O Diário de um Mago

O Diário de um Mago Paulo Coelho

Resenhas - O Diário de um Mago

Agnaldo 28/08/2021

Não olhar o caminho a sua volta é um defeito
Um livro interessante, não é difícil a gente conseguir entender várias mensagens deixada pelo escritor ao longo de sua jornada. E pra mim a mais marcante foi ver a forma como a gente leva nossa vida tentando atingir objetivos propostos, sem reparar os pequenos detalhes dessa trajetória. As vezes na ânsia de atingir ou chegar a certas metas, nos desligamos dos pequenos prazeres e ao atingir o nosso tão esperado momento, não entendemos o porque daquilo não fazer a gente tão feliz ou satisfeito. A vida é tão superficial que se simplesmente nós deixarmos levar sem reparar ao nosso redor, ela vai acabar em simples um piscar dos olhos, e vamos se arrepender dos detalhes que deixamos passar.

Polly 07/03/2020

O Diário de um Mago: uma peregrinação interna (#101)
Atenção: como personagem e autor têm o mesmo nome, sempre que eu estiver falando de Paulo estou me referindo ao personagem, e quando falar Coelho será ao autor. Pronto, você já pode ler a impressão literária sem confusão!

Deixar leituras pela metade é ainda um dos bichinhos da vaidade de leitora que me incomoda bastante. Já deve ter dado para notar, não é? Vez ou outra eu falo aqui de um livro que eu tinha tentado antes e depois de um tempo voltei a ele para tentar de novo. O Diário de um Mago foi um desses. Quando tentei a primeira vez, abandonei-o porque ele é um livro essencialmente lento e lentidão não é algo com que milleniuns sabem lhe dar na maioria das vezes. Ainda que você seja um daqueles milleniuns que lute com unhas e dentes contra essa pressa do século XXI, o piloto automático sempre é acionado em algum momento. Inevitavelmente.

No início de 2020, achei que meu humor e o tempo estavam favoráveis a essa leitura. Reiniciei-a. Nunca tinha lido Paulo Coelho até então. E, pelo que ouvia falar, ou só era possível amá-lo até as entranhas ou só odiá-lo profundamente. Acho que eu entendi por quê. Os odiadores o acusam de autoajuda disfarçada e é, só não sei se concordo com o disfarçada. Coelho transformou essa busca pelo melhor de si mesmo em literatura, em arte, e, honestamente, não vejo problema nisso. E acho que os que o amam, amam-no justamente pelos mesmos motivos dos que o odeiam.

O Diário de um Mago mistura um pouco de ficção com realidade. Seu protagonista também se chama Paulo, que é uma pessoa versada em magia. Com a ajuda do mestre Petrus, Paulo percorre o Caminho de Santiago em busca de sua espada. Tudo o que acontece durante o livro são apenas alegorias de tudo o que Paulo quer nos contar. Os fantasmas, os desafios, os monstros, tudo o que o mago enfrenta na vida real(?) são só metáforas dos próprios fantamas e monstros internos mal resolvidos.

Aplaudo Coelho por transformar os conflitos internos e a busca por aprender a conviver com eles em arte. Sim, mesmo que você vire o nariz para a literatura de Coelho, o que ele faz é arte. Toda forma de expressão sem uma definição clara de utilidade é arte. A definição mais sucinta que já ouvi de arte é que ela não serve para nada e, dessa forma, serve para tudo.
Durante a leitura, vi-me fazendo uma pergunta que sempre evito de fazer a mim mesma (apesar de acreditar que é ela que nos ajuda a enfrentar os monstros interiores). Estamos sempre preocupados em nos perguntarmos "para onde vamos?", "onde queremos chegar?" e, na verdade, a pergunta que deveríamos sempre estar a nos fazer é "onde estamos nesse exato momento?", "é onde queremos ficar?". Só por isso já vale a pena a leitura.

Paulo aprende que "sua espada", que interpreto como sua paz interior, não está no fim do destino, mas durante todo o Caminho de Santiago. Porque tudo o que ele tem é apenas o caminho. É apenas o agora.

Não posso falar que O Diário de um Mago seja um livro que mudou a minha vida, nem que será um dos meus preferidos. Acho que prefiro filosofia à autoajuda, e a diferença entra as duas é que a primeira só te faz perguntas e espera que você invente umas tantas outras em busca das respostas, já a segunda tenta de orientar a uma resposta mais ou menos pronta. Você só tem que escolher qual é a que te satisfaz. Mas, acho que, em certa medida, o livro me fez pensar sobre minha própria existência, logo filosofar sobre ela.

