uma desconhecida. De forma alguma.
Li alguns artigos...( Em uma dessas revistas semanais, veja, época, não lembro exatamente qual foi.)
Não posso dizer que achei o máximo, a leitura que desenvolvi, por conta das minhas escolhas literárias. Há uma distância gigante!
Decididamente, estes temas como maturidade, tempo, amor, velhice e luto, eu compreendo melhor e me toca muito mais profundamente em um contexto literário onde as personagens vivem estas fases na trajetória da narrativa.

É uma questão de gosto mesmo! ?
A escrita que acabei de realizar é fina, elegante, simples e bonita. Sim, sem dúvida.?
Percebe-se que a grande dama do livro perdas e ganhos, escreve para uma categoria de pessoas que tem uma vida financeira estável, e intelectual mais avançada do que a grande maioria da nossa população.
O envelhecer de um pobre, está bem fora da curva do envelhecimento que a autora nos apresenta. Assim como todos os temas abordados. Bem abordados por sinal, é um grande mérito...
Mas é uma obra seletiva, contudo não perde o seu valor reflexivo.
Não recomendaria para quem ganha um salário mínimo...rsss
Mas creio que justamente pela ausência de alguns elementos sócio-econômico e culturais, é que podemos promover uma discussão saudável, sobre as restrições que a leitura apresenta.
Ficou a boa impressão de que a vida é repleta de bençãos...em cada tempo, uma virtude.
Umas ações a gente perde, em outras a gente ganha...tudo no seu TEMPO .

Mariana.Schmall 24/08/2021

Auto ajuda
Aix auto ajuda eu não tenho muita paciência pra esses livros, nem sei porque os leio, enfim esse até que é legalzinho. Dá pra terminar de ler. Porque a maioria quando pego abandono.

Denise 03/08/2021

Lindo, lindo, lindo ???
Obra de arte em palavras. Lya Luft capta a essência da vida em sua maior simplicidade, ou simplifica a natureza de nossa complexidade? ? Livro de muita sensibilidade. A impressão é de que estamos tomando um café da tarde com ela e refletindo sobre as perdas e ganhos - ou seja, o movimento natural da vida. Um livro no qual nossas aflições são acolhidas por meios das palavras dessa grande autora. ?

Aline 02/08/2021

Reflexões
Traz algumas reflexões interessantes acerca da vida, mas, pelo menos para mim, não agregou muita coisa.
Margô 14/02/2022minha estante
Enfim, encontrei um comentário sensato...??