O Diário de um Mago

O Diário de um Mago Paulo Coelho

Resenhas - O Diário de um Mago

Bruno Mancini 07/04/2021

Quando li
Colocava Paulo Coelho como um dos melhores autores brasileiros.

Brenner 28/03/2021

Pra ser sincero não esperava que fosse tão puxado pra religião. Não tive uma apresentação previsão livro e isso pode ter sido algo ruim.

Clio 23/03/2021

Li esse livro ainda adolescente, aos doze anos. É claro que caí do cavalo com o título.

O Diário de um Mago traz a história da peregrinação de Paulo Coelho pelos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha. A rota é bem conhecida pelos devotos brasileiros e mesmo pelo pessoal do ciclismo que percorre basicamente o mesmo caminho.

O texto é uma mistura de diário de viagem com considerações místicas e pequenas passagens que variam entre fábulas e folclore. Como grande amigo de Raul Seixas, é fácil reconhecer citações e colaborações apresentadas no trabalho do cantor.

Esse livro da década de 90 precede a fama galopante do autor e a infâmia que adveio sua nomeação a Academia Brasileira de Letras. Então, não tem grandes aspirações literárias, mas é um bom entretenimento e certamente interessante para quem não conhece o roteiro supracitado ou o estilo do autor.

Arminda 20/03/2021

O diário de um mago
Sempre quis ler esse livro, tinha muitas expectativas, desde a adolescência coloquei como meta de leitura, porém não foi exatamente como eu esperava. Abandonei a leitura por vários dias e só consegui concluir com muito esforço. Não é um livro que pretendo reler.

Gigio 09/03/2021

Releitura
Li esse livro pela primeira vez ainda na adolescência. Na época foi uma leitura transformadora, muitas descobertas e o nascimento da vontade de fazer o caminho de Santiago. Mais de 20 anos se passaram e com os planos estão em vias de se tornarem realidade, resolvi reler.
Confesso que essa releitura foi um pouco decepcionante. Tem muita coisa boa? Tem sim, muita reflexão sobre desejos e batalhas, mas ficou faltando algo nesse livro e nessa história.
Talvez seja um daqueles casos de "imagine o seu final", que as vezes é bom, em outras, nem tanto.

Beatriz.Villanueva 24/02/2021

O sonhar dos adultos
A história em si tem picos mais interessantes e partes que são mais lentas, mesmo assim senti uma grande identificação com esse livro pela mensagem que ele trouxe para mim: não esquecer dos nossos sonhos e lutar pelo que nos faz feliz.
Também é muito interessante conhecer o caminho da Compostela através das palavras de Paulo.

Danilo Neiva 18/02/2021

Mais um do Paulo Coelho pra conta
Eu sempre começo com uma expectativa gigante os livros do Paulo e eles são sempre surpreendentes e conversa diretamente com você através dos relatos. Anotei diversas passagens pra sempre me ajudarem. Super recomendo!

Areboucas 13/02/2021

Nada demais
Definitivamente Paulo coelho não é meu autor favorito. Não achei o livro empolgante, achei bem mais ou menos.

Jessy 08/02/2021

+ um para reler um dia
Mais um livro de Paulo Coelho que assim como Brida nos deixa fascinados por esse lado espiritual que carregamos
No começo estava difícil me conectar com o e acabei tendo mais afeição apartir das páginas 40-50( o que foi diferente com a minha experiência em Brida, que desde o começo não conseguia largar o livro)
Um livro que nos deixa com um outro olhar sobre nossas vidas, e que concerteza quando eu achar que talvez a vida esteja muito sem graça, irei reler para me lembrar de que eu deveria agradecer só pelo fato de estar vivendo uma experiência como essa

Fernanda.Lamb 02/02/2021

e eu que não gosto de nada relacionado a religiosidade me vi encantada por cada página desse livro e torcendo para que Paulo tenha de fato vivido tudo aquilo - que eu não acredito ser possível mas que fico feliz em saber que outros acreditam.

Ananda.RevorAdo 23/01/2021

A necessidade de encarar o Bom Combate
Pessoalmente, esse foi o primeiro livro que li de Paulo Coelho. Comecei a ler por sugesta?o do meu pai, que me recomendou porque achou que eu me interessaria em saber um pouco sobre o caminho de Santiago e assim poderi?amos sonhar em visita-lo um dia.