Enfim, não seja hater de livros. Ele pode ser uma boa experiência para uma outra pessoa. Considere suas falhas, debata sobre elas, mas nunca impeça um livro de ser aberto. Confesso que já fiz isso. Tem algumas impressões literárias aqui das quais me envergonho. De verdade. Mas, elas ficarão aqui para me lembrar que a gente sempre tem o que melhorar.

No mais, se você for da autoajuda, pega O Diário de um Mago já. Se não for, deixa quieto e tudo certo.

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com/2020/04/o-diario-de-um-mago-uma-peregrinacao.html
Clayton.Nunes 19/03/2020minha estante
Oi sou novo aqui...não consigo ler os livros.pode me ajudar

Cris 25/07/2020minha estante
Mas o "personagem" Paulo É O PAULO COELHO. Como assim, nomes iguais?
O livro conta a própria jornada dele pelo Caminho de Santiago. É autobiográfico.

Sergio.Souza 24/09/2021minha estante
Sabem "lhe dar"? É isso mesmo? Não seria "sabem lidar?" Curioso o fato de uma pessoa que, supostamente, lê bastante cometer tantos erros de português em um texto pequeno desses... Enfim, é a vida. Desejo boas leituras e um pouco de capricho ortográfico nos próximos comentários.

Jennie 30/09/2020

Diferente de muita gente, eu realmente gosto do jeito do Paulo de escrever, e mesmo não acreditando em Deus, as histórias dele acabam sempre me ensinado algo e me tocando de alguma forma, nem sempre isso significa que eu concorde ou que eu acredite no que ele escreve, mas eu sempre tenho uma reflexão e acabo criando uma opinião sobre certo assunto porque li o livro.

Foi bem divertido de ler e me tocou bastante, e toda a conversa sobre o Bom Combate acabou me fazendo nao desistir do meu sonho, já que o li no mesmo dia em que pensei em finalmente desisti, então acabou virando um livro muito importante para mim, mais do que já era.

Melissa.Micheletti 05/08/2023

Surpresa boa
Eu comecei a ler esse livro pois estava procurando informações sobre o Caminho de Santiago e como o Caminho se popularizou devido a esse livro, eu decidi ler.

No início eu fiquei na dúvida se os acontecimentos eram verdadeiros ou só ficção.

Eu gostei muito do livro, das experiências durante o Caminho.

Para mim, cada experiência tem um significado que pode ser trazido para a nossa vida atual.

Valeu a pena.

Nowhere¿ 03/07/2021

Me surpreendeu!
"Poucos aceitaram o fardo da própria vitória: a maioria desistiu dos sonhos quando eles se tornaram possíveis."
Primeiro livro que li do Paulo Coelho. A leitura fluiu bem e o livro me fez abrir os olhos pra certas coisas, me fez perceber as respostas para questões que eu achava impossível de serem resolvidas e me fez ver o mundo de um modo diferente.

Eledir Gonçalves 05/06/2022

Místico
É um livro rodeado de muito misticismo e que nos traz inúmeras reflexões sobre nossas crenças.  é o relato da peregrinação feita por Paulo Coelho em 1986 pelo Caminho de Santiago.

Mateus 09/10/2023

O Diário de um Mago é daqueles livros que chegam sem grandes expectativas, mas na hora certa. Confesso que demorei um pouco para me envolver, mas uma vez dentro da história, foi uma jornada incrível. O livro se encaixou perfeitamente em um momento em que estou vivendo.

As experiências vividas durante o Caminho são cativantes e inspiradoras. Paulo nos leva por uma jornada de descobertas e aprendizados, tocando em temas profundos e universais.

Uma leitura que ficará marcada na memória.

Fernando.Francisco 05/11/2021

Já reli 3x
Me dei a trabalho de ler mais de uma vez essa obra do autor (as outras que li não me impactaram tanto), por que? Na época pensava que era pois tinha várias mensagens positivas, hoje muito considero auto ajuda. Porém hoje com olhar mais aguçado de autor, também vejo ali uma jornada do herói claríssima. Como garoto me pegou como uma aventura de um homem maduro, como homem vejo ali as reflexões de um jovem. Além de tudo supramencionado, tem uma combinaçao excelentemente equilibrada de realismo e fantasia quase esotérica! Elementos pagãos, religiosos, cético barata voa...tem tudo.
Se fosse sugerir a alguém o autor, e não costumo fazê-lo, diria para se atirar nesse aqui, mas vá sem pressa nos outros.