Realmente, observar a descric?a?o da paisagem e? uma parte muito rica do livro, mas mal sabia eu que, na verdade, a parte mais importante desse livro seria o caminho em que eu acompanharia o autor na busca pela sua espada, observando ele lutar o seu "Bom Combate", o que me fez parar e refletir mil vezes sobre a minha pro?pria busca e luta interna por ele.

Desde o ini?cio da histo?ria, uma du?vida surge sobre a veracidade de todo aquele enredo porque sim, Paulo Coelho realizou essa peregrinac?a?o em 1987, mas a histo?ria mistura tantos elementos mi?sticos que e? difi?cil discernir ate? que ponto a realidade se mistura com a ficc?a?o. Acredito que esse elemento e? bastante pessoal e depende bastante da imaginac?a?o do leitor. Assim, os desafios e as pra?ticas observadas no livro sa?o um verdadeiro caminho de aprendizado para Paulo sobre o reconhecimento do universo que somos e em que estamos presentes, descobrindo ao mesmo tempo sobre seus conflitos internos e sobre as facetas e realidades do mundo que o rodeia.

Ao longo das pa?ginas, acompanhamos Paulo e seu guia, Petrus na descoberta do caminho das pessoas comuns, na luta pelo "Bom Combate" e na busca pela sua espada.
Percebi que como o Paulo, eu estava com receito de enfrentar o "Bom Combate" e estava em paz ignorando meus sonhos (ou o que ja? foram eles). O Dia?rio de um mago me fez reascender essa vontade de combate interno, - que e? um dos mais difi?ceis de todos - tentar entender minhas atitudes passadas. O livro me deixou muitas vezes sem palavras e meio ato?nita pois eu na?o sabia o quanto precisava desse pequeno tapa na cara.

Espero que esse livro te fac?a refletir sobre seu pro?prio Bom Combate, que com certeza e? totalmente diferente do meu e do de Paulo, mas e? ta?o importante quanto. Na?o deixe seus sonhos morrerem, boa sorte na caminhada.

+ resenhas, insta: @estante_lunar

Sabrina 21/01/2021

Me surpreendi
Confesso que eu não estava esperando gostar tanto do livro, só li porque tinha um exemplar em casa, mas fui surpreendida. A escrita do Paulo Coelho é bem fácil de entender, boa para ler, a história é muito interessante. Pretendo ler mais obras do autor futuramente.

EddeDeka 21/12/2020

Não tem nem o que comentar...
Uma leitura para terminar o ano de 2020 com um pouco mais de esperança.

Tiago 10/12/2020

Livro que serve de aquecedor
As palavras de Paulo Coelho transbordam amor e são quentinhas. Honestamente, tão belo quanto O Alquimista.
Leitura fácil, em ritmo lento finaliza-se em uma semana.

Murillo 08/12/2020

O extraordinário reside no caminho das pessoas comuns.
Recomendo o livro (principalmente, se não para todos, (pois só irá te acrescentar) para os peregrinos e humildes de coração aberto aos sinais da vida.

É uma leitura simples, sem nós na cabeça e complexidades elitistas. O livro foi feito com esse intuito. Mostrar que a simplicidade traz a tona o ser humano ao seu caminho.

Também é feita de muitas menções as palavras sagradas de Deus e de Jesus Cristo (mas não soa como fanatismo, e sim uma observação espiritual e de ligação entre o melhor de nós mesmos)

Ao decorrer do livro, são ensinadas as "práticas de RAM", exercícios extraordinários com resultados mentais.

Separei alguns trechos grifados no livro para colocar aqui:

"Tem que ter uma aplicação prática na sua vida, senão a sabedoria torna-se uma coisa inútil e apodrece como uma espada que nunca é utilizada. E finalmente, tem que ser um caminho que possa ser trilhado por qualquer um" - Página 43

"O bom combate é aquele que é travado porque o nosso coração pede. Nas épocas heróicas, no tempo dos cavaleiros andantes, isso era fácil. - havia muita terra para conquistar e muita coisa que fazer. Hoje em dia, porém, o mundo mudou muito e o Bom Combate foi transportado dos campos de batalha para dentro de nós mesmos." Página 71

" Ferido em seu amor-proprio, nosso cavaleiro resolveu fazer exatamente aquilo que todos os homens fazem quando se sentem rejeitados: começar uma guerra particular" Página 183