Marina 25/06/2023

Uma longa jornada
Foi meu 1° contato com o autor. De início, não estava entendendo muita coisa, achando tudo aquilo muito cansativo. Mas fui absorvendo tudo lentamente e sentindo o significado dessa busca pela Espada. O livro nos passa muitos ensinamentos e muitas reflexões. No fim, foi uma leitura diferente e muito introspectiva que valeu a pena.

Ethan.Selbach 24/05/2022

Surpreso
Achei uma otima leitura, e apesar de nao ser homem religioso, eu adorei a leitura e achei os ensinentos praticos para o cotidiano...
Espero que realmente estejamos todos passando pelas coisas por um objetivo.

Carolina 20/10/2009

Achei o livro péssimo! Vulgar, estranho, exagerado... achei bizarro! MUITO BIZARRO! Não recomendo!
Eu até gosto dos livros do Paulo Coelho, mas nesse ele mandou MUITO mal!
Mila 02/06/2011minha estante
é claro que vc achou o livro péssimo porque vc não entendeu o verdadeiro significado dele isso abaca acontecendo com pessoas ignorantes em relação a conhecimento.

Fernando 05/11/2012minha estante
Isso normalmente ocorre com quem não consegue escrever uma linha, nem de uma redação no ensino fundamental. Uma crítica deve ser construtiva e estar acompanhada de boas idéias, as criticas de voces não ajudam ninguém.

Pedro Júnior 04/06/2009

Suicídio intelectual
Escrever sobre esse livro não só é completamente ofensivo, mas me faz pensar o que tinha na cabeça quando cheguei ao final dele. Deveria ter sido deixado na prateleira onde o peguei e nunca mais me lembrado que isso existe...
Não há qualquer maneira de dizer o que quis dizer Paulo Coelho com esse entojo que ele chama de livro. E pelo que já percebi, todos os livros dele são a mesma coisa.
Não acredito como tantas pessoas foram iludidas como eu.
Sinceramente, qual foi o motivo para a viagem a Santiago de Compostela? Respondo: nenhuma. Aliás, o motivo foi a ganância por vender. Não há qualquer elemento de profundidade nessa narrativa.
Não recomendo a ninguém. Ninguém MESMO.
Pris.rocha 11/12/2009minha estante
Adorei sua resenha sintetiza a minha opinião sobre os livros de Paulo Coelho. Primeiro li O Alquimista e confesso que ele disfarça a sua ignorância literária (sabe aquela história que sabemos que já foi contada por alguém? esse é O Alquimista, um livro velho!). Então para tirar a limpo, li O Diário de um Mago e fiquei horrorizada como alguém tem coragem de escrever tamanha baboseira!!

Fernando 05/11/2012minha estante

Pedro Júnior 06/11/2012minha estante
Muito pelo contrário, Fernando. Já escrevi algumas coisas e muitas redações, inclusive do Ens. Fundamental. Aliás, geralmente sou eu quem peço pra fazer as redações, até porque sou professor. Não conheço manual algum que obrigue a criticar uma obra propondo ideias. Geralmente as pessoas fazem isso porque querem. O que não é o meu caso. Eu não quis ter boa ideia alguma pra fazer esta crítica (sequer é uma resenha, pq nem estrutura de resenha o texto tem), apenas quis dizer exatamente o que está escrito: o livro é horrível, sem profundidade, vago e sem atrativo algum. Nota 0. Minha crítica não vai ajudar o Paulo Coelho em nada, observando-se que ele não possui Skoob e o livro já foi escrito e publicado há mais de 10 anos. ;)

Andriane 20/11/2012minha estante
Eu não aguentei ler. Antes da metade, já tinha abandonado o livro!

Gabi Pantoja 25/06/2020

Perfeito.
Li esse livro logo após terminar O alquimista ( que também é de autoria do Paulo Coelho) e digo a mesma coisa de quando li o primeiro: um dos melhores livros que já li.
Foi um livro que eu não conseguia parar de ler . Recomendo demais !

Soares 25/12/2021

Fim.
Parte da história é aventura e a outra de autoconhecimento. Foi uma leitura bem cansativa , porém os ensinamentos que é dado ao decorrer do livro compensa. Não foi nada demais quando ele encontra a espada (me decepcionou um pouco) Tendo em vista , que o objetivo dele para se sentir realizado era alcançando a espada.